Capital intelectual nas empresas: o que é e porque investir!

Início » Competências Organizacionais » Capital intelectual nas empresas: o que é e porque investir!

Na era digital, o capital intelectual das empresas, assim como nós mesmos, está em constante mudança e atualização. Uma revolução tão profunda na forma como vivemos, que ainda não terminou de ser implementada. E nem se sabe quando será, porque nem mesmo atingimos um platô de inovação tecnológica. Então, se você acha que já aprendeu demais e viveu muitas mudança nessa vida, veja bem: ainda há muito caminho pela frente.

Basta pensar, por exemplo, na iminência da implantação do 5G e no impacto que isso vai trazer em todos os setores da sociedade. De modo que, muitas coisas que até pouco tempo sequer existiam, em breve, serão necessidades básicas da nossa rotina. Isso não é diferente nas empresas, onde o mercado está em constante busca por evolução. Atualmente, com o alto nível de competitividade, destacam-se aqueles que conseguem se adaptar melhor às mudanças, aliando isso à performance, inovação e diferencial de mercado.

Assim, o capital intelectual, no mundo da Indústria 4.0 e, por consequência, da Educação 4.0, é um bem cada vez mais valioso para as empresas. Porque, se por um lado muitos processos são automatizados ou auxiliados pela tecnologia, por outro, o nível de formação e especialização dos colaboradores que exercerão as novas funções também será mais elevado. Diante desse cenário, em que muitas vezes o maior desafio é encontrar pessoal qualificado, muitas empresas têm investido em ações de Treinamento e Desenvolvimento (T&D), até mesmo, com a implementação de Universidades Corporativas.

Neste post, iremos trabalhar os conceitos básicos relacionados ao capital intelectual de uma empresa. Apresentaremos os fatores essenciais para o desenvolvimento dos colaboradores e os motivos-chave para integrar o capital intelectual aos objetivos estratégicos do programa de treinamento.

O que é capital intelectual?

Dentro de uma empresa, o capital intelectual consiste, basicamente, na soma dos conhecimentos de todos os colaboradores. Isto é, as habilidades, competências, comportamentos e atitudes de cada um. Atualmente, a procura por este ativo está cada vez maior, pois, com o gerenciamento do capital intelectual, a eficiência e autonomia dos colaboradores são direcionadas à busca pelos resultados.

Nesse sentido, o capital intelectual é desenvolvido nas empresas a partir do investimento em recursos humanos, estrutura e expansão das relações institucionais e com os clientes.

Quando surgiu o capital intelectual?

O surgimento do termo capital intelectual, surgiu em 1991 e tem relação direta com as mudanças sociais ocorridas nos últimos tempos.

Seus criadores são: Peter Drucker e Thomas Stewart, dois estudiosos e pensadores da área de gestão empresarial, que uniram seus esforços para determinar os preceitos e características do conceito, determinado como algo importante para todas as empresas.

Neste sentido, Thomas escreveu para a Revista Fortune, o que seria futuramente, considerado como um dos preceitos do ativo, observe:

 “Esta é a soma de tudo o que todas as pessoas na sua empresa sabem que lhe dá uma vantagem competitiva no mercado”.

3 Tipos de Capital Intelectual

Quais os 3 tipos de capital intelectual?

Assim, o capital intelectual foi dado como a soma dos conhecimentos, mas quais são os principais processos que norteiam este ativo? Hoje, possuem mais três capitais básicos para a formação deste princípio, são eles: capital interno, capital externo e capital humano.

Capital interno

O capital interno é baseado nos processos, nos sistemas, na automação do trabalho e outras características estruturais ou de suporte tecnológico, na organização e no desempenhar das atividades.

Capital externo

Por sua vez, o capital externo se dá pelo relacionamento institucional e com os clientes. Isto é, a construção da imagem e das relações da empresa, de como ela é vista e avaliada pelo público.

Capital humano

O capital humano representa a soma das capacidades individuais dos colaboradores. Ou seja, suas competências, experiências, habilidades, comportamentos e atitudes.

Por que investir em capital intelectual?

Com o mercado corporativo cada dia mais acirrado, a exigência por inovação e diferencial são crescentes. Mais do que nunca, os processos gerenciais e de liderança, dos treinamentos de integração ao desenvolvimento dos colaboradores, devem fazer parte de um planejamento integrado de ações das empresas, para um crescimento sustentável, a partir de um bom clima organizacional, identidade de marca, da cultura organizacional e da sua relação com o público.

E se tudo está conectado, em ritmo acelerado e com um público cada vez mais exigente, o que fazer?

Talvez, o primeiro passo seja entender que, tanto os clientes como os colaboradores, já não fazem questão das empresas grandes, mas, sim, das grandes empresas.

Como o capital intelectual auxilia o setor de RH?

Como vimos, apostar na qualificação dos colaboradores é uma ação fundamental para o crescimento das empresas.

Além disso, o capital intelectual tem uma grande importância para os profissionais de RH, porque, facilita no trabalho desses profissionais.

Principalmente em questões como conduzir e gerenciar a estratégias na organização. Então, veja como isso acontece:  

Recrutamento

Então, como podemos observar até aqui, investir na qualificação dos colaboradores, é uma ação fundamental que contribui com a atração e retenção de talentos dentro da empresa.

Mas, para ter este resultado, é necessário focar em processos comuns, mas otimizados, tais como: as etapas de seleção, ter um foco maior em networking e mostrar a todos os profissionais, que a empresa é um local diferenciado de trabalho.

Capacitação interna

Na capacitação interna, a própria empresa tem o papel e a responsabilidade de fomentar e incentivar a capacitação constante dos seus colaboradores, que pode acontecer por meio de cursos, treinamentos e outros materiais específicos.

A vantagem desse processo é que ela mesma consegue diminuir a rotatividade de profissionais na organização.

Além disso, essa capacitação interna contribui com a valorização os colaboradores que já conhecem toda a rotina e o fluxo de trabalho, o que permite que eles sejam mais focados nos treinamentos e capacitações para cargos específicos, deixando os processos do setor, bem mais estratégicos.

A Tecnologia a nosso favor

Por isso, o capital intelectual se torna tão importante para o crescimento das empresas. Seja pela capacitação contínua na busca por inovação e diferencial, seja pelo desenvolvimento e consolidação de uma imagem positiva no mercado. Com as tecnologias a nosso favor, é possível evoluir rapidamente o capital intelectual de uma empresa, a partir do lifelong learning e programas de treinamento. Sem precisar recorrer a consultorias especializadas ou contratação de novos colaboradores.

Essa possibilidade tem levado muitas empresas a implementarem Universidades Corporativas, com objetivo de desenvolver em casa os seus próprios talentos e diferenciais. O que, não por acaso, também é um grande ativo na hora de atrair os melhores profissionais.

Conclusão: as empresas que mais investem em capital intelectual tendem a atrair os profissionais que mais buscam se desenvolver. Estes, por sua vez, costumam estar entre os profissionais mais capacitados. Então cria-se um ciclo virtuoso em que as melhores empresas ajudam os melhores profissionais a serem ainda melhores, ou vice-versa.

Em termos práticos, podemos dizer, por exemplo, que o investimento em capital intelectual ajuda a diminuir a rotatividade de quadro, uma vez que os colaboradores se sentem mais valorizados, pertencentes e integrados ao processos, equipe e cultura organizacional.

Estamos em um período de grande consciência sobre a importância da saúde psicológica, da segurança no trabalho e de um ambiente organizacional propício para colaboração, engajamento e desenvolvimento profissional.

Como fazer a gestão do capital intelectual?

Já sabemos porque investir e qual a importância deste dentro do ambiente de trabalho. Mas como podemos fazer para a valorização do capital intelectual de uma organização?

