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Gamificação nas empresas e treinamentos inteligentes: o case da Bayer

 Por: |  Publicado em 10/09/2020 |  Atualizado em 10/02/2021 |  Tempo de leitura 10 minutos

O conceito de Gamificação nas empresas propõe soluções interativas e eficazes para treinamento e desenvolvimento (T&D) de pessoas. Neste case da Bayer, veremos como os aplicativos gamificados com Mobile learning são capazes de transformar completamente a relação de gestores e colaboradores nas ações de educação corporativa. Siga conosco!

Gamificação nas empresas e treinamentos inteligentes: o case da Bayer

O que é gamificação?

Gamificação é o processo que adapta elementos presentes em jogos para cumprir objetivos distintos. Baseia-se em interagir e engajar para além do entretenimento, utilizando a lógica e metodologia dos games para transformar materiais complexos em conteúdos acessíveis. Essa dinâmica de ensino facilita a aprendizagem em todas as etapas de uma ação de educação e capacitação. Além disso, aumenta o engajamento das pessoas com uma melhora significativa na experiência de aprendizagem dos usuários, estimulando a aprendizagem ativa.

Quais os benefícios da gamificação nas empresas?

  • Diminuição do tempo de onboarding e integração de novos colaboradores.
  • Possibilidade de capacitar equipes e atualizar procedimentos de maneira contínua.
  • Facilidade para compartilhar conteúdos através de aplicativos que podem ser utilizados a qualquer hora em dispositivos móveis.
  • Maior engajamento nas ações de educação corporativa, visto que a experiência de aprendizagem é muito mais prática e interativa.
  • Melhora de aprendizado e dos índices de capacitação e retenção do conhecimento.
  • Redução de tempo e de custo, sem a necessidade de espaço físico, na implementação de treinamentos corporativos. 
  • Produção de relatórios personalizados em tempo real, para mensurar os resultados de treinamento e performance individual dos colaboradores.

Mobile learning e Gamificação nas empresas

O case da Bayer

Bayer é uma organização global com competências na área de saúde e agricultura, tendo hoje mais de 100.000 colaboradores. O Grupo tem como objetivo criar valor através da inovação e crescimento, sendo algumas das razões para que a empresa viesse a protagonizar essa grande parceria com a Keeps. 

Devido justamente às imensas proporções da empresa, não só em termos de marca, mas também em número de colaboradores, a Bayer tinha necessidade de capacitar o seu time de vendas espalhado pelo Brasil de forma prática, rápida e remota. Todavia, não se tratava de uma capacitação simples, pois havia a necessidade de escalar todo o processo de treinamento para o time de vendas, mesmo com pouco tempo disponível à criação e execução dos programas de Educação Corporativa.

Foi diante desse cenário que surgiu o desafio de incorporar os conceitos de gamificação nas empresas ao treinamento do time de vendas da Bayer. Assim começou uma incrível jornada de capacitação de pessoas em parceria com a Keeps, utilizando o GameUp.

Objetivos estratégicos de treinamento

A Bayer Animal Health, representada no Brasil por Mariana Gabaldi e Luciano Rodrigues, desejava uma abordagem mais prática, próxima e acessível aos colaboradores nas ações de treinamento e desenvolvimento (T&D).

No intuito de facilitar e melhorar a aprendizagem dos colaboradores, chegaram à ideia de elaborar um Quiz interativo com perguntas e respostas, semelhante ao GameUp. A partir dessa demanda, contando com apoio da equipe de Operações de Negócios e Treinamento, além da contribuição de Matheus Marinho da FAP Marketing e Agata Canonico da Market Intelligence, a Bayer enfim chegou às soluções da Keeps.

Entre os objetivos estratégicos da Bayer para implementar recursos de gamificação nas empresas, podemos destacar:

  • Redução de custos e tempo das ações de treinamento e desenvolvimento.
  • Simplificar o compartilhamento de conteúdos e promover ações contínuas de educação, como parte da rotina dos colaboradores, por meio de aplicativos para gamificação nas empresas.
  • Aprimorar os padrões de treinamento e melhorar os índices de capacitação do time de vendas em todo o Brasil. Tudo de forma remota, simultânea e uniforme, levando o conhecimento para os colaboradores de todos os cantos do país.
  • Mensurar os resultados das ações de treinamento através de relatórios personalizados, para então premiar os colaboradores que mais se destacaram.

