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Comunicação Organizacional: conceitos e estratégias para a sua empresa

 Por: |  Publicado em 29/11/2021 |  Atualizado em 29/11/2021 |  Tempo de leitura 4 minutos

Criar marcas, encontrar meios de comunicar-se com os clientes, entregar transparência nos relacionamentos, tudo isso é característica da comunicação organizacional, um conceito a ser trabalhado pelas empresas para resguardar sua imagem e aumentar a credibilidade. Saiba mais no artigo a seguir.

O que é comunicação organizacional?

Comunicação organizacional é todo exercício, operação, execução, planejamento, conteúdo e procedimento realizados pela empresa para firmar sua marca em relação aos seus clientes, colaboradores e também em relação ao mercado.

Todos os setores da empresa são diretamente atingidos por este tipo de comunicação, independentemente do grau hierárquico que ocupem.

Através da comunicação, as metas conseguem ser estruturadas, aumenta o comprometimento, o diálogo e o progresso dos colaboradores com o seu ambiente de trabalho.

São vários os conceitos de comunicação organizacional uma gama diversificada de possibilidades de aplicabilidade, alcançando organizações sem fins lucrativos, organizações públicas, privadas, fundações etc. Ou seja, o conceito não é direcionado apenas às empresas.

Tipos de comunicação organizacional

A comunicação organizacional, conforme explanado, abarca várias outras formas de comunicação, quais sejam:

Comunicação institucional

Quando falamos em comunicação institucional, o foco é o gerenciamento tático das conexões públicas, através do alicerce de uma marca e da compatibilidade com a organização.

É necessário que haja uma relação pública através da qual exista possibilidade de assessoramento, marketing etc.

Comunicação mercadológica

Na comunicação mercadológica, a atenção é destinada às vendas e ao desenvolvimento dos seus produtos e serviços. As seções de marketing e vendas são as seções incumbidas de dar seguimento às demandas mencionadas.

Comunicação administrativa

A comunicação administrativa faz o repasse das informações referentes aos setores administrativos da empresa a todas as demais áreas nas quais as informações sejam solicitadas.

Através de fluidez e conexões, a comunicação administrativa possibilita que todo o processo organizacional seja assegurado.

Comunicação interna

A área da comunicação interna é bem mapeada e com metas determinadas, tudo isso de forma a possibilitar o diálogo entre a empresa e seus colaboradores.

Na comunicação interna, as comunicações institucional e mercadológica fazem parte das ferramentas utilizadas.

A comunicação interna não tem hierarquia, flui em todos os âmbitos de todos os setores, através da distribuição dos conhecimentos e das vinculações entre os colaboradores.

Diferenças entre comunicação organizacional e comunicação empresarial

Os conceitos de comunicação organizacional e comunicação empresarial, apesar de sinônimos, diferenciam-se pelos mínimos detalhes.

A comunicação empresarial é aquela exclusiva para empresas. Já a comunicação organizacional, como dissemos acima, abrange organizações sem fins lucrativos, empresas públicas, empresas privadas etc.

Um diferencial é o fato de que, quando tratamos especificamente de empresas, todo o público é analisado como sendo um público consumidor, ou seja, os objetivos são direcionados, dentre demais especificidades.

Quais os benefícios de uma boa comunicação organizacional?

Investir na comunicação organizacional traz um conjunto de benefícios para a sua empresa, como por exemplo:

Aperfeiçoamento da imagem da empresa

É importante que a empresa tenha o objetivo de melhorar sua marca, tanto para expandir seu crédito no mercado quanto para alimentar a segurança dos seus colaboradores, fornecedores, clientes, sociedade etc.

Se a empresa consegue dominar sua imagem e é capaz de explorá-la do jeito correto, as chances de amplificar seu destaque no mercado são multiplicadas.

Profissionais comprometidos

Existem dois dados importantes pelos quais a comunicação organizacional é responsável: a produtividade dos colaboradores aumenta em 20/25% e a lucratividade da empresa passa a ser até 21% maior por conta do nível de comprometimento dedicado.

Havendo diálogo e clareza quanto ao que acontece no ambiente organizacional, os colaboradores são estimulados e auxiliam com mais eficácia.

Clima organizacional favorável

Com o desenvolvimento da comunicação organizacional na empresa, o clima tende a ser positivado.

Tudo aquilo que for investido em diálogos acabará afetando os colaboradores, tanto emocionalmente quanto em questões profissionais, como o fato de sentir-se realizado quanto às suas produções dentro da empresa.

Assim sendo, positivar o clima organizacional ajuda nos processos de trabalho em geral.

Abertura dos canais de comunicação

Manter a comunicação sempre clara e acessível ajuda a inovar as ideias e reflexões no ambiente de trabalho. Quando os colaboradores têm livre acesso para dialogar, terminam por sentir-se mais confortáveis nos seus processos, o que auxilia na melhoria das performances dos resultados finais.

Teoria da comunicação organizacional integrada

A teoria da comunicação organizacional integrada foi desenvolvida por Margarida Kunsch.

Segundo essa teoria, esse modelo de comunicação absorve todas as comunicações inicialmente mencionadas: interna, institucional, administrativa e mercadológica.

Logo, a comunicação organizacional integrada é a reunião de todos os programas executados pela empresa, nos seus variados setores. Mesmo que nesse meio existam distinções e detalhes opostos, todos são capazes de atuar sem conflitos e simultaneamente visando o cumprimento das metas da empresa.

Segundo o raciocínio da autora, essas características não representam algo particular, mas sim algo que deve ser trabalhado conjuntamente, adaptando-se aos componentes integrantes da empresa e nivelando suas atividades com as metas da organização.

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