Entre em contato: +55 (48) 99169-2112

Gamificação para treinamento corporativo: o case premiado da Cyrela

 Por: |  Publicado em 02/08/2019 |  Atualizado em 09/02/2021 |  Tempo de leitura 7 minutos

gameup cyrela treinamento corporativo

Neste post, iremos apresentar um exemplo prático de como a gamificação para treinamento pode impactar os resultados das ações de Educação Corporativa. E mais do que isso, veremos o quanto uma marca pode agregar valor e obter reconhecimento por investir em soluções inovadoras para a capacitação de pessoas. Foi o caso da Cyrela, que conquistou o Prêmio de melhor Back Office no Cliente SA 2019. Essa premiação representa a versão brasileira do Prêmio ALOIC LATAM, que reconhece as melhores práticas corporativas de relacionamento com o cliente, na América Latina. Confira!

Gamificação para treinamento corporativo

O conceito de gamificação corporativa é um modelo que utiliza da estrutura ou metodologia dos jogos para otimizar os processos de capacitação pessoal e profissional. Essas ações têm por objetivo aumentar o engajamento dos colaboradores, transmitindo os conteúdos de forma simples e interativa. Além de tornar possível a mensuração e análise dos resultados das ações de T&D.

Nos aplicativos de gamificação para treinamento, assim como nos jogos, também há um grande poder de mobilização dos jogadores/colaboradores. Aliás, é a partir desse engajamento que interação das pessoas com o ambiente gamificado se consolida, gerando um enorme banco de informações com base nos resultados obtidos nas atividades de Educação Corporativa. Tudo de maneira personalizada e fornecidos em formato de relatórios digitais, atualizados em tempo real.

Dentro dessas plataformas de gamificação para treinamento, podem ser criadas missões, rankings, atividades, recompensas, dentre outros recursos. Isso promove um treinamento altamente interativo e atrativo para os colaboradores, além de serem excelentes estímulos para a obtenção de melhores resultados. Todos esses fatores unidos servem para auxiliar os gestores desde a etapa de planejamento estratégico das empresas até a tomada de decisão.

O case da Cyrela

“Nossa história se mistura com a construção e a evolução das cidades”.

O case da Cyrela começou pela necessidade de atualizar os processos de capacitação do setor de relacionamento da empresa. Até então, as ações de T&D estavam sendo realizadas por meio de modelos tradicionais/presenciais de treinamento, mas os resultados estavam abaixo do esperado. Além disso, o setor de relacionamento da Cyrela conta com colaboradores de idade entre 25 e 30 anos em média e um perfil dinâmico, ambientado às novas tecnologias. Portanto, era um cenário propício para implementação de novas soluções de treinamento, que utilizam ambientes virtuais de aprendizagem (AVA) para melhorar a experiência de ensino.

O desafio de Educação Corporativa

A Cyrela chegou até à Keeps com demandas bem estabelecidas e um diagnóstico das dificuldades enfrentadas para promover uma absorção e aplicação efetiva dos conteúdos. Era necessário encontrar soluções mais atrativas para o perfil dos colaboradores e que, ao mesmo tempo, combinassem com as suas rotinas extensas de trabalho. Dessa forma, chegamos aos seguintes desafios:

  • Aumentar o engajamento da equipe nas ações de educação e capacitação corporativa.
  • Melhorar a retenção do conhecimento através de um modelo de treinamento que facilite a absorção dos conteúdos.
  • Utilizar uma plataforma de aprendizagem que promova o aprendizado contínuo, de maneira mais lúdica e interessante.

A escolha da plataforma de gamificação para treinamento

GameUp Keeps

O GameUp é um Blended learning a qualquer hora, na palma da mão. Um app simples e interativo, voltado à Educação Corporativa, no formato de Quiz, o qual torna o aprendizado muito mais lúdico e interessante. O GameUp lembra um game de celular com interface personalizada e conteúdo acessível. Nele, o usuário consegue fixar conhecimentos de modo objetivo e interessante. Contando, inclusive, com a ajuda de vídeos explicativos para auxiliar colaboradores a esclarecer suas dúvidas e ampliar a compreensão dos conteúdos.

GameUp oferece capacitação com alto índice de engajamento, uso e aprendizado. No aplicativo gamificado, as demandas de treinamento são transformadas em proposta de aprendizagem que desafia e ensina simultaneamente. O colaborador é convidado a testar seus conhecimentos em um formato engajador de ensino-aprendizagem, que promove a aprendizagem ativa de um jeito simples e divertido.

Além disso, a plataforma de aprendizagem dispõe de feedbacks instantâneos e relatórios personalizados que podem ser acompanhados pelos gestores em tempo real. É possível, por exemplo, visualizar o status de consumo dos conteúdos e os dados de performance dos colaboradores. Seja por curso ou conteúdo específico, por grupo de colaboradores ou de forma individualizada.

Cyjoga

O Cyjoga (aplicativo gamificado da Cyrela) foi desenvolvido através da plataforma do GameUp, com interfaces interativas e layouts personalizados. Tudo para proporcionar aos usuários a melhor experiência de aprendizagem, de acordo com os objetivos da empresa. Um ambiente de ensino totalmente personalizado e fidedigno à identidade da marca.

A etapa de planejamento estratégico das ações de treinamento indicou a necessidade da construção de cursos mais lúdicos e interativos. Alternativas que aumentassem o engajamento nas ações de educação e permitissem o aprendizado contínuo, de modo simples e ágil, utilizando mobile learnning. Além é claro, de promover o social learning, por meio do contato direto entre colaboradores.

Haja vista todos esses fatores, uma solução baseada em gamificação para treinamento se mostrou a mais adequada para atender às necessidades de treinamento da Cyrela. Assim surgiu o CyJoga: um game estimulante e rico em conhecimento, que permitiu capacitar os colaboradores de forma prática e efetiva.

Prêmio Cliente S/A 2019

O case da Cyrela tornou-se um exemplo prático de como a gamificação para treinamento corporativo pode gerar melhores índices de capacitação e reconhecimento por investir em soluções inovadoras de ensino.  Além de transformar a experiência de aprendizagem dos colaboradores e obter melhores resultados de treinamento, por meio de ações contínuas e efetivas, a Cyrela ainda recebeu o Prêmio Cliente S/A 2019 com o aplicativo Cyjoga, recebendo o título de “Melhor Projeto de Gestão de Recursos Humanos”. A premiação representa a versão brasileira do Prêmio ALOIC LATAM, que reconhece as melhores práticas das empresas de relacionamento com o cliente, na América Latina.

Para nós da Keeps é motivo de imenso orgulho ver as nossas plataformas de aprendizagem servindo como base de capacitação de pessoas. Por isso agradecemos a Cyrela parceria e também os parabenizamos pelos resultados obtidos em suas ações de T&D. Não há dúvidas de que sem um bom planejamento e uma equipe comprometida, esse desfecho não seria conquistado da mesma maneira.

Feedback do Cliente

Finalmente, apresentamos o feedback da Cyrela relacionado à parceria com a Keeps e à implementação dos recursos com gamificação para treinamento corporativo. Abaixo você poderá ler os relatos e assistir a um vídeo explicativo de como foi a experiência da empresa com o GameUp, na visão de gestores e usuários da plataforma.

Para saber mais, agende uma simulação gratuita do GameUp e confira as soluções inovadoras da Keeps para Educação Corporativa.

Com a palavra, o cliente:

“Percebemos que a plataforma ajuda a fazer com que o aprendizado se fixe na cabeça do pessoal, e é bem gratificante isso. Porque não é mais só entrar numa sala, ouvir as coisas e depois não assimilar. É o time sempre fazendo o que gosta, com aprendizado contínuo”. Monique, coordenadora de T&D.

“Ajudou muito no dia a dia do trabalho. Agora sabemos todas as informações que temos que passar para o cliente. Algumas informações que estão lá no no jogo, você acaba utilizando depois. Achei muito legal mesmo, ajudou bastante e pelo que eu vejo, está ajudando as outras pessoas também”. Felipe, analista de suporte da Cyrela.

O time da Keeps agradece à Cyrela pela parceria, enquanto seguimos firmes com o nosso propósito de desenvolver e impulsionar conhecimento. Até a próxima!

 

Escritor de ficção, leitor assíduo e bem informado.
Criador de conteúdo para blog posts com SEO na Keeps.

Venha conhecer nossas soluções.

Relacionados

Quer aprofundar os cases?

Quer aprofundar os cases?

Vamos conversar! Quem sabe você também não vira o case da Keeps!

Muito obrigado!

×