Com a evolução tecnológica e o desenvolvimento das metodologias ativas de aprendizagem, a Educação Corporativa e as plataformas de aprendizagem se tornaram grandes alternativas para valorizar o capital intelectual da sua empresa. Tanto através do capital interno, externo, quanto do capital humano.

Podemos dizer, portanto, que o investimento em ações de T&D e educação continuada deve entrar no radar de gestores e empresas que ainda não tenham se movimentado nesse sentido.

E não podemos deixar de lembrar que a relação entre as pessoas continua sendo a melhor forma de transmitir o conhecimento. A tecnologia é um elo, mas a interação das pessoas é que traz o sentido a tudo que ensinamos e aprendemos. A comunicação entre experientes e novatos, a colaboração, a proatividade, a capacidade de resolver problemas em equipe, são fatores que sempre irão contribuir para o desenvolvimento do capital intelectual das empresas.

Soluções da Keeps para Educação Corporativa

Keeps desenvolve tecnologias LXP inovadoras, que são ideais para empresas que pensam em investir no seu capital intelectual. A LXP é a solução adequada para auxiliar as lideranças desde o planejamento das ações de T&D, passando pela gestão do conhecimento, até a avaliação dos resultados de treinamento.

Confira a seguir:

Konquest Konquest 

Konquest combina a facilidade na criação de cursos com a leveza da usabilidade para o aprendizado. É possível transformar qualquer objeto de aprendizagem em conhecimento, de uma maneira simples e ágil para criar cursos com todos os tipos de conteúdo.

O ensino personalizado do Konquest identifica o perfil dos colaboradores no consumo dos conhecimentos, a fim de oferecer dicas e recomendações sob medida. Desse modo, é possível transmitir e entregar o conhecimento no formato que as pessoas mais interagem.

GameUp GameUp

GameUp oferece capacitação com alto índice de engajamento, uso e aprendizado. Nos treinamentos gamificados, as necessidades de capacitação são transformadas em propostas de aprendizagem que desafiam e ensinam ao mesmo tempo. Os colaboradores são convidados a testarem seus conhecimentos num formato engajador de ensino e aprendizagem. Tudo com feedbacks instantâneos, design intuitivo e conteúdo acessível, na palma da mão.

SmartZap SmartZap

Com o SmartZap é possível descomplicar treinamentos através de uma experiência de aprendizagem engajadora, rápida e simples pelo WhatsApp!

É possível criar minicursos com todos os tipos de conteúdo, de modo simples e ágil, oferecendo liberdade total para os usuários, disponibilizando treinamentos na palma da mão. Portanto, no SmartZap, o colaborador recebe o curso no próprio WhatsApp, tendo a liberdade para evoluir conforme seu ritmo, rotina de trabalho e engajamento.

Faça um teste grátis da LXP da Keeps e você estará a um passo de desenvolver o capital intelectual da sua empresa!

Sobre Capital Intelectual, as pessoas também perguntam:

O que é Capital Intelectual?

Capital Intelectual é a soma referente ao conhecimento de todos os colaboradores da empresa. Em seus valores, residem: capital interno, capital estrutural e o capital humano. Essa reunião é responsável pela eficiência e autonomia dos colaboradores, que produzem com direcionamento para resultados cada vez mais positivos.

Quais os tipos de Capital Intelectual?

Para a formação do Capital Intelectual, existem três capitais básicos:

1. Capital interno: diz respeito a processos, sistemas e demais características estruturais referentes à empresa.
2. Capital estrutural: construção das relações da empresa com seus colaboradores e clientes, refere-se ao modo como a empresa é enxergada no mercado.
3. Capital humano: são as habilidades individuais dos colaboradores, seu comportamento, valores, atitudes etc.

Jaya Viana
Redatora, escritora e especialista em Produção em Jornalismo Digital pela PUC Minas. Hoje atuando como Analista de Conteúdo e SEO na Keeps, sendo ainda entusiasta das temáticas sobre RH e T&D, bem como demais conteúdos voltados para a Educação Corporativa.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados