Learning Analytics: o que é essa ferramenta e qual o seu diferencial

Início » Ambientes Educacionais » Learning Analytics: o que é essa ferramenta e qual o seu diferencial

Desenvolvida inicialmente para auxiliar estudantes do ensino à distância, o Learning Analytics é uma ferramenta utilizada para estudar as etapas de conhecimento e dificuldades de aprendizagem dos estudantes e colaboradores. Com a democratização do acesso à tecnologia, as instituições de ensino de educação básica, superior e demais cursos presenciais passaram a utilizá-la em sua rotina. Saiba mais no nosso artigo!

O que é Learning Analytics e como funciona?

O learning analytics surge com o objetivo de auxiliar os gestores das atividades educacionais — sejam eles tutores, professores, responsáveis pelo RH etc. —, na análise rápida e didática do desempenho dos seus participantes. Através desta ferramenta, é possível, utilizando métodos como o big data, que organiza os dados de modo estratégico, fazer uma avaliação acerca da atuação dos estudantes e colaboradores na plataforma de ensino.

Os relatórios gerados pelo learning analytics são individuais, mantendo o foco em cada indivíduo, e também do processo de aprendizagem como um todo, vinculado à instituição de ensino ou à empresa.

Mas e na prática, como funciona o learning analytics? Após o colaborador cumprir as etapas de ensino à distância, realizadas as atividades e avaliações partes da ementa, a ferramenta absorve todos os dados resultantes e ordena para que o responsável possa acessar e identificar os acertos, os erros e o desempenho geral dos usuários. Ou seja, todo o procedimento é automatizado e facilitado, permitindo que as análise sejam mais rápidas e eficazes.

Ainda, as ferramentas com foco na análise de aprendizado vão além da simples coleta de dados; eles também usam tecnologias como inteligência artificial, aprendizado adaptativo e teoria dos grafos para produzir análises completas.

Um benefício, aos olhos dos alunos, é a coleta de dados para autoavaliação. Eles podem aprender mais a respeitar seu próprio desempenho em todas as disciplinas que estudam.

Mas, para os professores, essa tecnologia vai mais longe, pois fornece informações sobre o desenvolvimento dos alunos e gera ideias para melhorá-lo.

5 vantagens do Learning Analytics para o processo de ensino-aprendizagem

Fornece dados confiáveis para auxiliar na tomada de decisão

O primeiro benefício é que instrutores e alunos não precisam confiar suas decisões apenas em opiniões pessoais.

Os professores podem notar que uma aula não foi compreendida pela turma ou sentir hesitações na hora de conduzir um seminário. Mas isso depende da percepção, que facilmente encanta as pessoas.

Por outro lado, o Learning Analytics fornece dados concretos e assertivos. Eles são extraídos diretamente do ambiente de aprendizado do mundo virtual, tornando-os 100% confiáveis.

Ajuda a compreender o comportamento dos estudantes

A atitude dos alunos tem um grande impacto na forma como as salas de aula se desenvolvem. É comum que eles se esforcem para compreender completamente o conteúdo quando estão desinteressados ou desmotivados.

Os professores agora têm uma perspectiva geral sobre os interesses reais dos alunos graças à análise de aprendizado. Como resultado, eles podem gastar dinheiro em modelos de aprendizado que atraem mais atenção e incentivam o engajamento.

Identifica lacunas e dificuldades individuais

Da mesma forma que a Learning Analytics ajuda a entender o comportamento do aluno, ela também ajuda a identificar possíveis problemas no processo de aprendizagem.

Os alunos podem receber assistência ao buscar assistência e tirar dúvidas no ensino a distância. Diante disso, é fundamental que os professores antecipem algumas dificuldades.

Permite a personalização do ensino

A tendência da educação personalizada é uma das mais significativas dos últimos anos. O objetivo é tornar o aluno o ponto focal de seu dia de aprendizagem. Com isso, conseguimos ter alunos muito mais engajados e motivados para novos desafios.

A instrução personalizada em aprendizado remoto se torna possível quando a tecnologia funciona a seu favor. E o Learning Analytics fornece dados essenciais que ajudam em cada etapa da implementação de uma metodologia inovadora.

Garante feedback para cada estudante

Finalmente, a ferramenta ajuda a fornecer aos alunos um feedback consistente e confiável.

As avaliações dos professores são periódicas e muitas vezes imprecisas. Os dados fornecidos pela tecnologia agora são mais diretos e detalhados.

Por exemplo, o Learning Analytics pode mostrar ao aluno os tipos de materiais que ele evita ou usa.

Por que utilizar o Learning Analytics?

É cada vez mais popular a utilização da ferramenta learning analytics. São diversos os benefícios e vantagens apresentados, tanto para as instituições/empresas quanto para os estudantes e colaboradores, conforme explanaremos a seguir.

Quando o learning analytics é utilizado, os usuários e gestores serão capazes de entender, de modo bastante didático, os pontos fortes e os pontos que precisam ser desenvolvidos entre as disciplinas ofertadas. Com a possibilidade de acompanhar seu desempenho, os alunos conseguirão perceber o que é necessário ser revisitado e aprimorado diante das lacunas que existiram anteriormente. O ensino poderá ser individualizado, com foco em estratégias personalizadas que atuem, com o auxílio dos tutores/professores/gestores que tiveram acesso aos dados, em cima das dificuldades apresentadas.

Para os professores/tutores/gestores, o learning analytics otimiza o tempo de trabalho, posto que entre as várias turmas de ensino, é necessário que o período gasto com cada uma seja minuciosamente administrado. Fora isso, as necessidades do aluno são imediatamente identificadas dentro do sistema, fazendo com que o ensino seja direcionado às dificuldades apresentadas por cada turma. Com o learning analytics, a preparação de aulas é menos intuitiva e mais acertada, com estratégias pedagógicas claras e que atendam ao esperado pelas pessoas.

Por que utilizar o Learning Analytics?

Quais os benefícios do Learning Analytics?

Você pode estar se perguntando, mas afinal, quais benefícios posso alcançar utilizando Learning Analytics? Ou, quais são as vantagens de se adotar o Learning Analytics? Pois bem, são diversos os resultados que você obtém após inserir o learning analytics na sua rotina de aprendizagem e oferta de ensino, quais sejam:

  • Oferecer programas de treinamento com ações direcionadas para os colaboradores;
  • Certeza de melhores desempenhos após conclusão dos cursos ofertados;
  • Experiência de aprendizagem otimizada nos treinamentos corporativos ou cursos autônomos;
  • Menor custo e menor tempo gasto, pois o treinamento não precisa ser realizado mais de uma vez;
  • Utilizar diversas táticas após absorver os ensinamentos e reverter essa aprendizagem com eficácia para a corporação ou ambiente autônomo;
  • Menor índice de evasão, haja vista o material ofertado ser personalizado para cada aprendizado individualmente.

Sinteticamente, a adoção dessa ferramenta traz inúmeros benefícios para instituições de ensino e empresas. Uma análise individual e coletiva permitirá ao palestrante, tutor, ou o setor de T & D ter uma visão micro e macro do desempenho do público na atividade.

Isso ajuda a equipe encarregada a melhorar o processo educacional, permitindo que eles vejam o que está funcionando bem, o que precisa ser melhorado e quais gaps de competência precisam ser preenchidos.

Tudo é feito com dados confiáveis, que darão confiança aos tomadores de decisão ao fazerem escolhas que melhorarão cada ciclo de aprendizado e os tornarão mais assertivos.

Como resultado, o Learning Analytics é uma ótima ferramenta para otimizar as aulas, sejam elas para educação tradicional ou treinamento corporativo.

Quais são as inovações proporcionadas pelo learning analytics?

A capacidade de personalizar o aprendizado é a principal inovação relacionada à análise de aprendizado. Cada aluno é único, o que significa que cada um tem habilidades e desafios únicos e responde de maneira diferente aos estímulos da sala de aula.

O Learning Analytics é uma grande ajuda para as escolas, pois permite que os professores tenham uma perspectiva personalizada de cada aluno, entenda o que cada um precisa para avançar em seus estudos e os ajude a aproveitar ao máximo o tempo de aula.

Analytics e outras estratégias de aprendizagem

Além do EAD, existem outras abordagens que se baseiam no Learning Analytics para fornecer dados confiáveis ao processo de aprendizado. Em seu modelo eletrônico, a gamificação também fornece relatórios detalhados de desempenho do usuário para acompanhamento educacional.

Amplamente conhecida, a gamificação é uma metodologia que pode ser utilizada em empresas e instituições de ensino para melhorar alguns processos.

Ela incorpora elementos do jogo, como contação de histórias, pontuação e recompensas, para estimular os participantes a realizar determinadas ações, como estudar e aprender determinados tópicos.

Diferenciais do Learning Analytics

Com a possibilidade de oferecer o conhecimento personalizado, com os dados de aprendizado já analisados, o learning analytics se torna uma ferramenta cada vez mais atrativa. Dentro do ambiente virtual de aprendizagem, são inseridos links complementares que sejam conectados ao conteúdo dentro do qual o aluno sente dificuldade. Através dessa complementação, o aluno amplia o campo de conhecimento dentro do módulo, enxergando o assunto de maneiras diferentes.

Por conta da tecnologia, os materiais pode ser oferecidos em diversos formatos. Explicando o mesmo tema com a utilização de outra didática, o que não foi absorvido pelos estudantes e colaboradores pode ser repassado por outros meios, como vídeos, aúdios, infográficos, animações etc. Todas essas transformações acerca de um mesmo tema é fornecida para ajudar o aluno a aprender com qualificações. Os gestores da plataforma de ensino ainda conseguem vincular a matrícula dos estudantes e colaboradores aos cursos e trilhas de aprendizagem que precisam ser realizados.

LRM

LRM, sigla para Lead Relationship Manager, significa fazer o Gerenciamento do Relacionamento com Leads. Trazendo para o contexto do nosso artigo, o LRM, assim como o learning analytics, atua na resolução de conflitos de Gestão dos Resultados de Aprendizagem.

O objetivo do LRM é o fornecimento de dados consolidados e, por isso mesmo, fundamentos e confiáveis a ponto de servir de parâmetro para o cálculo do ROI (Return Over Investiment).

Tecnologias como o LRM e o learning analytics, direcionadas a gerir resultados de educação, além de auxiliar na mensuração do ROI, assistem e completam um ciclo de desenvolvimento tecnológico.

Assim, podemos dizer que o LRM está intimamente conectado ao futuro da Educação Corporativa. Combinado ao LXP, os ecossistemas de aprendizagem tornam-se cada vez mais complexos e integrados.

Na Keeps você encontra produtos essenciais com ferramentas de gestão de resultados de aprendizagem, como o Konquest, plataforma de aprendizagem com o Learning Analytics mais avançado e eficaz do mercado, permitindo que os gestores tenham fácil acesso aos resultados de T&D.

E como a análise de dados é responsável por melhorar a educação?

O learning analytics permite que o tempo gasto pelo aluno em cada módulo seja analisado, junto à interação em atividade coletivas e também o número de cliques feitos dentro de cada conteúdo. Com essa avaliação, todos os dados são direcionados para amenizar as dificuldades individuais encontradas por cada aluno. A partir daí, o aprendizado consegue fluir.

Análise de dados na Educação Corporativa.

Se a empresa consegue encontrar muitos estudantes mergulhados no mesmo rol de dificuldades, com a análise de dados novas formas de aplicar o conteúdo serão estudadas e aplicadas. Se for detectado que os assuntos são repassados de maneira rasa, poderá ser aprofundado. Tudo isso apenas será possível com a utilização do Learning Analytics, com a tomada de decisões assertivas e essenciais para a fluidez do aprendizado. Mas afinal, como o Learning Analytics funciona na prática?

Implementando o Learning Analytics na sua empresa

As plataformas LXP da Keeps oferecem facilidade na transmissão do conhecimento, bem como na análise de resultados, com Big Data, utilizando o Learning Analytics. Nesse ambiente, as empresas conseguem criar e reunir todos os seus cursos em um só lugar, através de uma plataforma EAD corporativa altamente personalizável.

Logo, soma-se à facilidade uma excelente combinação de:

  • Simplicidade.
  • Praticidade.
  • Eficiência no uso da ferramenta.
  • Eficiência de análise e predição dos resultados.
Konquest Keeps

Dentro do universo LXP o Konquest é o coração da plataforma. Trata-se de uma ferramenta completa e sofisticada, voltada à Educação Corporativa. O Konquest tem por objetivo promover no e-learning um ambiente de aprendizagem ágil e digital que simplifica a autoria e estimula o social learning.

Tudo dentro de ambiente de aprendizagem que permite a análise precisa de dados, fornecendo relatórios personalizados em tempo real, utilizando o Learning Analytics.

Konquest ainda combina a facilidade na criação de cursos com a leveza da usabilidade para o aprendizado. Assim, é possível transformar qualquer objeto de aprendizagem em conhecimento, de uma maneira simples e ágil, para criar cursos e conteúdos de diferentes formatos.

Criando multiplicadores de conhecimento, não é preciso ser um especialista em educação para criar um curso. Com a simplicidade de autoria somada ao auxílio da inteligência artificial o protagonismo fica com os próprios colaboradores na construção do conhecimento.

O ensino personalizado do Konquest entende o perfil dos colaboradores no consumo dos conhecimentos para gerar recomendações personalizadas. Desse modo, é possível transmitir e entregar o conhecimento no formato que a pessoa mais gosta de interagir.

Missions e Pulses

Na plataforma, existem duas maneiras de ensinar e aprender:

  • Konquest Missions: esse recurso permite a qualquer pessoa compartilhar ou consumir informações e conteúdos diversos. Tudo de maneira simples, plugável e automatizada, com objetos de ensino de qualquer formato e lugar.
  • Konquest Pulses: essa ferramenta estimula o aprendizado constante em um ambiente fácil e intuitivo, potencializado pela Inteligência Artificial.

Faça um Teste Grátis

Perguntas frequentes sobre Learning Analytics

O que é Learning Analytics?

O Learning Analytics é uma ferramenta desenvolvida para auxiliar as empresas na gestão dos resultados de treinamento e ações de Educação Corporativa. Com o Learning Analytics é feita toda a coleta de dados de forma personalizada, seja por colaborador ou por curso, de modo que os gestores têm acesso a todos os relatórios em tempo real. Portanto, o grande diferencial dessa tecnologia consiste em seu potencial para desvendar número até então desconhecidos, como índice de engajamento e ROIde T&D.

Quais as vantagens do Learning Analytics?

O Learning Analytics, enquanto ferramenta para gestão de resultados, funciona como uma solução em órbita, acoplada às plataformas de aprendizagem para coletar dados e gerar relatórios personalizados. O que por sua vez, tende a gerar uma série de benefícios para os gestores, por exemplo:

– Avaliar o desempenho e performance dos colaboradores
– Analisar cursos e/ou conteúdos pouco atrativos ou de pior resultado
– Auxiliar na tomada de decisão, com base em dados de treinamento
– Servir como uma das principais variáveis para o cálculo do ROI de T&D.

Gustavo Formighieri
Possui graduação em Ciências da Computação e é especialista em Gestão de Projetos e Marketing Digital pela FGV, hoje atuando como fundador de COO da Keeps, ajudando as empresas a implantar e operacionalizar processos e ferramentas para capacitação dos colaboradores.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: