6 plataformas de treinamento para engajar e impulsionar resultados

Início » Tecnologias Educacionais » 6 plataformas de treinamento para engajar e impulsionar resultados

Cada vez mais empresas têm buscado por soluções inovadoras e tecnológicas para aprimorar e engajar os treinamentos e capacitações voltados à Educação Corporativa, certo? Mas como conseguir identificar quais as melhores plataformas de treinamento para atender às demandas específicas da sua empresa? Continue lendo que te contamos tudo abaixo!

6 plataformas de treinamento para 3 tendências de aprendizagem

O que é Plataforma de Treinamento?

Sabemos que existem diferentes necessidades de treinamento a depender do foco da empresa. Por esse motivo, apresentaremos abaixo 6 diferentes tipos de  plataformas de treinamento que inovam em propostas e formas de aprendizagem. Vamos lá?

Moodle

O Moodle é uma das plataformas de aprendizagem mais populares de gerenciamento e desenvolvimento de cursos online, de maneira adaptável e personalizada.

Como funcionalidade, a plataforma entrega diversos formatos de criação de cursos, com vídeos, questionários, fóruns de debates, atividades, e ainda permite avaliar e acompanhar a performance dos colaboradores.

Além disso, o Moodle proporciona recursos personalizáveis para o ambiente de aprendizagem, permitindo que sejam criados perfis, grupos e customização do design de cada curso.

Por se tratar de uma plataforma “open source”, a customização pode ser realizada conforme as demandas da empresa, até mesmo criando plugins e recursos.

Todavia, nem tudo são flores com Moodle. Para que a plataforma funcione corretamente, é necessário que haja certo conhecimento técnico mais específico para conseguir instalá-lo e configurá-lo.

O sistema também exige recursos para que seja feita a hospedagem e manutenção dos cursos.

Então, caso sua empresa não conte com esse tipo de disponibilidade técnica, provavelmente terá que contratar alguém, o que acaba sendo um gasto extra.

Se o seu orçamento for limitado, talvez não valha a pena investir no Moodle e sim pesquisar outras plataformas mais adequadas.

Konquest

Konquest é um módulo LMS ou LXP de ensino personalizável e sofisticado, voltado à Educação Corporativa.

Tem por objetivo promover um ambiente de aprendizagem ágil e digital que simplifica a criação de cursos e estimula o engajamento e realização de trilhas e cursos digitais pelos seus colaboradores.

Dentre as muitas vantagens do Konquest, merece destaque falarmos sobre a facilidade na criação de cursos com a leveza da usabilidade para o aprendizado.

Com um ensino personalizável, é possível a sua equipe de treinamento transformar qualquer objeto de aprendizagem em conhecimento: uma maneira simples e ágil de criar trilhas, cursos e bibliotecas virtuais com qualquer tipo de conteúdo de capacitação.

Quanto à estrutura de ensino, existem três maneiras de capacitar:

Konquest: a plataforma de treinamento e aprendizagem da Keeps!
  • Konquest Cursos: este recurso permite a criação de jornadas de capacitação com 05 opções disponíveis:
    • Cursos totalmente digitais com objetos de ensino de qualquer formato;
    • Cursos externos quem direcionam o colaborador para realizar treinamentos digitais em outras plataformas de capacitação;
    • Cursos importados utilizando o pacote Scorm;
    • Gestão de cursos presenciais e lives.

  • Konquest Pílulas do Conhecimento: essa modalidade estimula o aprendizado constante em uma biblioteca virtual de fácil acesso, onde o colaborador pode pesquisar e encontrar conteúdos conforme a sua necessidade de capacitação.

  • Konquest Trilhas: responsável por agrupar e direcionar o colaborador na sequência dos cursos e pílulas de conhecimento importantes para o seu programa de treinamento, criando inclusive jornadas híbridas de capacitação.

No Konquest, através do Learning Analytics é possível mensurar jornadas de capacitação com performances medidas e controladas, sejam por trilhas, cursos, usuários, grupos de usuários, ou até mesmo análises individuais.

Ou seja, todo o procedimento é automatizado e facilitado, permitindo uma cultura de dados para análise e tomada de decisão.

Kahoot

O Kahoot também é uma plataforma de aprendizagem, onde o maior destaque acaba sendo suas ferramentas lúdicas e interativas.

Através dessas ferramentas podem ser criados jogos, questionários e demais exercícios engajadores, que estimulam a conclusão dos cursos pelos colaboradores.

Dentre as funcionalidades do Kahoot, podemos citar: jogos baseados em quizzes, acompanhamento das performances dos colaboradores em tempo real e ainda pode compartilhar o conteúdo.

Devemos ressaltar que, mesmo com essas opções, caso sua empresa necessite de treinamentos mais elaborados, ou que precisem de conteúdos com melhores estruturas, como treinamentos online com várias ferramentas, o melhor é que se utilize uma plataforma LMS ou LXP como plataforma de capacitação.

Game Up

GameUp é um módulo de ensino que a Keeps possui além do Konquest. Se trata de um aplicativo que pode ser personalizado para a sua empresa e tem como objetivo capacitar colaboradores de forma lúdica, gamificada e divertida.

Nele, o colaborador consegue fixar conhecimentos de modo objetivo e interessante. Contando, inclusive, com ajuda de vídeos explicativos.

Esse recurso auxilia colaboradores tirando suas dúvidas e ampliando a compreensão.

Plataforma de Treinamento: o que é e como funciona
Como escolher a plataforma online certa?

