keeps logo
Desenvolvendo e impulsionando conhecimento

Gaps de Competência: como identificar e como resolver

Início » Competências Organizacionais » Gaps de Competência: como identificar e como resolver

As competências, sejam elas técnicas ou comportamentais, ditam o quanto um colaborador é, ou não, capaz de exercer suas funções. Elas sempre estiveram e sempre estarão presentes no dia a dia das empresas, assim como os gaps de competência.

Fato é, os gaps de competência podem trazer muitos prejuízos para o negócio, portanto, é fundamental administrá-los, monitorá-los e saná-los, através da capacitação e treinamento.

Identificar e resolver os gaps de competência é tão simples quanto possa parecer. Quer saber como identificá-los e melhorá-los? Acompanhe este post, pois vamos te explicar como!

O que são Gaps de Competência?

O termo gap advém da língua inglesa, em tradução livre, um gap é uma lacuna ou um vão. Dessa forma, entendemos os gaps de competência como sendo a diferença entre as competências que o colaborador já possui frente aquelas que a empresa necessita.

Em resumo, nenhuma empresa deseja ter em seu time colaboradores com gaps de competência, entretanto, tais gaps são bastante comuns. Assim como a necessidade de saná-los.

Imagine o seguinte cenário: uma empresa abre vagas para determinado cargo, sendo que este cargo exige colaboradores com determinadas competências. Quando selecionado, o colaborador poderá, ou não, ter o perfil ideal.

O que são Gaps de Competência?

Quando faltam competências, o gap toma forma. Cabe ao setor de Recursos Humanos identificar tais gaps e dar as diretrizes para que a área de Treinamento & Desenvolvimento os melhorem.

Como identificar um Gap de Competência?

Mas afinal, como identificar os gaps de competência? Para responder a essa pergunta, montamos um passo-a-passo para você, confira!

A ideia central é que sua empresa identifique quais são as competências necessárias para seu bom funcionamento. Após isso, será necessário identificar quais são as competências presentes no seu time de profissionais. Isso demanda tempo, paciência e atenção.

Na prática, você pode identificar os gaps de competência seguindo 3 passos, são eles:

Como identificar um Gap de Competência?

Mapear as competências

O primeiro passo é reconhecer a existência do gap, como fora dito. Tenha em mente quais são as competências necessárias para que a empresa consiga aplicar suas estratégias e alcançar suas metas.

Através desse mapeamento, você terá acesso à uma análise detalhada do perfil ideal necessário para o bom funcionamento da sua empresa.

Comparação de perfis

Após o mapeamento, você deverá comparar o perfil ideal, identificado anteriormente, com os perfis internos da sua empresa. É nessa etapa que os gaps de competência de cada colaborador tomarão forma.

Através dessa comparação, sua empresa terá em mãos todos os gaps que necessitam de treinamento e desenvolvimento, facilitando, e muito, a implementação de cursos e capacitações.

Executar avaliações de desempenho

Outra técnica bastante utilizada para entender quais são os gaps de competência presentes no seu time de profissionais é a avaliação de desempenho.

Com ela, você obterá informações mais detalhadas acerca do perfil dos colaboradores, assim como seus pontos fortes e fracos.

Como resolver os Gaps de Competência?

E como melhorar os gaps de competência? Bem, há duas formas. A primeira delas é menos recomendada, pois gera mais custos. Em suma, a empresa pode optar por desligar o colaborador, selecionando um novo profissional com as competências necessárias para a função.

Para sanar os gaps de competência, recomendamos que sua empresa invista em treinamentos e cursos de capacitação, sejam eles presenciais ou através de plataformas digitais especializadas.

Como resolver os Gaps de Competência?

Essa segunda forma, materializada nos treinamentos, é amplamente utilizada pelas empresas, pois mantém a rotatividade baixa e a retenção de talentos alta.

É importante destacarmos que, raramente um colaborador preencherá todas as competências necessárias para desempenhar suas funções. Os gaps de competência são naturais, assim como o processo de melhoria e aprendizagem.

Isto posto, desenvolvemos 3 boas práticas para que sua empresa siga e melhore os gaps de competência presentes no seu time de profissionais, confira!

Reveja os processos de recrutamento e seleção

Ao realizar o mapeamento das competências, você poderá aprimorar seus processos de recrutamento e seleção de novos colaboradores.

Através dele você municiará seus recrutadores com informações detalhadas acerca das competências necessárias para cada cargo ou função dentro da empresa, tornando todo o processo mais assertivo e eficaz.

Dar feedbacks

É fato que os feedbacks, quando bem aplicados, só geram benefícios. Não seria diferente com os gaps de competência, certo?

Através dos feedbacks, você poderá conversar com aquele colaborador que possui um gap de competência muito prejudicial à empresa, conscientizando-o do impacto negativo.

Você deve aliar essa estratégia com novas oportunidades de treinamento e capacitação para esses colaboradores, para que os mesmos não se sintam obsoletos e percam seu engajamento.

Investir em programas de treinamento e desenvolvimento

Como fora dito, é muito importante que você disponibilize aos seus colaboradores a oportunidade de buscarem melhorias, evitando desligamentos e conflitos indesejados.

Por que é importante identificar Gaps de Competência?

Não é novidade que os colaboradores são a alma de toda e qualquer empresa, por isso, preze pelo engajamento e pela dedicação dos mesmos.

Para tal, siga os passos anteriores e identifique os gaps de competência que estão prejudicando a produtividade do seu time, afinal, baixa produtividade é sinônimo de baixo engajamento.

É através dos treinamentos e das capacitações, guiados pelo mapeamento de competências, que a empresa aperfeiçoará seus colaboradores.

Por que é importante identificar Gaps de Competência?

Exemplos de Gaps de Competência

Os exemplos são muitos, mas há aqueles gaps mais comuns entre as empresas, como:

  • a pontualidade, desde reuniões à entrega de relatórios técnicos;
  • falta de cuidado com os equipamentos de trabalho;
  • problemas comportamentais como falta de empatia, desinteresse etc.

Agora que você sabe quais são os Gaps de Competências organizacionais que podem existir, que tal encontrar um modo de supri-los?

Go Learning!

O Go Learning é a Universidade Corporativa gratuita da Keeps, com foco em impulsionar e desenvolver conhecimento. Lá, estão presentes cursos e demais conteúdos voltados para a Educação Corporativa, dando relevância a temáticas a respeito de RH e T&D, com acesso livre para você e seus colaboradores.

Que tal fazer uma visita? Inscreva-se no Go Learning e venha conhecer o seu novo destino de aprendizagem!

Perguntas frequentes sobre Gaps de Competência:

O que são Gaps de Competência?

Gaps de Competência são aquelas deficiências encontradas no desempenho de um colaborador, ou seja, lacunas que existem dentre as habilidades e que tornam a execução das suas funções um pouco aquém do que o esperado, de modo a prejudicar sua performance na empresa, o clima organizacional e ainda a produtividade coletiva.

Como identificar Gaps de Competência?

Existe um passo a passo eficaz para identificar os gaps de competência:
 
1. Mapear as competências: com o propósito de identificar a discrepância entre as competências para concretizar a estratégia corporativa e as competências internas existentes na organização.
2. Comparação do perfil ideal x perfil real: é feito o diagnóstico das competências do colaborador, ou seja, o que pode oferecer à empresa; depois é comparada com o perfil estabelecido na etapa anterior.
3. Executar avaliações de desempenho: é essencial aplicar uma avaliação de desempenho com o objetivo de obter mais informações sobre o colaborador e seu desempenho.

Gustavo Formighieri
Possui graduação em Ciências da Computação e é especialista em Gestão de Projetos e Marketing Digital pela FGV, hoje atuando como fundador de COO da Keeps, ajudando as empresas a implantar e operacionalizar processos e ferramentas para capacitação dos colaboradores.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: