Entre em contato: +55 (48) 99169-2112

Mobile learning na Educação e capacitação via WhatsApp: o case da Tigo

 Por: |  Publicado em 05/06/2020 |  Atualizado em 10/02/2021 |  Tempo de leitura 11 minutos

Mobile Learning na Educação Corporativa: case da Tigo

Neste post iremos falar tudo sobre Mobile Learning, explicar os principais conceitos relacionados a essa metodologia ativa de aprendizagem e ainda apresentar um Case de sucesso da Tigo implementando a capacitação via WhatsApp. Continue conosco e descubra o impacto que soluções simples e inteligentes podem ter sobre os resultados das ações de Educação Corporativa. Conheça uma das soluções com M-learning mais inovadoras do mercado e descubra como implementar na sua empresa em parceria com a Keeps. Boa leitura!

O que é Mobile Learning?

O conceito de mobile learning (m-learning) consiste no uso de dispositivos móveis como plataformas de aprendizagem. É, portanto, uma metodologia ativa de ensino na qual se utilizam tecnologias inovadoras e mídias digitais já inseridas na rotina das pessoas para compartilhar, impulsionar e facilitar o acesso ao conhecimento. Afinal, não há nada mais contemporâneo do que a utilização de smartphones e tablets como instrumentos de ensino.

Haja vista, o mobile learning tem se mostrado uma excelente alternativa para lançar mão de inúmeros recursos acessíveis, como o WhatsApp ou aplicativos gamificados. Tudo para melhorar o processo de ensino-aprendizagem, com maior capilaridade e proximidade das pessoas, tornando-o mais efetivo, simples e engajador.

Como funciona o Mobile Learning na Educação?

Dentro do Mobile Learning na educação, existem diferentes conceitos e metodologias inovadoras que podem ser adotadas nas plataformas de aprendizagem. A seguir, listamos algumas das principais estratégias:

Microlearning

microlearning é uma metodologia ativa de aprendizagem prática e acessível, altamente adaptável ao Mobile Learning, a qual facilita e acelera o processo de ensino. Esse conceito é importante na transmissão de conhecimento em curto prazo, de maneira prática e por meio de conteúdos breves e objetivos. Nesse caso, além de oferecer a flexibilidade no formato dos conteúdos, o microlearning aborda essas informações de um modo simples e compreensível. Isso facilita a aprendizagem, diminui o tempo e reduz os custos de treinamento. Tudo com portabilidade e de um jeito que cabe na rotina das pessoas.

Gamificação

As plataformas de aprendizagem com gamificação para M-learning geralmente são aplicativos que podem ser baixados em Smartphones e tablets. Além disso, a gamificação torna a experiência de aprendizagem muito mais lúdica e interessante, utilizando da mesma estrutura dos games para educar e capacitar pessoas. A partir das interações dos próprios usuários é possível criar rankings, missões, recompensas e desafios, dentre outros recursos, para avaliar e mensurar o desempenho individualmente. Esse processo interativo e desafiador reflete diretamente em maior engajamento da equipe e resulta numa base de dados robusta para análise das ações de educação.

Aprendizagem Ativa

No aspecto didático-pedagógico, o estímulo à aprendizagem ativa talvez seja o principal ponto de virada nos processos de ensino atuais. Diante desse cenário, o Mobile Learning, além de promover a aprendizagem ativa, propõe um modelo altamente inovador para o consumo de informações e do conhecimento. Fica possível educar e capacitar levando em conta os interesses e potencialidades das pessoas, de forma simples e objetiva, através do WhatsApp, por exemplo. Isso tudo é resultado direto do desenvolvimento das metodologias ágeis de ensino, que já são realidade em muitas empresas e instituições de ensino.

Social learning

O social learning ocorre quando o processo de aprendizagem se dá através do convívio entre pessoas. Basicamente, por meio de uma troca de experiência direcionada, onde profissionais qualificados, por exemplo, podem compartilhar os seus conhecimentos com o restante do grupo. No mobile learning esse fator é muito útil para conectar pessoas, transmitir informações com eficiência e capilaridade e melhorar a comunicação. Seja entre pares, ou até mesmo na integração de novas pessoas a um grupo ou novos colaboradores a uma empresa.  .

Quais os benefícios do Mobile Learning na Educação Corporativa?

Sobre os impactos do Mobile Learning nas ações de Educação Corporativa, podemos destacar, dentre outros, os seguintes benefícios:

  • Gerar maiores índices de retenção do conhecimento.
  • Promover a aprendizagem ativa, por meio de metodologias ágeis de ensino.
  • Expandir e facilitar o acesso ao conhecimento, através de dispositivos móveis.
  • Fomentar a proximidade e o protagonismo dos usuários com as plataformas de aprendizagem.
  • Criar flexibilidade nos formatos multimídia e capilaridade de alcance dos conteúdos compartilhados.
  • Aumentar o engajamento dos colaboradores nas ações de educação corporativa.
  • Estimular uma cultura de capacitação e aprendizagem contínuas.
  • Reduzir o tempo e o custo dos treinamentos, sem precisar afastar os colaboradores de suas respectivas funções.
  • Obter resultados personalizados, mensuráveis e objetivos, a partir de métricas confiáveis e relatórios disponibilizados em tempo real para os gestores. É possível, por exemplo, analisar com exatidão e detalhe qual foi o alcance de cada material, além do desempenho individual dos colaboradores.

