Gamificação: o que é e 8 benefícios para a Educação Corporativa

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Você certamente já ouviu por aí sobre a utilização da Gamificação para otimizar treinamentos corporativos, certo? Isto porque o desenvolvimento dessa ferramenta é voltado para processos de capacitação engajadores, os quais forneçam uma ampla base de dados para análise e planejamento gerencial.

Então que tal conhecer um pouco mais sobre essa tendência tão atual e que torna os processos de T&D cada vez mais atrativos? Continue lendo!

Gamificação: o que é e 8 benefícios para a Educação Corporativa

O que é Gamificação?

Gamificação é uma estratégia didática que adapta elementos comuns nos jogos a outros objetivos não propriamente afins a esses games. Ou seja, propostas que vão além do entretenimento.

Na prática, basear-se na lógica e metodologias dos games pode ajudar a converter materiais complexos em conteúdos acessíveis. E é justamente o acontece quando a gamificação é aplicada!

Por consequência, essa dinâmica facilita todas as etapas numa ação completa de educação, melhorando a experiência de aprendizagem dos usuários. Mas desde quando a gamificação passou a ser parte dos processos de T&D das organizações?

Quando e onde surgiu a gamificação?

O surgimento da gamificação, enquanto conceito, veio com o termo criado pelo programador e inventor britânico Nick Pelling, no ano de 2002. A intenção era contextualizar o universo gamer em uma realidade na qual todas as pessoas pudessem utilizar o formato dos games para ensinar e aprender, ou até mesmo ajudar na dinâmica de resolução de problemas e na tomada de decisão.

Mas todo esse procedimento não foi imediatamente aceito, sabia? Foi apenas em 2010 que a gamificação passou a ser um termo utilizado internacionalmente, quando então as empresas conseguiram utilizar o novo sistema em suas plataformas de educação corporativa. Demorou, mas valeu a pena!

Gamificação na Educação Corporativa

O conceito de gamificação corporativa é um modelo que utiliza a estrutura ou metodologia dos jogos para otimizar processos de capacitação. E por que utilizar a gamificação na educação? Essas ações têm por objetivo aumentar o engajamento dos colaboradores, transmitindo conhecimentos de forma simples e colaborativa. Além de tornar possível, durante a aplicação de treinamentos gamificados, a mensuração e análise dos resultados das ações de treinamento e desenvolvimento.

Nas plataformas gamificadas, assim como nos jogos, também há um grande poder de mobilização dos jogadores/colaboradores. Aliás, é a partir dessa mobilização e interação das pessoas com o ambiente gamificado que se consolida a enorme base de informações com os resultados obtidos nas atividades, de maneira personalizada e fornecidos em formato de relatórios digitais, atualizados em tempo real.

Dentro dessas plataformas com gamificação em treinamentos, podem ser criadas missões, rankings, atividades, recompensas, dentre outros recursos. Isso promove um treinamento altamente interativo e atrativo para os colaboradores, além de serem excelentes estímulos para a obtenção de melhores resultados. Todos esses fatores unidos servem para auxiliar os gestores desde a etapa de planejamento estratégico das empresas até a tomada de decisão.

E caso você se interesse em aprender algumas técnicas da gamificação, clique aqui e descubra!

Quais os benefícios da gamificação na Educação Corporativa?

Por que aplicar a gamificação na educação é importante? O treinamento gamificado pode ser utilizado com diversos objetivos, como destacamos a seguir.

Engajamento dos colaboradores

Com a gamificação, são maiores as possibilidades de interação durante o aprendizado, o que torna o processo de treinamento e desenvolvimento mais engajador para os colaboradores.

Atividades mais atrativas trazem motivação e estimulam a participação ativa enquanto o conhecimento é transmitido.

Aprendizado mais eficaz

Quando você utiliza a gamificação durante o seu programa de T&D, a aprendizagem permite uma imersão através da qual os colaboradores possam aplicar o que estão aprendendo na prática, ultrapassando obstáculos e definindo medidas com eficácia, ainda que em um ambiente digital de ensino.

Desenvolvimento de habilidades

Com os desafios e simulações que a gamificação pode utilizar, skills técnicas e comportamentais podem ser desenvolvidas. Mas de que forma isso acontece?

Através da prática em ambientes seguros, onde os colaboradores conseguem desenvolver suas habilidades com mais dinamismo e de forma mais interessante.

Motivação e produtividade

Quando são utilizadas estratégias de games para treinar e desenvolver seus colaboradores, podem ser ofertadas recompensas e algumas formas de reconhecimento para os colaboradores conforme os objetivos vão sendo alcançados.

Avançando diante desses desafios, aumenta a motivação e a produtividade dos colaboradores, que passarão a atuar sempre mirando resultados mais positivos.

Colaboração e trabalho em equipe

É isso mesmo, a gamificação é capaz de te auxiliar com a promoção do trabalho em equipe e da cooperação entre os seus colaboradores.

Os jogos incentivam a resolução de problemas, estimula dividir experiências e, reunidos, os colaboradores estreitam laços e acabam promovendo um ambiente mais colaborativo.

Avaliação e feedback

Através da gamificação, você consegue fazer avaliações da performance dos seus colaboradores de forma progressiva. É possível, inclusive, fazer esse acompanhamento em tempo real.

Desse modo, temos um feedback instantâneo, o que facilita o entendimento sobre onde focar as melhorias, evoluir os colaboradores e aprimorar os procedimentos da organização.

Retenção de talentos

Quando os colaboradores recebem um investimento facilitador para sua evolução profissional, como é o caso da gamificação, automaticamente enxergam a valorização e o aumento das oportunidades de evolução e aprendizagem continuada.

Inovação e criatividade

Com o estímulo da gamificação, geralmente os colaboradores acabando abrindo a mente para novas possibilidades, estimulando a criatividade e permitindo encontrar métodos inovadores para aprimorar seus processos e ajudar a empresa a alcançar posições de cada vez mais destaque no mercado.

quais os benefícios da gamificação na Educação Corporativa?

Mecanismos da gamificação

Você deve estar se perguntando, como funciona a gamificação no T&D? Numa realidade corporativa, onde o sistema é aplicado, como fazer a gamificação para treinamentos?

Pontuação e níveis

Aqui a gamificação acontece da seguinte forma: os pontos são somatizados conforme as atividades são concluídas. Quanto mais pontos são acumulados, o jogador/colaborador ultrapassa os níveis de dificuldades, tendo acesso a novos temas e obstáculos.

Desafios e missões

Quando a gamificação tem como foco os desafios e as missões, as metas são específicas. Ou seja, as atividades precisam ser “zeradas” e os objetivos vão sendo conquistados até que seja validada aquela meta específica que permite a progressão para o próximo passo.

Aqui o colaborador com certeza encontra uma sensação de superação!

Rankings e competições

Essa estratégia de gamificação acontece quando os colaboradores disputam entre si, visando atingir os melhores níveis e obter destaque no placar. O objetivo aqui é validar uma competição que entregue engajamento e estímulo.

Para validar o placar, podem ser escolhidos os critérios que melhor se encaixem aos objetivos.

Recompensas e incentivos

Conforme as metas forem concluídas, são entregues recompensas para os colaboradores, que podem variar, indo desde certificados, descontos e benefícios até alguns recursos distintos e de destaque.

Narrativas e histórias

Essa já é uma experiência de gamificação mais imersiva, guiada através de uma história que apresenta alguns desafios e cujo objetivo é o colaborador apresentar a resolução para o problema.

Geralmente é uma abordagem utilizada para entregar sentido e contextualizar o cotidiano à gamificação.

Colaboração e trabalho em equipe

Existe ainda a possibilidade de que os colaboradores atuem juntos no processo entregue pela gamificação, onde atuam conjuntamente para atingir a meta. Isso estimula o trabalho em equipe e a cooperação.

Personalização e customização

A gamificação permite ainda que os colaboradores personalizem a aprendizagem, escolhendo os caminhos por onde seguir durante o seu treinamento, definindo o que irá realizar, direcionando seus interesses, níveis e o que considera relevante naquele momento.

Quais são os tipos de Gamificação Corporativa?

Existem alguns cenários onde podemos utilizar diferentes te de aplicação da gamificação. Que tal explanarmos um pouco alguns dos principais?

Gamificação de treinamentos

Aqui, os programas de capacitação da sua empresa são voltados para entregar vivências através dos games, ou seja, utilizamos obstáculos, recompensas, mudanças de níveis etc., tudo de forma a tornar os treinamentos mais engajadores e estimulantes.

Gamificação de onboarding

Quando falamos de treinamento de integração, ou onboarding, a gamificação é uma das opções mais eficazes. Utilizando games como quizzes, por exemplo, os novos colaboradores conseguem entender sobre a cultura e valores da empresa.

Isso possibilita que esses e outros conhecimentos relevantes sejam ensinados de forma intuitiva e que permite maior fixação acerca do conteúdo.

Gamificação de programas de desenvolvimento profissional

Todos os processos de desenvolvimento, como mentoria, coaching, job rotation etc., podem ser melhorados quando a gamificação é parte da estratégia de ensino-aprendizado.

Podem ser realizadas competições com sistemas de recompensa e demais métodos que estimulem a atuação dos colaboradores.

Gamificação de avaliação e feedback

Esse tipo de estratégia gamificada auxilia na melhoria desses processos tão usuais, o de avaliação e feedback. Se você decide, por exemplo, promover a interação via gamificação, você pode criar rankings, montar um placar etc. Tudo isso termina encorajar o aprimoramento constante de seus colaboradores.

Quais são os tipos de Gamificação Corporativa?

Gamificação nas empresas: como tornar atrativo o meu treinamento?

Na concepção da  Keeps, a quebra de paradigmas se dá por transformar o sentimento de obrigação em estímulo. Isso ocorre em todos os nossos ambientes virtuais dedicados à experiência de aprendizagem dos usuários.

Acreditamos que o recurso da gamificação para treinamento, facilita o aprendizado e torna qualquer treinamento muito mais atrativo. Por esse motivo, desenvolvemos o GameUp.

GameUp é um módulo de ensino que a Keeps possui e se trata de um aplicativo que pode ser personalizado para a sua empresa e tem como objetivo capacitar colaboradores de forma lúdica, gamificada e divertida. Nele, o colaborador consegue fixar conhecimentos de modo objetivo e interessante. Contando, inclusive, com ajuda de vídeos explicativos. Esse recurso auxilia colaboradores tirando suas dúvidas e ampliando a compreensão.

gameup - solução gamificada da Keeps

Isso, combinado ao uso de plataformas de aprendizagem constrói uma experiência colaborativa, onde os usuários são o centro das interações.

Mas o que queremos dizer? De forma direta e resumida: que a gamificação promove a aprendizagem ativa, de modo altamente personalizado e voltado para alcançar os objetivos estratégicos de cada treinamento. Sempre, é claro, a considerar as características e potencialidades de cada colaborador.

Cases de Sucesso com o GameUp, o app de Gamificação da Keeps

Utilizando o GameUp, o primeiro módulo de ensino desenvolvido pela Keeps, empresas como a Bayer e a Agriness conseguiram:

  • impulsionar o desenvolvimento no campo de uma forma lúdica e simples;
  • treinamento;
  • engajamento;
  • conhecimento;
  • produtividade;
  • baixo custo;
  • compartilhar questões complexas de forma simples e assertiva junto aos colaboradores;
  • facilitar a assimilação dos conteúdos e incentiva a busca por novas informações etc.

Mas e você? Não perca tempo e agende um teste grátis ou fale com um de nossos especialistas!

Perguntas frequentes sobre gamificação

O que é Gamificação?

Gamificação é uma estratégia didática que adapta elementos comuns nos jogos a outros objetivos não propriamente afins a esses games. Ou seja, propostas que vão além do entretenimento. Na prática, basear-se na lógica e metodologias dos games pode ajudar a converter materiais complexos em conteúdos acessíveis. Por consequência, essa dinâmica facilita todas as etapas numa ação completa de educação, melhorando a experiência de aprendizagem dos usuários.

Quando surgiu a Gamificação?

O conceito de gamificação surgiu em 2002, com o termo criado pelo programador e inventor britânico Nick Pelling. A intenção de Pelling era contextualizar o universo gamer em contextos de ensino e aprendizagem, onde todas as pessoas pudessem usar o formato dos games adaptado para consumir conteúdos e gerar conhecimento. No entanto, apenas em 2010 o termo gamificação ganhou popularidade internacional, quando as empresas passaram a revisar e inovar seus modelos de educação corporativa.

Por que utilizar a gamificação na Educação Corporativa?

O conceito de gamificação está centrado em propostas nas quais são utilizadas as estruturas ou metodologias dos jogos para otimizar os processos de educação e capacitação. Essas ações têm por objetivo aumentar o engajamento dos colaboradores, transmitindo conhecimentos de forma simples e colaborativa. Além de tornar possível a mensuração e análise dos resultados das ações de T&D.

Quais os benefícios da Gamificação?

A gamificação pode ser aplicada para cumprir diversos objetivos de ensino e aprendizagem, dentro e e fora das organizações. Entretanto, a seguir, destacamos os seus principais benefícios, pensando no uso de soluções gamificadas na Educação Corporativa:

– Engajamento dos colaboradores
– Aprendizagem ativa
– Aumento de produtividade e performance
– Transmissão do conhecimento simplificada
– Feedbacks constantes
– Personalização do ensino
– Gestão de resultados

Rangel Torrezan
CEO da Keeps, graduado em Ciências da Computação com MBA pela FGV. Possui mais de 25 anos de experiência em Desenvolvimento de Softwares, especialista em tecnologias e há 6 anos empreendendo na área de educação, atuando nos estudos e aplicações práticas de Inteligência Artificial e Big Data.
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