Da implantação à divulgação: o lançamento da Universidade Corporativa da Intercity
A parceria de sucesso da Keeps com a Intercity Hotels, que resultou no recente lançamento da Educa +, a Universidade Corporativa da empresa.
A aplicação da ciência de dados já se tornou usual de maneira constante tanto em empresas quando em ramos já consolidados, como o ramo bancário, por exemplo. No meio educacional, entretanto, utilizar a ciência de dados ainda algo novo, porém com resultados satisfatórios, auxiliando no aproveitamento de conteúdos tanto para os alunos quanto para os professores. Neste artigo, apresentaremos em mais detalhes a ciência de dados.
Ciência de dados, também chamada de data science, é a combinação de diversos campos científicos, onde são somados a inteligência artificial, estatísticas, análise de dados e métodos que extraiam valor de dados. Todos os dados são analisados por cientistas de dados, que possuem habilidades suficientes para estudar os dados coletados, seja na Web, seja pelos clientes, sensores e demais origens de obtenção de ideias.
Graças à ciência de dados, os conteúdos são preparados para avaliação, com a limpeza, a manipulação e o agregamento de dados que permitam análises profundas. Assim, tanto os aplicativos quanto os cientistas de dados conseguem revisitar os resultados e encontrar padrões que possibilitam que os gestores mantenham-se informados.
No ambiente corporativo a ciência de dados é a responsável por refinar produtos, serviços e transformar o dados objetivos em benefícios e vantagens no mercado. Através de suas funcionalidades, pode-se:
A ciência de dados, em um projeto de análise de dados, atua de modo interativo e não linear, passando por algumas etapas como:
Primeiro é necessário fazer a definição do projeto e avaliar quais os possíveis resultados.
Nesta fase, o cientista de dados passeia por uma infinidade de ferramentas de bancos de dados e de bibliotecas com códigos abertos, alicerçando a construção dos modelos. Os usuários geralmente pedem APIs que permitam o acesso a alguns dados e recursos, que ajudam a criar perfis, visualizar e informar a engenharia de recursos.
Antes de implementar um modelo, é necessário agir com precisão. Para avaliar um modelo, são necessárias avaliações diversas, com um conjunto abrangente de métricas e visualizações que possam medir a performance do modelo em relação aos novos dados e ajudar na classificação posterior e contínua, para facilitar o desempenho da produção. A avaliação de um modelo leva em consideração a performance da linha de base.
Não é sempre fácil explicar a mecânica dos resultados de um modelo, mas nem por isso deixa de ser importante. É através desta explicação que o peso e a importância dos fatores são previstos, detalhados e encaixados nas especificidades dos modelos.
Pode ser implementado com a operacionalização de modelos como APIs ou machine learning.
Os modelos devem ser sempre monitorados para garantir sua funcionalidade, pois com o passar do tempo ficam obsoletos e precisam ser atualizados, caso contrário se torna alvo fácil de fraudes e hackers.
As plataformas de ciência de dados são as responsáveis por inovar no compartilhamento de códigos, resultados e relatórios. O fluxo de trabalho é simplificado, melhorando o fluxo de trabalho, o gerenciamento e as boas práticas da empresa. Uma plataforma de ciência de dados objetiva:
Para uma plataforma de ciência de dados bem alicerçada, deve haver colaboração entre os usuários, cientistas, engenheiros e especialistas em machine learning. Exemplificando: uma plataforma pode permitir que os cientistas implementem modelos como APIs, sendo assim passível de se integrar em diversos aplicativos. Assim, o cientista de dados não precisa esperar uma equipe de TI para acessar as ferramentas, os dados e a infraestrutura da plataforma.
Implementar uma plataforma de ciência de dados na sua empresa é uma vantagem imensa, pois abre uma nova gama de serviços e fornece experiências abrangentes e de alta tecnologia, acelerando o desenvolvimento de modelos e deslanchando os resultados com base em data driven.
Principalmente na Educação Corporativa, comprovar resultados com base na avaliação de desempenho em ações muitas vezes parece uma equação subjetiva aos olhos dos gestores acostumados a trabalhar com indicadores de rentabilidade sólidos e bem definidos. Por isso, o uso de Big Data na educação 4.0 e o desenvolvimento de ferramentas como o Learning Analytics estão revolucionando a forma como as empresas enxergam o investimento na capacitação dos colaboradores.
O learning analytics é um grande diferencial das plataformas de aprendizagem mais sofisticadas, como a LXP, para análise de Big Data na educação. Ou seja, fazer a gestão de uma enorme base de dados, gerada a partir das interações dos próprios usuários com a plataforma.
Dessa maneira, a LXP permite a quantificação e qualificação dos dados obtidos, ou até mesmo, desenvolver métricas avançadas de análise preditiva.
No dia a dia das ações de Educação, isso significa disponibilizar relatórios individualizados sobre a performance de cada aluno ou colaborador num ambiente de E-learning personalizado. Além de proporcionar feedbacks rápidos, que podem ser acompanhados em tempo real, demonstrando todo processo de aprendizagem em cada etapa da jornada de educação.
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A Ciência de Dados, conhecida como Data Science, é um conhecimento profundo referente aos dados e conteúdos conectados que possam fazer referência à empresa e demais temáticas específicas. Trata-se de uma ciência que estuda como os dados chegam, sofrem mutações, são gerados e avaliados.
A Ciência de Dados, na empresa, funciona para aprimorar produtos, serviços e converter os dados para fornecer vantagens entre a concorrência. Utilizando a Ciência de Dados, podemos:
– Buscar reter dados rotativos do cliente de modo a contribuir com a equipe de marketing;
– Analisar a meteorologia, os padrões de tráfego e demais fontes de prevenção e apoio no caso de empresas de logística;
– Entender se os equipamentos utilizados sofreram algum desgaste, como pode ser abastecido etc.;
– Avaliar performances estranhas, encontrar possíveis fraudes;
– Melhorar o equilíbrio entre as compras para entender de que modo direcionar as vendas.
A parceria de sucesso da Keeps com a Intercity Hotels, que resultou no recente lançamento da Educa +, a Universidade Corporativa da empresa.
A Educação Corporativa é onde se concentra ensino-aprendizagem focado nos treinamentos e na capacitação dos colaboradores.
Educação corporativa é o processo de ensino-aprendizagem que acontece nas empresas visando a evolução da organização, bem como de seus colaboradores.
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