Entre em contato: +55 (48) 99169-2112

Trilhas de Aprendizagem: como desenvolver e impulsionar conhecimento

 Por: |  Publicado em 29/04/2021 |  Atualizado em 07/10/2021 |  Tempo de leitura 5 minutos

Desenvolvidas para facilitar os caminhos da empresa e auxiliar na orientação de seus colaboradores, as trilhas de aprendizagem visam a expansão, a motivação e o alcance de metas. Tornando o aprendizado contínuo um hábito no seu ambiente de trabalho. Neste artigo, você conhecerá mais sobre esta ferramenta, sua aplicação e seus benefícios.

O que são trilhas de aprendizagem?

As trilhas de aprendizagem são conjuntos sequenciados de experiências complementares, criados para guiar estudantes no seu processo de aprendizado. Quando o gestor entende necessário capacitar colaboradores da sua empresa, por exemplo, habilidades e competências específicas podem ser trabalhadas de forma mais dinâmica e natural. Deixando de lado estilos de aprendizagem mecânicos e exaustivos, reunindo em um mesmo lugar as necessidades da instituição e as intenções dos colaboradores.

O objetivo de uma trilha de aprendizagem é a absorção de conhecimento como um processo ininterrupto, dando autonomia para que o estudante/colaborador crie sua própria rotina dentro do curso. Não busca atender exclusivamente às ambições da empresa, mas também às conveniências, necessidades, desempenhos e aspirações profissionais das pessoas.

Podemos citar, como exemplo, o profissional de marketing. Atuando numa empresa, esse profissional precisará desenvolver habilidades específicas para melhorar sua performance, especialmente, em casos de ascensão na carreira. A partir daí, o setor de treinamento e desenvolvimento (T&D) entra no processo como avalista de todas as necessidades indicadas pelo gestor de RH, ou, nesse caso, o líder da equipe de marketing. Com base nos dados fornecidos, cria-se uma trilha que contemple as carências anteriormente identificadas.

Para o desenvolvimento de uma trilha de aprendizagem, podem ser utilizados os mais variados recursos: games, livros, vídeos, quiz, podcasts, aulas, workshops etc.

Utilizando as trilhas, o colaborador conseguirá combinar teoria e prática num mesmo ambiente até que se conclua a meta final. Observe uma trilha de aprendizagem dentro do Konquest, nosso produto LXP de educação corporativa:

Trilha de aprendizagem

Como elaborar uma trilha de aprendizagem?

Na elaboração de uma trilha, cada percurso deve ser analisado e composto por ações estrategicamente planejadas. É feito um estudo inicial das atividades e habilidades a serem desenvolvidas e trabalhadas com foco no público-alvo. Entendemos o perfil do público e criamos atividades com diferentes graus de dificuldade e maneiras de quantificar os resultados obtidos na totalidade no processo.

Existem duas formas de se elaborar uma trilha de aprendizagem:

Linear — nesta forma, é exigido do estudante, ou colaborador, que siga uma sequência para que “destrave” os próximos conteúdos. Uma vez que é necessário que se cumpra um requisito antes de ser liberado acesso ao outro. Este modelo é mais utilizado quando a pauta precisa ser guiada a um objetivo direto. Neste caso, a trilha de aprendizagem é considerada completa quando todas as atividades são concluídas.

Trilha de aprendizagem

Agrupada — aqui, por não existir sequência pré-estabelecida, o estudante, ou colaborador, escolhe o conteúdo que deseja consumir de cada vez. É geralmente utilizada para temas que possuem muitas ramificações, onde os recursos disponíveis são manuseados com autonomia. Considera-se finalizada a trilha quando parte do objetivo é alcançado. Por exemplo, quando a meta estipulada pela empresa é que se conclua pelo menos 10 entre 15 tarefas.

Trilha de aprendizagem agrupada

A melhor forma para realização da trilha é escolhida pela equipe gestora, a depender do público-alvo para o qual será direcionada.

Por que fazer trilhas de aprendizagem?

Quando realizamos trilhas de aprendizagem, é notável a melhora no desempenho dos colaboradores, o que influencia diretamente no resultado geral dos programas de T&D. Por apresentar características que rompem com as formas convencionais de treinamento, as pessoas demonstram a tendência de estarem mais despertas e criativas no ambiente corporativo como um todo.

Alguns dos principais motivos são:

Autonomia de desenvolvimento — conforme mencionamos em etapas anteriores, as trilhas permitem que o próprio colaborador decida o conteúdo que vai buscar e o melhor momento para fazê-lo. Esse movimento de iniciativa própria auxilia na melhor absorção de conteúdo. Cabe à empresa fornecer os meios e oportunidades necessárias para a eficácia individual de cada colaborador.

Aprendizagem contínua — numa trilha de aprendizagem, com a possibilidade de separação do ensino em vários passos, é possível que o colaborador aprenda algo novo todos os dias, ao invés de tentar assimilar o conteúdo inteiro de uma só vez. A fragmentação do aprendizado é uma das formas de valorização da capacitação constante.

Maior engajamento — com a admissão de uma aprendizagem em multiplataformas, sem comprometimento algum na qualidade da trilha, é mais fácil manter o colaborador engajado, longe de métricas enfadonhas e ultrapassadas do ensino convencional. A absorção do conhecimento e o desenvolvimento de habilidades acabam sendo trabalhados de forma mais rápida.

Otimização dos processos de educação corporativa — investimentos mais acertados no custo-benefício em T&D e aprimoramento das etapas de desenvolvimento de carreira.

Como aplicar uma trilha de aprendizagem?

Agora que você já sabe como elaborar e quais os benefícios de uma trilha de aprendizagem, o próximo passo é identificar os pontos críticos da sua organização e desenvolver uma atividade de capacitação através da implantação desta ferramenta.

Aqui na Keeps, desenvolvemos plataformas LXP ideais para que a sua empresa desenvolva programas de treinamento eficientes. Baseados em metodologias ativas e com trilhas de aprendizagem que melhor se adaptem ao perfil dos colaboradores.

No Konquest, é possível reunir todos os seus cursos e treinamentos em um só lugar, com diversos formatos de conteúdo: artigos, podcasts, quiz, vídeos, pílulas de aprendizagem e muito mais. Além disso, a plataforma do Konquest agora possui integração com a Genially e H5P, para a criação de objetos de aprendizagem (OAs) interativos e com milhares de possibilidades.

Tudo isso, em um ambiente LXP, que permite a criação trilhas de aprendizagem sob medida para cada treinamento. Por onde os usuários possam interagir e aprender durante as jornadas de Educação Corporativa.

Solicite uma demonstração gratuita do Konquest e conheça nossas soluções inovadoras para impulsionar os seus treinamentos!

Venha conhecer nossas soluções.

Relacionados

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Todo mês temos um conteúdo exclusivo para você.

Muito obrigado!

×