Entre em contato: +55 (48) 99169-2112

Capacitação que aumenta a produtividade

 Por: |  Publicado em 11/12/2019 |  Atualizado em 15/09/2020 |  Tempo de leitura 2 minutos

O cenário

Proprietários de granjas de suinocultura sentiam a necessidade de ampliar o conhecimento dos colaboradores sobre o setor, mas esbarravam na falta do hábito de leitura.

O desafio

Recebemos a missão de impulsionar o desenvolvimento no campo de uma forma lúdica e simples, entregando:

ENGAJAMENTO + CONHECIMENTO + PRODUTIVIDADE

O processo

Identificamos o perfil de trabalho e rotina das granjas e projetamos um aplicativo acessível e divertido, o Oink, com um formato fácil de adaptar e expandir.

O resultado

Nosso parceiro de projeto, Everton Gubert, sócio fundador da Agriness, conta um pouco sobre a repercussão do Oink:

“Foi um tremendo sucesso. O nome é bacana e o propósito é muito nobre. Hoje a gente tem muita gente usando o aplicativo e alguns produtores, inclusive, usam para testar conhecimentos na hora de contratar colaboradores.”

Além do aplicativo, criamos o Prêmio Oink, um campeonato que desafia o conhecimento técnico sobre as principais áreas da suinocultura. Entenda mais.

E para fechar este case, vamos compartilhar um caso que mostra que quando boas ideias se unem geram resultados positivos na vida das pessoas ao nosso redor. Veja o impacto do aplicativo nas granjas Colmeia Yagro I e a Colmeia Yagro II, que estão localizadas em Tupaciguara, Minas Gerais, do Lucas Vasconcelos.

Há onze anos Lucas trabalha com suínos e hoje tem aproximadamente 5.400 fêmeas nessas granjas. Quando surgiu o aplicativo Oink, ele aproveitou as informações disponíveis para desenvolver seus conhecimentos técnicos.

“O aplicativo me ajudou muito pessoalmente, com uma série de perguntas na parte técnica, em procurar saber como proprietário como andam as atividades da granja”.

O aprendizado gerou impactos positivos também na sua comunicação com os gerentes, como ele explica.

“Eu achei muito interessante o aplicativo, porque comecei a interagir mais com a parte técnica. Eu pude conversar um pouco mais utilizando a linguagem dos meus gerentes e lideranças de granja, então ficou mais fácil a comunicação.”

Enquanto utilizava o aplicativo, Lucas passou a pensar em formas de estimular a sua equipe a se capacitar e conhecer mais as operações da granja e o negócio como um todo. O Oink, por ser um jogo voltado para a suinocultura, foi percebido pelo Lucas como uma alternativa para incentivar o aprendizado técnico. Então surgiu a ideia de criar uma gincana com os seus funcionários utilizando o Oink como ferramenta de estudo.

“Decidi fazer alguma coisa voltada à parte de capacitação e premiar financeiramente quem ganhasse, para atrair as pessoas para jogar e buscar conhecimento. Em uma reunião com os gerentes nós decidimos criar a gincana. Foi a primeira gincana que criamos, realizamos ela na festa junina, que costumamos fazer todos os anos aqui na granja.”

O pessoal da granja gostou da ideia e mais ou menos um mês antes da gincana começaram a estudar para o desafio jogando o Oink. No dia da festa, foram demarcados três quadrados no chão com as respostas “a”, “b”, “c”. Na medida em que as perguntas eram feitas, os grupos caminhavam para o quadrado da resposta que consideravam ser a correta. No fim, os três primeiros lugares ganharam um prêmio em dinheiro.

Fundador da Keeps, Diretor de Educação Corporativa da ADVB e Especialista em Educação e Treinamento.

Venha conhecer nossas soluções.

Relacionados

Quer aprofundar os cases?

Quer aprofundar os cases?

Vamos conversar! Quem sabe você também não vira o case da Keeps!

Muito obrigado!

×