Grupo Rendimento: desenvolvendo treinamentos regulatórios

Início » Cases » Grupo Rendimento: desenvolvendo treinamentos regulatórios

Descubra nesse case de sucesso como a Keeps e o Grupo Rendimento fecharam uma parceria através da qual os programas de treinamentos regulatórios dos três negócios partes do Grupo foram centralizados, facilitados e atingiram maior eficácia!

Instituição

Grupo Rendimento

Desafios

O Grupo Rendimento, desde sua fundação, leva a relação com o cliente como um de seus focos principais, sempre buscando, com tecnologia e agilidade, encontrar as melhores soluções para diferentes estratégias de negócio.

Fazem parte do Grupo Rendimento três empresas:

  • Banco Rendimento: um banco comercial completo, especialista em empresas de médio porte, com um portfólio especial voltando para esse middle market.

  • Rendimento Pay: uma empresa de meio de pagamento, que atua desenvolvendo soluções para todo o grupo, mas também ofertando seus produtos diretamente no mercado.

  • Cotação: uma distribuidora de câmbio, que facilita e viabiliza o câmbio turismo para quem precisa viajar, para quem tem filhos fora do país e demais demandas dentro da proposta.

Dentro desse cenário, existe o desafio de educar os três negócios, para tudo rodar com eficácia e ainda desenvolver os colaboradores.

Estando no mercado financeiro, o Grupo Rendimento conta com suas especificidades regulatórias, pois conecta pessoas aos negócios, muitas vezes lidando diretamente com os dados dessas pessoas.

Dito isso, existe toda uma legislação que cuida para que os bancos sejam saudáveis financeiramente e economicamente, mas também que protejam seus clientes e o negócio.

Para tudo funcionar com integridade, é demandada uma responsabilidade de educação e comunicação com treinamentos mandatórios, a depender da responsabilidade funcional de cada colaborador.

Existem processos, sistemas, e as pessoas precisam ser ensinadas como trabalhar para fazer o melhor e atender todo o procedimento e toda a legislação.

Mas como fazer tudo isso funcionar de forma eficaz, simples e descomplicada?

Solução

Solução: Com a Keeps, esse processo passou a ser estruturado de forma linear, onde todos passaram a ter acesso aos conteúdos disponibilizados de forma simultânea.

No Grupo Rendimento, em relação à empresa Cotação, especificamente, no início se trabalhava muito com a questão do treinamento por área, então cada time acabava promovendo toda a capacitação desses colaboradores.

Com a Keeps, esse processo passou a ser estruturado de forma linear, onde todos passaram a ter acesso aos conteúdos disponibilizados de forma simultânea.

Se antes o gestor promovia o conteúdo individual de cada time, após a implementação do Konquest, tudo passou a estar disponível o tempo inteiro para todos os times.

Konquest, a plataforma LXP da Keeps!

Konquest é um módulo LMS ou LXP de ensino personalizável e sofisticado, voltado à Educação Corporativa.

Visa promover um ambiente de aprendizagem ágil e digital, simplificando a criação de cursos e estimulando o engajamento e realização de trilhas e cursos digitais.

Quanto à estrutura de ensino, existem três maneiras de capacitar:

  • Konquest Cursos: este recurso permite a criação de jornadas de capacitação com 05 opções disponíveis:
    • Cursos totalmente digitais com objetos de ensino de qualquer formato;
    • Cursos externos quem direcionam o colaborador para realizar treinamentos digitais em outras plataformas de capacitação;
    • Cursos importados utilizando o pacote Scorm;
    • Gestão de cursos presenciais e lives.

  • Konquest Pílulas do Conhecimento: essa modalidade estimula o aprendizado constante em uma biblioteca virtual de fácil acesso, onde o colaborador pode pesquisar e encontrar conteúdos conforme a sua necessidade de capacitação.

  • Konquest Trilhas: responsável por agrupar e direcionar o colaborador na sequência dos cursos e pílulas de conhecimento importantes para o seu programa de treinamento, criando inclusive jornadas híbridas de capacitação.

Antes do Konquest, a Cotação utilizava sistemas não tão funcionais, como a planilha de excel avançada etc., ou seja, nada era centralizado.

Implementando o Konquest

Quando o Grupo Rendimento decidiu optar por um ecossistema de educação digital, o principal e primeiro passo foi criar uma estratégia educacional, muito antes até de analisar o processo.

Durante essa análise, o RH foi parceiro da equipe de T&D, reunindo instrumentos que trouxessem toda a organização para o desenvolvimento e compartilhamento do conhecimento.

Quando o Grupo Rendimento entendeu que a Keeps, através do Konquest, tinha a plataforma ideal para estruturar esse ecossistema, passou a montar um procedimento mínimo para validação dessa Universidade Corporativa.

O foco maior era validar a segurança em todas as etapas e, ainda assim, abrir a plataforma para que cada vez mais colaboradores pudessem utilizar esse ambiente como instrumento de educação e formar multiplicadores e conteudistas.

Algumas mudanças positivas puderam ser visualizadas imediatamente após a implementação da plataforma LXP da Keeps.

Como por exemplo no caso de conteúdos obrigatórios, que precisam de controle interno e não podem ser realizados aleatoriamente.

Isso porque, quando a empresa deve reportar a capacitação para uma auditoria, por exemplo, é necessário que todos os treinamentos estejam regulados, com a fonte da informação para reportar e montar um relatório acerca do funcionamento da jornada.

O outro impacto imediato foi relacionado à organização. É muito fluido e intuitivo o processo pela busca do conhecimento do ambiente do Konquest.

E não menos importante, uma dor identificada nos processos de capacitação do Grupo Rendimento era em relação ao controle do blended learning, ou seja, fazer a gestão dos treinamentos síncronos, assíncronos, presenciais etc.

O objetivo passou a ser conseguir aproveitar a plataforma LXP ao máximo, funcionando como um amplo sistema de gestão, além do grande foco educacional.

O objetivo passou a ser conseguir aproveitar a plataforma LXP da Keeps ao máximo, funcionando como um amplo sistema de gestão, além do grande foco educacional.

Resultados

Durante a implementação da plataforma, é relevante destacar que a ferramenta foi o tempo todo uma facilitadora.

Ou seja, quando você vai criar uma trilha de aprendizagem, por exemplo, são vários os elementos instrucionais e de avaliação que conseguem ser hospedados.

A empresa consegue então, a partir daí, avançar em educação corporativa, em criatividade, tudo por conta das possibilidades do Konquest.

Melhorar os conteúdos depois que são produzidos e hospedados na plataforma é um ponto bem legal que a empresa destaca:

“Por exemplo, um vídeo, a gente pode colocar uma imagem, a gente pode gamificar, a gente pode fazer uma série de recursos que você, quando você trabalha só em sala de aula, muitas vezes, você tem ali um PowerPoint ali para se trabalhar. E ali dentro da plataforma, você tem uma série de recursos que você pode usufruir. Então, acho que isso também melhora muito a capacitação dos nossos times aqui no grupo.”

(Michael, Especialista de T&D)

Um exemplo de como o Konquest ajudou a empresa de forma rápida se deu da seguinte forma:

“A gente precisava resolver um problema educacional para uma afinidade de auditoria, a gente tinha 45 dias para resolver o problema, a gente conseguiu criar uma trilha de aprendizagem com combo de leitura, vídeo e avaliação, muito rapidamente, e aí eu fico pensando, se eu fosse uma empresa ‘petitica’, sem dinheiro, se eu tivesse só a plataforma com recursos gratuitos, disponíveis no Google, eu conseguiria fazer isso?”

(Daniela Sales, Gerente de T&D)

Learning Analytics

Tudo que acontece no ambiente de ensino é monitorado e controlado, sendo o Learning Analytics a ferramenta para a equipe de treinamento analisar performances e resultados.