Como implementar o Mobile Learning na sua empresa?

A implementação do Mobile Learning como método de treinamento e desenvolvimento, como vimos, pode trazer uma série de benefícios e inovações na forma de educar e capacitar pessoas. Todavia, é sempre importante destacar a necessidade de estar atento aos detalhes de cada etapa da implementação dessas novas metodologias e plataformas de aprendizagem. Vejamos a seguir:

Diagnóstico

Antes de qualquer decisão é fundamental elaborar um diagnóstico fidedigno da realidade atual e da necessidade de treinamentos, com base nos objetivos da empresa. Trazer o time para o planejamento estratégico das ações: o demandante, o time de T&D, os colaboradores que receberão o treinamento e outras pessoas que possam colaborar de alguma maneira. Compreenda inicialmente se a utilização do Mobile Learning como ferramenta de ensino realmente faz sentido, considerando os objetivos estratégicos definidos e o perfil dos colaboradores. Por exemplo, se a maioria dos colaboradores têm acesso e estão habituados ao uso de dispositivos móveis em suas rotinas.

Escolha da plataforma de aprendizagem

Defina também qual o melhor formato de M-learning para atingir os objetivos estratégicos das ações educação. Gamificação ou microlearning, por exemplo. Em seguida, busque a plataforma de aprendizagem que melhor se adapte às necessidades da empresa e que ofereça as melhores soluções com Mobile Learning para esses formatos de treinamento.

Uma vez escolhida a plataforma de educação, comece a colocar o seu planejamento em prática. Desenvolva com o time toda a parte de design instrucional, de projeto, criação de conteúdos e todo o material que contribua na jornada de capacitação. Lembre-se que todos os materiais devem ser pensados e elaborados com base no formato de treinamento e na plataforma de educação corporativa escolhidos. Por exemplo: o treinamento será por meio de um aplicativo gamificado ou através de pílulas do conhecimento no WhatsApp? Tudo isso colabora para a construção de programas de treinamentos ágeis, assertivos e eficientes.

Implementação do M-Learning nas ações de T&D

Finalmente, é hora de implementar as soluções com Mobile Learning na educação. Sempre que possível, é extremamente válido pensar na integração de diferentes plataformas de aprendizagem, como plataformas LXP, aplicativos gamificados e plataformas de microlearning. Além de aumentar as possibilidades de ensino e facilitar a transmissão do conhecimento, com estímulo à aprendizagem ativa, essas metodologias inovadoras geram uma robusta base de dados personalizados. Com esses relatórios atualizados em tempo real, é possível mensurar e analisar os resultados das ações de T&D. Seja a partir dos dados gerais e estatísticos, trazendo o número de usuários ativos, taxa de conclusão dos cursos, dentre outras coisas, ou até mesmo com relatórios individuais apresentando a performance de cada colaborador.

Mobile Learning na Educação Corporativa: o case da Tigo

Mobile Learning

Bom, como já vimos até aqui, treinar pelo WhatsApp agora é uma realidade. Então vamos começar este case apresentando brevemente a Tigo do ponto de vista institucional e de atuação, para compreender quais eram os desafios e necessidades de treinamento que abriram o caminho para uma parceria de sucesso com a Keeps na capacitação de milhares de colaboradores.

Quem é a Tigo?

A Tigo é uma empresa multinacional do ramo de telecomunicações, com sede em oito países e mais de 15.000 colaboradores espalhados pelo mundo. O propósito da empresa sul americana é conectar cada vez mais pessoas nos países onde atua. A missão da marca é liderar a adoção da vida digital, mediante uma visão de facilitar a construção de uma vida de prosperidade e bem-estar, com paixão, confiança, inovação, integridade e simplicidade.

Desafios do T&D

As principais demandas de treinamento da Tigo encontravam alguma relação com a dificuldade de capacitar lideranças espalhadas pelo mundo. E foi em busca de uma solução efetiva para essas demandas que a parceria entre a Tigo e a Keeps iniciou com os seguintes desafios:

  • Aumentar o engajamento nas ações de T&D.
  • Facilitar e diminuir o tempo para a criação de cursos e a implementação de programas de Educação Corporativa.
  • Comprovar efetivamente os resultados das ações de Treinamento e Desenvolvimento (ROI de T&D).

Solução de treinamento pelo WhatsApp

A implementação do Smartzap da Keeps descomplicou os treinamentos da empresa, tornando a experiência de aprendizagem mais rápida, simples e atrativa. Essa solução de Mobile Learning gera alto índice de engajamento, uso e aprendizado, com grande praticidade na gestão do conhecimento e análise dos resultados. É possível acompanhar os resultados dos usuários individualmente, com base em relatórios personalizados e atualizados em tempo real.

O SmartZap é uma ferramenta valiosa para ações de Educação Corporativa, pois se relaciona diretamente com os seus usuários. Essa ferramenta facilita a retenção do conhecimento utilizando o microlearning para fomentar a interação e aumentar o engajamento nas ações de educação. Os conteúdos são compartilhados com facilidade e agilidade num ambiente que os usuários já dominam. Isso tudo diminui consideravelmente a resistência e facilita a comunicação e transmissão do conhecimento, além de promover a aprendizagem ativa.

É possível criar minicursos com todos os tipos de conteúdo, de modo simples e ágil, oferecendo liberdade total para os usuários, disponibilizando treinamentos na palma da mão. Portanto, os colaboradores recebem o curso no próprio WhatsApp, tendo a possibilidade de evoluir no treinamento com simplicidade e flexibilidade, sendo os protagonistas das suas experiências de aprendizagem.

Todas as ações são controladas e de fácil gestão dos dados, produzindo relatórios personalizados que servem para analisar o desempenho dos colaboradores no treinamento e mensurar os resultados obtidos nas ações de Educação Corporativa.

Projeto de Educação Corporativa

A ideia do projeto de educação da Tigo foi destinada a capacitar 100 líderes espalhados pelo mundo, utilizando recursos de microlearning para disponibilizar treinamentos ágeis diretamente pelo WhatsApp. Ao todo, o treinamento possuía seis objetos de ensino e contou, dentre outras coisas, com três Quizzes que desafiaram os conhecimentos transmitidos. Ainda no caso desse projeto, especificamente, a própria equipe da Tigo criou os cursos com autonomia, agilidade e fácil implementação.

Por meio da plataforma de administrador os conteúdos foram compartilhados em diferentes formatos de mídia, como vídeo, PDF, podcast, apresentação e Quiz. Tudo alinhado com os objetivos estratégicos da empresa e de acordo com o planejamento definido pelo time de T&D.

Ao mesmo tempo, a gama as informações relacionadas ao treinamento pôde ser acompanhada em tempo real pelos gestores, que além dos resultados gerais que mostraremos logo a seguir, tinham também acesso a todos os relatórios personalizados, com os dados de performances  individuais e por curso aplicado.

Plataforma de educação

Resultados gerais

Seguem abaixo os resultados gerais do treinamento da Tigo utilizando o SmartZap da Keeps:

  • 67% dos cursos finalizados.
  • 81% de engajamento no treinamento.
  • 4.6 de 5 como nota de visualização de fácil acesso.
  • 4.4 de 5 como nota da clareza nas atividades.
  • 4.4 de 5 como nota de avaliação da experiência de uso.

Feedback do cliente

Carlos Tralback, o desarrollador de contenidos da Tigo, avaliou o projeto nos moldes a seguir:

“SmartZap es una herramienta que nos ayuda como area a integrar de manera eficiente nuestra cultura de comunicación ágil y cercana con las necesidades de entrenamiento de nuestros líderes y colaboradores”.

“SmartZap é uma ferramenta que nos ajuda como área a integrar de forma eficiente nossa cultura de comunicação ágil e próxima às necessidades de treinamento de nossos líderes e colaboradores”.

Veja outros depoimentos dos usuários

  • “Es rápido y claro en todo sentido”.
  • “Realizar un curso por whatsapp es bastante practico y accesible para todos”.
  • “Practico, se puede hacer en cualquier horario, fácil acesso y se tiene siempre a mano”.
  • “Excelente metodologia, el estudiante puede acceder en cualquier momento de acuerdo a su disponibilidad”.

  • “É rápido e claro em todos os sentidos”.
  • “Fazer um curso de WhatsApp é bastante prático e acessível a todos”.
  • “Prático, pode ser feito a qualquer hora, de fácil acesso e sempre à mão”.
  • “Excelente metodologia, o aluno pode acessar a qualquer momento de acordo com sua disponibilidade”.

Para a Keeps, é sempre motivo de orgulho, além de um imenso prazer, poder trabalhar com parceiros como a Tigo. Prezamos pela sempre pela relação com nossos clientes, buscando nos manter alinhados desde o início, para que os todos os objetivos de um treinamento sejam conquistados através das nossas soluções de aprendizagem.

Se você também quer treinar pelo WhatsApp na sua empresa, solicite uma demonstração gratuita do SmartZap e conheça agora mesmo as nossas soluções com Mobile Learning.

Escritor de ficção, leitor assíduo e bem informado.
Criador de conteúdo para blog posts com SEO na Keeps.

Venha conhecer nossas soluções.

Relacionados

Quer aprofundar os cases?

Quer aprofundar os cases?

Vamos conversar! Quem sabe você também não vira o case da Keeps!

Muito obrigado!

×