Entre em contato: +55 (48) 99169-2112

Competências Organizacionais: o que são e como desenvolvê-las em sua empresa

 Por: |  Publicado em 12/07/2021 |  Atualizado em 22/09/2021 |  Tempo de leitura 5 minutos

Competências Organizacionais

As competências organizacionais refletem uma série de características responsáveis pela criação da cultura e identidade das empresas, com base em seus respectivos valores. Portanto, neste artigo, falaremos sobre o que são e como desenvolver essas competências essenciais para as organizações.

O que são competências organizacionais?

Podemos conceituar as competências como sendo a combinação de conhecimentos e habilidades de uma corporação visando o benefício do negócio e dos clientes. Dentro desta combinação podem fazem parte recursos como: gestão de pessoas; gestão do conhecimento; processos e projetos;  modelos de negócio; produtos; valores, cultura, missão etc.

Estas competências são as responsáveis pela relevância da empresa no mercado, envolvendo todas as suas áreas. São as ferramentas que irão compor o portfólio da organização ajudando-a a construir e manter uma identidade própria.

Grupos de competências organizacionais

— Básicas: são também chamadas de fatores de qualificação. Trata-se de pré-requisitos que uma corporação necessita para manter-se operante no mercado. Por exemplo: uma loja de enxoval precisa estar numa boa localidade e ofertar um bom serviço de atendimento para continuar funcionando.

— Essenciais: também conhecidas pela denominação core competencies, formam um conjunto de fatores que fazem com que a empresa se torne conhecida e única no mercado. Estas competências devem ser de difícil imitação, gerando valor para o cliente e contribuindo para o acesso a mercados exigentes.

Desenvolvendo habilidades organizacionais

Até agora você já sabe o que são competências organizacionais e como classificá-las. A seguir, trazemos  outras razões que merecem ser praticadas na rotina da sua universidade corporativa.

Invista no conhecimento sobre a persona do seu estabelecimento: identificando o que se espera do seu produto ou serviço fica mais fácil elaborar estratégias para alcançar a excelência. Mostre aquilo que será vendido/produzido como algo próspero, reforçando tarefas e competências.

Permita que os colaboradores ocupem mais espaços de criação e alinhe competências individuais e coletivas. Busque sempre reinventar e criar — o mercado é competitivo e as tarefas cada vez mais inovadoras, mas nunca impossíveis.

Como utilizar as competências organizacionais de forma estratégica

Estude as habilidades e formas de cooperação praticadas pela empresa atualmente e quais os resultados esperados. Em seguida, faça uma análise comparativa: o que falta pra criar uma rotina mais eficiente e obter melhores resultados? Talvez você precise, por exemplo, redefinir ou reajustar produtos/serviços, fazer nova pesquisa de mercado, reajustar o público-alvo, rever o planejamento estratégico etc.

Como desenvolver competências organizacionais?

Como desenvolver competências organizacionais?

— Mapeando: é necessário que se faça uma identificação de quais competências a empresa já possui e quais precisarão ser desenvolvidas. Nesse momento entra o mapeamento como primeiro passo essencial para o triunfo da empresa.

— Treinando e desenvolvendo: nesta etapa fazemos o aprimoramento de competências já existentes. É primordial que as empresas tenham programas de treinamento, para desenvolver e qualificar os colaboradores. Possibilitando que a empresa se torne mais competitiva, uma vez que os funcionários possuem as ferramentas necessárias para impulsioná-la.

O investimento pode se dar através de cursos e incentivos para quem se dispuser a fazê-los. Há, inclusive, empresas que constroem instituições próprias, as universidades corporativas, para implementar ações voltadas ao treinamento e desenvolvimento de seus colaboradores.

— Selecionando por competências: na etapa de mapeamento, após conseguirmos identificar quais competências faltam na empresa, podemos adotar como sistema para contratação de novos colaboradores, o sistema de seleção de competências.

Funciona da seguinte maneira: os recrutadores estudam as competências necessárias aos candidatos, selecionando-os através de competências que podem ser agregadas à equipe.

— Benchmarking: através desta estratégia, o colaborador faz um estudo de imersão numa empresa concorrente (indireta) e que atenda ao seu mesmo segmento. Esta ação é realizada em consenso com a outra organização, diferentemente de uma espionagem. Através desta análise o funcionário desenvolve ideias de como desenvolver novas competências na sua organização.

— Avaliando: o ideal é que se faça aprimoramento de competências já existentes e o desenvolvimento de novas competências. Este desenvolvimento não pode ser pausado, uma vez que a concorrência está sempre fazendo leituras dos diferenciais do mercado e implementando-os para seu benefício próprio.

Principais competências exigidas pelo mercado

Um bom currículo, uma formação superior e uma base de experiências não são mais considerados como principais diferenciais num processo de seleção. O recrutadores analisam competências organizacionais, técnicas e comportamentais.

Comunicar-se com os outros de forma não-violenta, saber trabalhar em equipe, agir com inteligência emocional, demonstrar capacidade de enfrentar adversidades, inovar, ser proativo, propor soluções; todas essas características são atualmente avaliadas fora do modelo tradicional padrão de recrutamentos.

Obter destaque em meio a um mercado competitivo é um desafio cada vez maior. Todavia, desenvolvidas as competências organizacionais necessárias, o trabalho se torna mais prático e a empresa passa a ser inteira sustentada em cima de alicerces repletos de diferenciais.

Go Learning!

O Go Learning é uma Universidade Corporativa gratuita, da Keeps, pensada para você, que está sempre se capacitando para capacitar o seu time. No Go Learning você pode aprender com grandes referências da área de T&D e RH, Design Instrucional e muito mais.

Lá você encontra formatos inteligentes de conteúdos, como pílulas do conhecimento (pulses) e cursos (missões), em um ambiente simples e altamente interativo.

Quer saber mais? Inscreva-se no Go Learning e venha conhecer o seu novo destino de aprendizagem!

Venha conhecer nossas soluções.

Relacionados

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Todo mês temos um conteúdo exclusivo para você.

Muito obrigado!

×