keeps logo
Desenvolvendo e impulsionando conhecimento

Empreendedorismo Digital: o que é, como funciona e tipos

Início » Corporações do Futuro » Empreendedorismo Digital: o que é, como funciona e tipos

Nos últimos tempos, o mercado tem passado por reformulações e adaptações, contribuindo para que haja muitas maneiras de ganhar dinheiro com um negócio on-line. Isso é exatamente o Empreendedorismo Digital. E para que você saiba tudo o que é necessário sobre o assunto, acompanhe este artigo até o fim.

O que é Empreendedorismo Digital?

Empreendedorismo digital é um modelo de negócios em que o produto ou serviço é oferecido na internet de forma a gerar lucro.

Desse modo percebemos que o foco é para os negócios on-line, ou seja, os empreendedores digitais podem tanto vender seus próprios produtos e serviços na internet como produtos e serviços de terceiros, por meio de um blog, plataforma, site e/ou demais canais.

Tipos de Empreendedorismo Digital

Atualmente existem novas formas de empreender e gerar lucro significativo por meio da internet.

Para que você amplie seus conhecimentos com relação ao Empreendedorismo Digital, vamos ver a seguir quais são seus principais tipos/áreas de atuação?

Tipos de Empreendedorismo Digital

Produtor de conteúdo

Para começar com o Empreendedorismo Digital, você pode atuar como produtor de conteúdo, que é responsável por fazer: podcasts, blogs de nicho sobre um assunto específico, e-books e cursos online, que são bastante rentáveis etc.

Marketing de afiliados

Conforme mencionamos, você também pode optar por vender produtos de terceiros. Esse tipo de Empreendedorismo Digital é conhecido como marketing de afiliados. Dessa forma, a cada venda você ganha um percentual do valor do produto ou serviço.

E-commerce

Desde 2020, o número de lojas virtuais, outro tipo de Empreendedorismo Digital, cresceu significamente.

Muitos empreendedores digitais começam de forma modesta, com um computador na mesa da sala e vão dando forma ao seu negócio on-line com o passar do tempo, sempre aprimorando conhecimentos e melhorando os conteúdos.

Influenciador digital

Esse tipo de Empreendedorismo Digital é baseado no seu grau de engajamento e audiência, focado sempre em mídias digitais e de alta comunicação, como as redes sociais, por exemplo, ou ainda, pessoas famosas por terem tal conhecimento ou profissão.

Como influenciador digital, você cria parcerias com marcas, apresentando produtos e serviços que têm grandes chances de interessar sua audiência. Ou seja, você está vendendo o seu nome e a sua imagem.

Live Streaming

O Live Streaming é outra forma de se fazer Empreendedorismo Digital e é bem parecido com a profissão de influenciador digital.

Porém, a principal diferença entre ambos é que, enquanto o influenciador pode produzir diversos formatos de conteúdo, o streamer tem seu foco na produção de live streams, ou seja, transmissões ao vivo pelo YouTube que possuem maior duração e interação direta com o público.

Startups

As startups são outro segmento do Empreendedorismo On-line. Oferecem soluções tecnológicas e podem começar no ambiente on-line e acabar migrando para ambientes físicos.

De acordo com o Google, o Brasil já tem mais de 13 mil empresas seguindo esse modelo de negócio.

Para ter uma startup bem-sucedida, o empreendedor precisa identificar um problema e propor uma solução simples e tecnológica.

Como funciona o Empreendedorismo Digital?

Como vimos, o Empreendedorismo Digital funciona pela internet. Sendo assim, você utiliza dos canais digitais disponíveis para conquistar sua audiência e gerar leads on-line.

Uma forma de Empreendedorismo Digital que traz excelente resultados, é através da venda de vídeos e conteúdos digitais, como um produtor de conteúdo, por exemplo.

Porém, por se tratar de meios digitais, os sites ou plataformas para hospedagens de conteúdo não são seus, por isso, você precisará pagar uma porcentagem do valor que você recebe sobre seu produto ou serviço na plataforma, por conta da intermediação.

Importante observar também, durante toda a construção do negócio, como implementar a acessibilidade digital em cada uma das etapas.

Como virar empreendedor digital?

Como virar empreendedor digital?

Como você pode perceber até aqui, o Empreendedorismo Digital nada mais é do que uma forma de ganhar dinheiro produzindo conteúdo on-line.

Afinal, para ter uma audiência e gerar leads, você precisa atraí-los gerando autoridade e criando relacionamentos.

Então, para trabalhar com Empreendedorismo Digital, você precisa, primeiramente, seguir os seguintes pontos abaixo. Só assim verá o seu negócio decolar. Acompanhe:

Você precisa ser curioso e estudar o mercado para encontrar um nicho de atuação

Para se tornar um empreendedor digital não basta você ter uma ideia, ainda é necessário encontrar uma oportunidade de negócio neste meio.

Ou seja, verificar se existem pessoas dispostas a comprar pela internet o produto ou serviço que você tem a oferecer.

É importante verificar qual o tamanho de mercado

Afinal de contas, você não quer vender apenas uma vez, mas sim ter receita recorrente e gerar lucros que compensem o esforço colocado no Empreendedorismo Digital.

Não escolha apenas um negócio que seja rentável, mas que você tenha afinidade

Ter afinidade com o negócio pode fazer toda a diferença, pois você precisará investir muito na produção de conteúdo para cativar sua audiência e mostrar sua credibilidade e autoridade.

Sendo assim, é preciso gostar do que faz para ter grande produção e consequentemente, resultados satisfatórios.

Estabeleça quais são os seus objetivos no Empreendedorismo Digital

Para isso, defina qual o seu modelo de negócios, que tipo de empreendedor digital deseja ser, qual a dor do mercado que está resolvendo e o que você precisará para iniciar (equipamentos, ferramentas, conhecimento).

Defina quais serão as formas de monetização do seu negócio

Claro que isso dependerá basicamente de qual tipo de Empreendedorismo Digital você deseja investir e se aprimorar.

Conclusão

Pensar em Empreendedorismo Digital é uma forma de investimento rentável, na qual você pode começar com pouco e obter excelentes resultados no futuro.

Por isso, esperamos que esse conteúdo tenha lhe ajudado a ter ideias para o seu novo negócio e funcione como um guia para este início.

Gostou do nosso conteúdo?

Então não deixe de conhecer as soluções da Keeps que podem te ajudar a empreender digitalmente, desenvolvendo cursos e facilitando a Educação Corporativa no seu negócio.

Visite o nosso site e conheça os nossos produtos: GameUp, SmartZap e Konquest.

Não deixe também de se conectar ao Go Learning, a Universidade Corporativa da Keeps, gratuita e desenvolvida para impulsionar e desenvolver conhecimento, repleta de cursos que te ajudarão no foco para evoluir seu negócio!

Perguntas frequentes sobre Empreendedorismo Digital:

Quais são os tipos de Empreendedorismo Digital?

Alguns dos principais tipos de Empreendedorismo Digital são:

Produtor de conteúdo: responsável por elaborar podcasts, blogs de nicho sobre um assunto específico, e-books e cursos on-line, que são bastante rentáveis etc.
Marketing de afiliados: realizar a venda de produtos de terceiros. A cada venda você ganha um percentual do valor do produto ou serviço.
E-commerce: lojas virtuais que, com o passar do tempo, vai aprimorando conhecimentos e melhorando os conteúdos.
Influenciador digital: quando você vende o seu nome e a sua imagem.
Live Streaming: foca em transmissões ao vivo pelo YouTube que possuem maior duração e interação direta com o público.
Startups: oferecem soluções tecnológicas e podem começar no ambiente on-line e acabar migrando para ambientes físicos.

O que é preciso para ser um empreendedor digital?

Para desenvolver um negócio digital, você deve observar o seguinte:

– Ter curiosidade e estudar o mercado para encontrar um nicho de atuação.
– Analisar qual o tamanho de mercado.
– Rentabilidade é importante, mas não esquece que deve existir afinidade com o seu produto/serviço.
– Defina quais são os seus objetivos.
– Estabeleça quais serão as formas de monetização do seu negócio.

Rangel Torrezan
CEO da Keeps, graduado em Ciências da Computação com MBA pela FGV. Possui mais de 25 anos de experiência em Desenvolvimento de Softwares, especialista em tecnologias e há 6 anos empreendendo na área de educação, atuando nos estudos e aplicações práticas de Inteligência Artificial e Big Data.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: