Cronograma de treinamento: como elaborar de forma eficaz?

Início » T&D » Cronograma de treinamento: como elaborar de forma eficaz?

Treinar colaboradores, mesmo que em curto prazo, requer uma certa disciplina e organização por parte da empresa, não é mesmo? Por isso, preparamos este artigo, com todas as dicas fundamentais para te ensinar a fazer um cronograma de treinamento eficaz. Então, vamos começar?

O que é um cronograma de treinamento?

Bom, um cronograma de treinamento vai além de uma simples agenda, pois inclui ações que vão desde o planejamento até o acompanhamento da aprendizagem realizada por cada colaborador numa organização.

Além disso, um cronograma de treinamento envolve alguns processos fundamentais, tais como: a análise das habilidades atuais, a pesquisa de novas formações e a implementação das atividades.

Mas quem é o responsável por isso? Todo esse processo costuma ser de reponsabilidade do RH, que manterá o cronograma de treinamento alinhado às demais ferramentas utilizadas na gestão de pessoas.

Esse trabalho que o RH produz no cronograma tem como objetivo central equilibrar os interesses da empresa e dos seus colaboradores.

Essa abordagem faz com que a equipe tenha um desenvolvimento rápido, sem perder o foco nas suas atividades atuais, encontrando os melhores momentos para cada pessoa aproveitar os treinamentos, mentorias e outros modelos de aprendizado.

Como fazer cronograma de treinamento?

Como fazer cronograma de treinamento?

Agora que já sabemos o que é um cronograma de treinamento, que tal seguir alguns passos para torná-lo eficaz dentro da empresa?

Por aqui, separamos 5 dicas que podem te ajudar em todos os processos. Confira:

Defina o objetivo do treinamento e o tema que será abordado

Para que o seu cronograma de treinamento seja eficaz, é necessário, primeiramente, determinar qual será o objetivo e o tema do treinamento.

Para exemplificar, imagine que o gestor de vendas perceba que as metas do período não estão sendo cumpridas.

Sendo assim, ele pode treinar sua equipe para que conheça novas técnicas, melhore sua abordagem etc.

Nesse sentido, o objetivo do treinamento é capacitar os colaboradores para fecharem mais vendas, e o tema do treinamento são técnicas de venda.

Ter esses dois aspectos em mente é de grande ajuda para nortear a construção do cronograma de treinamento.

Afinal de contas, como você conseguirá dizer se o treinamento foi efetivo se não souber qual é o objetivo dele?

Então, para garantir que este processo seja eficaz e o seu time de colaboradores tenha uma boa experiência, é preciso focar no planejamento da sua estratégia.

Quebre as etapas do treinamento em atividades

Uma dica que também pode ajudar a tornar o cronograma de treinamento mais preciso é quebrar o trabalho todo em etapas menores.

Dessa forma, você poderá ser mais assertivo ao estimar o tempo de duração do treinamento.

Além disso, para facilitar, a duração do seu treinamento pode ser dividida em atividades ou módulos e capítulos, o que inclusive pode contribuir para o melhor entendimento dos colaboradores.

Sendo assim, acabamos de descrever como geralmente são as atividades que compõem o cronograma de treinamento em uma plataforma online, feito por um especialista de dentro ou de fora da organização.

Estime a duração das atividades

Agora que você tem noção de tudo que precisa ser feito para treinar os colaboradores, falta estimar o tempo de duração do treinamento, para então poder montar os conteúdos e claro, um cronograma de treinamento eficiente.

Portanto, pense em quantos dias ou horas serão necessários para cada atividade, se há uma ordem que elas precisam seguir e se elas podem ser feitas ao mesmo tempo que outras.

Por exemplo, se um treinamento demandar um dia inteiro de trabalho (8 horas), talvez seja necessário quebrá-lo em dois dias (tomando 4 horas de cada um).

Assim, é possível liberar algumas horas para que os colaboradores possam executar as outras atividades que precisa sem ultrapassar os prazos.

Muito mais prático, não acha?

Formalize seu cronograma

Quando for passar o cronograma de treinamento “à limpo”, ou seja, organizar as informações que você já coletou para efetivamente construí-lo, você precisará escolher o modo de organização.

Em outras palavras, você precisa escolher o formato do cronograma, que pode ser:

  • Lista de tarefas;
  • Calendário;
  • Planner;
  • Gráfico de Gantt;
  • Tabelas e planilhas.

Escolher o formato que melhor se encaixe à sua realidade e dê continuidade.

Valide o cronograma com os envolvidos

Por fim, mas não menos importante, é necessário validar o cronograma de treinamento com todos os envolvidos.

Para tanto, confirme a disponibilidade de datas e horas de cada responsável e certifique-se de que todos têm ciência dos prazos que serão cobrados.

Se tiver algum choque de agenda, ajuste o cronograma conforme as possibilidades de cada um. Assim, todos começam na mesma página e você evita falhas de comunicação dentro do treinamento.

Dito isso, agora está tudo pronto para colocar os planos em prática e fazer o seu próprio cronograma de treinamento eficaz.

Benefícios do cronograma de treinamento

Benefícios do cronograma de treinamento

Claro que não podíamos deixar de falar sobre os benefícios que ter um cronograma de treinamento eficaz tende a apresentar para a empresa.

Sendo assim, acompanhe a seguir algumas vantagens do cronograma:

  • Permite que o profissional tenha acesso aos recursos necessários para se desenvolver, executar suas atividades com maestria e avançar na carreira.
  • Além disso, ajusta as ineficiências no trabalho, capacita as pessoas para novas funções, aumenta a produtividade e impede os afastamentos que a falta de oportunidades poderia causar.

Conclusão

O cronograma de treinamento é uma ferramenta dinâmica e que possui grande potencial para estruturar melhor os ciclos de aprendizado em organizações de todos os tamanhos.

Sua grande força está em se adequar às necessidades e possibilidades do colaborador, sem perder de vista os objetivos do negócio.

Portanto, se você faz parte do time de RH e precisa lidar com falhas internas, você já sabe a qual alternativa recorrer, certo?

Siga as dicas deste artigo à risca e veja novos resultados surgirem!

Gostou do nosso conteúdo?

Na Keeps, desenvolvemos soluções inovadoras para Educação Corporativa!

Uma vez implantadas, nossas plataformas são desenvolvidas para oferecer a melhor experiência de uso, com facilidade na criação de cursos, facilitando a elaboração de cronogramas de treinamento, gestão do conhecimento e avaliação dos resultados.

Além disso, nossa equipe de desenvolvedores está sempre trabalhando para trazer novas atualizações e evoluir ainda mais os nossos produtos, para torná-los um “Must Have”.

E é claro: temos um time de CS sempre a postos para atender nossos clientes e auxiliar em todos os processos e dúvidas que surgem pós-implantação de uma nova tecnologia.

Faça um teste grátis da LXP da Keeps e descubra como o Konquest, o GameUp e o SmartZap estão ajudando a transformar os processos de treinamento na Educação Corporativa.

Perguntas frequentes sobre Cronograma de Treinamento:

O que é um Cronograma de Treinamento?

Quando falamos em Cronograma de Treinamento, não falamos apenas de agendamentos e planilhas de cursos estruturadas, mas sim de um mapeamento minucioso feito através de pesquisas aprofundadas que visam executar e monitorar o processo de ensino-aprendizagem de cada colaborador.

Como elaborar um Cronograma de Treinamento?

Para executar um Cronograma de Treinamento, observe o seguinte:

1. Estabeleça o objetivo do treinamento e o tema que será abordado.
2. Fracione as etapas do treinamento em atividades.
3. Faça uma estimativa da duração das atividades.
4. Documento seu cronograma.
5. Procure validar o cronograma com os envolvidos.

Gustavo Formighieri
Possui graduação em Ciências da Computação e é especialista em Gestão de Projetos e Marketing Digital pela FGV, hoje atuando como fundador de COO da Keeps, ajudando as empresas a implantar e operacionalizar processos e ferramentas para capacitação dos colaboradores.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: