Técnicas de gamificação: saiba como utilizá-las na sua empresa

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Já ouviu falar sobre a gamificação como técnica de treinamentos corporativos? Existe muito mais por trás desse processo do que simplesmente distribuir prêmios e rankings. No artigo de hoje apresentaremos algumas técnicas de gamificação e-learning para tornar a aplicação de elementos como conteúdo de treinamento online mais divertido e envolvente. Continue lendo!

O que são técnicas de gamificação?

As técnicas de gamificação são a aplicação de estratégias de jogos para motivar a participação de um grupo e o seu engajamento ao longo do tempo.

No mundo corporativo, as técnicas de gamificação na educação podem ser muito úteis para que os colaboradores cumpram com os seus objetivos com motivação e maior interesse.

Sendo assim, a gamificação nos negócios, trata-se do uso do mecanismo de jogos para atingir certos objetivos corporativos.

E, quando bem aplicada, a gamificação pode aumentar o engajamento, a motivação e até resolver problemas no ambiente de trabalho.

Tal abordagem pode servir de apoio para diversos processos empresariais, indo desde o próprio onboarding de funcionários até um treinamento corporativo específico para melhorar os resultados ou o senso de equipe. 

Parece interessante compreender quais são as técnicas de gamificação mais utilizadas no mundo corporativo, não é mesmo? Para tanto, falaremos no tópico a seguir.

Técnicas de gamificação

Veja abaixo 13 técnicas de gamificação e como aplicá-la nos treinamentos para deixar seus colaboradores mais engajados e assim, atingir os objetivos esperados.

Técnicas de gamificação

Narrativa

A peça-chave de muitos jogos é a narrativa, ou melhor dizendo, a história por trás do jogo.

Essa técnica, visa trazer para a história, os protagonistas (personagem envolvente), o antagonista (desafio que o personagem enfrenta) e um enredo (sequência de eventos).

Criar um cenário é um excelente modo para acrescentar o elemento de narrativa ao curso.

O motivo? Cenários envolvem personagens que seguem um enredo ou uma sequência de eventos.

Regras

As regras também são uma parte fundamental de qualquer jogo para definir expectativas e parâmetros.

Afinal, servem como norte, que informam os jogadores o que pode ou não ser feito.

Neste sentido, use instruções específicas e concisas para comunicar as regras do seu cenário aos aprendizes.

Seja claro com o que você espera que os participantes façam em cada passo do curso, e certifique-se que eles nunca tenham que adivinhar o que fazer.

O controle do jogador

Ter controle sobre a jornada e seus resultados é um elemento comum de muitos jogos, onde muitos jogadores adoram sentir-se no controle de seu potencial sucesso.

Uma forma de entregar o controle aos jogadores é deixá-los escolher um avatar ou personagem que aparece no curso e que fará parte da narrativa – como explicamos no exemplo 1.

Outra forma de proporcionar controle, é abrir uma navegação que permita aos participantes conduzir com o seu prosseguimento pelo conteúdo.

Dê autonomia e deixe que os aprendizes acessem o conteúdo desde um Menu Inicial com diversas possibilidades de escolha ao invés de forçar um caminho linear.

Descoberta

Jogos normalmente encorajam a descoberta e exploração; por exemplo, pessoas gostam de caçadas por um tesouro escondido.

Como incorporar essa técnica de gamificação? Bem, essa é bem simples! Inclua um “brinde”, como um atrativo de informação extra, com a possibilidade de ganhar alguns pontos extras.

Entretanto, ao mesmo tempo em que informações extras são adicionais divertidos, nunca faça com que um estudante tenha que procurar pela informação crítica que eles precisam saber.

Neste ponto, você também deve certificar-se de que os participantes tenham instruções claras sobre o que eles estão procurando.

Afinal de contas, não há nada pior que clicar desesperadamente, sem foco e sem saber por que ou onde procurar.

Interatividade

Quantos jogos você já jogou em que não deve fazer nada? Nenhum!

Jogos são 100% simulação e envolvimento, seja mental ou físico, e você deve sempre estar fazendo alguma coisa como parte do processo.

Essa é a opção perfeita para proporcionar maior engajamento da equipe.

Portanto, para atingir os objetivos com essas técnicas de gamificação, pense em como tornar o conteúdo mais interativo.

Você pode tentar construir interações significativas que requeiram que o aprendiz pense e tome decisões.

Ao invés de dizer a informação diretamente, faça-os selecionar a opção correta de uma lista e arrastá-la ao local correto.

Flexibilidade

Jogos são normalmente jogados nos horários livres, como à espera de um ônibus ou antes do início de uma aula, por exemplo.

Permita que seu conteúdo seja consumido nesses momentos, agregando mobilidade!

Ao transformar o conteúdo em um aplicativo, com a possibilidade de uso off-line, usuários podem executar os treinamentos em qualquer horário! Aumentando a efetividade do treinamento.

Feedback

O Feedback é peça chave do jogo, afinal, ele informa o usuário sobre suas ações foram registradas e reconhecidas e disponibiliza uma dica ao jogador sobre como ele está progredindo.

O conteúdo de um feedback não precisa ser texto e sim, apenas um tipo de feedback que informa os jogadores que eles estão indo bem.

Como incorporar esse elemento ao jogo? Com estrelas e pontos Essas são formas de mostrar feedback e conquistas, por exemplo.

Restrição de tempo

Jogos utilizam restrições de tempo para criar um senso de urgência, que pressiona o jogador a pensar e agir rapidamente.

Essa ação também é muito eficaz nas técnicas de gamificação para treinamentos corporativos.

Para simular uma restrição da vida real, considere o uso de contagem regressiva ou um cronômetro em seu quiz.

Aversão à perda

Aversão à perda refere-se à tendência dos humanos de preferir evitar perdas a conseguir ganhos.

Isso porque, uma perda é duas vezes mais poderosa do que um ganho, e essa propensão mental é utilizada por muitos desenvolvedores de jogos.

Use um sistema de pontos em seu curso para informar os aprendizes onde eles se encontram e informá-los que pontos podem ser retirados em caso de respostas incorretas.

Jogo Contínuo

Jogo contínuo é a possibilidade de um jogador, retomar o jogo de onde ele parou e continuar prosseguir.

Isso significa que se um jogador “perde” um jogo ele pode recomeçar e tentar novamente quantas vezes quiser.

Deixe que os jogadores prossigam! Isso é um ótimo sinal quando jogadores tentam novamente ou revisitam um conteúdo.

Isso demonstra que eles estão interessados e intrigados.

Uma forma de incorporar o jogo contínuo em seus cursos é permitir que os estudantes refaçam o quiz caso eles falhem.

Outra forma é permitir uma segunda tentativa caso respondam uma pergunta incorretamente.

Recompensa

Pontos extras ou recompensas fazem com que as pessoas se sintam bem e são amplamente utilizados em diversos tipos de jogos.

As recompensas funcionam como o incentivo que faltava para os colaboradores desenvolverem o melhor de si e ainda, alcançar os objetivos.

Para incorporar esse elemento ao jogo, considere a distribuição de “pontos extras” a aprendizes para perguntas mais difíceis ou tornando possível a conquista de recompensas extras baseado em escolhas corretas.

Níveis

Dentre as técnicas de gamificação, atingir fases ou níveis diferentes, objetivos ou desafios é um tópico comum entre games.

Uma ideia de incorporação ao jogo, pode ser: ao invés de incluir capítulos ou módulos, organize seu conteúdo em “fases”.

Possibilite o desbloqueio dessas fases quando o jogador responder corretamente ou atinja certo número de pontos.

Competição

Por fim, mas não menos importante, temos os rankings e tabelas de classificação, que são mecanismos muito populares para encorajar uma competição no mundo dos games.

Os rankings classificam os jogadores e suas pontuações e as pessoas adoram isso, porque trazem reconhecimento de suas habilidades e esforço.

Para incorporar esse elemento ao jogo, utilize uma página corporativa ou seu LMS para informar os aprendizes como seus colegas de trabalho estão progredindo.

Para ver exemplos específicos e direcionados de gamificação, temos um artigo completo aqui.

Por que utilizar gamificação nas empresas?

Dentre os principais benefícios que conseguimos visualizar no mundo corporativo, estão:

  • O aumento da produtividade e motivação;
  • A melhora no relacionamento e engajamento da equipe;
  • Proporciona um maior desempenho e alcance de resultados;
  • A melhora do workflow e da organização no trabalho.

Para entender mais benefícios da gamificação na educação, leia aqui.

Melhores dicas estratégicas de gamificação

As melhores dicas de estratégia de gamificação envolvem:

  • Transformar tarefas de rotina em missões;
  • Trabalhar com princípios de reconhecimento;
  • Gamificar o onboarding e os treinamentos;
  • Aplicar a gamificação social;
  • Adaptar a proposta conforme o time;
  • Focar nas pequenas recompensas;
  • Celebrar outros pontos além do melhor desempenho.

Aplique suas técnicas de gamificação utilizando o GameUp!

Aplique suas técnicas de gamificação utilizando o GameUp!

GameUp é um Blended learning a qualquer hora, na palma da mão. Um aplicativo gamificado voltado à Educação, num formato de Quiz simples e interativo, o qual torna a experiência de aprendizagem muito mais lúdica e interessante. Na interface, o GameUp lembra um game de celular personalizado e com conteúdo acessível. Nele, o usuário consegue fixar conhecimentos de modo objetivo e interessante, contando com o suporte de vídeos explicativos para auxiliar estudantes e colaboradores no esclarecimento de dúvidas e na compreensão dos conhecimentos requeridos.

GameUp oferece ainda uma capacitação com alto índice de engajamento, uso e aprendizado. Uma solução inovadora sobre como aplicar a gamificação na educação.

Implementando um treinamento gamificado, as necessidades de capacitação são transformadas em uma proposta de aprendizagem que desafia e ensina ao mesmo tempo. O colaborador é convidado a testar seus conhecimentos em um formato engajador de ensino/aprendizagem, com feedbacks instantâneos, através do uso de microlearning na Educação Corporativa. Além disso, o gestor consegue visualizar o status de consumo dos conteúdos e performances, seja individualmente ou por curso, de modo personalizado.

Portanto, é com esse espírito que a Keeps desenvolve e aperfeiçoa o GameUp, com o orgulho de oferecer ao mercado um produto pioneiro, que veio para inovar a rotina educacional das empresas junto aos seus colaboradores.

Para conhecer as nossas soluções, agende gratuitamente uma simulação do GameUp e descubra tudo o que um aplicativo para gamificação na educação pode oferecer a sua empresa.

Perguntas frequentes sobre Técnicas de Gamificação:

O que são Técnicas de Gamificação?

Técnicas de Gamificação são a utilização de técnicas aplicadas em games com o objetivo de engajar os colaboradores de uma organização durante os treinamentos de Educação Corporativa. Essas técnicas são fundamentais para que o alcance de metas e objetivos sejam realizados com mais motivação e novo interesse.

Quais são as Técnicas de Gamificação mais utilizadas?

Narrativa: essa técnica visa trazer para a história os protagonistas (personagem envolvente), o antagonista (desafio que o personagem enfrenta) e um enredo (sequência de eventos).
Regras: seja claro com o que você espera que os participantes façam em cada passo do curso, e certifique-se que eles nunca tenham que adivinhar o que fazer.
Interatividade: pense em como tornar o conteúdo mais interativo. Você pode tentar construir interações significativas que requeiram que o aprendiz pense e tome decisões.

Rangel Torrezan
CEO da Keeps, graduado em Ciências da Computação com MBA pela FGV. Possui mais de 25 anos de experiência em Desenvolvimento de Softwares, especialista em tecnologias e há 6 anos empreendendo na área de educação, atuando nos estudos e aplicações práticas de Inteligência Artificial e Big Data.
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