Entre em contato: +55 (48) 99169-2112

Sala de aula invertida: o que é e como implementar!

 Por: |  Publicado em 26/07/2021 |  Atualizado em 04/08/2021 |  Tempo de leitura 7 minutos

Sala de aula invertida

Flipped classroom

No atual cenário, com o desenvolvimento tecnológico de muitas ferramentas, principalmente nas áreas de informação, a educação se modificou e se adaptou às novas demandas do público. O ensino a distância (EAD), por exemplo, teve grande crescimento e investimento nos últimos tempos. Tudo isso se deve ao desenvolvimento de novas metodologias ativas de aprendizagem, como a sala de aula invertida.

A sala de aula invertida, como o próprio nome explica, possui características inversas das normais. Ou seja, os papéis que antes eram cimentados e regrados passam a se transformar de acordo com o uso dessa metodologia ativa.

O aprendizado básico do conteúdo é feito de forma digital, fora das instituições de ensino, com o uso de plataformas de aprendizagem, como a LXP, que contribuem para a construção do conhecimento. Já nas aulas ou treinamentos presenciais, o foco é encontrado nos debates, nas dúvidas, nas atividades, trabalhos e avaliações.

Assim, neste artigo, introduziremos você a essa atualíssima modalidade de ensino, apresentando sua definição, características, benefícios e implementação nas organizações e instituições de ensino.

O que é uma sala de aula invertida?

A sala de aula invertida, ou “Flipped classroom” é uma das metodologias ativas com maior taxa de desempenho atualmente. Encaixa-se perfeitamente em modelos de Blended Learning e tem o seu desenvolvimento em duas etapas, com processos diferenciados em cada uma delas.

Os discentes “desta sala” são orientados de forma inversa do habitual. O aprendizado primário dos conteúdos é obtido através de plataformas de ensino, jogos (gamificação), vídeos, textos, podcasts, músicas e outros jeitos. Assim, os estudantes ou colaboradores só precisam de acesso às plataformas de aprendizagem para ter em suas mãos todos os conteúdos e informações. Desenvolvendo assim a autonomia e estimulando ainda mais o interesse pelo conhecimento.

Depois da etapa de e-learning, o estudante chega nas aulas presenciais com uma visão ampliada do conteúdo. Ou, pelo menos, com as noções básicas do assunto ou treinamento. Dessa forma, é possível otimizar os processos educacionais, realizando atividades complementares, como os debates, as apresentações, as dinâmicas de resolução de problemas, etc.

Como funciona a sala de aula invertida?

Como funciona a sala de aula invertida?

 A sala de aula invertida possui diversas formas de funcionamento, mas todas elas possuem processos básicos em comum. Isto é, nas empresas e instituições de ensino, independente das plataformas utilizadas e das outras metodologias ativas aplicadas, as salas de aula invertidas possuem alguns padrões primordiais, que as definem e as diferenciam das outras.

De alguma forma, a sala de aula invertida segue o princípio híbrido de ensino, pois o estudante não estuda apenas de forma presencial. É disponível para ele todo o material necessário para a aprendizagem e desenvolvimento de certos conteúdos nos ambientes virtuais de aprendizagem, abrindo inúmeros caminhos para a busca de novos recursos. A plataforma utilizada pode variar desde entre instituições, até mesmo entre professores da mesma unidade.

Quais os benefícios da sala de aula invertida?

Quais os benefícios da sala de aula invertida?

A sala de aula invertida, ou flipped classroom, chegou para quebrar os padrões existentes nas empresas e instituições de ensino. Além de conquistar maior atenção das pessoas, o aprendizado possui um rendimento mais alto, trazendo consigo inúmeros benefícios.

A seguir, citamos alguns exemplo:

Autonomia

Com a aplicação das salas invertidas nas aulas o estudante depende muito mais da sua própria responsabilidade e comprometimento. Todavia, tem a oportunidade de seguir o fluxo de aprendizado de forma mais gradual e individual, estabelecendo seus limites e trabalhando o autoconhecimento acerca das facilidades e dos desafios na formação.

Agilidade no processo

Além dos estudantes e colaboradores sentirem-se mais confortáveis e seguros com o novo ambiente de aprendizagem, o processo de ensino é muito mais ágil. Conteúdos que antes ocupavam semanas, na sala de aula invertida tem o seu tempo reduzido. Uma vez que, os encontros presenciais já não começam do zero, nem se resumem a aulas expositivas. Os docentes, portanto, agora podem exercer o papel de orientador de aprendizado, não apenas de fonte de conteúdo como muitas vezes acontece no ensino ou treinamentos convencionais. Isso impacta direta e positivamente a curva de aprendizagem das pessoas.

Encontros presenciais aproveitados

Neste ambiente, os estudantes e colaboradores podem realizar debates e encontros com um conhecimento prévio já formado, conseguindo articular de forma muito mais fácil os raciocínios e argumentos. Gerando mais interesse e dinamismo nos cursos e treinamentos, concentrando saberes e trocando experiências essenciais para o desenvolvimento de outras competências que aprimoram ainda mais as características pessoais e profissionais de cada um.

Como implementar uma sala de aula invertida?

Como implementar uma sala de aula invertida?

Depois de entender o conceito de sala de aula invertida, e conhecer os principais benefícios que esta modalidade de ensino oferece, está na hora de entender como implementar essa metodologia ativa de aprendizagem.

Levantamento geral

Primeiramente, para começarmos uma nova metodologia, é necessário realizar uma análise de inclusão dela. Isto é, compreender a realidade das pessoas que participarão desse processo e planejar um plano de aula ou programa de treinamento.

No caso da sala de aula invertida, o problema de conexão com a internet seria um ponto muito relevante para investigar, por exemplo.

Treinamento

A próxima etapa, como toda implementação e início de algum processo, seja em uma empresa, seja em uma escola, os funcionários atuantes precisam ter um treinamento específico para o andamento do plano. Neste caso, estamos falando do treinamento de professores para a aplicação da sala de aula invertida como método de aprendizado, portanto a primeira etapa é capacitar os profissionais para se integrarem nesta atualidade.

Uso da tecnologia

Após todo preparo teórico e prático, os profissionais devem recorrer ao uso das novas tecnologias de ensino. Implementando a sala de aula invertida em combinação com outras metodologias ativas. Por exemplo, entrando no mundo da gamificação, dos podcasts e vídeos, microlearning, mídias sociais e muito mais.

Essas podem ser ótimas ideias para tornar o aprendizado mais lúdico e interessante para todos. Portanto, a escolha da plataforma utilizada deve ser calculada e atrativa, levando em consideração o público-alvo e o que se espera de cada aula ou treinamento.

Aplicação

Esta etapa se resume a aplicação da sala de aula invertida. Isto significa, introduzir os estudantes e colaboradores nesse novo cenário de aprendizagem. Trazendo segurança, confiança e disponibilidade para todos aqueles que apresentarem dificuldades para se inserirem neste novo universo. Nesse sentido, a etapa presencial é de grande importância para fazer a avaliação dos treinamentos e aulas.

Avaliação de resultados

Portanto, para finalizar a aplicação desta metodologia, é necessário avaliar o desempenho dos estudantes ou colaboradores envolvidos. Bem como, dos conhecimentos adquiridos e trabalhos produzidos acerca dos temas abordados. Tudo isso para, assim, facilitar a transmissão do conhecimento e acompanhar de perto os resultados de educação e capacitação.

Sala de Aula Invertida no Konquest!

Konquest Keeps

Dentro do universo LXP da Keeps, o Konquest é o coração da plataforma. Uma ferramenta completa e sofisticada de educação, onde você pode alocar a sua sala de aula invertida. Um espaço multimídia onde estudantes e colaboradores podem encontrar todos os conteúdos, em diferentes formatos, para chegarem preparados nas aulas ou treinamentos.

Konquest ainda combina a facilidade na criação de cursos com a leveza da usabilidade para o aprendizado. Com um ensino personalizável, é possível transformar qualquer objeto de aprendizagem em conhecimento: uma maneira simples e ágil de criar cursos com todos os tipos de conteúdo.

Criando multiplicadores de conhecimento, não é preciso ser um especialista em educação para criar um curso. Essa simplicidade de autoria somada ao auxílio da inteligência artificial facilita o protagonismo dos estudantes e colaboradores na transmissão do conhecimento.

O ensino personalizado do Konquest entende o perfil dos estudantes e colaboradores no consumo dos conhecimentos para gerar recomendações personalizadas. Desse modo, é possível criar diferentes trilhas de aprendizagem, para transmitir e entregar o conhecimento no formato que a pessoa mais gosta de interagir. Uma excelente maneira para despertar o interesse e aumentar o engajamento na etapa de e-learning da sala de aula invertida.

Na plataforma, existem duas maneiras de ensinar e aprender:

  • Konquest Missions: esse recurso permite a qualquer pessoa compartilhar ou consumir informações e conteúdos diversos. Tudo de maneira simples, plugável e automatizada, com objetos de ensino de qualquer formato e lugar.
  • Konquest Pulses: essa ferramenta estimula o aprendizado constante em um ambiente fácil e intuitivo, potencializado pela Inteligência Artificial.

Solicite uma demonstração gratuita do Konquest e encontre a sua sala de aula invertida aqui.

Venha conhecer nossas soluções.

Relacionados

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Todo mês temos um conteúdo exclusivo para você.

Muito obrigado!

×