Comunicação Interna: entenda o que é, qual a sua importância e como aplicar
Início » Psicologia Organizacional » Comunicação Interna: entenda o que é, qual a sua importância e como aplicar

Sem tempo para ler?

Para que a empresa consiga apresentar uma administração eficaz, é fundamental que haja uma boa Comunicação Interna. O motivo? Esse é o instrumento através do qual a organização iguala as atitudes dos seus colaboradores enquanto elucida os dados relevantes para que tudo funcione de modo positivo.

Mas qual seria o tipo de Comunicação Interna que melhor se encaixaria na sua empresa? Acompanhe o artigo e descubra!

Comunicação Interna: entenda o que é, qual a sua importância e como aplicar

O que é Comunicação Interna?

Comunicação Interna, parte da comunicação organizacional, é uma reunião de comportamentos com foco em oportunizar o repasse de notícias que envolvam as táticas organizacionais.

Maslow

Independentemente de ocorrer de modo vertical ou horizontal, essa comunicação é necessária para que toda a equipe esteja na mesma página quanto ao funcionamento da empresa e consiga ajudar em instantes difíceis, por exemplo. Em todas as suas etapas, a escuta ativa deve estar presente.

Qual o objetivo da Comunicação Interna?

Sem a Comunicação Interna, os colaboradores, além de não estarem a par da mensagem foco da empresa, não se conectam às metas a serem alcançadas, como aquelas relacionadas aos progressos, evoluções dos programas etc.

Uma comunicação eficaz ajuda a o colaborador a entender em que pé a empresa está, nos seus variados aspectos, e a facilitar os motivos das demandas sobre o que a empresa busca e sobre sua performance nesse caminho.

Por conta da Comunicação Interna, todos entendem o que se passa na organização e, em decorrência, acabam sendo mais eficazes nas suas ações referentes à produtividade no trabalho.

De acordo com Margarida Kunsch, autora especialista em comunicação empresarial:

“Por comunicação interna se entende um sistema de informação paralela, e não substitutivo do fluxo comunicativo funcional, que circula por uma organização e é necessário para seu desenvolvimento.”

Por que a Comunicação Interna é importante?

Diante do que foi exposto acima, é fácil compreender que dificilmente uma empresa na qual a Comunicação Interna não funciona tenha algum sucesso nos seus apontamentos.

Inteligência Emocional

Ou seja, sem um relacionamento positivo entre os colaboradores, provavelmente todos os setores apresentarão alguma falha, o que pode gerar uma série de pequenas questões que talvez gerem alguns problemas maiores.

Isso já é o suficiente para compreender por que a Comunicação Interna é tão relevante. Por ser uma das origens de estruturação e hierarquia de uma empresa, sem ela nenhuma norma seria determinada e não haveria fluidez nas tarefas.

Cada organização desenvolve seus valores e sua cultura individualmente, portanto, as habilidades de comunicação funcionam de modo diverso para cada uma.

Todavia, seja qual for o direcionamento escolhido, uma comunicação adequada influenciará no ambiente organizacional bem como na totalidade da empresa.

Quais os principais benefícios da Comunicação Interna?

Em conclusão, diante do exposto no tópico anterior, tudo o que foi dito opera como uma sequência de vantagens para a empresa, por exemplo:

  • Confiabilidade e clareza.
  • Introdução geral a dados indispensáveis.
  • Foco no coletivo.
  • Possibilidade de evolução dos colaboradores mais competentes.
  • Ambiente organizacional assertivo e otimista.

Os benefícios acima listados auxiliam nos ganhos da empresa. É importante sempre lembrar que, um time engajado entrega retornos positivos, se comunica melhor com os clientes e está sempre atento às demandas a ele destinadas.

Endomarketing x Comunicação Interna

Endomarketing e Comunicação interna são dois setores que atuam com o pessoal interno da empresa. Entretanto, existem algumas diferenças relevantes entre os dois conceitos.

A Comunicação Interna diz respeito aos procedimentos de divulgação de dados e notícias estratégicas. O endomarketing está voltando para táticas motivacionais e relacionamento entre as equipes.

Em resumo: a Comunicação Interna abarca toda a comunicação corporativa, divulgação de notícias e atualizações da empresa.

O endomarketing, por sua vez, faz uso de métodos e estratégias de marketing para atrair os colaboradores para suas jornadas internas, viabilizar programas de treinamento, ampliar o entusiasmo etc.

De modo conclusivo, podemos dizer: Comunicação Interna transmite informações sobre a empresa e o endomarketing exibe/demonstra a empresa para os colaboradores.

Endomarketing x Comunicação Interna

Quais são os tipos de Comunicação Interna?

A Comunicação Interna se desmembra em diversos modelos, modelos esses que se encaixam de acordo com as metas e cenários da organização. Sobre cada um deles, falaremos a seguir:

Quais são os tipos de Comunicação Interna?

Comunicação vertical

A Comunicação Interna vertical é voltada para os líderes da empresa. É o tipo de comunicação referente aos níveis hierárquicos superiores, como é o caso dos gestores e demais cargos de graus elevados, cercados por dados táticos e muitas vezes exclusivos.

Comunicação verbal

A Comunicação Interna verbal diz respeito mensagens faladas durante a rotina organizacional, de modo que dela participam todos os colaboradores, times de todos os setores e também os gestores.

Podemos citar como exemplo de comunicação verbal as reuniões, onde acontecem acordos, conversas e debates que pretendem alinhar as atitudes da empresa. Essa é uma oportunidade para que os colaboradores desenvolvem vínculos afins.

Obviamente, os diálogos informais entre os colaboradores também se encaixam nesse modelo de comunicação, bem como palestras, workshops etc.

Comunicação escrita

Quando falamos em Comunicação Interna escrita estamos falando de métodos de comunicação referentes às demandas empresariais através de e-mails, aplicativos de mensagens instantâneas. É um dos tipos de comunicação que mais se utiliza nas organizações.

Comunicação diagonal

A Comunicação Interna diagonal ultrapassa diversos graus hierárquicos da organização, portanto pode atuar em algumas áreas específicas da empresa. Esse tipo de comunicação ocorre geralmente quando existe algo inovador a ser repassado para a empresa.

Comunicação horizontal

A comunicação horizontal acontece entre os colaboradores da empresa seja qual for o grau de hierarquia, participando então todas as áreas e todos os cargos.

Geralmente ela ocorre para que os vínculos sejam estreitados, carregando consigo conteúdos como validações, atualizações e demais oportunidades que se conectem ao trabalho.

Comunicação visual

Se comunicar visualmente utiliza todos os métodos de exposições de comunicação do ambiente organizacional. A intenção é desenvolver um espaço favorável para os colaboradores e estruturar os locais.

A comunicação visual amplia a evidência das informações e dos dados relevantes. Como? Através de banners, panfletos, placas etc.

Como implementar a Comunicação Interna?

Como montar uma Comunicação Interna? Para que haja uma execução eficaz da Comunicação Interna, alguns planejamentos devem ser seguidos, como em um passo a passo:

  1. Fazer um levantamento da Comunicação Interna vigente.
  2. Determinar metas para o ambiente.
  3. Elaborar táticas de comunicação que aprimorem o relacionamento entre os colaboradores.
  4. Estabelecer estratégias que entreguem êxito e submetê-las para análise.
  5. Traçar um mapeamento funcional e executá-lo.
  6. Analisar os resultados e organizar a Comunicação Interna de acordo com o retorno dos colaboradores.

Todos esses passos são necessários, sem deixar de fora, é claro, as considerações que os colaboradores apresentarem durante todas as etapas.

Gostou do nosso conteúdo?

Inscreva-se no Go Learning e tenha acesso ao Curso de Técnicas de Comunicação, criado pela Designer Instrucional da Keeps, Paula Soldi.

O Go Learning é a Universidade Corporativa gratuita da Keeps, pensada especialmente para T&D e RH, com missões sobre os temas mais relevantes em cada área.

Perguntas frequentes sobre Comunicação Interna:

O que é Comunicação Interna?

Comunicação Interna é uma ferramenta cuja intenção é reunir atitudes e comportamentos, entregando informações e dados importantes relacionados à empresa. É considerada essencial, pois é o modo através do qual a organização e seus colaboradores conseguem seguir alinhados acerca dos conteúdos e demandas do ambiente empresarial.

Qual a diferença entre Comunicação Interna e Endomarketing?

Basicamente, podemos destacar uma diferença principal:
– Comunicação Interna: vai sempre estar relacionadas a procedimentos informativos relacionados aos dados empresariais, desenvolvendo vínculos que possam aprimorar a produtividade na empresa.
– Endomarketing: procura atuar no incentivo da divulgação de demandas empresariais visando a interação entre os colaboradores entre si e com os seus gestores.

LXP

Alguma dúvida?​

Preencha os campos abaixo e pergunte a um especialista:

Relacionados