Entre em contato: +55 (48) 99169-2112

Clima organizacional e a sua importância nas empresas

 Por: |  Publicado em 26/07/2021 |  Atualizado em 27/07/2021 |  Tempo de leitura 5 minutos

Clima organizacional

O que é Clima Organizacional?

Por muito tempo o foco trabalhista estava apenas na produtividade — quanto mais produção, melhor. Nos dias atuais não é tão diferente. Não é raro encontrarmos profissionais insatisfeitos por terem renunciado diversas vezes a momentos da sua vida pessoal para dedicar-se à vida profissional. O clima organizacional existe para que a empresa consiga balancear a qualidade do ambiente que proporciona em favor dos seus colaboradores. A seguir, trabalharemos mais a respeito do tema.

O que é Clima Organizacional?

Clima organizacional pode ser conceituado como sendo o sentimento coletivo dos colaboradores em geral em relação ao ambiente da organização na qual trabalha. Por tratar-se de noções bastantes subjetivas, como por exemplo as expectativas, anseios e frustrações do colaborador, o conceito do clima nas organizações é muito enredado, no qual se inserem uma série de elementos.

O clima organizacional é diretamente influenciado pelo relacionamento entre os colaboradores no ambiente corporativo, entre as equipes de setores diferentes e com os responsáveis pela gestão; pelas condições de trabalho proporcionadas; pela motivação da equipe; pelo excesso de pressão e pelas recompensas ofertadas.

Numa empresa, é essencial que o RH esteja conectado ao clima do ambiente organizacional, acompanhando de perto o comportamento dos seus colaboradores, utilizando-se de ferramentas adequadas que influenciem o ambiente de forma a ressaltar a boa convivência.

Quais os benefícios de um bom clima organizacional?

  • Melhora na produtividade dos colaboradores.
  • Aumento da competição da empresa no mercado, visto que os colaboradores se predispõem a trabalhar com mais satisfação, o que gera prestígio para a corporação como um todo.
  • Menos rotatividade entre os colaboradores e maior retenção de talentos na organização.

Importância de se manter um bom clima nas organizações

Conforme dissemos anteriormente, um ambiente positivo ajuda as pessoas a desenvolverem o seu melhor, produzindo de forma mais dedicada e enérgica. Um indivíduo satisfeito se comunica melhor e essa capacidade de comunicação não violenta é importante para evocar um bom clima dentro das empresas. Criados bons hábitos entre os colaboradores e havendo transparência nas ações, fica mais fácil haver conscientização conjunta quanto aos objetivos programados.

A importância do clima organizacional surge pois, a empresa que se dispõe a propagar um bom ambiente entre seus colaboradores, investindo e acreditando, obtém lucros quanto à produção, criatividade, engajamento, motivação, permanência dos talento e, simultaneamente, reduz conflitos internos, a rotatividade de colaboradores, a quantidade de trabalhos refeitos etc.

O clima organizacional não é imediatamente implantado, ele precisa ser cultivado aos poucos, até que se os frutos apareçam. Dia após dias, medidas vão sendo inseridas e, através de erros e acertos, a meta continua a ser impulsionada, evitando que reações negativas em cadeia sejam capazes de atrapalhar os resultados já obtidos até aquele momento.

Cabe ressaltar que não são apenas a empresa e os colaboradores os beneficiados pela criação de um ambiente interno satisfatório. A saúde física e mental dos indivíduos é influenciada, pois sendo valorizadas pela corporação e seus colegas de equipe, o relacionamento interpessoal é facilitado e motivado.

Como definir o clima organizacional de uma empresa?

Como definir o Clima Organizacional de uma empresa?

Inicialmente deve ser compreendido o conceito de clima organizacional acima, ou seja, lembrar que o essencial é a percepção dos colaboradores quanto ao ambiente organizacional. Para que seja realizada alguma mudança, primeiro precisamos entender: por que o clima organizacional é considerado ruim? Feita esta análise, as medidas iniciais começarão a ser tomadas.

Quando busca-se definir o clima organizacional, focamos nos colaboradores, analisando seus sentimentos, opiniões e pensamentos relacionados à empresa. E como realizamos isto? Através da chama Pesquisa de Clima Organizacional, que explanaremos mais adiante. Com a pesquisa, o gerenciamento dos fatores acontecerá, medindo o nível de satisfação dos colaboradores e identificando os setores que precisam ser melhorados.

Pesquisa de Clima Organizacional

A pesquisa de clima organizacional é uma ferramenta de controle que visa a diminuição do turnover nas empresas. Serve para avaliar o clima corporativo e identificar as emoções, os anseios e as reflexões dos colaboradores relacionadas à organização na qual exercem suas funções. Através desta pesquisa, o problema é enfrentado em sua raiz, pois foi possível o reconhecimento da sua origem.

Primeiramente, a pesquisa estuda a organização e a relação da empresa com o seu ambiente interno, dando ênfase às condições características e o nível de satisfação dos colaboradores dentro daquele conjunto.

Com a implantação da pesquisa de clima organizacional, faz-se um exame interno e externo, acompanhando, além da sensação de compensação e compromisso do colaborador. Trata-se de uma poderosa ferramenta de gestão estratégica, que através de ações variadas, proporciona o crescimento e o desenvolvimento dos indivíduos gerando atuações de máxima produtividade e qualidade. Assim, os resultados estabelecidos pela liderança são mais facilmente superados.

Objetivo das Pesquisas de Clima

O principal objetivo de uma pesquisa acerca do clima dentro de uma organização é estreitar ao máximo as relações da empresa com seus colaboradores, disponibilizando condições de trabalho precisas e proporcionando chances de desenvolvimento, procurando a todo momento estabelecer um bom ambiente laboral.

Conclusão

Com as dicas do nosso artigo você já sabe a importância do clima organizacional e pode aplicar as ferramentas em sua empresa. O setor de RH é o responsável pela implementação de uma boa gestão de pessoas, devendo fazer as análises cabíveis e direcionar a empresa na criação de um bom clima organizacional.

Agora, se você gostou do nosso conteúdo, separamos duas dicas para você:

1 – Visite o Blog do T&D da Keeps e confira dezenas de conteúdos sobre T&D e RH, Gestão, Liderança, Resolução de problemas, Tecnologia e Inovação, Educação Corporativa e muito mais!

2 – Conheça o GO LEARNING: uma Universidade Corporativa gratuita, voltada para T&D e RH, onde você encontra diversos cursos (missões) e conteúdos de microlearning (pulses) desenvolvidos pelos melhores profissionais, em parceria com a Keeps.

Tudo dentro de uma experiência LXP de ensino e com emissão de certificados.

Então, tá esperando o quê? Vem pra Keeps e descubra o nosso jeito simples de capacitar!

Venha conhecer nossas soluções.

Relacionados

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Todo mês temos um conteúdo exclusivo para você.

Muito obrigado!

×