keeps logo
Desenvolvendo e impulsionando conhecimento

Moodle: o que é, como funciona e quais as características

Início » Tecnologias Educacionais » Moodle: o que é, como funciona e quais as características

O Moodle é um sistema de código aberto para a criação de cursos online. A plataforma, também conhecida como Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), é utilizada por estudantes e professores em mais de 220 países como ferramenta de apoio ao ensino a distância (EAD). Seja nas universidades tradicionais como USP, UFBA e UnB, como nas universidades corporativas.

Abreviação em inglês para Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, ou simplesmente Ambiente de Aprendizado Modular Orientado ao Objeto, o Moodle funciona como uma sala de aula online onde podem fornecer materiais instrucionais e tarefas interativas como testes e discussões em grupo. Segundo os estudantes, o ambiente favorece a troca de conhecimentos e documentos multimídia. Continue lendo e saiba mais!

O que é o Moodle?

O Moodle é um sistema de gerenciamento de aprendizado (LMS) de código aberto que permite criar e personalizar seu próprio ambiente de aprendizado online.

A solução está no mercado há mais de dez anos e conta com mais de 213 milhões de usuários em todo o mundo.

A plataforma disponibiliza vários produtos, incluindo Moodle LMS, Moodle App, Moodle Workplace, Moodle Cloud, Moodle Net e Academia Moodle.

Além disso, possui um currículo para certificação de educadores que desenvolve as competências necessárias para esses profissionais no ambiente digital.

A solução é indicada para instituições de ensino, universidades, universidades corporativas, professores que desejam montar seus próprios cursos online e empresas de todos os segmentos e portes.

Como funciona o Moodle?

Como funciona o Moodle?

Em resumo, existem três maneiras distintas que o Moodle pode operar:

Primeiro, o programa está disponível para download de forma gratuita e você pode hospedá-lo em seu próprio servidor PHP para personalizá-lo como quiser.

Em segundo lugar, você pode usá-lo na nuvem de sua própria solução.

Essa é uma forma mais prática de montar sua plataforma de aprendizado, pois os recursos essenciais, como hospedagem e backups automáticos, já estão inclusos.

A terceira maneira de usar o Moodle é por meio de sua rede de provedores de serviços.

Essa rede inclui profissionais licenciados que podem personalizar e configurar a plataforma conforme necessário.

A comunidade Moodle também é uma boa fonte de informação para quem a utiliza, pois existem inúmeras dicas de uso e fóruns com discussões em vários idiomas.

Além disso, disponibiliza mais de 1.700 plugins para adicionar à sua plataforma de aprendizado.

Algumas delas são o plug-in de lista de verificação para instrutores e estudantes usarem ao examinar tarefas concluídas.

Existe também o gerador de equações, o plug-in de certificação digital, o plug-in de atendimento, dentre outros.

O Moodle também pode ser integrado com diversas outras ferramentas, incluindo software para recursos humanos, videoconferências, armazenamento e compartilhamento, entre outros.

Como o Moodle contribui para a educação à distância?

Com o Moodle, você pode acomodar as necessidades de aprendizado dos estudantes com a mais ampla gama de habilidades criando um ambiente virtual de aprendizado.

No entanto, se o seu público-alvo for um determinado grupo de alunos, também é possível fornecer recursos personalizados e sob demanda.

Visto sob esse prisma, o Moodle suporta o ensino a distância por ser uma plataforma flexível e por possuir código-fonte aberto.

Utilizando recursos de acessibilidade, é possível criar um ambiente de aprendizado adequado às reais necessidades da organização, bem como às características únicas de cada aluno.

Nessa situação, é possível desenhar os mais variados currículos para alunos de todas as idades e níveis de escolaridade em uma determinada disciplina.

Ao utilizar uma plataforma como o Moodle, você pode incentivar o aprendizado remoto, oferecendo recompensas pelo sucesso.

Podem também ser criados certificados de conclusão, aplicando jogos pedagógicos, criando uma biblioteca online e usando a gamificação como estratégia de engajamento.

Contudo, o principal benefício de um software como este é que os estudantes e colaboradores podem acessar os materiais de aula a qualquer hora e em qualquer lugar.

Isso porque o Moodle também possui um aplicativo móvel que pode ser usado além de ser usado em um PC.

Quais as vantagens do Moodle?

A seguir, listamos as principais vantagens da plataforma Moodle, confira!

Quais as vantagens do Moodle?

Fácil de usar

O Moodle é simples de usar e fácil de aprender graças à sua interface simples, funcionalidade para carregar e descarregar conteúdo, recursos bem documentados e melhorias contínuas de usabilidade.

Grátis, sem taxas de licenciamento

A Licença Pública Geral (GNU) rege o software, sendo o Moodle livre e de código aberto.

Qualquer pessoa pode modificar, estender ou adaptar o Moodle para projetos comerciais e não comerciais sem pagar uma taxa de licenciamento e se beneficiar da economia de custos, flexibilidade e outras vantagens de usar o Moodle.

Sempre atualizado

A abordagem de código aberto usada pelo projeto Moodle significa que ele está sempre sendo revisado e aprimorado para atender às necessidades atuais e em evolução de seus usuários.

Plataforma unificada

A plataforma Moodle fornece o conjunto de ferramentas mais flexível para oferecer suporte ao aprendizado combinado e a cursos 100% online.

Configure o Moodle ativando ou desativando recursos básicos e incorpore facilmente todos os recursos necessários para um curso usando sua gama completa de recursos integrados, como ferramentas externas de colaboração como fóruns, wikis, salas de bate-papo e blogs.

Flexível e personalizável

Devido à sua natureza de código aberto, o Moodle pode ser personalizado e adaptado para atender a necessidades específicas.

Outrossim, graças à sua configuração modular e design interoperável, os desenvolvedores podem criar plugins e incluir aplicativos externos para obter funcionalidades especializadas.

Ainda, você pode utilizar plugins e complementos disponíveis gratuitamente para estender o que o Moodle faz; as possibilidades são infinitas!

Robusto, seguro e privado

Comprometidos com a proteção da segurança e privacidade dos dados do usuário, os controles de segurança são continuamente ativos e implementados nos processos de desenvolvimento e software do Moodle para fornecer proteção contra acesso não autorizado, perda de dados e uso indevido.

Qualquer hora, qualquer lugar, qualquer dispositivo

Como é baseado na web, o sistema pode ser acessado de qualquer lugar do mundo.

O conteúdo da plataforma Moodle é acessível e consistente, possuindo uma variedade de navegadores e dispositivos, graças a uma interface compatível com dispositivos móveis padrão e compatibilidade com navegadores.

Gostou do conteúdo?

Então preste atenção ao seguinte:

1 – Visite o Blog do T&D da Keeps e confira dezenas de conteúdos sobre T&D e RH e demais temas atuais e relevantes para a sua empresa.

2 – Conheça o GO LEARNING: uma Universidade Corporativa gratuita, voltada para T&D e RH, onde você encontra diversos cursos (missões) e conteúdos de microlearning (pulses) desenvolvidos pelos melhores profissionais, em parceria com a Keeps.

Tudo dentro de uma experiência LXP de ensino e com emissão de certificados.

Perguntas frequentes sobre o Moodle:

O que é o Moodle?

Moodle é uma abreviação em inglês para Modular Object-Oriented Dynamic Learning Environment, ou simplesmente Ambiente de Aprendizado Modular Orientado ao Objeto. Trata-se de uma plataforma que funciona como uma sala de aula online através da qual podem ser ofertadas materiais instrucionais e tarefas interativas como testes e discussões em grupo.

Quais as vantagens de utilizar o Moodle?

Fácil de usar: interface simples, funcionalidade para carregar e descarregar conteúdo, recursos bem documentados e melhorias contínuas de usabilidade.
Grátis, sem taxas de licenciamento: o Moodle é livre e de código aberto, qualquer pessoa pode modificar, estender ou adaptar.
Sempre atualizado: está sempre sendo revisado e aprimorado para atender às necessidades atuais e em evolução de seus usuários.
Plataforma unificada: com ferramentas externas de colaboração como fóruns, wikis, salas de bate-papo e blogs.
Flexível e personalizável: os desenvolvedores podem criar plugins e incluir aplicativos externos para obter funcionalidades especializadas.
Robusto, seguro e privado: os controles de segurança são continuamente ativos e implementados nos processos de desenvolvimento e software.
Qualquer hora, qualquer lugar, qualquer dispositivo: possui uma variedade de navegadores e dispositivos, graças a uma interface compatível com dispositivos móveis padrão e compatibilidade com navegadores.

Rangel Torrezan
CEO da Keeps, graduado em Ciências da Computação com MBA pela FGV. Possui mais de 25 anos de experiência em Desenvolvimento de Softwares, especialista em tecnologias e há 6 anos empreendendo na área de educação, atuando nos estudos e aplicações práticas de Inteligência Artificial e Big Data.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: