Entre em contato: +55 (48) 99169-2112

Blended learning: o que é e como implementar o ensino híbrido?

 Por: |  Publicado em 19/07/2021 |  Atualizado em 20/07/2021 |  Tempo de leitura 5 minutos

O que é Blended Learning?

Blended Learning

No Brasil, até pouco tempo atrás, as modalidades de ensino eram restritas a dois polos distintos: presencial e ensino a distância (EAD). Todavia, atualmente, muitas empresas e instituições de ensino têm implementado um modelo alternativo de capacitação, com auxílio da tecnologia: o blended learning, ou ensino híbrido.

Com o desenvolvimento tecnológico e o acesso à internet, o blended learning está cada vez mais se tornando uma realidade na Educação Corporativa. Com ele, por exemplo, é possível educar e capacitar pessoas de um jeito mais acessível e flexível a todos, com auxílio da tecnologia.

Portanto, o objetivo deste post é introduzir você, leitor, a esse novo universo do ensino híbrido. Aqui explicaremos o conceito desta modalidade, como ela funciona, como pode ser implementada e quais benefícios ela traz para a instituição e para as pessoas.

O que é blended learning

O blended learning é um modelo educacional que surgiu a partir do desenvolvimento tecnológico e da necessidade de conciliar o ensino com diferentes rotinas. Assim, o ensino híbrido, nada mais é, do que uma modalidade de aprendizagem com momentos presenciais e outros a distância.

Neste contexto, as empresas e instituições de ensino que implementam o blended learning como modelo de Educação, possibilitam uma maior autonomia dos colaboradores. Com ajuda da tecnologia e das metodologias ativas de aprendizagem.

Assim, as pessoas possuem mais liberdade na sua jornada de aprendizagem e flexibilidade na sua rotina de estudo e capacitação. Dessa forma, alguns encontros ocorrem presencialmente e outros conteúdos, atividades e encontros são realizados de forma online, em plataformas de aprendizagem.

Como funciona o blended learning?

Como vimos, o blended learning está sendo cada vez mais implementado nas empresas e instituições de ensino. Isso vem mudando a perspectiva de muitos gestores, sobretudo durante a pandemia, onde os modelos de trabalho e de ensino foram totalmente reestruturados. Nesse sentido, o B-learning, surge como uma alternativa de transformação do modelo de educação tradicional, para uma educação inovadora e tecnológica.

Assim, há duas abordagens principais de funcionamento: o foco presencial e o foco no e-learning.

O foco presencial tem como objetivo a transmissão de conteúdos e informações de forma presencial, através de cursos, treinamentos, palestras, debates, entre outros.

Já no e-learning, existe uma disposição diferente dos formatos de conteúdo e dos modelos de transmissão do conhecimento. Aqui, todos os conteúdos e atividades são realizados de forma online, com auxílio das plataformas de aprendizagem.

Dessa maneira, é possível também no e-learning, que haja cursos complementares, atividades interativas, fóruns de discussão, ou até mesmo encontros síncronos, a depender das necessidades de cada instituição.

Ainda vale lembrar que, tanto no presencial como no e-learning, as bases do blended learning são o uso da tecnologia na Educação e as metodologias ativas de aprendizagem.

Como implementar o blended learning?

Esta nova realidade veio para ficar e hoje está crescendo cada dia mais, sendo implementada em diversos ambientes educacionais. Para isso é necessário investimento e pessoas capacitadas à desenvolver os conteúdos e fazer a gestão do conhecimento nas plataformas de ensino.

Por fim, é claro, são necessárias plataformas de aprendizagem, como a LXP, que possibilitem o acesso ao conhecimento de maneira simples e intuitiva, promovendo a autonomia das pessoas, ao percorrem suas próprias trilhas de aprendizagem.

O uso de plataformas educacionais digitais é essencial para manter o relacionamento entre instituições de ensino e empresas, com estudantes e colaboradores. Pois, são esses ambientes virtuais de aprendizagem (AVAs) que irão permitir o acesso aos conteúdos, a interatividade na plataforma, a interação com outras pessoas e muito mais.

No modelo Blended Learning, a atualização contínua das plataformas e das metodologias de ensino permite às Organizações fazer uma boa gestão de pessoas e do conhecimento, com base na avaliação dos resultados e na análise de dados. O resultado são cursos e programas de treinamento altamente personalizados, com conteúdos engajadores e adequados para o sistema híbrido de Educação Corporativa.

Ou seja: no blended learning é muito comum que o digital forneça os conteúdos, as motivações, as provocações, as referências, os gatilhos, dentre outros elementos, a serem utilizados como base dos encontros e atividades presenciais.

Como implementar o Blended Learning?

Como utilizar o ensino híbrido em treinamentos corporativos?

Com a carga horária extensa e a rotina das pessoas, vem a dificuldade de relacionar as atividades com os treinamentos em muitas empresas. Nesse sentido, o blended learning é uma opção organizacional muito viável na resolução de problemas educacionais e de treinamento.

O ensino híbrido permite extrair o que há de melhor nos dois mundos: presencial e digital. Dessa forma, as organizações conseguem, numa mesma fórmula, reduzir o custo e o tempo de cursos e treinamentos, facilitando e flexibilizando o acesso aos conteúdos nos ambientes de aprendizagem.

Por fim, do ponto de vista das lideranças, o uso da tecnologia e de soluções educacionais possibilita também ajuda na avaliação dos treinamentos e na tomada de decisão. Algumas plataformas de aprendizagem, inclusive, já possuem recursos disponíveis, como o Learning Analytics, baseados em Inteligência Artificial e voltados para a Ciência de Dados.

A soma dessas possibilidades oferece resultados mensuráveis, que permitem a sua empresa finalmente desvendar e avaliar o ROI de treinamento.

Conheça as soluções de ensino da Keeps!

As plataformas LXP da Keeps são soluções que oferecem facilidade na autoria de cursos e autonomia na experiência de aprendizagem: um modelo perfeito para o Blended Learning.

Em casa, os colaboradores conseguem acessar, consumir e compartilhar o conhecimento. Seja realizando as atividades ou interagindo sobre elas nos fóruns de discussão, por exemplo.

Já no trabalho, ou nas instituições, estes locais podem providenciar acesso, ou até mesmo, estimular que as pessoas levem os seus próprios dispositivos (BYOD) para os ambientes presenciais de treinamento. Dessa forma, todos possuem acesso simultâneo às plataformas de aprendizagem, para complementar ou auxiliar uma atividade realizada presencialmente.

A soma desses fatores oferece uma excelente combinação, para um formato Blended Learning de ensino:

  • Simplicidade.
  • Praticidade
  • Eficiência no uso da ferramenta.

Conheça o Konquest, o GameUp e o SmartZap, para entender como integrar os seus treinamentos e adaptá-los à rotina dos colaboradores de maneira simples, eficiente e engajadora.

Seja através de jogos interativos, pílulas do conhecimento, cursos completos ou minicursos pelo WhatsApp, a tecnologia e os modelos híbridos vieram para ficar!

Solicite uma demonstração gratuita da LXP da Keeps e venha fazer parte desse time!

Venha conhecer nossas soluções.

Relacionados

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Todo mês temos um conteúdo exclusivo para você.

Muito obrigado!

×