Entre em contato: +55 (48) 99169-2112

Plataforma de aprendizagem na Educação Corporativa

 Por: |  Publicado em 16/12/2020 |  Tempo de leitura 10 minutos

Você sabia que uma plataforma de aprendizagem pode ser a solução mais simples e custo-efetiva para a sua empresa em ações de Educação Corporativa?

Neste post, vamos esclarecer o que é uma plataforma EAD corporativa e quais as vantagens que os ambientes virtuais de aprendizagem oferecem. Para isso, iremos debater aquilo de mais essencial durante a experiência de aprendizado das pessoas. Além de esclarecer quais são os tipos de ambientes virtuais de aprendizagem e apresentar soluções de ensino inovadoras.

A exemplo do que foi dito, podemos citar o importante suporte educacional oferecido numa LXP plataforma, o uso cada vez maior de recursos com Gamificação na educação e ferramentas de Microlearning nas empresas. Continue conosco e boa leitura!

O que é uma plataforma de aprendizagem? 

Não existe um modelo único de plataforma de aprendizagem, mas podemos dizer conceitualmente que elas são ambientes virtuais voltados para a gestão do ensino e a experiência de aprendizagem das pessoas. Também é possível afirmar que essas plataformas de e-learning para empresas são valiosas ferramentas na implementação e operacionalização de treinamentos e ações de Educação Corporativa.

Do ponto de vista estrutural, estamos falando de softwares de ensino, com foco na criação de mecanismos pedagógicos inovadores, os quais promovam a aprendizagem ativa e facilitem a transmissão do conhecimento. Além disso, na perspectiva da gestão de RH e da coordenação do time de T&D, são plataformas de aprendizado mais custo-efetivas em relação aos valores e o tempo demandados, principalmente, no comparativo com treinamentos “convencionais”.

Uma plataforma de aprendizagem consegue proporcionar uma experiência de ensino focada nas pessoas, utilizando da tecnologia para disponibilizar soluções educacionais simples, engajadoras e colaborativas. Entre essas soluções, podemos destacar as principais tendências em Educação Corporativa, como as plataformas LXP, os ambientes gamificados e o uso do microlearning como estratégia de treinamento.

Qual a importância das plataformas virtuais de aprendizagem?

Logo de cara, uma plataforma de aprendizagem faz com que a jornada de educação e capacitação seja mais ativa, flexível e compreensível. Não à toa, empresas de distintos portes estão atentas a esses modelos virtuais e interativos de ensino. Sobretudo, porque além das características citadas, numa plataforma digital de aprendizagem é possível fazer gestão e análise de resultados, visando comprovar o ROI de treinamento.

Portanto, os principais recursos das plataformas virtuais de aprendizagem se relacionam com os diversos aspectos considerados pelas empresas ao investir em ações de Educação Corporativa.

  • Logística
  • Operacional
  • Tempo do treinamento
  • Custo
  • Eficiência
  • Resultados (ROI de T&D)

Hoje, para gestores e profissionais de T&D formados por um modelo tradicional de ensino, em que leia-se a hierarquia de saberes e a presença física como fatores preponderantes, poder educar e capacitar pessoas de forma virtual e ativa, com o auxílio de uma plataforma de aprendizagem, significa, certamente, um avanço exponencial.

Quais as vantagens de utilizar uma plataforma de aprendizagem?

Como vimos até aqui, existem diferentes motivos e aspectos a serem considerados na hora de investir em uma plataforma de Educação Corporativa. A seguir, listamos os principais vantagens de utilizar os ambientes virtuais para facilitar a aprendizagem.

Engajamento

Uma plataforma de aprendizagem que coloca as pessoas no centro da experiência de ensino tende a aumentar a motivação da equipe. Os colaboradores sentem-se valorizados, não só pelo investimento da empresa em capacitação, mas também pela forma como se identificam com os treinamentos propostos. Quando as pessoas conseguem enxergar a si mesmas como parte central do processo de ensino-aprendizagem, os resultados das ações de Educação Corporativa costumam ser exitosos.

Aprendizagem ativa

No aspecto didático-pedagógico, o estímulo à aprendizagem ativa talvez seja o principal ponto de virada nos processos de ensino atuais, a partir de uma plataformas de EAD corporativo. Uma plataforma de aprendizagem, além de promover o Active learning, propõe um modelo altamente inovador para o consumo de informações e do conhecimento. Fica possível e desejável explorar os interesses e potencialidades, individuais e coletivas, alinhados aos objetivos estratégicos das empresas.

Algo tão simples quanto dar protagonismo às pessoas na construção do seu processo de aprendizagem e capacitação profissional.

Redução de custos

A plataforma de aprendizagem ajuda significativamente na redução de custos com treinamentos corporativos. Isso ocorre por diversos motivos, a começar pelos aspectos citados anteriormente, como logística, parte operacional. eficiência e tempo de treinamento. Todos esses fatores tem relação direta com os custos das ações Educação Corporativa e somados também impactam, direta e indiretamente, os resultados dessas atividades.

Ou seja: se você não precisa reservar um espaço físico amplo; contratar um número maior de profissionais para coordenar um treinamento; ausentar os colaboradores de suas funções produtivas por longos períodos; e ainda assim consegue tornar o treinamento mais atrativo e eficiente, haverá com certeza uma redução de custos bastante considerável.

Com a plataforma de aprendizagem adequada, esse cenário pode se tornar uma realidade para a sua empresa.

Portabilidade e formatos de conteúdo

A portabilidade está entre os grandes benefícios de uma plataforma de ensino, visto que os colaboradores podem estudar e se capacitar utilizando qualquer dispositivo online. Tudo disponível a qualquer hora e em qualquer lugar, para se adaptar às diferentes rotinas e modelos de treinamento.

Outro benefício da plataforma de aprendizagem consiste na possibilidade de usufruir a ferramenta com interações e participação, na criação e no consumo de variados formatos de conteúdo. Abrem-se, portanto, novos horizontes a serem explorados dentro de uma plataforma educacional onde se promova o Social learning e a aprendizagem ativa, através de um ambiente virtual colaborativo de aprendizagem.

Ainda sobre os formatos de conteúdo disponíveis, podemos citar conteúdos em vídeo, podcasts, artigos, infográficos, animações, etc. Vale destacar que essas plataformas educacionais digitais estão frequentemente associadas com recursos gamificados e à integração com as mídias sociais.

Quais são os tipos de ambientes virtuais de aprendizagem?

Confira a seguir as principais tendências em Educação Corporativa.

Plataformas LXP 

LXP (Learning Experience Platform) é uma plataforma de aprendizagem personalizada, com foco nos usuários e voltada para gestão e compartilhamento de conteúdos. As soluções disponíveis nesse ambiente virtual de ensino estimulam a aprendizagem ativa e colaborativa. Conhecida como o “Netflix da Educação Corporativa”, a LXP plataforma recebe esse apelido por conta da experiência de aprendizagem baseada nas ações e interesses relacionados dos usuários dentro da ferramenta de ensino.

Na prática, significa dizer que a plataforma de aprendizagem identifica e associa os padrões de consumo do conhecimento de maneira personalizada. A compreender e indicar  conteúdos de diferentes formatos, mais adequados ou atrativos. Nessa engrenagem, o software de ensino assimila e processa esses dados, com suporte de Inteligência Artificial e uso de algoritmos precisos, que, a partir da meta-análise das ações dos usuários na plataforma de aprendizagem, indicam os materiais mais relevantes para cada usuário. Um princípio bastante similar ao utilizado pelo Netflix, capaz de gerar uma enorme base de dados (Big Data) para avaliação quantitativa e qualitativa das ações de treinamento.

Nesse caso, o grande diferencial didático ocorre pelas inúmeras possibilidades de interação, que extrapolam os tópicos e temas e se apresentam também em formatos de conteúdo. Isto é: um usuário que interage de modo mais efetivo com materiais em vídeo ou infográficos, por exemplo, poderá receber sugestões na plataforma, que melhor se adequem aos assuntos, mas também a esses formatos específicos.

Isso torna o processo de aprendizagem dinâmico e interativo, aumenta o engajamento dos colaboradores e facilita a compreensão de novas ideias.

Ambientes gamificados

Gamificação é o processo que adapta elementos comuns em games à outros objetivos não afins aos games. Isso resulta em plataformas educacionais que vão além do entretenimento. Na prática, os modelos gamificados seguem a lógica e a metodologia dos jogos para converter materiais complexos em conhecimentos mais acessíveis. Logo, essa dinâmica facilita a implementação e aumenta as chances de êxito das ações de Educação Corporativa e voltadas para o Treinamento e Desenvolvimento de pessoas. Também melhora a experiência de aprendizagem dos usuários e faz com que os mesmo se sintam pertencentes àquele projeto pedagógico e inseridos no planejamento da empresa.

Plataformas de aprendizagem gamificadas interagem com os usuários de maneira direta e intuitiva, o que ajuda a engajar colaboradores, transmitir e compartilhar o conhecimento. Por consequência, gera um estímulo simultâneo à aprendizagem ativa, à competição saudável, ao Social learning e ao trabalho em equipe. Além disso, também permite mensurar resultados em ações de Educação Corporativa por meio de uma robusta base de dados obtida de maneira interativa e divertida.

Isso significa que quanto mais os usuários jogam e brincam na plataforma de aprendizagem, mais informações eles geram (rankings, índices, percentuais) sobre seus conhecimentos e eventuais dificuldades. Portanto, são fornecidos relatórios completos e personalizados, que permitem avaliar os cenários e resultados das ações de T&D, impulsionando o crescimento pessoal e profissional dos colaboradores, além de fazer os ajustes necessários.

Plataformas de Microlearning

O Microlearning consiste na transmissão de conhecimento em curto prazo, através de informações sintéticas e objetivas. Trata-se de uma abordagem de ensino prática, acessível e inovadora, que propõe-se à aprimorar processos de aprendizagem. Esse modelo, portanto, consiste num conceito acessível e mutimídia de transmissão do conhecimento. Isto significa que o microlearning podem ser utilizado em plataformas LXP, ambientes gamificados, mobile learning, etc.

Nesse caso, as plataformas de microlearning são, na verdade, ambientes virtuais de aprendizagem compatíveis com o uso desse recurso. Dessa maneira, os materiais também podem ser compartilhados em diferentes formatos, como vídeos, podcasts, artigos, infográficos, animação, entre outros. Os conteúdos são fracionados em pílulas do conhecimento, que transmitem seus contextos de maneira direta e compreensível. Formando assim, uma gama maior de conhecimentos complexos, gerando uma enorme base de dados a partir da soma dessas informações breves, assertivas e de fácil assimilação.

São de fato soluções personalizadas, com portabilidade, menor custo, fácil implementação e impacto de curto prazo.

Plataformas de aprendizagem da Keeps

A Keeps desenvolve soluções integradas em seus ambientes virtuais de ensino, buscando sempre atender às demandas de treinamento das empresas. Com o foco na Educação Corporativa, as plataformas de aprendizagem aplicam os conceitos de LXP, Gamificação e Microlearning. Com todos os recursos e ferramentas unidos para proporcionar uma experiência de aprendizagem mais interessante e alcançar melhores resultados nas ações de T&D.

O Konquest, no universo LXP da Keeps, é o coração da plataforma de aprendizagem. Uma ferramenta completa e sofisticada, voltada à Educação Corporativa, a qual tem por objetivo promover um ambiente de aprendizado digital, simplificando a autoria e estimulando o social learning. Tudo dentro de uma robusta plataforma LXP, a qual permite a obtenção de dados ainda mais detalhados. Além de outros recursos específicos e personalizados.

GameUp é um Blended learning a qualquer hora, na palma da mão. Um App gamificado, simples e interativo, destinado à Educação Corporativa. O formato de Quiz, torna o aprendizado algo mais lúdico e interessante, semelhante a um game de celular com interface personalizada e conteúdo acessível. Nele, o usuário consegue fixar conhecimentos de modo objetivo e interessante. Contando, inclusive, com ajuda de vídeos explicativos. Esse recurso auxilia colaboradores tirando suas dúvidas e ampliando a compreensão.

SmartZap se relaciona diretamente com os seus usuários. Ele facilita a retenção do conhecimento com Microlearning no próprio WhatsApp. Isso estimula a interação e aumenta o engajamento, uma vez que os colaboradores dominam o recurso utilizado. Desse modo, os conteúdos e informações são compartilhados de modo prático e rápido, o que diminui a resistência e melhora a comunicação nas relações de trabalho, promovendo o Social learning e a Aprendizagem ativa.

Solicite gratuitamente uma demonstração e veja como acelerar treinamentos e torná-los mais atrativos, além de comprovar os resultados das ações de T&D.

Escritor de ficção, leitor assíduo e bem informado.
Criador de conteúdo para blog posts com SEO na Keeps.

Venha conhecer nossas soluções.

Relacionados

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Todo mês temos um conteúdo exclusivo para você.

Muito obrigado!

×