keeps logo
Desenvolvendo e impulsionando conhecimento

EAD Corporativo: o que é e principais tendências

Início » Tecnologias Educacionais » EAD Corporativo: o que é e principais tendências

É fato que toda empresa precisa capacitar seus colaboradores para minimizar os erros e otimizar o trabalho. Outrossim, garantir que todos recebam os conhecimentos necessários pode ser um verdadeiro desafio. Essa circunstância pode se agravar com um sistema de educação totalmente presencial, já que não é tão prático e pode ser mais caro do que precisa. Independente se o trabalho será realizado de casa ou na empresa, é necessário que as organizações se preocupem com o treinamento e desenvolvimento dos seus colaboradores e o EAD corporativo pode ser um grande aliado para esse cenário. Para entender do que se trata o EAD corporativo e quais são suas principais tendências, siga a leitura!

O que é EAD corporativo?

EAD é a sigla para Ensino à Distância e se refere a uma modalidade educacional que ocorre em ambiente virtual, ou seja, sem depender de encontros presenciais.

O EAD Corporativo permite que a capacitação dos colaboradores de uma empresa seja realizada à distância e oferece diversas vantagens em relação aos treinamentos presenciais.

Apesar de ser, na maioria das vezes, relacionado com instituições de ensino superior, o método EAD vem sendo muito utilizado para o treinamento e capacitação de funcionários em uma empresa.

Quais as principais tendências do EAD corporativo?

Acompanhando as várias possibilidades proporcionadas pelo ensino a distância, o EAD corporativo é uma maneira de treinar e capacitar colaboradores por meio de ferramentas digitais.

Separamos para você algumas das principais tendências, confira!

Quais as principais tendências do EAD corporativo?

Ensino híbrido

O ensino híbrido é uma forma de intercalar aulas à distância e presenciais durante o período do curso.

É uma ótima modalidade para quem ainda não está habituado ao contato integralmente online.

De forma semipresencial, ele oferece as vantagens de um ensino online — como gerenciamento do tempo — com os benefícios de um curso presencial.

Sala de aula invertida

A sala de aula invertida parte do pressuposto de que o conteúdo é melhor aproveitado se o colaborador já possui conhecimento prévio sobre o assunto, como a leitura dos textos tratados no módulo antes da aula ocorrer.

A principal vantagem desse tipo de metodologia é a possibilidade de desenvolver o conteúdo de forma mais profunda em um menor tempo.

Gamificação no EAD corporativo

Gamificação deveria da palavra inglesa “gamification”, que, por sua vez, deriva de “game”.

Como o próprio nome sugere, essa estratégia é utilizada no EAD para deixar o processo de aprendizado à distância mais dinâmico, divertido e atrativo para o colaborador.

Nesse processo, podem ser utilizadas também recompensas para quem se sujeitar a participar ou a “vencer” as dinâmicas.

Microlearning

O microlearning é uma excelente ferramenta de treinamento corporativo em tempos de transformação digital.

Seu objetivo é transmitir o conhecimento aos alunos por meio de pequenos vídeos com temáticas específicas que dividem o aprendizado em etapas.

Uma aula, por exemplo, é dividida em pequenos vídeos de curta duração (geralmente de 3 a 5 minutos).

A linguagem é bem simples e objetiva de forma a facilitar ainda mais a assimilação do conteúdo.

Curadoria de conteúdo

Em resumo, a curadoria inteligente é feita por ferramentas digitais e ajuda as empresas a analisarem alternativas, a criarem caminhos de aprendizado personalizados e bibliotecas de recursos.

A técnica pode ser integrada a outras soluções de aprendizado, como a oferta de fluxos de conteúdo específicos no local de trabalho e a sincronia com outros recursos de aprendizagem digital.

Customização

As grandes plataformas EAD possuem a aparência totalmente customizável, desde a URL até o padrão de cores, nome e logo, garantido a mesma identidade visual da empresa na plataforma.

Quais os benefícios do EAD corporativo para as empresas?

As vantagens do EAD corporativo para as empresas estão por todos os lados. Eles passam desde redução de custos a uma eficiência operacional praticamente inédita.

Todavia, para entendermos melhor o impacto que a educação a distância traz para seus negócios, separamos algumas vantagens claras para as organizações, à listar:

Mais agilidade

O EAD Corporativo garante um processo mais simples e, consequentemente, mais ágil, já que não haverá muitos problemas logísticos como: arranjar um local apropriado, alinhar agendas, divulgar a capacitação e reunir todo mundo.

Redução de gastos

Com a modalidade EAD corporativo, é possível reduzir consideravelmente os gastos com educação corporativa.

Coisas como: transporte, microfones, caixas de som, projetores, e outros equipamentos se tornam desnecessários.

Retenção de talentos no EAD corporativo

Quais os benefícios do EAD corporativo para as empresas?

A procura pelo conhecimento é uma característica que toda empresa gostaria de fomentar.

Para isso, existe uma série de estratégias de retenção de talentos que podem ser aplicadas.

Uma das principais estratégias é possibilitar o aperfeiçoamento profissional, seja através de treinamentos obrigatórios, seja através da aprendizagem autônoma.

Eliminação das barreiras geográficas

Com um sistema de ensino EAD para empresas, é possível garantir que todo o quadro de profissionais tenha acesso ao mesmo conteúdo, eliminando empecilhos de deslocamento.

Não importa se os colaboradores estão em casa a poucos quilômetros da empresa ou em outro país, o que é bem conveniente, considerando o aumento de empresas que adotaram o trabalho remoto.

Como implementar o EAD corporativo na sua empresa?

Para entender como aplicar o EAD corporativo na sua empresa, será necessário começar planejando e conhecendo seu cenário.

Através de um diagnóstico da instituição será possível definir pontos de melhoria, que devem ser treinados e desenvolvidos, assim como pontos positivos das equipes.

Igualmente, será preciso escolher metodologias que serão utilizadas dentro do EAD corporativo e, além delas, é importante contar com ferramentas digitais de suporte.

Tenha em mente que será necessário desenvolver métricas, além de monitorar constantemente todos os resultados para entender se eles estão indo de acordo com os objetivos definidos.

Aproveite os resultados gerados pelas plataformas e entenda como tem sido o aprendizado de seu colaborador.

Finalmente, tenha em mente que treinamento e desenvolvimento é uma estratégia contínua, assim, o EAD corporativo precisará ser sempre reforçado e atualizado para que o conhecimento se renove.

Plataformas de EAD corporativo da Keeps

A Keeps desenvolve soluções integradas em seus ambientes virtuais de ensino, buscando sempre atender às demandas de treinamento das empresas. Com o foco na Educação Corporativa, as plataformas de aprendizagem aplicam os conceitos de LXP, Gamificação e Microlearning. Com todos os recursos e ferramentas unidos para proporcionar uma experiência de aprendizagem mais interessante e alcançar melhores resultados nas ações de T&D.

O Konquest, no universo LXP da Keeps, é o coração da plataforma de aprendizagem. Uma ferramenta completa e sofisticada, voltada à Educação Corporativa, a qual tem por objetivo promover um ambiente de aprendizado digital, simplificando a autoria e estimulando o social learning. Tudo dentro de uma robusta plataforma LXP, a qual permite a obtenção de dados ainda mais detalhados. Além de outros recursos específicos e personalizados.

Plataformas de EAD corporativo da Keeps

GameUp é um Blended learning a qualquer hora, na palma da mão. Um App gamificado, simples e interativo, destinado à Educação Corporativa. O formato de Quiz, torna o aprendizado algo mais lúdico e interessante, semelhante a um game de celular com interface personalizada e conteúdo acessível. Nele, o usuário consegue fixar conhecimentos de modo objetivo e interessante. Contando, inclusive, com ajuda de vídeos explicativos. Esse recurso auxilia colaboradores tirando suas dúvidas e ampliando a compreensão.

SmartZap se relaciona diretamente com os seus usuários. Ele facilita a retenção do conhecimento com Microlearning no próprio WhatsApp. Isso estimula a interação e aumenta o engajamento, uma vez que os colaboradores dominam o recurso utilizado. Desse modo, os conteúdos e informações são compartilhados de modo prático e rápido, o que diminui a resistência e melhora a comunicação nas relações de trabalho, promovendo o Social learning e a Aprendizagem ativa.

Faça um teste grátis e veja como acelerar treinamentos e torná-los mais atrativos, além de comprovar os resultados das ações de T&D.

Perguntas frequentes sobre EAD Corporativo:

O que é o EAD Corporativo?

O EAD corporativo é um sistema de ensino-aprendizagem online através do qual as empresas podem capacitar seus colaboradores utilizando-se de treinamentos com metas específicas, basta que haja uma plataforma de aprendizagem virtual para hospedar os conteúdos a serem destinados.

Quais as principais tendências do EAD Corporativo?

1. Ensino híbrido: uma forma de intercalar aulas a distância e presenciais durante o período do curso.
2. Sala de aula invertida: parte do pressuposto de que o conteúdo é melhor aproveitado se o colaborador já possui conhecimento prévio sobre o assunto, como a leitura dos textos tratados no módulo antes da aula ocorrer.
3. Gamificação: essa estratégia é utilizada no EAD para deixar o processo de aprendizado à distância mais dinâmico, divertido e atrativo para o colaborador.
4. Microlearning: o objetivo é transmitir o conhecimento aos alunos por meio de pequenos vídeos com temáticas específicas que dividem o aprendizado em etapas.
5. Curadoria de conteúdo: feita por ferramentas digitais e ajuda as empresas a analisarem alternativas, a criarem caminhos de aprendizado personalizados e bibliotecas de recursos.
6. Customização: as grandes plataformas EAD possuem a aparência totalmente customizável, desde a URL até o padrão de cores, nome e logo, garantido a mesma identidade visual da empresa na plataforma.

Rangel Torrezan
CEO da Keeps, graduado em Ciências da Computação com MBA pela FGV. Possui mais de 25 anos de experiência em Desenvolvimento de Softwares, especialista em tecnologias e há 6 anos empreendendo na área de educação, atuando nos estudos e aplicações práticas de Inteligência Artificial e Big Data.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: