Entre em contato: +55 (48) 99169-2112

Aprendizagem organizacional e o impacto nos resultados

 Por: |  Publicado em 02/08/2021 |  Atualizado em 04/08/2021 |  Tempo de leitura 5 minutos

Aprendizagem organizacional         

Aprendizagem organizacional e o impacto nos resultados da empresa.

Com o mercado de trabalho cada dia mais aprimorado e exigente, a rotatividade de colaboradores acaba se tornando a realidade de muitas empresas. Os desafios são diferentes e as qualificações estão proporcionais e em constantes mudanças. Por isso a aprendizagem organizacional é um fator tão decisivo para a performance de uma empresa.

O aprendizado não se dá apenas por aquilo que é formalmente explorado e mediado. O processo educacional se dá por inúmeras formas, e muitas delas envolvem a prática e as experiências que cada colaborador. Por isso, o upgrade nas competências e profissionais deve estar em primeiro plano nos projetos de uma organização. Relacionando e tornando aplicável o conhecimento formal dentro das atividades práticas.

Portanto, continue esta leitura para adentrar na aprendizagem organizacional, entendendo seu conceito, sua aplicabilidade, sua composição e seu impacto positivo dentro do ambiente corporativo.

O que é aprendizagem organizacional?

A aprendizagem organizacional é o método de adquirir conhecimento de inúmeras formas diferentes acerca das atividades, competências organizacionais, rotinas e significados de uma empresa. Ou seja, são as informações que auxiliam no treinamento e desenvolvimento profissional individual dos colaboradores. Estas podem ser adquiridas de diversas formas, porém são classificadas, principalmente, em dois métodos: formal e informal.

Com o grande número de colaboradores que uma corporação pode ter, a forma de aprendizado é tão variada quanto. Pois os conhecimentos já adquiridos são diferentes, tanto ao dividir por setores, como individualmente. Por isso, é necessário não se prender a apenas a parte informal que, pelas pesquisas, revelam 80% dos dados adquiridos. É também necessário investir nos outros 20%, isto é, a parte formal do aprendizado.

Dentro das empresas, cada colaborador possui uma função e seus próprios conhecimentos acerca do processo organizacional. Desta forma, faz-se necessário aplicar a aprendizagem organizacional tendo em vista as competências já adquiridas e trabalhadas por cada um.

Como aplicar a aprendizagem organizacional?

Já tendo uma base do que é a aprendizagem organizacional, é indispensável saber sobre sua aplicabilidade dentro de uma empresa. Logo, ela se dá por um conjunto de estruturas e pilares que se trabalhados em harmonia na equipe, promovem aumento do desempenho e da produtividade.

Como visto, pela presença de muitos colaboradores, é imprescindível implementar programas de treinamento estruturados. Cada um aprende de uma forma, portanto, o uso de metodologias ativas, ou plataformas de aprendizagem, ajudam a promover um ensino personalizado. Quanto mais os colaboradores se desenvolvem, maior é o nível de aprendizagem organizacional.

A seguir vemos algumas formas de aprendizagem:

Aprendizagem Organizacional por experiência

Aprendizagem por experiência

Nesta modalidade o colaborador tende a aprender a partir da rotina, das atividades exercidas, e da sua carga de conhecimento já adquirida anteriormente. É com este modo de aprender que a maioria dos funcionários conseguem se adequar aos diversos cenários que uma empresa pode apresentar. Pois possui uma facilidade maior de compreensão por conta de experiências passadas.

Aprendizagem organizacional por liderança.

Aprendizagem por liderança

Nesse modelo de aprendizagem, os colaboradores se baseiam nos planejamentos e ações das lideranças em cada situação. Seus conhecimentos e suas atividades são baseadas e provenientes do líder, ou seja, é necessária uma boa desenvoltura e competências gerenciais, para que aqueles que aprendam desta forma, sigam um bom exemplo.

Aprendizagem ativa

Esta se dá pela prática individual em si, sem seguir modelos ou se baseando em experiências passadas. Os colaboradores aprendem diretamente exercendo as tarefas, e com a prática diária aprendem e aprimoram a técnica.

Aprendizagem por compartilhamento

Neste caso, exige uma comunicação e uma compreensão básica do que se é feito na empresa. Muitas vezes é repassada por um líder ou gestor que aprimorou o desenvolvimento de uma tarefa ou aprendeu novos métodos de realizá-la.

Aprendizagem organizacional sistêmica.

Aprendizagem sistêmica

A aprendizagem sistêmica é muito importante para a integração do colaborador no ambiente corporativo. Ela esclarece as etapas de um processo que antes era visto de forma muito menos ampliada. Aprender em um todo pode proporcionar maior valorização da tarefa individual e aumento da motivação profissional.

Quais os benefícios da aprendizagem organizacional?

Já tendo em mente como se pode ser aplicado a aprendizagem organizacional e sabendo que a forma de aprender é subjetiva, é importante, também, entender quais impactos este conjunto de metodologias proporciona no ambiente empresarial.

Aprimoramento das atividades: Com novas formas de aprender, os colaboradores tendem a desenvolver maior facilidade na realização de tarefas. Portanto, com a prática e as aprendizagens continuadas, o funcionário consegue aprimorar as tarefas, realizá-las em um período de tempo menor e com mais qualidade.

Inovações: Uma vez que a aprendizagem organizacional se encontra em constante desenvolvimento, os conhecimentos adquiridos se tornam cada vez maiores e mais sofisticados. O que leva a novas ideias e contribuições no processo de produção e rentabilidade.

Troca de informações: Ao fazer uso de metodologias em grupo, como a aprendizagem sistêmica, a troca de conhecimentos é muito maior. Os colaboradores de áreas distintas terão informações e noções, pelo menos, básicas de como ocorre cada etapa a partir da finalização da sua parte.

Aumento da produtividade: Logo, com a melhoria na performance individual, cada um possui sua contribuição e, ao serem ouvidos, sentem-se parte de um processo maior, ou seja, trabalham mais motivados e deixam o clima corporativo mais leve. Muitas vezes com foco na ascensão do cargo os funcionários se empenham ainda mais nas suas atividades e transmitem mais conhecimentos.

O papel da Educação Corporativa na Aprendizagem Organizacional

A Educação Corporativa pode considerar o uso de novas abordagens, como metodologias ativas, para compartilhar o conhecimento nas empresas e contribuir com a aprendizagem organizacional.

Pensando nisso, a Keeps desenvolve soluções LXP inovadoras para Educação Corporativa, cumprindo um propósito de ajudar as organizações a desenvolver e impulsionar o conhecimento. Nosso objetivo é oferecer um ambiente de aprendizagem ativa, que visa a autonomia dos colaboradores, com uma experiência guiada para resultados.

Além disso, a gestão do tempo e do conhecimento é facilitada pelo uso da tecnologia, com recursos de inteligência artificial, algoritmos precisos e análise de Big Data, utilizando o Learning Analytics. Na prática, significa que os gestores podem acessar relatórios atualizados em tempo real, com todos os resultados do programa de treinamento.

A LXP da Keeps fornece dados personalizados, com desempenho e performance dos colaboradores, tanto individual quanto por curso. A ferramenta gera gráficos que facilitam a compreensão e apresentação dos resultados, além de disponibilizar uma base sólida de dados que sirvam de parâmetro também para mensurar o ROI de treinamento.

Visite a nossa página e conheça as nossas plataformas: KonquestGameUp e SmartZap.

Na Keeps, a sua empresa sempre encontra um jeito simples de capacitar.

Venha conhecer nossas soluções.

Relacionados

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Todo mês temos um conteúdo exclusivo para você.

Muito obrigado!

×