Apagão de Lideranças: desvendando a crise de liderança nas empresas
O Apagão de Lideranças, segundo o Fórum CEO Brasil 2018 é uma realidade para 76% dos presidentes de empresas.
Com o mercado de trabalho cada dia mais aprimorado e exigente, a rotatividade de colaboradores acaba se tornando a realidade de muitas empresas. Os desafios são diferentes e as qualificações estão proporcionais e em constantes mudanças. Por isso a aprendizagem organizacional é um fator tão decisivo para a performance de uma empresa.
O aprendizado não se dá apenas por aquilo que é formalmente explorado e mediado. O processo educacional se dá por inúmeras formas, e muitas delas envolvem a prática e as experiências que cada colaborador. Por isso, o upgrade nas competências e profissionais deve estar em primeiro plano nos projetos de uma organização, relacionando e tornando aplicável o conhecimento formal dentro das atividades práticas. Portanto, continue esta leitura para compreender demais aspectos da aprendizagem organizacional!
A aprendizagem organizacional é o método de adquirir conhecimento de inúmeras formas diferentes acerca das atividades, da gestão por competências, do acompanhamento das rotinas e significados de uma empresa. Ou seja, são as informações que auxiliam no treinamento e desenvolvimento profissional individual dos colaboradores. Estas podem ser adquiridas de diversas formas, porém são classificadas, principalmente, em dois métodos: formal e informal.
Com o grande número de colaboradores que uma corporação pode ter, a forma de aprendizado é tão variada quanto. Pois os conhecimentos já adquiridos são diferentes, tanto ao dividir por setores, como individualmente. Por isso, é necessário não se prender a apenas a parte informal que, pelas pesquisas, revelam 80% dos dados adquiridos. É também necessário investir nos outros 20%, isto é, a parte formal do aprendizado.
Dentro das empresas, cada colaborador possui uma função e seus próprios conhecimentos acerca do processo organizacional. Desta forma, faz-se necessário aplicar a aprendizagem organizacional tendo em vista as competências já adquiridas e trabalhadas por cada um.
Então, para resumir, podemos dizer que, a aprendizagem organizacional consiste no uso de ferramentas, metodologias e processos que possibilitam a melhor capacitação corporativa, com a finalidade de otimizar os conhecimentos e habilidades dos colaboradores.
As organizações que colocam a aprendizagem organizacional em prática, possuem cinco características principais, que são:
Adquirir o pensamento sistêmico, ajuda a enxergar as coisas como parte de um todo, não como peças isoladas, bem como criar e mudar a sua realidade.
Nessa característica, é possível concentrar as energias, desenvolver a paciência e ver a realidade de forma objetiva, além de ajudar a esclarecer aquilo que realmente é importante.
As informações preliminares utilizadas pelos indivíduos e organizações são os chamados modelos mentais.
Na aprendizagem organizacional, por exemplo, estes modelos devem ser contestadas, “lembranças” que preservam certos comportamentos, normas e valores precisam ser contestados e até mesmo desaprendidos caso necessário.
A visão compartilhada é construída mediante as visões individuais de colaboradores de todos os níveis da organização.
Embora a visão compartilhada possa ser dificultada pelas estruturas organizacionais tradicionais e centralizadas, pode oferecer uma vantagem competitiva muito grande quando aplicada, portanto, as organizações de aprendizagem tendem a ter estruturas organizacionais planas, descentralizadas.
Essa característica mostra que aprendizagem moderna acontece de forma melhor em grupo e não individualmente.
Na equipe, o diálogo facilita a aprendizagem produz resultados, seus integrantes crescem mais rapidamente. As organizações que aprendem normalmente têm excelentes estruturas de gestão do conhecimento, permitindo a criação, aquisição, divulgação e aplicação desse conhecimento na organização.
Já tendo uma base do que é a aprendizagem organizacional, é indispensável saber sobre sua aplicabilidade dentro de uma empresa. Logo, ela se dá por um conjunto de estruturas e pilares que se trabalhados em harmonia na equipe, promovem aumento do desempenho e da produtividade.
Como visto, pela presença de muitos colaboradores, é imprescindível implementar programas de treinamento estruturados. Cada um aprende de uma forma, portanto, o uso de metodologias ativas, ou plataformas de aprendizagem, ajudam a promover um ensino personalizado. Quanto mais os colaboradores se desenvolvem, maior é o nível de aprendizagem organizacional.
Sendo assim, em outras palavras, as formas de aplicação da aprendizagem organizacional, resumem-se a:
Depois de compreender sobre as formas de aplicação da aprendizagem organizacional, a seguir, veremos algumas formas de aprendizagem existentes:
Nesta modalidade o colaborador tende a aprender a partir da rotina, das atividades exercidas, e da sua carga de conhecimento já adquirida anteriormente. É com este modo de aprender que a maioria dos funcionários conseguem se adequar aos diversos cenários que uma empresa pode apresentar. Pois possui uma facilidade maior de compreensão por conta de experiências passadas.
Nesse modelo de aprendizagem, os colaboradores se baseiam nos planejamentos e ações das lideranças em cada situação. Seus conhecimentos e suas atividades são baseadas e provenientes do líder, ou seja, é necessária uma boa desenvoltura e competências gerenciais, para que aqueles que aprendam desta forma, sigam um bom exemplo.
Esta se dá pela prática individual em si, sem seguir modelos ou se baseando em experiências passadas. Os colaboradores aprendem diretamente exercendo as tarefas, e com a prática diária aprendem e aprimoram a técnica.
Neste caso, exige uma comunicação e uma compreensão básica do que se é feito na empresa. Muitas vezes é repassada por um líder ou gestor que aprimorou o desenvolvimento de uma tarefa ou aprendeu novos métodos de realizá-la.
A aprendizagem sistêmica é muito importante para a integração do colaborador no ambiente corporativo. Ela esclarece as etapas de um processo que antes era visto de forma muito menos ampliada. Aprender em um todo pode proporcionar maior valorização da tarefa individual e aumento da motivação profissional.
Note que a palavra-chave é “grupo”, ou seja, nesse tipo de aprendizagem organizacional, utiliza-se o trabalho em equipe para fomentar novos conhecimentos, compartilhar experiências e vivências profissionais. Isso pode ser feito por meio de bate-papos virtuais, dinâmicas em grupo, workshops e muito mais.
A cultura organizacional é onde se estabelecem os pilares de uma empresa e é por meio dela que os colaboradores podem obter novas experiências e conhecimentos sobre a forma como devem realizar seu trabalho.
A missão, visão e valor da instituição servem como guias para que o funcionário saiba como agir diante de situações problemáticas.
Já tendo em mente como se pode ser aplicado a aprendizagem organizacional e sabendo que a forma de aprender é subjetiva, é importante, também, entender quais impactos este conjunto de metodologias proporciona no ambiente empresarial.
O interessante é que a troca de conhecimento não necessariamente precisa acontecer em um tempo o local dedicado a isso, como as tradicionais dinâmicas em grupos e workshops. Quando o ambiente respira e abraça o conhecimento contínuo, os colaboradores acabam aprendendo e compartilhando novos entendimentos em um simples e-mail, bate-papo virtual ou presencial ou naquela conversa que acontece no horário de almoço.
Mas claro que a troca também pode e deve também acontecer em outras esferas, estas programadas, como cursos, palestras e outros.
Afinal, como os colaboradores estão mais próximos aos clientes, a tendência deles encontrarem soluções inovadoras que atendam melhor às necessidades dos clientes só aumenta, o que pode ajudar o seu negócio a se tornar ainda mais competitivo no mercado.
A aprendizagem organizacional é algo tão importante quanto a definição de metas ou a organização dos processos diários, pois, garante que a companhia tenha profissionais competentes, com estratégias atuais e know-how para se manter sempre a frente.
Na realidade, sem um processo de aprendizagem contínua, dificilmente uma companhia se manteria ativa no mercado.
E o motivo disso, é bem simples: tudo está mudando muito rapidamente e é necessário se adaptar a essas transições, de forma ágil e eficaz.
A Educação Corporativa pode considerar o uso de novas abordagens, como metodologias ativas, para compartilhar o conhecimento nas empresas e contribuir com a aprendizagem organizacional.
Pensando nisso, a Keeps desenvolve soluções LXP inovadoras para Educação Corporativa, cumprindo um propósito de ajudar as organizações a desenvolver e impulsionar o conhecimento. Nosso objetivo é oferecer um ambiente de aprendizagem ativa, que visa a autonomia dos colaboradores, com uma experiência guiada para resultados.
Além disso, a gestão do tempo e a gestão do conhecimento é facilitada pelo uso da tecnologia, com recursos de inteligência artificial, algoritmos precisos e ciência de dados na educação, utilizando o Learning Analytics. Na prática, significa que os gestores podem acessar relatórios atualizados em tempo real, com todos os resultados do programa de treinamento .
A LXP da Keeps fornece dados personalizados, com desempenho e performance dos colaboradores, tanto individual quanto por curso. A ferramenta gera gráficos que facilitam a compreensão e apresentação dos resultados, além de disponibilizar uma base sólida de dados que sirvam de parâmetro também para mensurar o ROI de T&D.
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Na Keeps, a sua empresa sempre encontra um jeito simples de capacitar.
Por Aprendizagem Organizacional, entendemos os instrumentos, métodos e procedimentos utilizados para facilitar o ensino-aprendizagem das Universidades Corporativas, com o objetivo de aprimorar as habilidades e o entendimento dos colaboradores.
São conhecidas as seguintes formas de Aprendizagem Organizacional:
1. Aprendizagem por experiência: o colaborador aprende com base no que já vivenciou.
2. Aprendizagem por liderança: o aprendizado vem dos gestores e do modo como desempenham suas atividades.
3. Aprendizagem ativa: é a prática individual e direta, onde o colaborador aprende enquanto realiza.
4. Aprendizagem por compartilhamento: aprendizagem geralmente repassada pelos gestores diante de algo que conseguiram aprimorar.
5. Aprendizagem sistêmica: onde todas as etapas do processo são separadas para serem enxergadas com clareza.
O Apagão de Lideranças, segundo o Fórum CEO Brasil 2018 é uma realidade para 76% dos presidentes de empresas.
Liderança humanizada é uma conduta onde a essência das decisões e ações da empresa são focadas na pessoa.
Cultura de aprendizagem é um compilado dos valores e práticas de uma empresa, cujo foco é estimular o desenvolvimento de seus colaboradores.
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