Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): o que é e como funciona
Início » RH » Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): o que é e como funciona

Sem tempo para ler?

Você já ouviu falar em Ambiente Virtual de Aprendizagem, ou em educação à distância (EaD)? Já imaginou então um lugar onde você consiga acessar salas de aula, bibliotecas e laboratórios virtualmente? O Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA) possibilita tudo isso, através das tecnologias educacionais específicas para a digitalização do ensino. Para saber mais, continue lendo.

O que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?
Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA): o que é e como funciona

O que é o Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?

Ambiente virtual de aprendizagem (AVA) é a sala de aula on-line. Seu conceito pode ser definido como sendo um compilado de ferramentas com acesso online. É um software desenvolvido para organizar materiais e cursos com acesso virtual. Nesse ambiente, os alunos e professores conseguem interagir (entre si e com um grupo), o ensino não deixa de ser acompanhado e a tutela ao vivo ou em disponibilidade posterior serve de auxílio para a compreensão do conteúdo exposto.

Qual o objetivo do Ambiente Virtual de Aprendizagem?

Qual o objetivo do Ambiente Virtual de Aprendizagem?

O objetivo principal do AVA é permitir ao aluno uma experiência de aprendizado diferente, que lembre uma sala de aula, mas que acontece em sua própria casa. Dentro de um ambiente virtual de aprendizado o aluno consegue acessar as disciplinas, produzir as atividades necessárias, interagir e debater acerca dos conteúdos e acompanhar seu desempenho através de um relatório das execuções.

SCORM

Todavia, estudar em casa não é sempre vantajoso, posto que, quando não obtemos um resultado imediato diante de alguma coisa, temos a tendência de procrastinar, deixando para depois aquilo que poderia ser realizado em poucos instantes. Assim, a disciplina do aluno consigo mesmo é um dos grandes desafios de um ambiente virtual de aprendizagem. Precisa ser absorvida a consciência de que o papel precisa ser cumprido e as metas devidamente atingidas. Ainda que um diploma de um curso realizado via AVA e um curso presencial sejam equivalentes, o foco é na obtenção do aprendizado.

Funcionalidades de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

Para apresentar um bom funcionamento, um ambiente virtual de aprendizagem deve englobar alguns recursos em seu sistema. . Assim, são ferramentas do AVA as seguintes:

Funcionalidades essenciais de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Vídeo-aulas

Videoaulas

Dentro de um AVA, as aulas através de vídeos podem acontecer de duas maneiras:

  • Aulas gravadas: onde a criação fica exposta para que os alunos acessem nos momentos em que melhor se encaixarem, organizadas em módulos e cujo acesso pode ser salvo pelo sistema, identificando o progresso, apontando as horas restantes, as horas já realizadas etc., permitindo assim que aluno assista às aulas aos poucos ou na sua totalidade, desde que cumpra a carga horário no período estipulado.
  • Aulas ao vivo: as aulas acontecem em tempo real, com uma turma completa (ou não), em dias e horários determinados, dentro de uma mesma interface.
Funcionalidades essenciais de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Chat Interno

Chat interno

Através desta funcionalidade, alunos e professores conseguem comunicar-se em tempo real, durante as aulas; alunos podem também trocar informações entre si, como no caso de tarefas em grupos; e chats privados podem ocorrer, para sanar dúvidas com o professor, por exemplo. O objetivo é a interação de modo rápido.

Funcionalidades essenciais de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Fóruns

Fóruns

Usual no ambiente virtual de aprendizagem para interações mais longas, geralmente debates. As publicações são aprovadas e acompanhadas por um moderador, que avalia o conteúdo antes de liberar para todos. Serve geralmente para reforçar o aprendizado virtual através de contribuições, opiniões e sugestões.

Funcionalidades essenciais de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Biblioteca Virtual

Biblioteca virtual

Onde são disponibilizados para download materiais do curso ou veiculados ao tema. Na biblioteca, o aluno pode baixar o conteúdo disponível sempre que for necessário.

Funcionalidades essenciais de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Avaliações Virtuais

Avaliações virtuais

Este recurso visa testar a proficiência mediante os conteúdos explanados durante o curso. É base de auxílio tanto para o professor quanto para o aluno. É estabelecido um tempo para que a avaliação seja realizada, com envio e posterior recebimento de nota, com feedback caso o professor avaliador julgue necessário.

Ambiente Virtual de Aprendizagem
Funcionalidades essenciais de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
Certificado Digital

Certificado digital

No ambiente virtual do aluno o sistema pode ser configurado para geração automática de um certificado digital de conclusão, após serem realizados todos os módulos disponíveis pelo curso. Porém, ainda que obtenha o certificado, o aluno poderá continuar tendo livre acesso para rever aulas e estudar no AVA quantas vezes quiser.

Modelos de Comunicação no Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)

FerramentasModelo de Comunicação
Videoaulas gravadasAssíncrono
Videoaulas ao vivoSíncrono
Chat internoSíncrono
Fórum de discussõesAssíncrono
Biblioteca virtualAssíncrono
Avaliações VirtuaisSíncrono/Assíncrono
Trilhas de AprendizagemAssíncrono
FAQAssíncrono

Tipos de AVA

Existem alguns exemplos de fácil alcance, onde você pode acessar o AVA e conhecer as funcionalidades de uma plataforma de aprendizados on-line. Dito isto, são exemplos de ambiente virtual de aprendizagem:

Konquest

Dentro do ecossistema LXP de aprendizagem da Keeps, o Konquest é um Ambiente Virtual de Aprendizagem completo e descomplicado para os gestores, simples e ágil para os analistas, intuitiva e engajadora para os colaboradores.

Criar um AVA personalizado dentro do Konquest, para a implantação da sua Universidade Corporativa, é tão prático que a sua própria equipe de treinamento será capaz de estruturar um ambiente virtual de aprendizagem completo para fazer a capacitação de colaboradores.

 O Konquest apresenta ainda as seguintes funcionalidades específicas:

  • Criação de cursos e trilhas de aprendizagem;
  • Repositórios de conhecimento;
  • Jornada de ensino do usuário;
  • Motor e Inteligência Artificial;
  • Análise para os gestores;
  • Responsividade e usabilidade;
  • Gestão simplificada.

Udemy e Alura

Tanto a Udemy quanto a Alura são ambientes virtuais de aprendizagem para gerenciamento de cursos on-line.

São AVAs pagos, que podem ser acessados por usuários diversos, bastando que sejam disponibilizados login e senha para acesso.

Google for Education

O Google for Education é uma plataforma criada pelo Google. Através desse sistema, as instituições conseguem administrar o processo de aprendizagem dos estudantes dispondo de uma série de instrumentos virtuais.

O AVA do Google permite que sejam criados grupos, equipes, formação de fóruns e chats, hospedagem de aulas e avaliações, feedbacks etc.

Quais as vantagens do Ambiente Virtual de Aprendizagem?

Quais as vantagens do Ambiente Virtual de Aprendizagem?
  • Estímulo ao protagonismo do aluno — o ambiente virtual de aprendizagem entrega ao aluno autonomia quanto ao seu próprio estudo. Ele é quem decide o momento ideal para realizar as etapas do curso, controlando seus prazos e responsabilidades.
  • Fixar os conteúdos — como as vídeo-aulas permanecem acessíveis, o aluno pode assistir quantas vezes quiser, revisando os conteúdos e exercícios e fixando quando entender ser o melhor momento.
  • Fornecimento de relatórios de desempenho — o sistema de um ambiente virtual de aprendizagem compila informações acerca do desempenho de todos os alunos individualmente, mas também analisando o panorama geral dos grupos. Esses dados podem ser utilizados, por exemplo, para propor mudanças ou enfatizar os pontos fortes do aluno.
  • Ensino personalizado — com a possibilidade de identificar as dificuldades e facilidades de cada aluno, o AVA permite que sejam desenvolvidas estratégias personalizadas para atender às necessidades individuais e cada aluno.
  • Segurança e controle — o ambiente virtual de aprendizagem é um ambiente seguro, com proteção e controle de acesso, que é feito por contas exclusivas de alunos e professores, sendo mais difícil haver alguma invasão externa, por exemplo, e com as origens de tráfego identificadas.
  • Conteúdo responsivo — o AVA se adapta a diversas plataformas digitais, como dispositivos móveis, por exemplo. Acessar o conteúdo através de tablets, celular ou computador oferta ao aluno liberdade e controle sobre os seus horários e locais de estudo.
  • Suporte ao ensino presencial — a ferramenta online pode ser inserida como forma de apoio ao ensino presencial, fazendo parte da rotina, acoplando o ensino híbrido ao ensino convencional, inovando as práticas pedagógicas.

A Gamificação no Ambiente Virtual de Aprendizagem

Atualmente, a gamificação é tida como um dos métodos mais interativos e funcionais de uma plataforma AVA. O motivo? O estudante/colaborador acaba engajando com mais facilidade, por conta do entusiasmo extra que esse tipo de atividade entrega.

Através da gamificação, o estudante consegue “passar de fase” dentro da jornada estipulada, o que acabar por provocar um novo fôlego pelo conhecimento e foco em atingir sua meta.

A Gamificação no Ambiente Virtual de Aprendizagem

O resultado final é a obtenção de reconhecimento e motivação para seguir produtivo diante dos objetivos pessoais e da empresa, permitindo ainda que o colaborador passe a procurar novas formas de participar dos processos de capacitação organizacional.

O benefício final é a melhoria na performance geral, celeridade nos processos, maiores lucros e resultados finais, com colaboradores cada vez mais satisfeitos e habilitados.

Qual a função dos Ambientes Virtuais de Aprendizagem?

A plataforma de um ambiente virtual de aprendizagem é capaz de hospedar uma enorme variedade de conteúdo, sempre combinando pedagogia a tecnologia.

A parte tecnológica e inovadora está no fato de que estamos falando de uma plataforma virtual, de acesso on-line, onde todos os procedimentos de ensino/aprendizado ocorrem através de computadores ou dispositivos móveis variados.

Em relação à pedagogia, está relacionada ao fato de que trata-se de uma plataforma de ensino, onde o professor, além de dar aulas, também é responsável por avaliar performances e desempenhos dos estudantes.

O ambiente de aprendizagem funciona sem apresentar maiores dificuldades, podendo geralmente ser manuseado de forma bastante intuitiva. Conta com os seguintes sistemas:

  • Páginas de exposição de conteúdo;
  • Espaço interativo;
  • Acesso através de login e senha;
  • Ferramenta de análise de performance/desempenho dos estudantes.

Pelo AVA, o professor ou coordenador do programa de treinamento e desenvolvimento numa plataforma de educação corporativa, por exemplo, conseguirá acompanhar a evolução de seus colaboradores ao longo da jornada. A plataforma demonstra se existem atrasos, dificuldades e também onde estão obtendo mais resultados positivos.

Desse modo, a empresa consegue analisar o desenvolvimento dos seus programas, as habilidades de seus colaboradores e os pontos que precisam ser melhorados ou encorajados.

Como desenvolver um ambiente virtual de aprendizagem corporativo?

Como criar um ambiente virtual de aprendizagem? Depois de tudo o que foi explanado até aqui, ciente das funcionalidades e vantagens de desenvolver um ambiente virtual de aprendizagem, como implementá-lo na sua empresa?

Antes de tudo, você precisa escolher a melhor plataforma AVA disponível, como é o caso da Konquest, plataforma de aprendizagem da Keeps, que possui um sistema capaz de hospedar todos os cursos que sua empresa desejar. Com uma interface prática e intuitiva, a plataforma da Keeps conta ainda com fácil acesso. Desse modo, nem os gestores nem os colaboradores terão dificuldade para acessá-la.

Munido da plataforma e contando com uma equipe presente e capaz de sempre inovar e atualizar o ambiente de aprendizagem da sua corporação, os setores responsáveis pelo RH e T&D serão cada vez mais desenvolvidos. Assim, a empresa consegue ter autonomia na montagem de seus programas de capacitação, bem como evoluir seus colaboradores sempre de modo claro e facilitado.

Konquest: o Ambiente Virtual de Aprendizagem da Keeps

A Keeps desenvolve ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) que facilitam a autoria na criação de cursos e a transmissão do conhecimento, promovendo a aprendizagem ativa e o protagonismo dos usuários. Logo, a soma desses benefício proporciona uma excelente combinação:

  • Simplicidade.
  • Praticidade
  • Eficiência no uso da ferramenta.
Konquest Keeps

Dentro do universo LXP da Keeps, o Konquest é o coração da plataforma. Uma ferramenta completa e sofisticada, voltada à Educação Corporativa, que tem por objetivo promover um ambiente de aprendizagem ágil e digital, estimulando o social learning.

Konquest combina a facilidade na criação de cursos com a leveza da usabilidade para o aprendizado. Com um ensino personalizável, é possível transformar qualquer objeto de aprendizagem em conhecimento: uma maneira simples e ágil de criar cursos com todos os tipos de conteúdo.

Criando multiplicadores de conhecimento, não é preciso ser um especialista em educação para criar um curso. Essa simplicidade de autoria somada ao auxílio da inteligência artificial facilita o protagonismo do colaborador na disseminação dos conhecimentos.

“O ensino personalizado do Konquest entende o perfil dos colaboradores no consumo dos conhecimentos para gerar recomendações personalizadas. Desse modo, é possível transmitir e entregar o conhecimento no formato que a pessoa mais gosta de interagir”.

Gustavo Formighieri, fundador e COO da Keeps

Na plataforma, existem duas maneiras de ensinar e aprender:

  • Konquest Missions: esse recurso permite a qualquer pessoa compartilhar ou consumir informações e conteúdos diversos. Tudo de maneira simples, plugável e automatizada, com objetos de ensino de qualquer formato e lugar.
  • Konquest Pulses: essa ferramenta estimula o aprendizado constante em um ambiente fácil e intuitivo, potencializado pela Inteligência Artificial.

Faça um teste grátis e conheça o nosso Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA).

Perguntas frequentes sobre Ambientes Virtuais de Aprendizagem (AVAs)

O que é um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?

O ambiente virtual de aprendizagem é a sala de aula online. É composto de interfaces ou ferramentas decisivas para a construção da interatividade e da aprendizagem. Ele acomoda o web-roteiro com sua trama de conteúdos e atividades propostos pelo professor, bem como acolhe a atuação dos alunos e do professor, seja individualmente, seja colaborativamente. (SILVA, 2003, P.62)

Quais as funcionalidades de um Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)?

Para que seja eficaz, o AVA deve apresentar algumas funcionalidades específicas, por exemplo:
Videoaulas: sejam gravadas ou ao vivo, devem existir a transmissão de aulas dentro do ambiente digital.
Chat interno: o chat possibilita que a interação aconteça em tempo real, enquanto o professor está dando aula e o estudante precisa tirar alguma dúvida, por exemplo.
Fóruns: local para debater temas relacionados aos conteúdos explanados nas aulas, em tempo real ou não. Geralmente é um espaço para discussões mais prolongadas.
Biblioteca virtual: espaço onde são disponibilizados arquivos para serem baixados a qualquer momento.
Avaliações virtuais: as avaliação são geralmente realizadas dentro da plataforma com um período de tempo pré-estabelecido. Ao concluir, o estudante envia e aguarda o recebimento da nota.
Certificado digital: após a conclusão do curso dentro do qual o estudante está inscrito, é disponibilizado um certificado digital de conclusão.

LMS

Alguma dúvida?​

Preencha os campos abaixo e pergunte a um especialista:

Relacionados