keeps logo
Desenvolvendo e impulsionando conhecimento

Como desenvolver a Comunicação Efetiva no ambiente de trabalho

Início » Competências Organizacionais » Como desenvolver a Comunicação Efetiva no ambiente de trabalho

Uma comunicação efetiva é essencial para que haja uma troca de mensagens positivas, sem ruídos e que mantenham um bom clima organizacional na empresa, mantendo as expectativas conectadas e destacando a eficácia relevância de uma troca direcionada e assertiva.

Porém, não é tão simples assim. Então, para saber como aplicar a comunicação efetiva no ambiente de trabalho, continue lendo que vamos entregar algumas dicas. Vamos lá?

Como desenvolver a Comunicação Efetiva no ambiente de trabalho

O que é uma comunicação efetiva no trabalho?

Comunicação efetiva é aquela que acontece quando o emissor consegue transmitir ao receptor a mensagem exata, da maneira almejada, sem que haja ruídos.

Quando no ambiente de trabalho, uma comunicação efetiva é algo essencial, porque deve haver um entendimento claro daquilo que está sendo comunicado, uma vez que a mensagem passada reflete nas decisões, relações, produtividade e motivação dos colaboradores.

Quais as características da comunicação efetiva no ambiente de trabalho?

Existem alguns detalhes que indicam que uma comunicação pode ser classificada como efetiva. São eles:

  • Clareza: a mensagem deve ser entregue de forma direta, sem espaço para interpretações errôneas. Se for usar uma linguagem mais técnica, certifique-se antes de que o receptor irá compreendê-la.

  • Concisão: não comunique informações além das necessárias, seja assertivo e conciso.

  • Consistência: sua mensagem deve ser consistente, sem que haja oportunidade para contradições a depender do momento ou canal de comunicação.

  • Feedback: é necessário que existam duas ou mais pessoas para que a comunicação efetiva aconteça, certo? Por isso, não custa nada às vezes pedir um feedback para saber se de fato a mensagem foi compreendida.

  • Empatia: se coloque no lugar no receptor e procure entender como a mensagem seria recebida se fosse você a recebê-la.

  • Escuta ativa: é importante que haja escuta ativa na comunicação efetiva. Portanto, compreenda os demais pontos de vista e saiba ouvir.

  • Não verbal: a comunicação vai além da linguagem falada, então esteja atento às mensagens corporais, tons de voz etc.

  • Barreiras: identifique e delete as possíveis barreiras para a comunicação efetiva, sejam elas preconceitos e demais ruídos.

Vantagens da comunicação efetiva no ambiente de trabalho

Agora que você já sabe identificar uma comunicação efetiva, vamos falar sobre as vantagens que a empresa obtém ao implementá-la no ambiente de trabalho:

  • Melhoria nas relações interpessoais: se a comunicação é clara, os conflitos diminuem, as mensagens são bem recebidas e a colaboração é ampliada.

  • Aumento da produtividade: se existe uma comunicação efetiva em relação às metas, atividades e demandas, em consequência são evitados erros, retrabalhos etc.

  • Tomada de decisões mais eficiente: por conta da comunicação efetiva, tanto os gestores quanto as equipes são capazes de fazer escolhas mais assertivas e céleres.

  • Ambiente de trabalho mais saudável: uma comunicação efetiva ajuda na harmonização do ambiente organizacional, entregando respeito e confiança, estimulando o bem-estar dos colaboradores.

  • Engajamento dos colaboradores: por se perceberem ouvidos e acolhidos, sem incompreensão na comunicação, os colaboradores estão mais estimulados a abraçar e apoiar a empresa.
vantagens-comunicacao-eeftiva-no-ambiente-de-trabalho-infografico1

Como desenvolver uma comunicação efetiva no ambiente de trabalho

Considerando tudo o que vimos até aqui, você deve estar se questionando: ok, mas como eu consigo implementar a comunicação efetiva de forma eficaz na minha empresa?

Montamos um passo a passo que pode te ajudar, olha só:

Autoconhecimento e autoavaliação

Para que você consiga se comunicar, antes você precisa entender o modo através do qual você se comunica, sentir como suas emoções são entregues, quais as motivações e até mesmo os preconceitos.

Avalie-se: consigo transmitir minha mensagem claramente? Sou capaz de escutar com atenção o que está sendo entregue?

Defina o objetivo da comunicação

Tenha clareza em relação à mensagem a ser transmitida. O que você pretende comunicar? O que será enviado ao receptor? Uma informação, um questionamento, é necessário persuadi-lo etc.

Adapte sua mensagem ao público-alvo

Com quem você está se comunicando? Qual o perfil do receptor da sua mensagem? Na comunicação efetiva, é necessário que essa definição seja muito clara, para que então você possa adaptar seu tom, sua linguagem, os exemplos e todos os detalhes que façam com que a mensagem seja bem interpretada.

Estruture sua mensagem

Saiba exatamente como sua mensagem será entregue. O que deve conter na introdução? Qual o conteúdo de destaque? Como vou concluir? É necessário um CTA?

Vantagens da comunicação efetiva no ambiente de trabalho

Pratique a escuta ativa

Ouça com atenção e concentração o seu interlocutor. Dê espaço para que a mensagem seja produzida, não interrompa e evite feedbacks verbais, são desnecessários nesse momento.

Utilize canais adequados na comunicação efetiva

Antes de elaborar a mensagem, defina qual será o canal de comunicação escolhido: reunião, e-mail, videoconferência etc.

Observe a linguagem não verbal

Algumas dicas são: faça contato visual, permaneça bem posturado, não exagere nos gestos, nas expressões, seja cuidadoso e respeitoso durante todo o processo.

Peça feedback

Quando puder, tente verificar o que o outro entendeu, arrisque pedir que repita ou fale o que compreendeu na mensagem, de modo que seja confirmado se houve compreensão de ambos os lados.

Seja aberto a críticas e sugestões

Sempre motive os interlocutores a entregarem seu feedback, abra espaço para ouvir as possíveis dúvidas, esclareça os questionamentos.

Invista em treinamento e desenvolvimento

Produza e desenvolva programas de T&D, oficinas e cursos com a temática da comunicação efetiva. Isso pode ser feito através da utilização de ferramentas diversas, como plataformas e cursos online, por exemplo.

Permita que o ambiente de trabalho seja harmonioso, com um clima organizacional positivo e seguro, no qual os colaboradores possam expor suas ideias, expectativas, preocupações etc.

Revise e ajuste

De tempo em tempo, veja como anda a comunicação efetiva na sua empresa. Faça pesquisas, análises e avaliações para entender onde são necessários ajustes.

Utilize ferramentas e tecnologias

Não tenha medo de variar nas ferramentas e inovações tecnológicas que ajudem a despontar a comunicação efetiva na sua rotina laboral.

Seja exemplar

Os líderes e gestores precisam ser os modelos de comunicação efetiva para toda a empresa, demonstrando sempre como as práticas devem ser adotadas.

Conclusão

Sabendo as características, os benefícios e os passos de implementação, basta que você esteja sempre atento às melhores práticas de comunicação efetiva, para então desenvolver um ambiente de trabalho mais positivo, produtivo, harmonioso e, claro, colaborativo.

comunicacao-efetiva-no-go-learning-da-keeps

Comunicação Efetiva com o Go Learning!

Na Keeps, nós desenvolvemos uma Universidade Corporativa Digital, 100% gratuita e repleta de temas relevantes e atuais sobre as temáticas de RH e T&D, inclusive em relação aos tipos de comunicação. Estamos falando do Go Learning!

Não perca tempo e acesse os nosso cursos e trilhas, com certificados de conclusão gerados automaticamente.

Vem pra Keeps!

Lilian Pamela
Possui formação em Gestão de Recursos Humanos, responsável pelo RH da Keeps, atuando como Analista de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano e Organizacional. Entusiasta de temáticas e aplicações sobre T&D.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: