Entre em contato: +55 (48) 99169-2112

Universidade Corporativa: a LXP na implantação de treinamentos

 Por: |  Publicado em 19/03/2021 |  Atualizado em 23/09/2021 |  Tempo de leitura 10 minutos

Querendo saber mais ou pensando em implantar uma Universidade Corporativa? Neste post, vamos explicar tudo sobre esse conceito, até sua implantação, e mostrar o impacto de tecnologias como a LXP nas ações de Treinamento e Desenvolvimento (T&D) das empresas.

Vamos começar?

O que é uma Universidade Corporativa?

O que é Universidade corporativa

A Universidade Corporativa, ou universidade empresarial, representa uma instituição ou organização de ensino vinculada ao ambiente corporativo. Isto significa dizer que uma UC atua como instrumento de educação e capacitação de pessoas, de acordo com os objetivos estratégicos de cada empresa.

Ou seja, é uma plataforma aplicada dos preceitos do Lifelong Learning, através de modelos personalizados e específicos para atender às demandas de capacitação.

Assim, podemos dizer que a Universidade Corporativa surge da necessidade das empresas em capacitar os colaboradores de maneira contínua. Sempre mantendo-os atualizados sobre o que há de melhor nos setores, dos procedimentos internos e das boas práticas alinhadas aos valores da empresa. Para as organizações, esses fatores são fundamentais para assegurar o diferencial de mercado, aumentar o engajamento da equipe e conquistar melhores resultados nos programas de treinamento.

E uma LXP, o que é?

A Learning Experience Platform, ou LXP, é uma plataforma de E-learning centrada na experiência dos usuários, para gestão e compartilhamento de conteúdos. As soluções oferecidas no ambiente de aprendizagem permitem maior interação entre as pessoas, permitindo a criação de trilhas de aprendizagem e promovendo uma jornada de ensino participativa e colaborativa.

Para que tudo isso seja possível, a plataforma LXP oferece um ambiente altamente personalizável, o qual segue lógica semelhante a do Netflix, na indicação de conteúdos relacionados.

Outro diferencial da LXP é oferecer ferramentas que auxiliam Gestores de RH e Coordenadores de T&D na gestão do conhecimento e na avaliação dos resultados de treinamento. Utilizando o Learning Analytics, é possível gerar relatórios em tempo real, que permitem analisar performances individuais e por curso. Tudo dentro de um único ambiente de ensino.

Universidade Corporativa x Universidade Tradicional

Até aqui, tudo bem. Mas você sabe qual a diferença entre uma Universidade Corporativa e uma Universidade Tradicional?

No caso das Universidade Corporativas, estamos falando de uma organização independente e vinculada a uma empresa específica. A qual possui controle total sobre a estrutura e implementação dos seus cursos e projetos educacionais. Desse modo, as ações de capacitação tendem a ser mais focadas nas competências organizacionais, soft skills e hard skills, necessárias para o desenvolvimento dos colaboradores.

Já a universidade tradicional, é a formação acadêmica como conhecemos em universidades de ensino presencial ou EAD credenciadas pelo MEC. Esses diplomas continuam a ser de grande importância e, para muitas empresas, são fundamentais para a ocupação de determinadas funções. Por isso, precisamos compreender a enorme importância dessas instituições.

Universidades Corporativas servem para complementar o ensino tradicional, porém, de forma mais direcionada. Visto que um profissional formado, uma vez na empresa, precisará aprender sobre suas novas funções e desenvolver novas habilidades específicas para exercê-las. Nessa situação, uma UC ganha relevância, justamente por estar vinculada a uma empresa e sob legislação própria, classificada como Cursos Livres.

O resumo é dizer que, apesar de não conferir um título superior, as universidades empresariais são excelentes alternativas para impulsionar a aprendizagem organizacional. E o que é melhor: investindo no capital humano e vendo crescer os resultados junto com a curva de aprendizagem dos colaboradores.

Afinal, não existe ninguém melhor que você mesmo, para ensinar sobre as particularidades só a sua empresa tem.

Como funciona uma Universidade Corporativa?

Não existe uma composição única de Universidade Corporativa, podendo ser presencial, híbrida ou digital, por exemplo. Vai depender sempre das necessidades de cada empresa. Todavia, com os adventos da 4ª Revolução Industrial, somado à evolução das plataformas de aprendizagem, os modelos de ensino se tornaram complementares.

Nesse sentido, a LXP está na proa da Educação 4.0, simplificando a implementação de Universidades Corporativas e transformando o EAD dos antigos LMS em um novo modelo de Educação Sem Distância. Tanto no presencial como no digital, todos os cursos e treinamentos da empresa ficam reunidos em um só lugar.

Na parte de experiência de aprendizagem, a plataforma assimila e recomenda conteúdos relacionados, a partir da interação dos usuários. Bem como, facilita a autoria e o compartilhamento dos objetos de ensino. É, portanto, um ambiente personalizado e colaborativo, que considera o perfil dos usuários e o formato dos conteúdos, para conectar as pessoas ao conhecimento.

Para entender melhor, conheça o GO LEARNING: 

Uma Universidade Corporativa de T&D e RH, onde você encontra diversos cursos (missões) e conteúdos de microlearning (pulses) desenvolvidos por especialistas. Tudo dentro de uma experiência LXP de ensino e com emissão de certificados.

Quais os benefícios da Universidade Corporativa?

Considerando a utilização de uma plataforma LXP, a seguir detalhamos 4 Benefícios de implementação de uma Universidade Corporativa.

1. Lifelong learning

A aprendizagem contínua já é pré-requisito fundamental para que um profissional se mantenha atualizado no mercado de trabalho. Estudos apontam que os conhecimentos que adquirimos atualmente tendem a ficar obsoletos num ritmo de aproximadamente cinco anos. Isso significa dizer que hoje podemos ser referências naquilo que fazemos e, sem a prática do lifelong learning, daqui a cinco anos podemos estar totalmente ultrapassados.

Logicamente, as empresas estão atentas às suas demandas cada vez mais urgentes e têm buscado soluções para capacitar seus colaboradores de maneira contínua. Dentre essas soluções, está a implementação de plataformas de educação corporativa.

No caso da LXP, é possível proporcionar uma experiência personalizada e focada no processo de aprendizagem dos usuários. Além disso, a facilidade na criação de cursos estimula a formação de multiplicadores do conhecimento, utilizando a tecnologia como ferramenta. Um avanço extraordinário para os modelos de ensino convencionais.

Mas se você é entusiasta das metodologias ativas e da Educação 4.0, não foi pega de surpresa pela revolução tecnológica e educacional a qual estamos atravessando. Hoje, sem dúvidas, a Educação Contínua e Conectada é parte do caminho para uma Educação Disruptiva.

2. Engajamento da equipe

Uma plataforma de aprendizagem que coloca as pessoas no centro da experiência de ensino tende a aumentar a motivação da equipe. Os colaboradores sentem-se valorizados, não só pelo investimento da empresa no capital intelectual, mas também pela forma como se identificam com a proposta dos treinamentos. Então, quando as pessoas enxergam a si mesmas como protagonistas da experiência de aprendizagem, os resultados de Educação Corporativa começam a melhorar.

3. Redução de custos

A LXP pode ajuda a reduzir significativamente os custos de implementação de uma Universidade Corporativa. Isso ocorre por diversos aspectos, como soluções logística, agilidade e flexibilidade operacional, eficiência de gestão e tempo de treinamento. Todos esses fatores impactam diretamente os custos das ações de Educação Corporativa, além dos melhores resultados decorrentes dessas atividades.

Ou seja, com a implantação da sua Universidade Corporativa em uma plataforma LXP, você não precisa mais:

  • Reservar um espaço físico amplo;
  • Contratar um número grande de profissionais para coordenar um treinamento;
  • Ausentar os colaboradores de suas funções produtivas por longos períodos;

E se além de eficiente, o seu treinamento for atrativo, certamente, você vai perceber que os custos podem ser irrisórios, em comparação aos resultados de um bom planejamento estratégico.

4. Learning analytics 

O Learning analytics faz o tratamento dos dados de aprendizagem, com medição, coleta, análise e produção de relatórios. A ferramenta utiliza a Ciência de dados na Educação, para realizar quantificação e qualificação dos resultados de ensino, com base nos dados de performance individual e por curso. Pra isso, o Learning Analytics disponibiliza relatórios personalizados, em tempo real, com gráficos e recursos interativos, que facilitam a compreensão e apresentação dos resultados.

Como implantar uma Universidade Corporativa? 

Agora que você já conhece um pouco mais sobre o seu funcionamento, chegou o momento de conhecer o passo a passo de como implementar uma Universidade Corporativa na sua emrpesa.

Defina os objetivos

Nesta primeira etapa é necessário entender quais serão as competências desenvolvidas na sua UC e qual é o retorno esperado com a performance melhorada dos colaboradores. Para isso, será necessário quantificar as equipes e compreender quais conteúdos serão mediados a elas.

Crie a sua estratégia

Este momento é destinado para a organização dos cursos oferecidos pela sua Faculdade Corporativa, escolhendo sua natureza quanto a forma de ensino (presencial, EAD ou blended learning) e quanto ao método utilizado de implementação (interno ou terceirizado).

Decida a plataforma que será utilizada

Depois de criar o seu planejamento de aplicação, é preciso escolher com assertividade a plataforma de Educação Corporativa, buscando atender todos os requisitos exigidos pelos cursos ofertados. Lembrando da opção comentada anteriormente: a LXP, uma plataforma completa e personalizada que possibilita uma ótima performance diante de diversas metodologias aplicadas.

Organize o conteúdo

Organizar e criar o conteúdo são as partes mais importantes para a boa desenvoltura da Universidade Corporativa. É preciso ter em mente a fonte do conteúdo, seja ela interna com o auxílio dos próprios membros da equipe, ou externa, com profissionais capacitados para a elaboração de materiais específicos com entendimento de outras ferramentas úteis nesta etapa.

Compartilhe seus benefícios

Para o engajamento da equipe desde os primeiros momentos da implementação da Educação Corporativa é imprescindível a divulgação das vantagens dos participantes. Uma boa explicação sobre seus benefícios e como a aprendizagem influenciará na vivência profissional do colaborador faz toda a diferença no empenho e seriedade imposta por ele.

Avalie o desenvolvimento da equipe

Por fim, é necessário avaliar e acompanhar o desenvolvimento dos membros da equipe de forma individual, para entender o feedback de forma mais clara e cooperativa. Pois com o retorno dos colaboradores é possível perceber quais pontos da UC precisam ser trabalhados, e quais estão atendendo as necessidades previstas.

Soluções da Keeps para implantar sua Universidade Corporativa

A LXP da Keeps oferece agilidade, simplicidade e autonomia na criação de cursos por multiplicadores do conhecimento.

Konquest Keeps

O Konquest ajuda os profissionais do T&D na criação de cursos com agilidade e simplicidade. Estimulando técnicas de Design Instrucional que já consideram o uso da tecnologia e que instrumentalizam as metodologias ativas de aprendizagem.

Na plataforma, existem duas maneiras de ensinar e aprender:

  • Konquest Missions: esse recurso permite a qualquer pessoa compartilhar ou consumir informações e conteúdos diversos. Tudo de maneira simples, plugável e automatizada, com objetos de ensino de qualquer formato e lugar.
  • Konquest Pulses: essa ferramenta estimula o aprendizado constante em um ambiente fácil e intuitivo, potencializado pela Inteligência Artificial.

Ao mesmo tempo, para Gestores de RH e Coordenadores de T&D, a plataforma possibilita a gestão do conhecimento e a avaliação de treinamentos, com auxílio da Inteligência Artificial para análise de dados, com relatórios produzidos pelo Learning Analytics.

A soma desses fatores educacionais, operacionais e de gestão, fazem do Konquest uma LXP versátil, eficiente e ideal para a implantação de uma Universidade Corporativa na sua empresa.

Solicite uma demonstração do Konquest e dê o primeiro passo para implantar a sua Universidade Corporativa 4.0.

Escritor de ficção, leitor assíduo e bem informado.
Responsável pelo Marketing Digital na Keeps.

Venha conhecer nossas soluções.

Relacionados

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Todo mês temos um conteúdo exclusivo para você.

Muito obrigado!

×