keeps logo
Desenvolvendo e impulsionando conhecimento

Como engajar os colaboradores com treinamentos pelo Whatsapp?

Início » Gamificação e Microlearning » Como engajar os colaboradores com treinamentos pelo Whatsapp?

Recentemente alguém me perguntou como engajar os colaboradores nos treinamentos e eu respondi brincando:

– Como assim?! Não é pelo WhatsApp que se resolvem todos os problemas hoje em dia? Risos.

É claro que foi uma brincadeira, mas que desperta para um papo muito sério sobre o que foi a expectativa versus a realidade dos treinamentos corporativos no ano passado e no que virá pela frente em 2023. 

Embora o mercado se mantenha aquecido e a evolução das plataformas seja notável, também houve espaço para desapontamentos e crescente aumento da procura por novas soluções, seja para substituir ou complementar as ações de Educação Corporativa. 

Por esse motivo, decidi separar um pouquinho de tempo para compartilhar uma opinião sobre esse tema com vocês. Boa leitura!

O impacto do WhatsApp no engajamento dos colaboradores

O impacto do WhatsApp no engajamento dos colaboradores

Indo direto ao ponto, depois do ‘boom’ do LMS/LXP e da Gamificação, que deve continuar nos próximos anos, em 2023 o WhatsApp pode ser o novo queridinho das empresas para aumentar o engajamento dos colaboradores nas ações de treinamento. 

O objetivo deste artigo é ajudar você na compreensão das principais razões para que isso ocorra, principalmente, sob duas perspectivas: 

1.Empresas que estão com dificuldades para descobrir como engajar os colaboradores nas ações de treinamento e procuram por soluções inovadores que funcionem como alternativa. 

2.Empresas que desejam criar um ecossistema de aprendizagem integrado com soluções Web e Mobile (sobretudo pelo Whatsapp) atuando juntas na sua rotina de treinamentos. 

Como engajar os colaboradores com os recursos disponíveis?

Aqui está um dos grandes desafios de qualquer área de T&D: como podemos capacitar mais e melhor, em menos tempo e com menor custo? Não existe uma maneira mais simples, mais ágil e mais acessível de fazer? 

E mais: como engajar os colaboradores em um treinamento diante de um cenário tão desafiador? Com certeza, não são perguntas simples de responder, mas se a gente prestar atenção em alguns pontos, vamos ter mais chances de sucesso. 

No final deste artigo vou falar um pouco do SmartZap, mas, pra quem não conhece, é uma solução para treinamentos que a Keeps desenvolveu justamente para tentar, ao mesmo tempo, montar esse “quebra-cabeça” da eficiência corporativa e “desatar os nós” que dificultam o engajamento dos colaboradores. 

Mas, antes disso, vamos falar um pouco mais sobre o que precisa ser analisado nos processos internos das empresas, para entender de que formas uma integração com o Whatsapp pode ser uma boa alternativa para a rotina de treinamentos corporativos.

Como engajar os colaboradores com os recursos disponíveis?

Recursos materiais

Talvez as limitações materiais sejam os pontos mais básicos a serem avaliados antes da implementação de um treinamento, sobretudo, no caso dos treinamentos digitais.

Alguns exemplos de perguntas que podem ser feitas aqui são:

  • Os colaboradores vão precisar utilizar recursos físicos como desktops, notebooks, tablets ou celulares? 

  • Eles já possuem esses recursos por conta própria ou os mesmos precisarão ser fornecidos?

  • Caso os recursos físicos sejam disponibilizados, o acesso será feito onde, de que forma e sob qual responsabilidade?

Parece simples e é: não adianta planejar um treinamento incrível, se os colaboradores não possuem os recursos necessários e o fornecimento desses recursos não for viável por questões operacionais e/ou de orçamento.

Em muitos casos, dentre os recursos citados, o celular é aquilo que todo mundo tem e o WhatsApp é o canal de comunicação que todo mundo usa. Além disso, se for o caso, é o recurso mais fácil e viável de fornecer. 

Então, se o objetivo é descobrir como engajar os colaboradores, o primeiro passo é compreender a realidade da empresa e de cada membro da equipe.

Como engajar os colaboradores com tecnologia e conexão 

  • Supondo que os recursos materiais existem, eles são suficientes para oferecer uma boa experiência de aprendizagem?

  • Os colaboradores têm acesso à internet de qualidade nos locais onde os treinamentos serão realizados?

Existem segmentos onde atuam grandes empresas e multinacionais, como logística e agronegócio, por exemplo.

Nesses casos, há demanda de capacitação de colaboradores que estão em constante deslocamento, ou que estão fixos em lugares remotos. 

Nessas situações, o celular como recurso e o 3g ou 4g como conexão acaba sendo um cenário bastante comum. Esses fatores elevam o potencial do WhatsApp como ferramenta para engajar os colaboradores nos treinamentos.

Simplicidade e experiência de uso

Aqui é necessário esclarecer que as plataformas LMS/LXP e ambientes gamificados vem evoluindo muito nos últimos anos.

Tudo para oferecer uma experiência de aprendizagem cada vez mais completa e interativa. 

No entanto, isso não garante por si só o sucesso de um treinamento, visto que outros fatores podem interferir no engajamento dos colaboradores, por exemplo:

  • Nível de maturidade e inserção das ferramentas digitais na cultura organizacional.

  • Familiaridade, ou não, dos colaboradores com a cultura digital e o uso da tecnologia em práticas de treinamento

Sei que é clichê dizer que menos é mais, porém, às vezes, basta uma reunião de diagnóstico com o cliente, para entender que é exatamente essa a situação. 

Não é sobre subestimar a capacidade das pessoas, mas, sim, compreender o estágio de desenvolvimento dos colaboradores que devem ser os verdadeiros protagonistas das jornadas de capacitação. 

Uma das apostas da Keeps para 2023 é que cada vez mais empresas irão buscar soluções simples, eficientes e que encaixam na rotina dos colaboradores, como é o caso do WhatsApp.

Como engajar os colaboradores criando treinamentos pelo Whatsapp?

Como eu falei anteriormente, de tanto conversar com os nossos clientes e possíveis clientes sobre suas dores na rotina do T&D e na capacitação dos colaboradores, compreendemos a necessidade de desenvolver uma solução de treinamento inteiramente pensada para isso. 

Queríamos algo que fosse simples, de alto impacto e baixo custo, que diminuísse o atrito da experiência, que facilitasse o uso, que encaixasse na rotina dos colaboradores. Algo como… o Whatsapp! 

Pois é, às vezes não precisamos inventar a roda para resolver os nossos problemas. Mas é preciso pensar de maneira estratégica e encontrar soluções inovadoras que possam tornar viáveis as demandas de treinamento nos moldes que as organizações desejam.

Isso explica o porquê do desenvolvimento do SmartZap, mas se você chegou até aqui, deve estar querendo saber mesmo é de que formas essa ferramenta pode ser utilizada para impactar treinamentos e como engajar os colaboradores nessas ações. A seguir, alguns exemplos:

Capacitação de colaboradores remotos

Um dos nossos cases de sucesso se deu na parceria com a Tigo. A ideia do projeto da Tigo foi destinada a capacitar 100 líderes espalhados pelo mundo, utilizando recursos de microlearning para disponibilizar treinamentos ágeis diretamente pelo WhatsApp. E com o SmartZap, os resultados foram pra lá de positivos, como você pode ler aqui.

Normas Regulamentadoras (NRs) 

Com a Wilson Sons, tivemos outro case de sucesso, dessa vez com a utilização do WhatsApp como ferramenta para treinamentos de Normas Regulamentadoras (NRs), que exigem mais praticidade, simplicidade e eficiência na implementação. Você pode ler nosso case completo aqui, ou assistir abaixo:

Como engajar os colaboradores no Onboarding

A DSM é uma das nossas empresas parceiras que utiliza o WhatsApp no processo de onboarding, com o objetivo de acelerar a curva de aprendizagem, integrar o colaborador à cultura da empresa e aprender sobre a nova função antes mesmo de começar. 

Criação de um Ecossistema de Aprendizagem Organizacional

Nosso produto via WhatsApp possui a maleabilidade para ser integrado ao seu LMS, caso você já tenha um. Essa integração acontece de forma simples e descomplicada, por conta das nossas interfaces personalizáveis que facilitam a integração com outros sistemas.

Ou seja, você utiliza ao mesmo tempo soluções web e mobile para treinamentos, de acordo com a necessidade, a periodicidade, o perfil de colaboradores etc.

A DSM, que citamos no tópico acima, utiliza o SmartZap para processo de integração/onboarding, incialmente como uma sala de aula invertida, sendo uma primeira etapa para dar as boas vindas e capacitar o colaborador pelo próprio WhatsApp.

Após isso, passa para o Konquest que, através do ambiente web de ensino, entrega trilhas de conteúdo e cursos mais extensos para o colaborador aprofundar o conhecimento necessário para exercer sua função.

Conheça o SmartZap da Keeps 

Conheça o SmartZap da Keeps 

Para saber mais sobre o SmartZap, você pode ler um artigo completo aqui. Não deixe também de fazer um teste grátis ou falar com um dos nossos especialistas. Estamos prontos para atendê-lo!

Rangel Torrezan
CEO da Keeps, graduado em Ciências da Computação com MBA pela FGV. Possui mais de 25 anos de experiência em Desenvolvimento de Softwares, especialista em tecnologias e há 6 anos empreendendo na área de educação, atuando nos estudos e aplicações práticas de Inteligência Artificial e Big Data.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: