Como utilizar o Chat GPT na Educação Corporativa?
O Chat GPT é uma rede neural de linguagem treinada pela OpenAI, que permite a interação com usuários através de texto.
Há vários benefícios em incorporar a gamificação no processo de aprendizagem corporativa. Essa estratégia pode ajudar a melhorar os resultados educacionais, proporcionando uma experiência de aprendizado imersiva e interativa.
Confira neste artigo alguns dos principais benefícios que sua empresa pode vivenciar ao implementar a gamificação no processo de aprendizagem, afinal, gamificação não é brincadeira! Vamos lá?
Utilizando recursos lúdicos para produzir resultados concretamente positivos na vida dos colaboradores, estratégias de storytelling, avatares e pontuação a gamificação induz os participantes a realizarem ações específicas e até mesmo mudarem determinados comportamentos.
A gamificação proporciona aos colaboradores uma experiência imersiva e interativa, aumentando seu engajamento nas atividades oferecidas e, por sua vez, melhorando a eficácia das estratégias utilizadas por empresas, instituições de ensino e outras organizações.
Adotar a gamificação pode tornar seus programas de capacitação mais envolventes, proporcionando aos colaboradores opções ativas de aprendizagem,, sendo um método de ensino contemporâneo e ideal para o presente.
Quer saber mais sobre essa ferramenta? Conheça os benefícios da gamificação no processo de aprendizagem da sua empresa ou instituição de ensino.
Quando você utiliza a gamificação, você consegue aumentar a motivação e direcionar o engajamento dos seus colaboradores durante os programas de capacitação.
A partir do momento no qual o processo de aprendizagem passa a utilizar ferramentas interativas, os colaboradores procuram se envolver ativamente com o conhecimento repassado.
Usar elementos de games, sejam eles competições, recompensas ou desafios permite que os colaboradores sejam cada vez mais incentivados a aprender.
Isso acontece principalmente devido à adrenalina e motivação geradas durante a superação dos desafios e alcance de metas.
Um dos benefícios da gamificação é justamente esse, a possibilidade de os colaboradores aplicarem o conteúdo que foi repassado. Como isso é feito?
Através de simulações. Os games podem simular, por exemplo, situações cotidianas através as quais os colaboradores praticam as habilidades esperadas em um ambiente seguro e controlado.
Outra vantagem dos jogos é que os colaboradores conseguem visualizar seu desempenho e sua performance tão logo concluem sua jornada.
A partir de então, dá pra saber onde precisam focar, ajustar, melhorar, tudo de forma instantânea, o que acelera a evolução e fixação do conhecimento.
Pelo fato de existir competição e às vezes até jogos que demandem cooperação, os colaboradores muitas vezes interagem. Essa promoção de colaboração incentiva a troca de conhecimento e a união para a resolução de desafios, por exemplo.
Conforme os colaboradores utilizam o game, são coletados dados baseados em sua performance. Esses dados são utilizados para verificar o desempenho, identificar gaps e estrutura os futuros treinamento de acordo com as demandas encontradas.
Dentre os benefícios da gamificação, esse é um dos principais. Como os jogos engajam os colaboradores de modo muito positivo, durante as etapas o conteúdo é absorvido e memorizado com mais facilidade, fazendo com que a futura aplicação do aprendizado seja mais eficaz.
O que cada colaborador necessita individualmente? A gamificação pode ser adaptável. Você pode inserir nos jogos um nivelamento de acordo com as skills dos colaboradores, de modo que cada um encontre o seu ritmo e receba o conteúdo que seja específico para sua evolução na carreira.
Em treinamentos corporativos, muitas vezes os métodos usuais acabam sendo entediantes. Então a gamificação surge como uma forma mais envolvente de aprender e ensinar, trazendo uma curiosidade e motivação que permanecem ativas durante todo o processo de capacitação.
O bom de uma capacitação gamificada é o fato de que você pode acessar os games de qualquer lugar, conforme sua rotina permitir, no horário em que for mais conveniente.
Para que isso aconteça, basta que o jogo esteja disponível em uma plataforma online. Essa é uma grande vantagem principalmente para empresas com colaboradores geograficamente espalhados.
Os games podem reunir uma gama de inovações tecnológicas que tornam o processo de aprendizagem ainda mais atraente, como realidade virtual/aumentada, apps móveis etc. Esse é um dos benefícios da gamificação.
Quanto mais desenvolvida for a tecnologia, mais interativo e aprofundado é o conhecimento. Fora o fato de que, assim, a experiência do colaborador é sempre muito atualizada e conectada às evoluções tecnológicas.
Quando a empresa investe em programas de treinamento e desenvolvimento, utilizando ferramentas como a gamificação, os colaboradores entendem que estão sendo valorizados e passam a realizar suas funções com mais satisfação e reconhecimento.
Uma empresa que demonstra a vontade de capacitar e ver seus colaboradores crescendo, apostando no lifelong learning, com certeza consegue estimular a retenção de talentos.
O GameUp é um módulo de ensino que a Keeps possui além do Konquest. Se trata de um aplicativo que pode ser personalizado para a sua empresa e tem como objetivo capacitar colaboradores de forma lúdica, gamificada e divertida. Nele, o colaborador consegue fixar conhecimentos de modo objetivo e interessante. Contando, inclusive, com ajuda de vídeos explicativos. Esse recurso auxilia colaboradores tirando suas dúvidas e ampliando a compreensão.
Ficou interessado? Faça um teste grátis e descubra tudo que o GameUp pode oferecer!
– Aprimora a motivação;
– Evolui o engajamento;
– Reforça os conhecimentos;
– Desperta habilidades sociais;
– Facilita a análise de dados;
– Motiva o trabalho de equipe entre os estudantes;
– Facilita a transversalidade;
– Permite a evolução das habilidades de comunicação dos colaboradores.
Esses são alguns dos benefícios da gamificação.
Um dos motivos principais é o fato de que a gamificação, quando aplicada no processo de aprendizagem, traz recursos lúdicos para produzir resultados concretamente positivos na vida dos colaboradores, estratégias de storytelling, avatares e pontuação a gamificação induz os participantes a realizarem ações específicas e até mesmo mudarem determinados comportamentos.
A gamificação entrega aos estudantes uma experiência imersiva e interativa, melhorando seu engajamento nas atividades oferecidas e, por sua vez, aprimorando a eficácia das estratégias utilizadas por empresas, instituições de ensino e outras organizações.
O Chat GPT é uma rede neural de linguagem treinada pela OpenAI, que permite a interação com usuários através de texto.
Em 2023 o WhatsApp pode ser o novo queridinho das empresas para aumentar o engajamento dos colaboradores nas ações de treinamento.
O SmartZap é um mini LMS no WhatsApp, que realiza a capacitação de colaboradores através de cursos disponibilizados em pílulas de conhecimento.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |