Como desenvolver a Comunicação Efetiva no ambiente de trabalho
Comunicação efetiva é aquela que acontece quando o emissor consegue transmitir ao receptor a mensagem exata, da maneira almejada, sem que haja ruídos.
As inovações tecnológicas são, cada vez mais, parte do cotidiano empresarial. Todavia, ainda assim, nenhuma empresa consegue evoluir sem que existam pessoas fazendo tanto o trabalho organizacional quanto produtivo. Em decorrência disso, o capital humano adquire o status mais importante de uma corporação, sendo mais propagado até que o financeiro.
O capital humano reúne toda a capacidade de cognição do colaborador, nos âmbitos prático e teórico. Tendo em vista essa característica, reconhecer, considerar e entregar notoriedade aos indivíduos é algo cada vez mais abordado em meio aos gestores e coordenadores de Recursos Humanos. Neste artigo abordaremos os tópicos mais relevantes acerca do capital humano. Continue lendo!
Capital humano é um agrupamento de características abstratas que apenas uma pessoa física pode ter (como habilidades, personalidade etc.), geralmente conquistadas pelos colaboradores em ambientes onde são trabalhados a prática e o conhecimento.
O significado de capital humano está vinculado ao conceito criado por Theodore Schultz, economista, que utilizou o termo na revista American Economic Review.
Para Schultz, o que significa capital humano? Significa a:
“capacidade de conhecimentos, competências e atributos de personalidade de uma pessoa ao desempenhar um trabalho, de modo a produzir valor econômico”.
Durante o estudo, o economista, que veio a ser Prêmio Nobel de Economia, intencionava expor o fato de que as empresas, na década de 60, desenvolveram-se melhor após o investimento em massa na educação corporativa.
A conclusão foi a de que, sempre que houver conexão com a educação, o trabalho dos colaboradores será cada vez mais eficaz, gerando maior produtividade para o capital humano organizacional.
Uma empresa que investe em pessoas, automaticamente entrega aos seus colaboradores programas de capacitação mais otimizados, fazendo com que o entusiasmo e a motivação nas produções sejam cada vez mais positivos.
Os benefícios não acontecem somente no que diz respeito os rendimentos e habilidades, mas também na potência criativa da empresa, que consegue evoluir e inovar.
Esses processos acontecem de forma independente, mas sim porque existe a atuação direta dos colaboradores. Então, por que investir no capital humano?
Uma organização que notabiliza e edifica pessoas, consegue reter seus talentos, pois os valores da empresa influenciam na manutenção de um ambiente equilibrado, capaz de cobrir as demandas dos gestores e dos colaboradores.
Se uma empresa prioriza investir em patrimônios físicos ao invés de indivíduos, certamente observará a decadência dos materiais com o passar do tempo.
Porém, investindo em programas de T&D, estimular o aprendizado e proporcionar experiências aos seus colaboradores, nada disso irá se perder.
A única conclusão possível é seguinte: investir em pessoas é investir em resultados cada vez mais eficazes para a empresa.
Qual a diferença entre o capital humano e o chamado capital intelectual?
A definição de capital humano, como dissemos anteriormente, está intimamente vinculada aos conhecimentos e habilidades do colaborador.
O capital intelectual, todavia, apesar de muitos misturarem com o conceito de capital humano, é mais expansivo e abrangente. O capital intelectual também é responsável por ações como:
Capital humano (CH): como o CH se relaciona com o RH da empresa?
O setor de RH de uma organização é o setor responsável por gerir seu CH.
Os encarregados pelo RH desenvolvem seu trabalho com o objetivo de enaltecer os talentos da empresa, combinar as inovações tecnológicas à rotina laboral e desenvolver técnicas que incentivem a educação corporativa.
Junto ao CH, o RH pratica ações como:
Todos os procedimentos nos quais o RH atua, o CH e os gestores caminham conjuntamente. Esse engajamento coletivo é essencial para que haja cada vez mais disposição e compromisso, que por consequência influenciarão na evolução das equipes.
Uma organização na qual os gestores não conseguem conectar-se aos seus colaboradores dificilmente será capaz de comunicar resultados efetivos para a empresa.
Por esse motivo, se o RH de uma empresa tem consciência da importância do seu CH, irá buscar, junto aos seus líderes, valorizar cada vez mais os programas de capacitação, treinamento e desenvolvimento, tanto para os gestores quanto para os colaboradores.
Para que qualquer organização obtenha sucesso em suas demandas e metas finais, deve investir numa gestão coerente do seu capital humano. Nenhuma empresa funciona se não houve pessoas, portanto, capacitá-las, motivá-las e orientá-las é o caminho mais eficaz para que obtenha êxito.
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Capital Humano é a uniformidade existente entre as competências, percepções e qualidades de um colaborador no desenvolvimento de suas demandas organizacionais. Todas essas ferramentas combinadas auxiliam o colaborador a produzir de modo autêntico e participar de modo eficaz e organizado as suas tarefas.
Uma empresa que possibilita o destaque e a visibilidades de seus colaboradores é uma empresa capaz de reter seus talentos. O motivo? A cultura organizacional sempre é responsável por desenvolver um ambiente harmônico e focado no cumprimento das demandas dos seus gestores e colaboradores.
Isso não acontecerá se a empresa preferir patrimônios físicos ao invés de pessoas. Então, investir em programas de T&D, no aprendizado e no aprimoramento das habilidades de seus colaboradores é algo que não irá se perder, ao contrário, será cada vez mais valorizado.
Concluindo: investir em pessoas é investir em resultados cada vez mais eficazes para a empresa.
Comunicação efetiva é aquela que acontece quando o emissor consegue transmitir ao receptor a mensagem exata, da maneira almejada, sem que haja ruídos.
Soft skills são as habilidades subjetivas de um colaborador. Já as hard skills, são características positivas e objetivas, qualificações de cada um.
Como entender e interpretar o nível de maturidade de todos os colaboradores da sua equipe e implementar a liderança situacional?
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