Soft skills e hard skills: o que são, diferenças e como desenvolver
Soft skills são as habilidades subjetivas de um colaborador. Já as hard skills, são características positivas e objetivas, qualificações de cada um.
Uma comunicação efetiva é essencial para que haja uma troca de mensagens positivas, sem ruídos e que mantenham um bom clima organizacional na empresa, mantendo as expectativas conectadas e destacando a eficácia relevância de uma troca direcionada e assertiva.
Porém, não é tão simples assim. Então, para saber como aplicar a comunicação efetiva no ambiente de trabalho, continue lendo que vamos entregar algumas dicas. Vamos lá?
Comunicação efetiva é aquela que acontece quando o emissor consegue transmitir ao receptor a mensagem exata, da maneira almejada, sem que haja ruídos.
Quando no ambiente de trabalho, uma comunicação efetiva é algo essencial, porque deve haver um entendimento claro daquilo que está sendo comunicado, uma vez que a mensagem passada reflete nas decisões, relações, produtividade e motivação dos colaboradores.
Existem alguns detalhes que indicam que uma comunicação pode ser classificada como efetiva. São eles:
Agora que você já sabe identificar uma comunicação efetiva, vamos falar sobre as vantagens que a empresa obtém ao implementá-la no ambiente de trabalho:
Considerando tudo o que vimos até aqui, você deve estar se questionando: ok, mas como eu consigo implementar a comunicação efetiva de forma eficaz na minha empresa?
Montamos um passo a passo que pode te ajudar, olha só:
Para que você consiga se comunicar, antes você precisa entender o modo através do qual você se comunica, sentir como suas emoções são entregues, quais as motivações e até mesmo os preconceitos.
Avalie-se: consigo transmitir minha mensagem claramente? Sou capaz de escutar com atenção o que está sendo entregue?
Tenha clareza em relação à mensagem a ser transmitida. O que você pretende comunicar? O que será enviado ao receptor? Uma informação, um questionamento, é necessário persuadi-lo etc.
Com quem você está se comunicando? Qual o perfil do receptor da sua mensagem? Na comunicação efetiva, é necessário que essa definição seja muito clara, para que então você possa adaptar seu tom, sua linguagem, os exemplos e todos os detalhes que façam com que a mensagem seja bem interpretada.
Saiba exatamente como sua mensagem será entregue. O que deve conter na introdução? Qual o conteúdo de destaque? Como vou concluir? É necessário um CTA?
Ouça com atenção e concentração o seu interlocutor. Dê espaço para que a mensagem seja produzida, não interrompa e evite feedbacks verbais, são desnecessários nesse momento.
Antes de elaborar a mensagem, defina qual será o canal de comunicação escolhido: reunião, e-mail, videoconferência etc.
Algumas dicas são: faça contato visual, permaneça bem posturado, não exagere nos gestos, nas expressões, seja cuidadoso e respeitoso durante todo o processo.
Quando puder, tente verificar o que o outro entendeu, arrisque pedir que repita ou fale o que compreendeu na mensagem, de modo que seja confirmado se houve compreensão de ambos os lados.
Sempre motive os interlocutores a entregarem seu feedback, abra espaço para ouvir as possíveis dúvidas, esclareça os questionamentos.
Produza e desenvolva programas de T&D, oficinas e cursos com a temática da comunicação efetiva. Isso pode ser feito através da utilização de ferramentas diversas, como plataformas e cursos online, por exemplo.
Permita que o ambiente de trabalho seja harmonioso, com um clima organizacional positivo e seguro, no qual os colaboradores possam expor suas ideias, expectativas, preocupações etc.
De tempo em tempo, veja como anda a comunicação efetiva na sua empresa. Faça pesquisas, análises e avaliações para entender onde são necessários ajustes.
Não tenha medo de variar nas ferramentas e inovações tecnológicas que ajudem a despontar a comunicação efetiva na sua rotina laboral.
Os líderes e gestores precisam ser os modelos de comunicação efetiva para toda a empresa, demonstrando sempre como as práticas devem ser adotadas.
Sabendo as características, os benefícios e os passos de implementação, basta que você esteja sempre atento às melhores práticas de comunicação efetiva, para então desenvolver um ambiente de trabalho mais positivo, produtivo, harmonioso e, claro, colaborativo.
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Soft skills são as habilidades subjetivas de um colaborador. Já as hard skills, são características positivas e objetivas, qualificações de cada um.
Como entender e interpretar o nível de maturidade de todos os colaboradores da sua equipe e implementar a liderança situacional?
As power skills são habilidades avançadas e abrangem tanto as habilidades pessoais quanto as interpessoais.
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