Na interface, o GameUp lembra um game de celular personalizado e com conteúdo acessível. Nele, o usuário consegue fixar conhecimentos de modo objetivo e interessante, contando com o suporte de vídeos explicativos para auxiliar estudantes e colaboradores no esclarecimento de dúvidas e na compreensão dos conhecimentos requeridos.

GameUp oferece ainda uma capacitação com alto índice de engajamento, uso e aprendizado. Uma solução inovadora sobre como aplicar a gamificação na educação.

Implementando um treinamento gamificado, as necessidades de capacitação são transformadas em uma proposta de aprendizagem que desafia e ensina ao mesmo tempo.

O colaborador é convidado a testar seus conhecimentos em um formato engajador de ensino/aprendizagem, com feedbacks instantâneos, através do uso de microlearning na Educação Corporativa.

Além disso, o gestor consegue visualizar o status de consumo dos conteúdos e performances, seja individualmente ou por curso, de modo personalizado.

Mentimeter

O Mentimeter não é exatamente uma plataforma de aprendizado, atuando mais como uma ferramenta online que facilita o desenvolvimento de apresentações interativas ao vivo, com perguntas, respostas, enquetes etc.

Ainda que não seja uma plataforma LMS ou LXP, o Mentimeter pode ajudar a complementar seus treinamentos online, garantindo mais engajamento dos seus colaboradores.

Dentre as funcionalidades do Mentimeter, está o fato de fazer enquetes e receber respostas em tempo real, receber feedbacks e apresentar gráficos e resultados também em tempo real.

Porém, lembra do que falamos sobre o Kahoot lá em cima? Aqui é a mesma coisa.

O Mentimeter não é uma ferramenta que irá atender aos seus treinamentos mais elaborados, por isso a solução é encontrar uma plataforma de capacitação LMS ou LXP para garantir a eficácia dos seus programas de treinamento.

SmartZap

O SmartZap é um mini LMS no WhatsApp, uma vez que realiza a capacitação de colaboradores através de cursos disponibilizados em pílulas de conhecimento.

Com o SmartZap, você consegue, por exemplo, entregar um curso no WhatsApp do seu colaborador, facilitando o acesso e a conclusão do material, independentemente do local e infraestrutura que ele tenha disponível. 

Assim, você pode desburocratizar e acelerar a jornada de capacitação, simplificando o acesso do seu colaborador ao conhecimento.

Principais funcionalidades de uma plataforma online

Esse mini LMS pode entregar funcionalidades como:

  • Vídeos;
  • Podcasts;
  • Imagens;
  • Infográficos;
  • PDFs;
  • Quizzes para validar o aprendizado.

Você, enquanto gestor, terá um ambiente de ensino disponível para criar os seus conteúdos, fazer a gestão de matrícula e cadastro dos colaboradores e principalmente, conseguir monitorar os desempenhos nas realizações dos treinamentos, seja de forma individual ou mesmo por curso.

A grande vantagem deste módulo de ensino da Keeps é que entrega uma forma rápida de capacitar as pessoas, em qualquer lugar e a qualquer hora, disponibilizando conteúdos micro de capacitação.

O SmartZap pode ser uma solução independente ou como parte de um sistema LMS ou LXP que já exista na sua empresa.

Se a empresa já possuir o ambiente web, o mesmo colaborador pode ter seus resultados mensurados tanto nessa plataforma LMS ou LXP, para conteúdos mais extensos, quanto no SmartZap. 

O SmartZap possui a maleabilidade para ser integrado ao seu LMS, caso você já tenha um.

Essa integração acontece de forma simples e descomplicada, por conta das nossas interfaces personalizáveis que facilitam a integração com outros sistemas.

Em resumo, podemos dizer que o SmartZap é uma forma descomplicada de treinamento e desenvolvimento, onde programas de capacitação são criados, através deste LMS, para que o colaborador seja capacitado no seu próprio WhatsApp.

Tudo medido e controlado para que você tenha os resultados dos seus processos.

Conclusão

Agora que já apresentamos opções variadas, você certamente consegue visualizar a plataforma mais eficaz para atender qualquer demanda de treinamento que sua empresa necessitar, seja qual for o formato ou até mesmo o tamanho da sua organização.

Para se aprofundar nas soluções que a Keeps entrega (Konquest, GameUp e SmartZap), que tal fazer um teste grátis? Não perca tempo e entre em contato com um de nossos especialistas.

Perguntas frequentes sobre Plataformas de Treinamento:

O que é uma Plataforma de Treinamento?

Plataforma de Treinamento, também chamada de AVA ou ainda LMS, são plataformas através das quais a gestão e oferta de cursos acontecem remotamente. Ou seja, a plataforma acompanha todo o fluxo do ensino-aprendizagem. Esse tipo de plataforma nada mais é do que uma plataforma EAD para realização de treinamentos corporativos.

Como escolher uma Plataforma de Treinamento?

Quando uma plataforma de treinamento for definida, antes de ser implantada devemos observar:

– público-alvo;
– quantos usuários acessarão;
– quais tipos de estratégias educacionais;
– quais os tipos de materiais que serão disponibilizados;
– a possibilidade de integração da plataforma com outras tecnologias já adotadas pela empresa;
– tipos de relatórios de desempenho disponíveis podem ser aspectos importantes a serem considerados no momento da escolha.

Rangel Torrezan
CEO da Keeps, graduado em Ciências da Computação com MBA pela FGV. Possui mais de 25 anos de experiência em Desenvolvimento de Softwares, especialista em tecnologias e há 6 anos empreendendo na área de educação, atuando nos estudos e aplicações práticas de Inteligência Artificial e Big Data.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: