Tipos de avaliação de desempenho: conheça os principais!
A avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas que visa avaliar a contribuição de um colaborador a empresa.
Várias são as ferramentas utilizadas pelo RH na intenção de analisar as performances individuais e coletivas de seus colaboradores, bem como seu comportamento. A avaliação de desempenho é uma dessas ferramentas, conforme analisaremos a seguir.
Avaliação de desempenho, segundo Chiavenato, é uma apreciação sistemática do desempenho de cada pessoa em função das atividades que desempenha, das metas e resultados a serem alcançados e do seu potencial de desenvolvimento.
Com base no conceito acima, entendemos que uma avaliação de desempenho é uma ferramenta capaz de determinar o comportamento de um colaborador individualmente, ou até mesmo de uma equipe em um prazo determinado.
Essa avaliação deve ser embasada em métodos pré-acordados com os colaboradores, fazendo relação com o início do prazo determinado para que seja aplicada.
São analisados na avaliação de desempenho o comprometimento com o cargo que ocupa, os propósitos a serem cumpridos no setor, os detalhes agregados aos valores da organização e as habilidades de cada um.
A avaliação de desempenho serve como base para o que deverá ser futuramente objeto de atenção da organização, progredindo as capacidades dos colaboradores e consequentemente acelerando a produtividade, entregando trabalhos com maior esmero e excelência e aperfeiçoando o clima organizacional.
Uma avaliação de desempenho geralmente foca em alguns pontos principais, como desenvolvimento, melhoria e inovação. Essas metas são essenciais ao encaminhamento do colaborador.
Essas metas dizem respeito à evolução pessoal e profissional. É o momento onde as capacidades e habilidades do colaborador são assinaladas. A partir daí, procura-se viabilizar os méritos e efetivá-los.
No momento de análise das metas de melhoria procura-se retificar o desempenho. Isso se dá, obviamente, desde que as informações demonstrem práticas abaixo dos das exigências almejadas. A partir daí, o RH passa a analisar as melhorias dos indicadores de rentabilidade.
Esta meta objetiva a formação de novos cargos visando a ampliação do rendimento. Esse é um motivo chave para a evolução da empresa, especialmente diante das constantes transformações no mercado.
Os objetivos SMART são metas que seguem cinco critérios específicos:
S pecific – específicas
M easurable – mensuráveis
A ttainable – atingíveis
R elevant – relevantes
T ime based – definidas no tempo
São vários os benefícios da aplicação da ferramenta da avaliação de desempenho. Abaixo citaremos alguns:
As avaliações de desempenho são responsáveis por entregar aos colaboradores um feedback a respeito das suas performances, entregando-lhe o conhecimento necessário para saber o que precisa ser melhorado e o que deve ser mantido.
Assim, através da promoção do conhecimento, tanto o colaborador quanto a organização passam a ser capazes de identificar as habilidades positivas e os caminhos por onde expandir aquilo que ainda não foi suficientemente melhorado.
Com os relatórios habituais emitidos pelas avaliações de desempenho, as futuras decisões dos gestores acerca de promoções e reconduções passam a ter embasamentos suficientes para uma tomada de decisão eficaz.
Todavia, além dos requisitos da avaliação de desempenho, é necessário também que sejam estudadas as questões financeiras e demais prioridades a serem alinhadas à realização da avaliação.
Caso a avaliação de desempenho seja feita com precisão e integridade, poderá, por si só, ofertar com assertividade as decisões que talvez ainda sigam incertas ou incoerentes.
A avaliação de desempenho estimula que as demais pessoas tenham como se aproximar dos conhecimentos alheios, o que inevitavelmente acaba sendo bastante útil.
Esse feedbak acerca dos conhecimentos sobre as performances acaba servindo de estímulo para os colaboradores e seus gestores.
Os relatórios obtidos através das avaliações de desempenho servem como materiais para os programas de treinamento e desenvolvimento em todos os setores possíveis.
Essa compilação de informações adquiridas, ajudam a saber o que precisa ser desenvolvido e onde deve haver persistência.
Através da orientação do desenvolvimento, a organização saberá como encaminhar seus processos e onde investir recursos – através do quais os programas de T&D serão mais efetivos.
Cada um dos benefícios citados anteriormente atua para o mesmo sentido: que o RH possa executar suas atividades de modo estratégico.
Esse novo método de gestão de pessoas visa a objetividade dos processos, tendo como foco as referências e as informações para facilitar a tomada de decisões, que acontecem agora de modo cada vez mais assertivo.
A avaliação de desempenho é uma das responsáveis pela atualização das novas formas de estratégias do RH.
Depois de compreender o que é uma avaliação de desempenho e também, quais são seus objetivos, é hora de conhecermos quais são os métodos podem ser utilizados para mensurar os resultados de um treinamento.
No entanto, separamos a seguir, alguns dos principais tipos de avaliação de desempenho para você escolher aplicar na empresa.
Observe.
Nessa primeira ferramenta de avaliação de desempenho, os próprios colaboradores são incentivados a pontuar seus pontos fortes e fracos.
Na segunda etapa desse processo, o colaborador faz uma autoanálise e, juntamente com seu líder, eles podem procurar soluções a fim de minimizar ou extinguir os possíveis gargalos, bem como, alternativas para melhorar o desempenho dos colaboradores quanto profissionais e, consequentemente, os processos.
Sendo assim, este método funciona como um estímulo, onde os colaboradores costumam refletir sobre seu próprio desenvolvimento, influenciando em seu autoconhecimento.
E dessa forma, é possível proporcionar a eles, um entendimento sobre seu amadurecimento com relação a sua capacidade de entender os feedbacks repassados pela gestão, visando sempre as melhorias constantes.
Como vimos, as avaliações individuais desenvolvem cada profissional, de forma particular e individual.
Neste sentido, as avaliações de equipe, funcionam de forma coletiva e são fundamentais para que todos tenham a percepção de que o trabalho em equipe é capaz de impactar diretamente nos resultados da empresa.
Além disso, ela também nos permite enxergar como está o alinhamento de cada grupo, para assim, promover trocas de conhecimentos e experiências da melhor forma entre os colaboradores.
Então, na avaliação de equipe, o foco deve estar na comunicação e no relacionamento de ambos.
Dessa forma, aumenta-se as chances de atingir as metas esperadas, de maneira mais rápida e eficiente.
A avaliação de desempenho por objetivos, uma forma eficaz de contribuir com o sentimento de pertencimento em seus colaboradores.
Isso porque, os colaboradores avaliam o desempenho uns dos outros e também tem a liberdade de estabelecerem soluções de melhoria.
Ou seja, os próprios profissionais do setor, traçam objetivos e planejam um cronograma para alcançá-lo.
E, assim como os demais tipos, este também é muito eficiente na mensuração de resultados.
Para descobrir quais competências são necessárias em determinada função, ou setor, essa, pode ser a ferramenta ideal de utilização.
Afinal, ela é fundamental para determinar as métricas utilizadas para o diagnóstico de gargalos e assim, estabelecer metas para os colaboradores.
Dessa forma, torna-se palpável, a avaliação de suas competências técnicas e comportamentais.
Nessa ferramenta de avaliação de desempenho, é o líder que, juntamente com a equipe de RH, definem quais serão as competências avaliadas.
A partir disso, deve ser feita uma análise de desenvolvimento dos profissionais de cada equipe.
Além disso, este método é implementado por muitas empresas, já que permite aproximar o líder de sua equipe.
Este feito, também contribui para que o gestor sinta-se e assuma um papel de mais responsabilidade com relação ao seu time.
Neste sentido, o gestor passa a orientar, capacitar, aconselhar e fornecer todo o tipo de informação e equipamento necessários para que sua equipe alcance as metas estipuladas.
A avaliação de desempenho 180º é o modelo tradicional, cujo desempenho individual de cada colaborador é averiguado pelo seu próprio gestor.
Portanto, esse gestor deve conseguir acompanhar de perto suas tarefas de rotina e para garantir a aplicação eficiente desse tipo de avaliação de desempenho, é fundamental que a empresa tenha uma boa comunicação com todos os seus membros, bem como, uma cultura organizacional fortalecida.
Isso porque, se a relação entre líder e subordinado não for muito boa, a imparcialidade nos resultados pode ficar comprometida.
Afinal, atritos e conflitos podem tirar a objetividade das aferições, levando o RH a cometer erros.
Então, atente-se!
A partir desta ferramenta, todos os profissionais da empresa, podem ser tanto avaliadores como avaliados.
Isso porque, é possível que determinado colaborador seja avaliado por si mesmo e por todos da equipe, bem como da empresa.
Então, como cada análise é feita sob um ponto de vista equilibrado, essa ferramenta está menos suscetível a sofrer influência de opiniões pessoais.
Ou seja, torna-se mais difícil de alguém tentar manipular os resultados apresentados.
A partir disso, o que se percebe é que, com a aplicação deste, os colegas de trabalho procuram ser mais específicos ao avaliar o comportamento de um colaborador determinado.
Sendo assim, como ponto positivo, a pressão dos companheiros de trabalho motiva as mudanças de comportamento dele, contribuindo para seu desenvolvimento.
A eficiência desse sistema contribuiu para ele posse muito aplicado, impactando inclusive, em sua importância para as organizações.
Então, possui eficiência comprovada, o que pode ser o ideal para implementar na empresa!
Depois de conhecer quais são os principais tipos de avaliação de desempenho, é fundamental saber como aplicá-la dentro da empresa.
Neste sentido, separamos abaixo, um passo a passo que pode auxiliar neste processo, confira!
O Learning Analytics é a principal ferramenta para Avaliações de Desempenho na Educação Corporativa. Logo, é também um dos grandes diferenciais do Konquest, a Plataforma LXP da Keeps.
Seja na Gestão do Conhecimento organizacional, na Avaliação de Desempenho dos colaboradores em determinado curso ou treinamento, ou na mensuração do ROI de T&D, o Learning Analytics é um valioso recurso para você Gestor.
O Learning Analytics coleta todos os dados de aprendizagem do Konquest e emite relatórios personalizados, para substanciar a gestão do conhecimento, através da avaliação de desempenho educacional.
Um grande volume de informações é reunido e interpretado pela Inteligência Artificial, a partir das interações dos usuários na plataforma LXP do Konquest, com objetivo de oferecer uma experiência de aprendizagem ativa e acelerar treinamentos.
Com simplicidade e agilidade na criação de cursos e uma gestão eficiente, é possível gerar mais conhecimento, em menos tempo e com menor custo.
Avaliação de Desempenho é um instrumento organizacional que foca na compreensão e qualificação das habilidades e talentos dos colaboradores da empresa com foco em melhorar o desempenho de cada um, individualmente, almejando benefícios coletivos e procurando engajá-los quanto às suas incumbências relacionadas ao cargo que ocupa.
Alguns dos benefícios da Avaliação de Desempenho são os seguintes:
1. Fomentar o conhecimento.
2. Fundamentar decisões.
3. Estimular transparência.
4. Direcionar o desenvolvimento dos colaboradores através de relatórios.
5. Criar uma estratégia para executar os procedimentos.
A avaliação de desempenho é uma ferramenta de gestão de pessoas que visa avaliar a contribuição de um colaborador a empresa.
A avaliação de resultados é um tipo de indicador que demonstra como os resultados de um programa de treinamento e desenvolvimento impactam a empresa.
Curva do esquecimento é o nome que se dá a um fenômeno natural inerente ao ser humano, que consiste em esquecer um conteúdo aprendido.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |