Storytelling: por que contar histórias pode ajudar sua empresa?

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Criada para atrair o foco das pessoas, o storytelling é uma técnica narrativa de sucesso no mercado, no intuito de estimular a relação entre pessoas, empresas, marcas e conceitos. Para conhecer dicas e saber mais sobre o storytelling e como aplicá-lo na sua rotina, acompanhe o nosso artigo.

O que é Storytelling?

Storytelling é um termo que vem do inglês. Telling: contar. Story: história. Logo, storytelling é uma técnica utilizada para contar históricas. Todavia, as histórias devem ser contadas de modo que o tema ganhe relevância e os recursos audiovisuais sejam utilizados em conjunto com as palavras. Esta técnica auxilia na promoção da sua empresa, dispensando a realização de vendas diretas, dado seu caráter convincente e não invasivo.

Através de uma narrativa, podem ser compartilhadas ideias, conhecimentos e demais interesses específicos da sua organização. O storytelling une a marca ao seu consumidor final, sendo bastante utilizado na publicidade e no marketing, por exemplo.

Com esta ferramenta, uma vez que seja identificado o público-alvo, fica mais fácil elaborar estratégias que aumentem a audiência, utilizando mensagens personalizadas e assertivas, por meio de um bom vocabulário, enredos criativos, personagens que conversem com a realidade de quem recepcionará a historia; e também elementos visuais, como vídeos, ilustrações etc.

Por que o storytelling é importante?

Convida o público a caminhar junto

Conseguindo criar uma boa estrutura (narrativa ou não), o leitor automaticamente se identificará, explorando a cadeia de ideias propostas, o que demonstra a característica de um storytelling de sucesso.

Gera identificação

Despertar o interesse faz parte de um bom storytelling, mas se o leitor conseguir imaginar-se no papel do protagonista da história e for capaz de se conectar às diversas etapas dentro daquele roteiro, gera um ponto positivo para a produção.

Desperta emoções

Ao criar identificação, memórias acabam sendo vinculadas e acordam o lado emocional do leitor, particularidade de um storytelling bem executado.

Tem poder de persuasão

Toda a nossa comunicação se dá através de histórias, mesmo quando os idiomas ainda nem existiam. Logo, passar uma mensagem através de uma história transforma-se num trabalho mais fácil.

Elementos essenciais do storytelling

Mensagem: é bastante usual nesta técnica a separação do storytelling em duas partes distintas. No story consta a mensagem e a história a ser passada. E no telling, a maneira como a mensagem será exposta. O foco é que se obtenha uma mensagem capaz de salvar o conteúdo utilizando-se de técnicas que evidenciem o efeito a ser causado.

Os melhores storytelling são aqueles capazes de unir as duas partes, com temas que causem impacto para além do instante em que são lidos e que desenvolva nas pessoas a lembrança futura quanto àquilo.

Ambiente

A história precisa de uma locação. Descrever este local é fundamento para que o público consiga acompanhar a caminhada.

Personagem

É quem vai transmitir a mensagem e guiar o leitor durante toda a caminhada, através de diversas transformações.

Conflito

Este elemento acontece para que o personagem seja provocado a dar continuidade ao seu caminhar enquanto o leito se mantém interessado na história. O conflito precisa ser bastante elaborado, de forma a gerar identificação e expectativa pelas conquistas após serem superados os obstáculos desafiadores.

O que é o Modelo Pixar de storytelling?

A Pixar é um estúdio de animação fabricante de inúmeros sucessos, nos quais a técnica de storytelling é aplicada de modo bastante eficaz. Sua estrutura é assim aplicada:

  • Apresentação — apresentação do personagem e anúncio do conflito vindouro.
  • Jornada — acontecimentos decorrentes do conflito que transformam o protagonista até o conflito pontual, quando a resolução aparece.
  • Mudança — o personagem, após a mutação, é inserido numa nova rotina, cujo impacto emocional é transmitido ao público.

E o modelo da Jornada do Herói?

Criado por Joseph Campbell, esta jornada é originária do livro “O Herói de Mil Faces”, onde o autor realizou um estudo de identificação de modelos narrativos de grandes histórias. As etapas da Jornada do Herói, também conhecida como Modelo Joseph Campbell, são semelhantes às do Modelo Pixar, porém com mais desdobramentos:

Apresentação do herói > Chamado para o desafio > Recusa ao chamado > Descoberta de um mentor > Aceitar o chamado > Teste do herói > Batalha final.

Exemplo de Storytelling na prática para a sua empresa

Podemos citar como exemplo uma campanha da marca Dove, chamada “Retratos da Beleza”. Nesta campanha, existiu uma dinâmica coordenada por um artista, onde ele se apresentava e pedia para que as pessoas se descrevessem. Com base nas características que lhe era expostas, o artista desenhava detalhadamente as descrições. O que mais era mais mencionado? Elementos de aparência física, como rugas e marcas etc.

Na segunda etapa da dinâmica, foi pedido que as pessoas descrevessem umas às outras para o artista. Depois, era realizada comparação entre os desenhos, demonstrando em quase todos os casos que as pessoas sempre enxergavam a si mesmas com características mais negativas do que as que viam no outro.

A mensagem final da empresa: amor próprio e autoestima merecem ser exercitados diariamente, uma vez que todos somos merecedores de apreciação.

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O storytelling pode ser uma ferramenta valiosa para a estratégia de comunicação da sua empresa. Seja no relacionamento com o seu público ou, até mesmo, no Treinamento e Desenvolvimento dos colaboradores.

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Perguntas frequentes sobre Storytelling:

O que é um Storytelling?

Storytelling é uma palavra que deriva do inglês e significa “contar histórias”. No ambiente organizacional, o Storytelling é um método através do qual é criada uma narrativa acerca de um produto ou serviço com a intenção de somar e valorizá-los, bem como valorizar sua marca.

Por que fazer um Storytelling é importante?

A seguir, entregamos uma lista de motivos pelos quais o Storytelling deve ser realizado:

– chama o público para participar;
– gera identificação;
– causa emoção;
– consegue persuadir o público para o qual a mensagem é direcionada.

Jaya Viana
Redatora, escritora e especialista em Produção em Jornalismo Digital pela PUC Minas. Hoje atuando como Analista de Conteúdo e SEO na Keeps, sendo ainda entusiasta das temáticas sobre RH e T&D, bem como demais conteúdos voltados para a Educação Corporativa.
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