Entre em contato: +55 (48) 99169-2112

Objetivos SMART: o que são e como utilizá-los na sua empresa

 Por: |  Publicado em 12/11/2021 |  Atualizado em 16/11/2021 |  Tempo de leitura 5 minutos

No meio corporativo, os objetivos SMART são considerados partes das ferramentas administrativas para auxiliar na definição de objetivos. Nesse artigo, explicaremos mais a respeito dessa estratégia.

O que são objetivos SMART?

Os objetivos SMART, também chamados de metas SMART, são finalidades que, uma vez executadas, ajudam colaboradores, equipes e organizações a traçarem os caminhos inicialmente almejados.

Esses objetivos são embasados por uma metodologia homônima criada por George T. Doran, no ano de 1981, tendo como foco o encaminhamento dos gestores na definição e concretização das suas metas.

As finalidades explicitadas através da sigla SMART têm suas características especificadas por um modelo que pode ser facilmente recordado, bastando que haja remissão à palavra SMART.

Cada letra da sigla SMART representa um dos objetivos da ferramenta:

S – Specific – específico.

M – Measurable – mensurável.

A – Attainable – atingível.

R – Relevant – relevante.

T – Time based – temporal.

Cada uma destas metas, uma vez aplicadas nos ambientes organizacionais, são responsáveis pela melhoria de resultados e produções futuras.

Para que servem os objetivos SMART?

Para que os objetivos SMART sejam utilizados com eficácia, é necessário que haja aprofundamento nos conceitos de cada uma das palavras contidas no acrônimo.

S – Específico:

Os objetivos devem ser bem definidos, com metas compreensíveis e transparentes.

Quanto mais minuciosa for a definição, com mais destreza os objetivos serão alcançados. Com metas detalhadas, o entendimento a respeito do caminho a ser percorrido para concretizá-las é mais fácil.

Almejar objetivos generalizados não deve ser considerado como meta, uma vez que não tem como definir o que de fato busca ser alcançado.

As metas devem ser especificadas, como por exemplo, obtenção de melhores resultados de produção, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores etc.

Exemplo de objetivo SMART específico: a empresa precisa vender roupas esportivas nas 3 lojas que possui na cidade na intenção de aproveitar uma feira de esportes que acontecerá na mesma cidade.

M – Mensuráveis:

Os objetivos precisam ser passíveis de medição como método de análise dos progressos. Servem como indicadores: os objetivos estão sendo ou não concretizados?

Exemplo de objetivo SMART mensurável: vender 25% de roupas esportivas a mais, em relação ao ano anterior, nas 3 lojas, com o objetivo de aproveitar os retornos por conta da feira de esportes que acontecerá na cidade.

A – Alcançáveis:

Os objetivos devem ser possíveis, reais e concretos. Se existe uma meta impossível de ser alcançada os colaboradores acabarão frustrados e desanimados, muitas vezes deixando de concluir a jornada por não viabilizar um roteiro possível ser concluído.

A organização, por meio de seus gestores, deve sempre construir uma trajetória guiada por objetivos viáveis, ainda que desafiadores.

Assim, a equipe seguirá comprometida e determinada a produzir e entregar resultados cada vez mais favoráveis.

O exemplo de objetivo SMART alcançável pode ser o mesmo relativo ao mensurável.

R – Relevantes:

Todos os objetivos devem apresentar alguma relevância, entregando algo que seja passível de ser somado às metas organizacionais.

Quando os objetivos são estabelecidos, devem visar o desenvolvimento da empresa. Então as metas sempre precisam ser tratadas de acordo com as necessidades e prioridades da organização.

Exemplo de objetivo SMART relevante: aumentar o market share da empresa em 10%, abrindo 3 novas lojas em 3 dos shoppings mais importantes da cidade, aproveitando-se do aumento do consumo que será gerado por conta da feira esportiva.

T – Temporais:

Os objetivos precisam ser cumpridos dentro de um período de tempo determinado.

Todas as atividades precisam entregar um prazo definido para sua realização, pois somente assim a organização será capaz de identificar o que deve ser cumprido com prioridade e o que poderá ser realizado posteriormente.

Para que a empresa mantenha um ritmo de crescimento, é necessário que tudo seja detalhadamente mapeado, com todas as produções e técnicas auxiliando no retorno final do negócio.

Exemplo de objetivo SMART temporal: conseguir um aumento no faturamento de 30% a mais até o final do ano.

Como utilizar os objetivos SMART?

Observe a missão e a visão da empresa

Esse é um passo importante a ser levado em conta pois a missão ajuda o colaborador a entender o funcionamento da organização e visão explicar quais são as metas a serem desenvolvidas pela empresa a longo prazo.

A equipe, estando consciente desses fundamentos, conseguirá traçar objetivos imediatos que visem a concretização da meta final.

Avalie as prioridades

As questões mais relevantes devem ser imediatamente solucionadas para dar espaço à construção de metas e objetivos sólidos e duradouros.

Definir pontos fortes e pontos fracos

Através dessa ciência, será mais fácil avaliar o que precisa ser modificado e o que pode seguir sendo produzido do modo como vem sendo feito.

Os pontos fortes devem sempre ser explorados pois é a chave para a potencialização e desenvolvimento da empresa.

Inclusão dos colaboradores

A equipe deve estar envolvida em todos os processos. Nos momentos de definição de metas e objetivos, por exemplo, os colaboradores devem fazer parte das decisões, inclusive através da delegação de funções e responsabilidades.

Gostou do nosso conteúdo?

Então você tem muito mais Objetivos SMART para desenvolver.

Se você é da área de T&D e RH e se interessa por temas relacionados à implantação e gestão de projetos, Educação Corporativa, você está no lugar certo.

No Go Learning, Universidade Corporativa Aberta, onde você encontra cursos sobre diversos temas relacionados, como o Curso de Metodologia 6Ds, criado pelo COO e Co-fundador da Keeps, Gustavo Formighieri.

Lá você também encontra um curso incrível sobre Modelo ADDIE, criado pela Designer Instrucional da Keeps, Carol Beltran, e muito mais!

Inscreva-se no Go Learning e vamos juntos Desenvolver e Impulsionar Conhecimento.

Venha conhecer nossas soluções.

Relacionados

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Todo mês temos um conteúdo exclusivo para você.

Muito obrigado!

×