Entre em contato: +55 (48) 99169-2112

E-Learning na Educação Corporativa: o que é e como implementá-lo

 Por: |  Publicado em 10/08/2021 |  Atualizado em 10/08/2021 |  Tempo de leitura 5 minutos

E-Learning

Programas de treinamento inovadores são cada vez mais utilizados pelas empresas para motivar e fomentar as habilidades de seus colaboradores. O E-Learning é uma das tecnologias implementadas para proporcionar vantagens nos métodos de T&D e aprendizagem organizacional. Leia nosso artigo e saiba mais sobre o tema!

O que é E-learning?

O que é o E-Learning?

E-Learning, abreviação do termo “eletronic learning”, vem do inglês e pode ser traduzido como “aprendizado eletrônico”. É um recurso tecnológico empregado para fomentar o aprendizado de um indivíduo, de grupos ou comunidades, de forma não presencial e tendo como alicerce a tecnologia. Como exemplo, pode citar o ensino à distância.

O e-learning precisa de um ambiente virtual de aprendizagem para que seja aplicado. Através dele, são utilizadas ferramentas que viabilizem a distribuição, a coordenação e a troca de informações. Tudo o que existe numa sala de aula ou em um ambiente corporativo de treinamento, é replicado no e-learning, gerando aprendizado e compartilhamento de experiências.

No ambiente corporativo, o e-learning pode ser implantado visando auxiliar o colaborador durante seus procedimentos por meio de conteúdos exclusivos, dentro de um AVA, sendo auxiliado pelo gestor nas atividades destinadas. Na maioria dos casos, o e-learning é realizado à distância em todas as suas etapas.

Como funciona o E-Learning?

Através do uso de plataformas de aprendizagem, o e-learning funciona simulando uma sala de aula em um ambiente digital, com recursos específicos e funcionalidades diversas, que transformam a educação através dos avanços tecnológicos, de modo reinventado, dinâmico e eficiente. Esta forma de educar é exclusiva e voltada a uma nova ótica geracional de pessoas.

Por conta da tecnologia, o e-learning oferece interação do aluno e seus tutores/professores dentro do ambiente virtual de aprendizado, veiculando, além do conteúdo, todos os serviços e exercícios disponíveis. Sendo assim, o e-learning pode ser executado, além do ensino online, também como parte do ensino presencial e também no formato blended learning.

Para desenvolver uma plataforma e-learning na sua empresa, deve ser contratada uma equipe profissional que atenda às necessidades solicitadas. Outra opção é contratar os serviços de modo terceirizado. Em ambos os casos, a metodologia será direcionada para melhor contribuir com sua organização.

Tipos de E-Learning

São diversos os modos através dos quais o e-learning pode ser aplicados:

Síncrono

E-learning síncrono

Quando o e-learning acontece de maneira síncrona, significa que a transmissão se dá de modo simultâneo, ou seja, estão ao mesmo tempo conectados o aluno e o tutor/professor. Esta modalidade, atualmente, vem sendo utilizada com frequência, pois a digitalização é cada vez mais eficaz, facilitando transmissões de vídeo e de voz. Nesse caso, tirar dúvidas, por exemplo, enquanto o aprendizado é transmitido, é uma importante vantagem.

Assíncrono

E-learning assíncrono

Já no e-learning assíncrono, a transmissão não ocorre de modo simultâneo. Todo o compartilhamento de conhecimentos se dá em tempos diferentes. O conteúdo é transmitido por e-mail, por fóruns e demais plataformas online.

Cursos em e-learning apresentam a possibilidade de serem produzidos ainda de modo híbrido, os chamados b-learning. Nesse tipo de produção, são mesclados os tipos síncrono e assíncrono, ou seja, parte do conteúdo é repassado simultaneamente e a outra parte fica gravada para acesso posterior.

Corporativo

E-learning corporativo

Quando a empresa busca aplicar um programa de T&D para os seus colaboradores, o e-learning corporativo é desenvolvido — caso a empresa seja detentora de uma universidade corporativa de educação à distância. Este tipo de e-learning pode ser assíncrono ou síncrono, variando de acordo com a escolha da organização.

Educacional

E-learning educacional

É o tipo mais tradicional de e-learning, com métodos de ensino que são executados em instituições de educação ou cursos online. Enquanto o corporativo limita-se aos colaboradores de uma organização, o educacional tem um público-alvo mais amplo, por exemplo: técnicos, universitários, vestibulares etc. Assim como o corporativo, o tipo de e-learning educacional pode ser síncrono ou assíncrono.

Quais são os benefícios do e-learning?

Até aqui você já entendeu que o e-learning é cada vez mais popular nos meios corporativos e educacionais, seja ele 100% online ou misto. Todos os tipos de e-learning apresentam uma série de vantagens, quais sejam:

  • Atenção ao aluno e suas necessidades de conhecimento;
  • Horários flexíveis;
  • Ritmo de aprendizado adaptado ao aluno;
  • Independência do aluno na busca pelo conhecimento;
  • Menor gasto da empresa se compararmos os investimentos no aprendizado tradicional;
  • Oportunidade de aumentar a quantidade de aluno, haja vista não ser necessário um espaço físico;
  • Diversidade de conteúdos abordados;
  • Relatórios de rendimento feito de modo individual e assertivo.

Como implementar o E-Learning na sua empresa?

Antes de viabilizar o e-learning na sua organização, é essencial que tenha sido realizada pela equipe gestora uma análise estratégica, pois, caso contrário, o efeito pode não ser aquele previamente esperado pelos gerentes. Então o que deve ser feito? Um estudo acerca do perfil de cada colaborador. Para que o e-learning funcione, os colaboradores precisam estar confortáveis quando utilizarem a internet e a novas tecnologias disponíveis. Em caso positivo, a ferramenta renderá bons frutos para a empresa. Em caso negativo, é melhor que seja traçado um novo plano.

Definida a estrada a ser seguida, o sistema é implementado atendendo às necessidades dos colaboradores. Daí então, é feito um calendário de atividades a serem cumpridas quando o e-learning for colocado em prática.

Soluções da Keeps para Educação Corporativa

Keeps desenvolve soluções LXP inovadoras, pensando em oferecer ambientes de E-learning incrivelmente acessíveis para auxiliar gestores e empresas nas ações de Educação Corporativa. Confira a seguir:

Konquest Keeps

No universo LXP da Keeps, o Konquest é o coração da plataforma, uma ferramenta completa e sofisticada para Educação Corporativa. Em outras palavras, o Konquest tem por objetivo promover um ambiente de aprendizado digital, que simplifica a autoria e estimula o social learning. 

Tudo dentro de uma robusta plataforma LXP, a qual permite a obtenção de dados ainda mais detalhados, além de outros recursos específicos e personalizados.

GameUp Keeps

GameUp é um Blended learning a qualquer hora, na palma da mão. Isto é, um app simples e interativo, voltado à Educação Corporativa. O formato de Quiz, torna o aprendizado lúdico e interessante, pois remete a um game de celular com interface personalizada e conteúdo acessível. 

SmartZap Keeps

SmartZap se relaciona diretamente com os seus usuários. Ele facilita a retenção do conhecimento com microlearning no próprio whatsapp. Isso fomenta a interação e incentiva o engajamento, uma vez que, os colaboradores dominam o recurso utilizado. 

Assim, conteúdos e informações são compartilhados de modo prático. O que diminui a resistência e melhora a comunicação. Ainda aproxima as relações de trabalho e promove o active learning.

Venha conhecer nossas soluções.

Relacionados

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Todo mês temos um conteúdo exclusivo para você.

Muito obrigado!

×