Através do Learning Analytics é possível mensurar jornadas de capacitação com performances medidas e controladas, sejam por trilhas, cursos, usuários, grupos de usuários, ou até mesmo análises individuais.

Ou seja, todo o procedimento é automatizado e facilitado, permitindo uma cultura de dados para análise e tomada de decisão.

Através do Learning Analytics da Keeps é possível mensurar jornadas de capacitação com performances medidas e controladas, sejam por trilhas, cursos, usuários, grupos de usuários, ou até mesmo análises individuais.

O Grupo Rendimento não deixa de observar que a parte de resultados tem sido usada constantemente para aferir o tempo que os colaboradores consomem o conteúdo, que notas atribuem dentro das avaliações, dentro dos treinamentos, missões e trilhas.

Feedback

Uma peculiaridade da utilização do Konquest pelo Grupo Rendimento:                

“Tem uma coisa bem interessante, que é uma especificidade nossa. Além dos colaboradores, a plataforma também é usada por alguns parceiros. Não são terceiros, são parceiros mesmo. Então, no nosso caso, por exemplo, nós temos os correspondentes cambiais. Vou dar o exemplo da agência de viagem que oferta lá o câmbio, por exemplo, para o seu cliente. E aí, para que isso aconteça, a gente tem responsabilidades. E não são só responsabilidades da pessoa saber falar sobre o produto, saber vender o produto, mas também são responsabilidades regulatórias.

Então, esse produto, ele não pode ser oferecido de qualquer forma. A gente precisa falar sobre as taxas que são cobradas, sobre o imposto que está embutido no valor. E aí, tudo isso é ensinado. E todo o controle disso também é feito lá.

O primeiro desafio foi criar essa cultura de educação digital para esse público. E agora, a nossa próxima responsabilidade é fazer com que os gestores desses correspondentes também tenham esse acesso.

Digamos assim: pessoa X é um correspondente, ele é o gerente da agência, e lá ele tem cinco funcionários, que são as pessoas que vendem os pacotes de viagem. Então, a gente está começando a se organizar para que essa pessoa X veja quais são as pendências educacionais que aqueles colaboradores têm com o banco, têm com a Cotação, com as nossas empresas.

Por que isso é muito importante? Porque a gente tem diretrizes internas que dizem que se aquele colaborador não tiver a grade dele completa, inclusive as reciclagens, ele perde o acesso dele às nossas plataformas operacionais. Eles não fecham a operação, mas eles imputam alguns dados iniciais para a gente iniciar o processo de fechamento, por exemplo, da venda da moeda. E aí, para isso, tem toda essa responsabilidade por trás.”

(Daniela Sales, Gerente de T&D)

Imagina fazer isso sem utilizar uma plataforma LXP como o Konquest?

Suporte

O Grupo Rendimento não poupa elogios em relação ao suporte da Keeps! O motivo?

“Muitas vezes eu tenho alguma dúvida, eu entro em contato, falo com o time, seja por WhatsApp ou diretamente por e -mail. E o tempo de resposta é extremamente satisfatório. Então, coisa assim de uma hora no máximo ali, eu coloco todos os pontos do que está acontecendo, seja uma dúvida ou seja de fato algum erro que eu encontrei de alguma coisa, e rapidamente me posicionam, falando, olha, a gente já está atuando, rapidamente isso aqui dentro de X horas está resolvido. Então, isso é bom, porque dá para a gente a segurança de que vocês estão atuando 100 % ali dentro da ferramenta, que hoje é o nosso braço aqui na capacitação.”

(Michael, Especialista de T&D)

Vem pra Keeps!

E você? Que tal fazer um teste grátis e conhecer as vantagens das plataformas da Keeps? Não é preciso ser um especialista em educação para criar um curso! A simplicidade do Konquest junto à Inteligência Artificial permite o protagonismo do colaborador no processo de aprendizagem.

Capacitação garantida e com alto engajamento!

Vem pra Keeps e conheça a nossa forma de impulsionar e desenvolver conhecimento!

Pesquisar

Solicite uma demonstração