Instituição
Desafio
A Bayer é uma organização global com competências na área de saúde e agricultura, tendo hoje mais de 100.000 colaboradores. O Grupo tem como objetivo criar valor através da inovação e crescimento.
O desafio principal da empresa era Bayer capacitar o seu time de vendas espalhado pelo Brasil de forma prática, rápida e remota.
Todavia, não se tratava de uma capacitação simples, pois havia a necessidade de escalar todo o processo de treinamento para o time de vendas, mesmo com pouco tempo disponível para criação e execução dos programas de Educação Corporativa.
Foi diante desse cenário que surgiu o desafio de incorporar os conceitos de gamificação nas empresas ao treinamento do time de vendas da Bayer.
A empresa desejava uma capacitação com abordagem mais prática, próxima e acessível aos colaboradores nas ações de treinamento e desenvolvimento (T&D).
No intuito de facilitar e melhorar a aprendizagem dos colaboradores, os gestores chegaram à ideia de elaborar um Quiz interativo com perguntas e respostas. A partir dessa demanda, a Bayer enfim chegou às soluções da Keeps.
Solução
Assim começou uma jornada de capacitação de pessoas em parceria com a Keeps, utilizando o GameUp.
GameUP
O GameUp é um Blended learning a qualquer hora, na palma da mão. Um app simples e interativo, voltado à Educação Corporativa, no formato de Quiz, o qual torna o aprendizado muito mais lúdico e interessante. O GameUp lembra um game de celular com interface personalizada e conteúdo acessível. Nele, o usuário consegue fixar conhecimentos de modo objetivo e interessante. Contando, inclusive, com a ajuda de vídeos explicativos para auxiliar colaboradores a esclarecer suas dúvidas e ampliar a compreensão dos conteúdos.
O GameUp oferece capacitação com alto índice de engajamento, uso e aprendizado. Com um treinamento gamificado, as necessidades de capacitação são transformadas em uma proposta de aprendizagem que desafia e ensina ao mesmo tempo. O colaborador é convidado a testar seus conhecimentos em um formato engajador de ensino/aprendizagem, com feedbacks instantâneos, através do uso de microlearning na Educação Corporativa.
Além disso, o gestor consegue visualizar o status de consumo dos conteúdos e performances, seja individualmente ou por curso, de modo personalizado.
As metas da Bayer para implementar recursos de gamificação nas empresas, eram:
- Redução de custos e tempo das ações de treinamento e desenvolvimento.
- Simplificar o compartilhamento de conteúdos e promover ações contínuas de educação, como parte da rotina dos colaboradores, por meio de aplicativos para gamificação nas empresas.
- Aprimorar os padrões de treinamento e melhorar os índices de capacitação do time de vendas em todo o Brasil. Tudo de forma remota, simultânea e uniforme, levando o conhecimento para os colaboradores de todos os cantos do país.
- Mensurar os resultados das ações de treinamento através de relatórios personalizados, para então premiar os colaboradores que mais se destacaram.
Faz+Bayer
Com todas essas metas em mente, junto com a Keeps, foi desenvolvido e implementado o Faz+Bayer, utilizando o GameUp da Keeps, para estimular a aprendizagem e capacitação de modo simples, intuitivo e inovador.
Por meio do seu canal interno de comunicação, a Bayer veiculou aos seus colaboradores a notícia de um treinamento interativo e divertido para capacitar o time de vendas.
Para isso, foi elaborado um jogo de perguntas e respostas com objetivo de capacitar de forma engajadora, promovendo a aprendizagem ativa e incentivando uma competição saudável.
Os conteúdos disponíveis no aplicativo gamificado trouxeram questões relacionadas à Saúde Animal, bem como informações referentes às doenças veterinárias, produtos e soluções.
De modo geral, embora houvesse vasto material disponível, em extensos arquivos PDF, havia uma lacuna metodológica a ser preenchida pelo GameUp. Isto é: não faltavam materiais para serem compartilhados, mas sim uma maneira simples e inteligente de transmitir o conhecimento.
Resultados
O Faz+Bayer começou com:
- mais de 300 perguntas e 280 vídeos explicativos, oferecendo treinamentos técnicos direcionados;
- uma ampla gama de materiais educacionais, transmitindo conhecimentos de modo personalizado e estimulando a aprendizagem ativa num ambiente lúdico e interativo.
Desde fevereiro de 2020, mais de 800 pessoas de todo o Brasil se inscreveram para a competição, em formato de Quiz.
A ideia inicial era de que o jogo tivesse duração de seis semanas, porém, devido ao sucesso do aplicativo de gamificação nas empresas, mais os resultados obtidos nos treinamentos, a capacitação se tornou uma ação contínua dentro da empresa.
“Nós criamos este jogo para incrementar a experiência de treinamento de nossos representantes de vendas, bem como da força de vendas de clientes-chave selecionados. Afinal, ninguém está muito interessado em folhear muitas páginas de livretos. No entanto, não previmos que o grupo de participantes cresceria tanto. Foi uma bela surpresa que tantas pessoas se inscreveram!”
(Mariana Gabaldi, Business Operations and Training, representante da Bayer Animal Health no Brasil)
Com o desenvolvimento do Faz+Bayer foi possível:
- compartilhar questões complexas de forma simples e assertiva junto aos colaboradores;
- facilitar a assimilação dos conteúdos e incentiva a busca por novas informações;
- permite aos usuários trabalharem uma série de questões, desde produtos e medicamentos veterinários até doenças endêmicas da pecuária no Brasil;
- também foi disponibilizado um portfólio da Bayer Animal Health, com três níveis novos a serem lançados a cada semana;
- ainda para aumentar o engajamento e estimular a competição saudável, todos os participantes tiveram acesso às suas pontuações e classificações totais.
No primeiro momento, o game foi lançado entre colaboradores da Bayer Animal Health e de distribuidores selecionados. Em seguida, o jogo também foi disponibilizado para balconistas de fornecedores que trabalham com animais de fazenda em todo o Brasil.
O GameUp da Keeps demonstrou ser uma solução confiável e efetiva para treinar o time de vendas da Bayer, capacitando em qualquer lugar, com alto índice de engajamento, uso e aprendizado.
Resultados das ações de treinamento
Vamos aos números:
- conquistas acumuladas: 5815
- total de perguntas respondidas: 153.455
- total em vídeo de ensino consumidos: 2.558 horas
TEMPO MÉDIO DE JOGO POR USUÁRIO: 4 HORAS E 30 MINUTOS
Não bastasse os resultados expressivos, a Bayer manteve o controle, durante todo o projeto, do nível de engajamento e performance individual, com base em relatórios personalizados e fornecidos em tempo real, com dados extraídos diretamente do aplicativo de gamificação nas empresas.
Isso, é claro, deixou os gestores satisfeitos e entusiasmados com o retorno positivo sobre os investimentos em T&D.
Como se deu a construção do Game?
As perguntas do game foram elaboradas pela própria equipe da Bayer para treinar o time de vendas, enquanto coube à Keeps transformar as respostas de cada questão em vídeos explicativos.
Depois que os jogadores respondiam às perguntas, os vídeos com a explicação de cada resposta ficavam disponíveis para consulta a qualquer momento. Por ter o formato de uma competição, os jogadores seguiam determinadas regras e assumiam um ranking, onde os 5 melhores de cada público-alvo ganharam um prêmio ao final.
Entre os participantes, Juliane Groth Schneider, atendente da loja de departamentos Cooperativa A1, relatou sua experiência no Faz+Bayer:
“Gostei muito dessa nova experiência de aprendizado. O jogo permitiu-me melhorar os meus conhecimentos sobre em movimento, fornecendo insights sobre as pesquisas mais recentes e proporcionando oportunidades para discussões com outros jogadoras.”
Vem pra Keeps!
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Capacitação garantida e com alto engajamento!
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