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Gamificação nas empresas: tudo sobre um case de sucesso!

 Por: |  Publicado em 10/09/2020 |  Atualizado em 15/09/2020 |  Tempo de leitura 6 minutos

O conceito de Gamificação nas empresas propõe soluções interativas e eficazes para treinamento e desenvolvimento (T&D) de pessoas. Neste post veremos como a tecnologia da informação é capaz de transformar completamente a relação de gestores e colaboradores, a partir de ações de capacitação e educação corporativa. Siga conosco!

O que é gamificação?

Gamificação é o processo que adapta elementos presentes em jogos para cumprir objetivos distintos. Baseia-se em interagir e engajar para além do entretenimento, utilizando a lógica e metodologia dos games para transformar materiais complexos em conteúdos acessíveis. Essa dinâmica de ensino facilita a aprendizagem em todas as etapas de uma ação de educação e capacitação.

Logo, aumenta o engajamento e melhora a experiência de aprendizagem dos usuários, através do Active learning.

Quais os benefícios da gamificação nas empresas?

Conhece o GameUp da Keeps?

GameUp promove capacitação em qualquer lugar e à qualquer hora, com alto índice de engajamento, uso e aprendizado. Gamificando o conhecimento, as necessidades de capacitação são transformadas em um formato de aprendizagem que desafia e ensina ao mesmo tempo.

Trata-se de um Blended learning a qualquer hora, na palma da mão.

Semelhante aos jogos de celular, este App mostra-se recurso simples e interativo, cada vez mais difundido para Educação Corporativa. Apresenta formato de game Quiz, que se comunica facilmente com os usuários, tornando o aprendizado algo lúdico e atrativo. Entre as principais características, destacam-se a interface personalizada, o ambiente interativo e o conteúdo amplamente acessível.

Um recurso perfeito para as grandes empresas, que visam o constante aperfeiçoamento de seus colaboradores, através de ações de T&D.

Gamificação nas empresas: um case do GameUp para o Faz+Bayer

 

Quer saber como um projeto bem desenvolvido pode gerar repercussão internacional em grandes empresas? Conheça mais uma experiência da série Cases de Sucesso da Keeps, descrita nessa incrível jornada em parceria com a Bayer

Por meio do canal interno de comunicação, a Bayer veiculou uma boa notícia aos seus colaboradores: um treinamento interativo e divertido de vendedores para seus clientes. Isto, por meio de um jogo de perguntas que não apenas testa conhecimentos específicos, mas, sobretudo, estimula o Active learning.

Tratava-se do GameUp da Keeps, agora chamado Faz+Bayer, estimulando a aprendizagem e capacitação de modo simples, intuitivo e inovador.

Em seus conteúdos, trouxe questões relacionadas à Saúde Animal, bem como informações referentes às doenças veterinárias, produtos e soluções. De modo geral, embora houvesse vasto material disponível, em extensos arquivos PDF, havia uma lacuna metodológica a ser preenchida pelo GameUp. Ou seja: não faltava conhecimento a ser compartilhado, o que a Bayer procurava era um jeito simples e interessante de transmití-lo.

A empresa buscava, portanto, uma das soluções desenvolvidas pela Keeps.

Por que implementar treinamentos com Gamificação nas empresas?

A Bayer Animal Health, no Brasil representada por Mariana Gabaldi e Luciano Rodrigues, desejava uma abordagem mais prática, próxima e acessível aos colaboradores, em ações de treinamento e desenvolvimento (T&D).

No intuito de facilitar e melhorar a aprendizagem, chegaram à ideia de um Quiz interativo. Algo semelhante a um game de perguntas e respostas, tal e qual o GameUp. Desse modo, com apoio da equipe de Operações de Negócios e Treinamento, além de Matheus Marinho da FAP Marketing e Agata Canonico da Market Intelligence, encontraram as soluções da Keeps.

E são diversas razões para implementar recursos de gamificação nas empresas, em prática de suas ações de educação.

Além dos inúmeros benefícios já citados, podemos destacar a redução de custos e do tempo demandado para os treinamentos gamificados. Também o modo simples de compartilhar o conhecimento, facilmente inserido e aceito na rotina dos colaboradores. Mas, principalmente, a revolução no processo de ensino ocorre, quando os usuários estão no centro da experiência de aprendizagem.

Faz+Bayer

O Faz+Bayer nasceu com mais de 300 perguntas e 280 vídeos explicativos, oferecendo treinamentos técnicos direcionados. Uma ampla gama de materiais educacionais, estimulando o social learning, transmitindo conhecimentos de modo personalizado, em ambiente lúdico e interativo.

Desde fevereiro, cerca de 800 pessoas de todo o Brasil inscreveram-se para a competição em formato de Quiz. A ideia era que o game tivesse duração de seis semanas.

Com a implementação do GameUp, no desenvolvimento do Faz+Bayer, foi possível compartilhar questões complexas de forma simples e assertiva. Inserido no ambiente gamificado de ensino fica mais fácil para assimilar os conhecimentos e estimulante a busca por novas informações. No Faz+Bayer, os usuários trabalharam uma série de questões, a exemplo de doenças endêmicas da pecuária no Brasil. Também foi disponibilizado o referente portfólio da Bayer Animal Health, com três níveis novos a serem lançados a cada semana. 

Para aumentar a interação, todos os participantes tiveram acesso às suas pontuações e classificações totais.

Como os recursos de Gamificação nas empresas foram implementados pelo Faz+Bayer?

O game foi lançado inicialmente para colaboradores da Bayer Animal Health e de distribuidores selecionados. Mais tarde, o jogo também foi disponibilizado para balconistas, em fornecedores de animais de fazenda de todo o Brasil.

Os cinco melhores jogadores de cada grupo ganharam um prêmio, entre eles, caixas de som portáteis e malas de viagem. Esses grupos eram formados por colaboradores da Bayer, de distribuidores e atendentes de lojas.

Houve não apenas incentivo à competição saudável, como estímulo ao aprendizado ativo, tornando o conhecimento um artigo muito mais interessante. Dessa maneira, foram geradas mais de 350.000 interações entre todos os participantes. 

O aplicativo, desenvolvido a partir do GameUp da Keeps, está em português e disponível para download em qualquer smartphone. Inclusive, há jogadores que interagiram tanto no jogo, que continuam jogando e aprendendo, mesmo com o fim da competição.

Feedback da empresa e participantes

Segundo Mariana Gabaldi, todos os participantes compartilharam um feedback muito positivo sobre a experiência no GameUp, apresentado como Faz+Bayer. Ela relata estar impressionada com os excelentes índices de engajamento.

Aspas para a representante da Bayer Animal Health no Brasil:

“Nós criamos este jogo para incrementar a experiência de treinamento de nossos representantes de vendas, bem como da força de vendas de clientes-chave selecionados. Afinal, ninguém está muito interessado em folhear muitos páginas de livretos. No entanto, não previmos que o grupo de participantes cresceria tanto. Foi uma bela surpresa que tantas pessoas se inscreveram! ”

Já entre participantes, Juliane Groth Schneider, atendente da loja de departamentos Cooperativa A1, relatou sua experiência no Faz+Bayer:

“Gostei muito dessa nova experiência de aprendizado. O jogo permitiu-me melhorar os meus conhecimentos sobre em movimento, fornecendo insights sobre as pesquisas mais recentes e proporcionando oportunidades para discussões com outros jogadoras.”

Outro atendente de loja da Cooperativa A1, Cleiton André Wink, relata:

“O jogo foi um ótimo para iniciar uma conversa, gerando debates interessantes em torno das perguntas e respostas.

Trata-se de um sucesso planejado, que não deixa, à sua maneira, de ser surpreendente em cada experiência de aprendizagem.

Soluções da Keeps para Gamificação nas empresas

LXP da Keeps é uma solução simples e completa de capacitação com inteligência artificial, mobilidade, gamificação e design intuitivo. Nosso foco é propor uma experiência de aprendizagem ativa, focado na relação com os usuários. Conheça o GameUp, com seu formato de Quiz interativo, e o universo gamificado da Keeps.

Entre em contato conosco e descubra como compartilhar o conhecimento de maneira leve, divertida e eficiente!

Escritor de ficção, leitor assíduo e bem informado.
Criador de conteúdo para blog posts com SEO na Keeps.

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