Comunicação Empresarial: o que é, tipos e qual sua importância

Início » Psicologia Organizacional » Comunicação Empresarial: o que é, tipos e qual sua importância

Cada vez mais, a comunicação tem tomado um posto estratégico no mundo empresarial. Não há exceção, todas as empresas precisam investir em sua comunicação empresarial para não ficar para trás, não importa o tamanho, o segmento de mercado ou a quantidade de colaboradores.

A comunicação empresarial é essencial para o funcionamento da empresa, tanto para as atividades e trabalhos diários, quanto para a cultura organizacional. É ela quem une e direciona os colaboradores para os objetivos e para as metas da empresa.

Para saber o que é a comunicação empresarial, quais são seus tipos e qual é a sua importância para as empresas, siga a leitura, pois abordaremos estes e outros tópicos muito interessantes, confira!

O que é Comunicação Empresarial?

A comunicação empresarial, também chamada de comunicação corporativa ou integrada, pode ser definida como todo e qualquer processo de comunicação que ocorre entre a empresa e seu público, seja ele externo (clientes, por exemplo) ou interno (seus colaboradores).

Mas afinal, o que é a comunicação empresarial? A resposta é bastante simples, a comunicação empresarial é um fato, ela ocorre em todas as empresas, de forma consciente e organizada ou não.

De acordo com Cristiana Soethe, sócia da Presse Comunicação, a comunicação tem se consolidado como protagonista nas empresas, e é vista cada vez mais como um elemento estratégico. Outro ponto interessante a ser levantado é que cerca de 70% dos times de comunicação corporativa são ocupados pelo gênero feminino, fomentando o grau de inclusão característico das empresas que investem na comunicação empresarial.

Ainda, a comunicação empresarial é a base para toda e qualquer forma de cultura organizacional, pois é através da comunicação que a missão, a visão e os valores da empresa são transmitidos para os colaboradores, investidores e clientes, possibilitando a criação de uma marca conectada com o público.

Qual o objetivo da Comunicação Empresarial?

Em resumo, o objetivo da comunicação empresarial é identificar e desenvolver a melhor mensagem e o melhor meio de transmissão dessa mensagem para os públicos da empresa, desde colaboradores a clientes.

Qual o objetivo da Comunicação Empresarial?

Com isso, há a possibilidade de mudar modos de pensar e agir frente a marca, de alterar e influenciar decisões, de direcionar os colaboradores para os objetivos centrais da empresa, resolver conflitos internos e etc., os exemplos são muitos.

Por fim, mas não menos importante, a comunicação empresarial tem por objetivo apoiar os gestores e líderes na resolução de problemas e no enfrentamento dos desafios diários que qualquer empresa passa ao longo de sua caminhada.

Qual o papel da Comunicação Empresarial?

De forma simples e clara, o papel central da comunicação empresarial está na manutenção de um diálogo aberto entre os colaboradores e gestores, internamente, e entre a empresa, os clientes e os investidores, externamente.

Novamente, a comunicação empresarial é estratégica para toda e qualquer companhia, é através dela que novos hábitos, práticas e comportamentos mais inclusivos e inovadores são implementados na realidade empresarial.

Comunicação Empresarial e Organizacional

Quando o assunto é comunicação empresarial, não podemos nos confundir com a comunicação organizacional, pois, apesar de os dois termos reunirem inúmeras similaridades, eles não são sinônimos.

A comunicação organizacional é mais abrangente, pois está ligada a entidades públicas. Já a comunicação empresarial, como podemos ver até aqui, está totalmente ligada às empresas, sendo um conceito mais restrito.

Tipos de Comunicação Empresarial

Existem muitos tipos de comunicação empresarial, com características bastante diversas entre si. Não há um melhor ou pior, cada empresa deve investir no modelo que mais condiz com sua realidade e com sua cultura.

Todavia, é importante conhecer quais são os principais tipos de comunicação empresarial, dessa forma, você poderá identificar qual mais se aplica no dia a dia de sua empresa, confira!

Tipos de Comunicação Empresarial

Comunicação interna

A comunicação interna é direcionada para o corpo profissional da empresa, desde os colaboradores das bases hierárquicas aos mais altos cargos de gestão e liderança.

Essa comunicação é vital para toda e qualquer empresa, visto que a comunicação entre setores, colaboradores e líderes é necessária para o bom funcionamento dos negócios, o que exige uma escuta sempre ativa.

Ainda, a comunicação interna é a ferramenta mais eficaz para a disseminação da cultura organizacional da empresa, pois é através dela que a missão, a visão, os valores, as metas e os objetivos são transmitidos de setor para setor e de colaborador para colaborador.

Ela se dá das mais variadas formas, desde conversas de corredor a ofícios internos, e leva em conta os mais diversos níveis hierárquicos, por isso precisa sempre ser uma comunicação assertiva e eficiente.

Comunicação externa

Diferente da comunicação interna, a comunicação empresarial externa, como o nome sugere, foca no público-alvo da empresa, nos clientes, nos investidores, nos stakeholders, em possíveis novos clientes e etc.

Dessa forma, a comunicação externa visa criar e desenvolver uma imagem positiva da empresa frente ao cenário externo.

Ela pode trazer diversos benefícios, como um aumento nas vendas, retenção de talentos e laços de confiança mais estáveis com o público externo.

Comunicação descendente

Também chamada de comunicação top-down, esse modelo de comunicação é bastante rígido, pois a tomada de decisão estará centrada nos cargos mais altos da gerência.

Nesse tipo de comunicação, as ordens e as regras emanam do alto executivo, conectando estes com os demais colaboradores. Seu objetivo central é informar, direcionar ou instruir os colaboradores da empresa.

Comunicação ascendente

Contrária a comunicação descendente, a comunicação ascendente ou bottom-up toma forma nas bases hierárquicas. Nela, são os colaboradores que comunicam, expõem demandas e auxiliam nas tomadas de decisão da empresa.

Comunicação horizontal

A comunicação horizontal é aquela que ocorre com os colaboradores de um mesmo nível hierárquico. Em resumo, é através desse tipo de comunicação empresarial que as relações são construídas, além disso, ela imprime fluidez e celeridade às atividades e aos compromissos diários da empresa.

Comunicação circular

Popularmente conhecida por “comunicação sem nível”, esse tipo de comunicação empresarial é bastante comum em pequenas empresas e em microempreendimentos.

Tal fato se dá pela quantidade de colaboradores nas companhias de pequeno porte, sendo que, geralmente, a maioria deles se conhecem uns aos outros.

Isto posto, quanto maior for a proximidade entre os colaboradores, maior será a troca de informações dentro do ambiente empresarial.

Quais são os tipos de comunicação empresarial mais adotados pelas empresas?

Ao observar todos esses tipos de comunicação empresarial, você pode estar se perguntando, quais são os mais populares entre as empresas? Sucintamente, são dois, a comunicação descendente e a comunicação ascendente.

Comunicação descendente

Empresas mais tradicionais, na maioria das vezes, possuem uma estrutura hierárquica bastante rígida, refletindo diretamente na adoção da comunicação descendente ou top-down.

Isso se dá pelo fato do elevado grau de controle impresso frente aos colaboradores nesse tipo de comunicação empresarial. Entretanto, tal rigidez pode gerar consequências, como o baixo engajamento e a alta rotatividade. 

Comunicação ascendente

As empresas mais recentes e modernas, em geral, são mais flexíveis e adaptáveis. Tal flexibilidade faz com que a comunicação ascendente ou bottom-up seja a escolha ideal.

É através desse tipo de comunicação, com inteligência emocional, que o diálogo democrático toma o lugar de protagonista, pois a tomada de decisão incluirá as demandas e os anseios de todas as camadas hierárquicas, das mais baixas às mais altas.

Qual a importância da Comunicação Empresarial?

Qual a importância da Comunicação Empresarial?

Você pode estar se perguntando, mas porque investir em comunicação empresarial? Ou, por que ter comunicação empresarial? A seguir, responderemos a estas perguntas te mostrando qual a importância da comunicação empresarial.

Como foi exposto, a comunicação empresarial, caso bem gerida, pode ser uma poderosa ferramenta estratégica para a empresa, pois é através dela que há a integração, ampliação e desenvolvimento dos setores e dos colaboradores da empresa.

É através da comunicação que a empresa toma decisões. Como se não bastasse, essa ferramenta é responsável por todo o contato com clientes, fornecedores, investidores e stakeholders da empresa.

Ainda, ao investir na comunicação, você estará investindo na flexibilidade, na criatividade e no engajamento dos seus colaboradores, visto que haverá uma maior abertura para o diálogo e para novas soluções, tornando a empresa mais resiliente, adepta da comunicação não violenta e inclusiva no longo prazo.

Além disso, empresas mais abertas e inclusivas atraem maior visibilidade, e com isso, mais recursos, seja através de mais vendas, clientes ou investidores.

Por que investir em Comunicação Empresarial?

Para resumir, listamos 5 motivos que te ajudarão a pensar no por que investir em comunicação empresarial, segue:

  1. Fortalecer a marca e a imagem da empresa;
  2. Engajar os colaboradores;
  3. Gerar um bom clima organizacional;
  4. Abrir os canais de comunicação (digital, inclusive);
  5. Integrar os setores e as equipes de colaboradores.

Gostou do nosso conteúdo?

Inscreva-se no Go Learning e tenha acesso ao Curso de Técnicas de Comunicação, criado pela Designer Instrucional da Keeps, Paula Soldi.

O Go Learning é a Universidade Corporativa, 100% gratuita da Keeps, com foco em conteúdos e cursos sobre T&D e RH, sempre atualizada para atender as suas demandas institucionais!

Perguntas frequentes sobre Comunicação Empresarial:

O que é Comunicação Empresarial?

A Comunicação Empresarial é reunião de todas os comportamentos da empresa com foco no desenvolvimento de conexões e interações com seu público interno e externo. Esse tipo de comunicação se dá através de qualquer forma de diálogo possível, seja através de mídias sociais, apresentação de valores, identidade visual etc.

Quais os principais tipos de Comunicação Empresarial?

1. Interna: colaboradores e gestores da empresa.
2. Externa: mercado e clientes.
3. Vertical: dos cargos mais altos para os mais baixos.
4. Horizontal: entre pessoas de mesmo nível hierárquico.
5. Ascendente: colaboradores comunicam seus gestores.
6. Diagonal: todas as pessoas da empresa, sem hierarquia.

Gustavo Formighieri
Possui graduação em Ciências da Computação e é especialista em Gestão de Projetos e Marketing Digital pela FGV, hoje atuando como fundador de COO da Keeps, ajudando as empresas a implantar e operacionalizar processos e ferramentas para capacitação dos colaboradores.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: