Cultura Organizacional: o que é, seus tipos e como fortalecer
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Todas as atividades exercidas pelos colaboradores e seus gestores, de modo consciente ou não, compõem suas crenças e valores ideais, suas atitudes e comportamentos a serem seguidos, bem como seus hábitos e costumes. Isso é Cultura Organizacional: as particularidades que diferenciam uma empresa da outra.

Para desenvolver e fortalecer uma Cultura Organizacional, é preciso observar o ambiente físico estrutural (divisão dos setores, mobília, cores etc.) a linguagem utilizada (mais ou menos formal), as normas de vestimenta, quais os hábitos e práticas que serão incentivados ou desincentivados e como serão respondidos os colaboradores e clientes. Quando bem elaborada, a Cultura Organizacional pode trazer impactos positivos no desempenho da sua empresa, tornando-se um diferencial competitivo. Continue lendo e descubra como lidar com esse desafio!

Cultura Organizacional: o que é, seus tipos e como fortalecer

O que é Cultura Organizacional?

Cultura Organizacional é a reunião de técnicas e costumes criados pelas principais lideranças da empresa para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna.

Psicologia Organizacional

Quando funcionam bem, essas técnicas tornam-se válidas e, por isso, são passadas aos novos colaboradores como a maneira correta de perceber, pensar e agir dentro do ambiente organizacional.

Para melhor entender o que significa Cultura Organizacional, podemos utilizar da seguinte analogia: sendo as estratégias da empresa os tijolos, a Cultura Organizacional seria a argamassa responsável por mantê-los firmes e unidos, gerando então uma estrutura sólida e resistente.

Quais são as principais características dessa Cultura?

Quais são as principais características dessa Cultura?
  • Crenças: verdades concebidas ou aceitas a partir da convivência no ambiente empresarial;
  • Valores: elementos que determinam a importância das coisas e os modos de agir dos colaboradores;
  • Costumes: materialização dos valores e crenças através dos atos realizados cotidianamente;
  • Ritos: procedimentos rotineiros;
  • Cerimônias: reuniões e encontros formais e informais da empresa. Funcionam como meios de reafirmar ou ratificar valores, crenças e costumes;
  • Processo de comunicação: funciona como um excelente meio de atualização de crenças e valores. Através desta rede, a cultura da empresa é reciclada e reafirmada.

Desse modo, quando pensamos em Cultura Organizacional, pensamos não somente nos valores centrais da empresa, mas na sua rotina.

A Cultura Organizacional é a responsável por moldar as relações humanas dentro da empresa.

Quais são os tipos de Cultura Organizacional?

Alguns dos grandes nomes de referência teórica, como Charles Handy e Bass e Avolio, foram responsáveis por tipificar a Cultura Organizacional.

Cultura Organizacional Charles Handy

Segundo Charles Handy, existem quatro tipos, ou quatro camadas de Cultura Organizacional:

  1. Cultura de papéis: baseia sua abordagem na definição do papel ou do trabalho a ser feito, não em personalidades;
  2. Cultura de tarefas: voltada para o trabalho ou projeto, com foco na resolução de problemas;
  3. Cultura de pessoas: centraliza o colaborador, por entender que este está ali para ajudar a empresa a alcançar seu propósito, e por fim;
  4. Cultura do poder: caracterizado pela alta concentração de poder em uma pessoa só, dando a tônica aos traços da empresa.

Já para Bass e Avolio existem apenas dois tipos, são eles:

Inteligência Emocional
  1. Cultura transacional: bastante individualista, onde o interesse próprio está acima do coletivo, e;
  2. Cultura transformacional: aqui o foco é dado à discussão e ao debate, desenvolvendo e melhorando as práticas e os processos cotidianos da empresa.

Qual a importância da Cultura Organizacional?

Partindo do pressuposto de que as empresas buscam cada vez mais atrair talentos para seu corpo funcional de colaboradores, bem como a ideia de que a Cultura Organizacional é a identidade da organização, fica fácil perceber a importância da criação, fortalecimento e disseminação de uma cultura própria, pois será ela a principal responsável pela atração e retenção desses talentos.

Através da Cultura Organizacional, sua empresa terá um alicerce positivo quanto aos valores, princípios e objetivos compartilhados.

Assim, os times estarão unificados, facilitando então a definição de políticas internas e externas, processos, estratégias, metas e objetivos coletivos futuros.

Como criar e como fortalecer a cultura da sua empresa?

As possibilidades são variadas, porém, o ponto inicial sempre estará relacionado com a criação de um planejamento estratégico, estabelecendo uma missão, visão e valores caros à empresa.

Para fortalecer esse processo, recomenda-se o contato direto com os colaboradores, identificando valores comuns.

São componentes da Cultura Organizacional os seguintes valores:

  • O incentivo à inovação;
  • à tolerância ao erro;
  • o apreço aos detalhes;
  • o foco nos resultados;
  • a atenção às pessoas;
  • o fortalecimento das equipes de trabalho etc.

Também pode-se utilizar como base norteadora os tipos de cultura supracitados neste artigo.

Mais do que criar e definir qual será a missão, a visão e os valores da empresa, é de suma importância que eles sejam seguidos por todos, em especial pelas lideranças e pelos cargos mais altos dentro da hierarquia empresarial.

Portanto, ao implementar uma Cultura Organizacional, elabore programas com o intuito de reforçar esses valores e aumentar a integração entre os colaboradores.

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Perguntas frequentes sobre Cultura Organizacional:

O que é Cultura Organizacional?

Cultura Organizacional, ou ainda Cultura Empresarial/Corporativa, é basicamente a reunião de todos os costumes, práticas e valores constituídos em cima de regras, comportamentos, condutas e propósitos distribuídos entre todos os gestores e colaboradores da empresa.

Quais são os 4 tipos de Cultura Organizacional?

De acordo com Charles Handy, os tipos de Cultura Organizacional são:

1. Cultura do poder: cargos hierárquicos mais altos no controle.
2. Cultura de papéis: a atenção é para a função exercida.
3. Cultura de tarefas: busca a solução dos problemas durante a realização das demandas.
4. Cultura de pessoas: a importância é dada aos colaboradores.

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