No meio corporativo, os objetivos SMART são considerados partes das ferramentas administrativas para auxiliar na definição de objetivos. Nesse artigo, explicaremos mais a respeito dessa estratégia.
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Os objetivos SMART, também chamados de metas SMART, são finalidades que, uma vez executadas, ajudam colaboradores, equipes e organizações a traçarem os caminhos inicialmente almejados.
Esses objetivos são embasados por uma metodologia homônima criada por George T. Doran, no ano de 1981, tendo como foco o encaminhamento dos gestores na definição e concretização das suas metas.
As finalidades explicitadas através da sigla SMART têm suas características especificadas por um modelo que pode ser facilmente recordado, bastando que haja remissão à palavra SMART.
Cada letra da sigla SMART representa um dos objetivos da ferramenta:
Cada uma destas metas, uma vez aplicadas nos ambientes organizacionais, são responsáveis pela melhoria de resultados e produções futuras.
Para que os objetivos SMART sejam utilizados com eficácia, é necessário que haja aprofundamento nos conceitos de cada uma das palavras contidas no acrônimo.
Os objetivos devem ser bem definidos, com metas compreensíveis e transparentes.
Quanto mais minuciosa for a definição, com mais destreza os objetivos serão alcançados. Com metas detalhadas, o entendimento a respeito do caminho a ser percorrido para concretizá-las é mais fácil.
Almejar objetivos generalizados não deve ser considerado como meta, uma vez que não tem como definir o que de fato busca ser alcançado.
As metas devem ser especificadas, como por exemplo, obtenção de melhores resultados de produção, treinamento e desenvolvimento dos colaboradores etc.
Exemplo de objetivo SMART específico: a empresa precisa vender roupas esportivas nas 3 lojas que possui na cidade na intenção de aproveitar uma feira de esportes que acontecerá na mesma cidade.
Os objetivos precisam ser passíveis de medição como método de análise dos progressos. Servem como indicadores: os objetivos estão sendo ou não concretizados?
Exemplo de objetivo SMART mensurável: vender 25% de roupas esportivas a mais, em relação ao ano anterior, nas 3 lojas, com o objetivo de aproveitar os retornos por conta da feira de esportes que acontecerá na cidade.
Os objetivos devem ser possíveis, reais e concretos. Se existe uma meta impossível de ser alcançada os colaboradores acabarão frustrados e desanimados, muitas vezes deixando de concluir a jornada por não viabilizar um roteiro possível ser concluído.
A organização, por meio de seus gestores, deve sempre construir uma trajetória guiada por objetivos viáveis, ainda que desafiadores.
Assim, a equipe seguirá comprometida e determinada a produzir e entregar resultados cada vez mais favoráveis.
O exemplo de objetivo SMART alcançável pode ser o mesmo relativo ao mensurável.
Todos os objetivos devem apresentar alguma relevância, entregando algo que seja passível de ser somado às metas organizacionais.
Quando os objetivos são estabelecidos, devem visar o desenvolvimento da empresa. Então as metas sempre precisam ser tratadas de acordo com as necessidades e prioridades da organização.
Exemplo de objetivo SMART relevante: aumentar o market share da empresa em 10%, abrindo 3 novas lojas em 3 dos shoppings mais importantes da cidade, aproveitando-se do aumento do consumo que será gerado por conta da feira esportiva.
Os objetivos precisam ser cumpridos dentro de um período de tempo determinado.
Todas as atividades precisam entregar um prazo definido para sua realização, pois somente assim a organização será capaz de identificar o que deve ser cumprido com prioridade e o que poderá ser realizado posteriormente.
Para que a empresa mantenha um ritmo de crescimento, é necessário que tudo seja detalhadamente mapeado, com todas as produções e técnicas auxiliando no retorno final do negócio.
Exemplo de objetivo SMART temporal: conseguir um aumento no faturamento de 30% a mais até o final do ano.
Observe a missão e a visão da empresa
Esse é um passo importante a ser levado em conta pois a missão ajuda o colaborador a entender o funcionamento da organização e visão explicar quais são as metas a serem desenvolvidas pela empresa a longo prazo.
A equipe, estando consciente desses fundamentos, conseguirá traçar objetivos imediatos que visem a concretização da meta final.
Avalie as prioridades
As questões mais relevantes devem ser imediatamente solucionadas para dar espaço à construção de metas e objetivos sólidos e duradouros.
Definir pontos fortes e pontos fracos
Através dessa ciência, será mais fácil avaliar o que precisa ser modificado e o que pode seguir sendo produzido do modo como vem sendo feito.
Os pontos fortes devem sempre ser explorados pois é a chave para a potencialização e desenvolvimento da empresa.
Inclusão dos colaboradores
A equipe deve estar envolvida em todos os processos. Nos momentos de definição de metas e objetivos, por exemplo, os colaboradores devem fazer parte das decisões, inclusive através da delegação de funções e responsabilidades.
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