Aplicativo para gamificação nas empresas

GameUp Keeps

O GameUp é um Blended learning a qualquer hora, na palma da mão. Um app simples e interativo, voltado à Educação Corporativa, no formato de Quiz, o qual torna o aprendizado muito mais lúdico e interessante. O GameUp lembra um game de celular com interface personalizada e conteúdo acessível. Nele, o usuário consegue fixar conhecimentos de modo objetivo e interessante. Contando, inclusive, com a ajuda de vídeos explicativos para auxiliar colaboradores a esclarecer suas dúvidas e ampliar a compreensão dos conteúdos.

GameUp oferece capacitação com alto índice de engajamento, uso e aprendizado. Com um treinamento gamificado, as necessidades de capacitação são transformadas em uma proposta de aprendizagem que desafia e ensina ao mesmo tempo. O colaborador é convidado a testar seus conhecimentos em um formato engajador de ensino/aprendizagem, com feedbacks instantâneos, através do uso de microlearning na Educação Corporativa.

Além disso, o gestor consegue visualizar o status de consumo dos conteúdos e performances, seja individualmente ou por curso, de modo personalizado.

Faz+Bayer

Gamificação nas empresas: o FAZ+BAYER!

O Faz+Bayer é exemplo de como um projeto bem desenvolvido pode gerar repercussão internacional em grandes empresas. Por meio do seu canal interno de comunicação, a Bayer veiculou aos seus colaboradores a notícia de um treinamento interativo e divertido para capacitar o time de vendas. Para isso, foi elaborado um jogo de perguntas e respostas com objetivo de capacitar de forma engajadora, promovendo a aprendizagem ativa e incentivando uma competição saudável. 

Assim nasceu o Faz+Bayer, utilizando o GameUp da Keeps para estimular a aprendizagem e capacitação de modo simples, intuitivo e inovador.

Os conteúdos disponíveis no aplicativo gamificado trouxeram questões relacionadas à Saúde Animal, bem como informações referentes às doenças veterinárias, produtos e soluções. De modo geral, embora houvesse vasto material disponível, em extensos arquivos PDF, havia uma lacuna metodológica a ser preenchida pelo GameUp. Isto é: não faltavam materiais para serem compartilhados, mas sim uma maneira simples e inteligente de transmitir o conhecimento.

Foi por onde consolidamos essa parceria e iniciamos o caminho desse case de sucesso!

Desenvolvimento do projeto de Educação 

O Faz+Bayer começou com mais de 300 perguntas e 280 vídeos explicativos, oferecendo treinamentos técnicos direcionados. Uma ampla gama de materiais educacionais, transmitindo conhecimentos de modo personalizado e estimulando a aprendizagem ativa num ambiente lúdico e interativo.

Desde fevereiro de 2020, mais de 800 pessoas de todo o Brasil inscreveram-se para a competição em formato de Quiz. À princípio, a ideia era de que o jogo tivesse duração de seis semanas, porém devido ao sucesso do aplicativo de gamificação nas empreas, mais os resultados obtidos nos treinamentos, a capacitação com M-learning se tornou uma ação contínua dentro da empresa.

Com o desenvolvimento do Faz+Bayer foi possível compartilhar questões complexas de forma simples e assertiva junto aos colaboradores. A plataforma de gamificação na educação facilita a assimilação dos conteúdos e incentiva a busca por novas informações. No Faz+Bayer, os usuários trabalharam uma série de questões, desde produtos e medicamentos veterinários até doenças endêmicas da pecuária no Brasil. Também foi disponibilizado um portfólio da Bayer Animal Health, com três níveis novos a serem lançados a cada semana. 

Ainda para aumentar o engajamento e estimular a competição saudável, todos os participantes tiveram acesso às suas pontuações e classificações totais.

Implementando soluções de gamificação nas empresas

No primeiro momento, o game foi lançado entre colaboradores da Bayer Animal Health e de distribuidores selecionados. Em seguida, o jogo também foi disponibilizado para balconistas de fornecedores que trabalham com animais de fazenda em todo o Brasil.

GameUp da Keeps demonstrou ser uma solução confiável e efetiva para treinar o time de vendas da Bayer, capacitando em qualquer lugar, com alto índice de engajamento, uso e aprendizado.

Através de um campeonato que estimulava o aprendizado contínuo, a empresa compartilhava, testava e ensinava novos conteúdos no aplicativo gamificado, desafiando mais de 1.311 vendedores, colaboradores e distribuidores espalhados pelo Brasil com informações valiosas sobre os produtos da Bayer.

Ao fim da competição, os cinco melhores jogadores de cada grupo ganharam um prêmio, entre eles, caixas de som portáteis e malas de viagem. Esses grupos eram formados por colaboradores da Bayer, de distribuidores e atendentes de lojas com produtos da empresa.

Houve não apenas incentivo à competição saudável, como estímulo ao aprendizado ativo, tornando o conhecimento um artigo muito mais interessante. Daí em diante, foram geradas mais de 350.000 interações entre todos os participantes do desafio. 

O aplicativo de gamificação nas empresas, que foi desenvolvido a partir do GameUp da Keeps, está em português e disponível para download em qualquer dispositivo móvel. Inclusive, há jogadores que atualmente continuam interagindo, jogando e aprendendo com o Faz+Bayer, mesmo após o fim da competição.

Resultados das ações de treinamento

Vamos aos números:

  • conquistas acumuladas: 5815
  • total de perguntas respondidas: 153.455
  • total em vídeo de ensino consumidos: 2.558 horas

TEMPO MÉDIO DE JOGO POR USUÁRIO: 4 HORAS E 30 MINUTOS

Não bastasse os resultados expressivos, a Bayer manteve o controle, durante todo o projeto, do nível de engajamento e performance individual, com base em relatórios personalizados e fornecidos em tempo real, com dados extraídos diretamente do aplicativo de gamificação nas empresas. Isso, é claro, deixou os gestores satisfeitos e entusiasmados com o retorno positivo sobre os investimentos em T&D.

As perguntas do game foram elaboradas pela própria equipe da Bayer para treinar o time de vendas, enquanto coube à Keeps transformar as respostas de cada questão em vídeos explicativos. Depois que os jogadores respondiam às perguntas, os vídeos com a explicação de cada resposta ficavam disponíveis para consulta a qualquer momento. Por ter o formato de uma competição, os jogadores seguiam determinadas regras e assumiam um ranking, onde os 5 melhores de cada público-alvo ganharam um prêmio ao final.

Feedback do cliente

Abrimos aspas para algumas falas de Mariana Gabaldi, Business Operations and Training, representante da Bayer Animal Health no Brasil:

“Nós criamos este jogo para incrementar a experiência de treinamento de nossos representantes de vendas, bem como da força de vendas de clientes-chave selecionados. Afinal, ninguém está muito interessado em folhear muitos páginas de livretos. No entanto, não previmos que o grupo de participantes cresceria tanto. Foi uma bela surpresa que tantas pessoas se inscreveram! ”

“O engajamento obtido foi fantástico, pois tivemos muita interatividade de nossos jogadores, alcançando mais de 350.000 interações e movimentos”.

“Os resultados atingiram os objetivos propostos. De uma maneira divertida e interativa, trazemos conhecimento de qualidade e nos aproximamos de nossos parceiros”.

“Gostamos muito do projeto para treinar o time de vendas da Bayer, onde conseguimos abranger toda a nossa equipe interna, distribuidores e vendedores dos clientes selecionados. Realmente é um treinamento de forma interativa, onde os clientes além de aprender, estavam se reciclando. Muitos enviavam e-mail questionando, iam atrás de conhecimento para responder e essa interatividade foi muito produtiva”. 

E o que disseram os participantes?

Entre os participantes, Juliane Groth Schneider, atendente da loja de departamentos Cooperativa A1, relatou sua experiência no Faz+Bayer:

“Gostei muito dessa nova experiência de aprendizado. O jogo permitiu-me melhorar os meus conhecimentos sobre em movimento, fornecendo insights sobre as pesquisas mais recentes e proporcionando oportunidades para discussões com outros jogadoras.”

Outro atendente de loja da Cooperativa A1, Cleiton André Wink, relata:

“O jogo foi um ótimo para iniciar uma conversa, gerando debates interessantes em torno das perguntas e respostas.

Soluções da Keeps para Gamificação nas empresas

A Keeps agradece à Bayer pela parceria, à Mariana Gabaldi, Luciano Rodrigues e demais citados, além de todos os participantes responsáveis pelo sucesso do treinamento. Para o nosso time é motivo de orgulho e injeção de ânimo para continuarmos seguindo o nosso caminho de desenvolver e impulsionar conhecimento. 

Desenvolvemos soluções simples e completas de capacitação com inteligência artificial, mobilidade, gamificação e design intuitivo. Nosso foco é propor uma experiência de aprendizagem ativa e interessante, amplamente focada na relação com os usuários. 

Se a sua empresa também acredita em transformar o jeito de educar e capacitar pessoas, solicite uma demonstração gratuita do GameUp e descubra como compartilhar o conhecimento de maneira leve, divertida e eficiente!

Escritor de ficção, leitor assíduo e bem informado.
Criador de conteúdo para blog posts com SEO na Keeps.

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