Comunicação Organizacional: o que é, formas e funções estratégicas
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Criar marcas, encontrar meios de comunicar-se com os clientes, entregar transparência nos relacionamentos, tudo isso é característica da comunicação organizacional, um conceito a ser trabalhado pelas empresas para resguardar sua imagem e aumentar a credibilidade. Saiba mais no artigo a seguir.

O que é comunicação organizacional?

 que é comunicação organizacional

Comunicação organizacional é todo exercício, operação, execução, planejamento, conteúdo e procedimento realizados pela empresa para firmar sua marca em relação aos seus clientes, colaboradores e também em relação ao mercado.

Todos os setores da empresa são diretamente atingidos por este tipo de comunicação, independentemente do grau hierárquico que ocupem.

Inteligência Emocional

Através da comunicação, as metas conseguem ser estruturadas, aumenta o comprometimento, o diálogo e o progresso dos colaboradores com o seu ambiente de trabalho.

São vários os conceitos de comunicação organizacional uma gama diversificada de possibilidades de aplicabilidade, alcançando organizações sem fins lucrativos, organizações públicas, privadas, fundações etc. Ou seja, o conceito não é direcionado apenas às empresas.

Funções estratégicas da Comunicação Organizacional

As estratégias de comunicação organizacional permitem que, utilizando-a como ferramenta, o colaborador acaba obtendo uma formação lhe possibilita interpretar os sistemas existentes no mercado.

Utilizando esse método, o colaborador acaba mais comprometido com os resultados e preferências da empresa.

Uma boa comunicação organizacional interna ajuda também a estabelecer valores e atitudes que contribuem para lidar com a possíveis alterações e conflitos.

Dito isso, qual a função da comunicação organizacional?

Nivelar os esforços

Expor e corroborar com assiduidade as metas mais relevantes da empresa é fundamental, podendo ser considerado um dos princípios inerentes à comunicação.

Comunicação Não Violenta

Com esse tipo de atitude sendo expressa, os colaboradores conseguirão assimilar o aprendizado, direcionar seu foco e se nivelarem às metas coletivas da empresa.

Informar ao colaborador qual o seu papel

Se o colaborador se torna capaz de entender como seu desempenho particular impacta nos resultados gerais da empresa, será mais fácil identificar a relevância da performance que realiza e, consequentemente, se tornará mais engajado.

Vale a pena ressaltar ainda que essa elucidação permite que o colaborador desenvolva seu trabalho com cada vez mais precisão.

Consolidar a cultura organizacional

A cultura organizacional diz respeito aos valores, atitudes, regras e valores em geral de uma empresa.

Se a organização tem uma cultura eficiente e bem apresentada, seus colaboradores produzirão de forma mais alinhada e harmônica, acatando opiniões e pensamentos e em comunhão com relação ao que se quer divulgar.

Incentivar boas práticas

Quando uma boa comunicação organizacional acontece e a cultura da empresa está consolidada, os colaboradores são estimulados a agirem de modo que suas ações se comuniquem com aquilo que está sendo entregue.

Desnudar fake news

Quando há uma comunicação organizacional atuante e validada, pequenos boatos, fofocas e até mesmo fake news são evitadas.

O motivo é que, a comunicação implementada é objetiva, coerente e interativa. Interativa de forma a permitir a troca de ideias e referências, aprimorar estratégias colaborativas e dividir informações.

Promover o engajamento

Quando os colaboradores se enxergam parte da empresa e recebem retorno diante desse acolhimento, acabam por fazer propagandas positivas da organização, melhoram sua produtividade e procuram o êxito e prosperidade, tanto do seu trabalho individual quanto da empresa.

Produzir resultados financeiros

Além de todas as funcionalidades já citadas, os resultados financeiros que uma comunicação organizacional bem estruturada fornece são afetados de modo otimista.

Formas de comunicação organizacional

A comunicação, conforme explanado, abarca vários outros tipos de comunicação organizacional, quais sejam:

Tipos de comunicação organizacional

Comunicação institucional

Quando falamos em comunicação institucional, o foco é o gerenciamento tático das conexões públicas, através do alicerce de uma marca e da compatibilidade com a organização.

É necessário que haja uma relação pública através da qual exista possibilidade de assessoramento, marketing etc.

Comunicação mercadológica

Na comunicação mercadológica, a atenção é destinada às vendas e ao desenvolvimento dos seus produtos e serviços. As seções de marketing e vendas são as seções incumbidas de dar seguimento às demandas mencionadas.

Comunicação administrativa

A comunicação administrativa faz o repasse das informações referentes aos setores administrativos da empresa a todas as demais áreas nas quais as informações sejam solicitadas.

Através de fluidez e conexões, a comunicação administrativa possibilita que todo o processo organizacional seja assegurado.

Comunicação interna

A área da comunicação interna é bem mapeada e com metas determinadas, tudo isso de forma a possibilitar o diálogo entre a empresa e seus colaboradores.

Na comunicação interna, as comunicações institucional e mercadológica fazem parte das ferramentas utilizadas.

A comunicação interna não tem hierarquia, flui em todos os âmbitos de todos os setores, através da distribuição dos conhecimentos e das vinculações entre os colaboradores.

Dimensões da Comunicação Organizacional

A comunicação organizacional é geralmente explanada considerando três dimensões:

  • Dimensão instrumental: é a forma como as informações são transmitidas, de modo objetivo sem desvios, dispensando averiguações.
  • Dimensão estratégica: aqui tudo é arquitetado, gerenciado, com análises sistematizadas da comunicação. O objetivo é ajudar a empresa a notar as possíveis advertências e possibilidades no ambiente organizacional.
  • Dimensão humana: o foco é interpretar os colaboradores, entender como os relacionamentos são alicerçados e desconstruídos no cotidiano laboral. Se dá através método de recepção de mensagens.

Diferenças entre comunicação organizacional e comunicação empresarial

Os conceitos de comunicação organizacional e comunicação empresarial, apesar de sinônimos, diferenciam-se pelos mínimos detalhes.

A comunicação empresarial é aquela exclusiva para empresas. Já as características da comunicação organizacional, como dissemos acima, abrange organizações sem fins lucrativos, empresas públicas, empresas privadas etc.

Um diferencial é o fato de que, quando tratamos especificamente de empresas, todo o público é analisado como sendo um público consumidor, ou seja, os objetivos são direcionados, dentre demais especificidades.

Quais os benefícios de uma boa comunicação organizacional?

Como melhorar a comunicação organizacional? Investir na comunicação traz um conjunto de benefícios para a sua empresa, como por exemplo:

Quais os benefícios de uma boa comunicação organizacional

Aperfeiçoamento da imagem da empresa

É importante que a empresa tenha o objetivo de melhorar sua marca, tanto para expandir seu crédito no mercado quanto para alimentar a segurança dos seus colaboradores, fornecedores, clientes, sociedade etc.

Se a empresa consegue dominar sua imagem e é capaz de explorá-la do jeito correto, as chances de amplificar seu destaque no mercado são multiplicadas.

Profissionais comprometidos

Existem dois dados importantes pelos quais a comunicação organizacional é responsável: a produtividade dos colaboradores aumenta em 20/25% e a lucratividade da empresa passa a ser até 21% maior por conta do nível de comprometimento dedicado.

Havendo diálogo e clareza quanto ao que acontece no ambiente organizacional, os colaboradores são estimulados e auxiliam com mais eficácia.

Clima organizacional favorável

Com o desenvolvimento da comunicação organizacional na empresa, o clima tende a ser positivado.

Tudo aquilo que for investido em diálogos acabará afetando os colaboradores, tanto emocionalmente quanto em questões profissionais, como o fato de sentir-se realizado quanto às suas produções dentro da empresa.

Assim sendo, positivar o clima organizacional ajuda nos processos de trabalho em geral.

Abertura dos canais de comunicação

Manter a comunicação sempre clara e acessível ajuda a inovar as ideias e reflexões no ambiente de trabalho. Quando os colaboradores têm livre acesso para dialogar, terminam por sentir-se mais confortáveis nos seus processos, o que auxilia na melhoria das performances dos resultados finais.

Teoria da comunicação organizacional integrada

Quando surgiu a comunicação organizacional? A teoria da comunicação organizacional integrada foi desenvolvida por Margarida Kunsch.

Segundo essa teoria, esse modelo de comunicação absorve todas as comunicações inicialmente mencionadas: interna, institucional, administrativa e mercadológica.

Logo, a comunicação organizacional integrada é a reunião de todos os programas executados pela empresa, nos seus variados setores. Mesmo que nesse meio existam distinções e detalhes opostos, todos são capazes de atuar sem conflitos e simultaneamente visando o cumprimento das metas da empresa.

Segundo o raciocínio da autora, essas características não representam algo particular, mas sim algo que deve ser trabalhado conjuntamente, adaptando-se aos componentes integrantes da empresa e nivelando suas atividades com as metas da organização.

Por que investir em Comunicação Organizacional?

Por que a comunicação organizacional é importante? Agora que você chegou aqui já deve saber qual a importância da comunicação organizacional e até mesmo conhecer alguns dos motivos pelos quais vale a pena investir nessa ferramenta.

Uma comunicação interna de qualidade é essencial para qualquer organização que tenha intenção de continuar no mercado, que é cada vez mais competitivo. Os resultados continuam importando, mas agora existe toda uma análise acerca de como são alcançados.

Atualmente, as empresas valorizam com mais afinco as relações existentes entre os seus colaboradores, entre si e com seus gestores. Isso porque sabem de modo cada vez mais claro e elaborado que, um ambiente organizacional harmônico tem o poder de modificar todo o rumo do empreendimento.

Uma administração bem estruturada, além de conectar e engajar os colaboradores, também é responsável por integrá-los à sua cultura. Isso porque, é através da exposição dos valores da empresa que se torna possível sincronizá-los à comunicação organizacional. Daí então os colaboradores e a empresa caminham conjuntamente e em harmonia em relação às suas ações e ideais.

Comunicação Organizacional e o RH

Quando integrada ao setor de Recursos Humanos, a comunicação organizacional pode atuar tanto em ações de comunicação interna quanto externa.

Ações de comunicação interna:

  • Integração entre gestores e colaboradores.
  • Clareza em relação à estruturação da empresa.
  • Engajamento dos colaboradores.
  • Treinamentos direcionados às demandas individuais de cada colaborador.
  • Avaliações de clima organizacional etc.

Ações de comunicação externa:

  • Desenvolver projetos relacionado à comunidade na qual a empresa atua.
  • Interação com as situações externas que se conectem à empresa.
  • Divulgação de informações que sejam importantes para a empresa e sua conexão com os clientes.

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