Todas as atividades exercidas pelos colaboradores e seus gestores, de modo consciente ou não, compõem suas crenças e valores ideais, suas atitudes e comportamentos a serem seguidos, bem como seus hábitos e costumes. Isso é Cultura Organizacional: as particularidades que diferenciam uma empresa da outra.
Para desenvolver e fortalecer uma Cultura Organizacional, é preciso observar o ambiente físico estrutural (divisão dos setores, mobília, cores etc.) a linguagem utilizada (mais ou menos formal), as normas de vestimenta, quais os hábitos e práticas que serão incentivados ou desincentivados e como serão respondidos os colaboradores e clientes. Quando bem elaborada, a Cultura Organizacional pode trazer impactos positivos no desempenho da sua empresa, tornando-se um diferencial competitivo. Continue lendo e descubra como lidar com esse desafio!
Cultura Organizacional é a reunião de técnicas e costumes criados pelas principais lideranças da empresa para lidar com os problemas de adaptação externa e integração interna.
Quando funcionam bem, essas técnicas tornam-se válidas e, por isso, são passadas aos novos colaboradores como a maneira correta de perceber, pensar e agir dentro do ambiente organizacional.
Para melhor entender o que significa Cultura Organizacional, podemos utilizar da seguinte analogia: sendo as estratégias da empresa os tijolos, a Cultura Organizacional seria a argamassa responsável por mantê-los firmes e unidos, gerando então uma estrutura sólida e resistente.
Desse modo, quando pensamos em Cultura Organizacional, pensamos não somente nos valores centrais da empresa, mas na sua rotina.
A Cultura Organizacional é a responsável por moldar as relações humanas dentro da empresa.
Alguns dos grandes nomes de referência teórica, como Charles Handy e Bass e Avolio, foram responsáveis por tipificar a Cultura Organizacional.
Segundo Charles Handy, existem quatro tipos, ou quatro camadas de Cultura Organizacional:
Já para Bass e Avolio existem apenas dois tipos, são eles:
Partindo do pressuposto de que as empresas buscam cada vez mais atrair talentos para seu corpo funcional de colaboradores, bem como a ideia de que a Cultura Organizacional é a identidade da organização, fica fácil perceber a importância da criação, fortalecimento e disseminação de uma cultura própria, pois será ela a principal responsável pela atração e retenção desses talentos.
Através da Cultura Organizacional, sua empresa terá um alicerce positivo quanto aos valores, princípios e objetivos compartilhados.
Assim, os times estarão unificados, facilitando então a definição de políticas internas e externas, processos, estratégias, metas e objetivos coletivos futuros.
As possibilidades são variadas, porém, o ponto inicial sempre estará relacionado com a criação de um planejamento estratégico, estabelecendo uma missão, visão e valores caros à empresa.
Para fortalecer esse processo, recomenda-se o contato direto com os colaboradores, identificando valores comuns.
Também pode-se utilizar como base norteadora os tipos de cultura supracitados neste artigo.
Mais do que criar e definir qual será a missão, a visão e os valores da empresa, é de suma importância que eles sejam seguidos por todos, em especial pelas lideranças e pelos cargos mais altos dentro da hierarquia empresarial.
Portanto, ao implementar uma Cultura Organizacional, elabore programas com o intuito de reforçar esses valores e aumentar a integração entre os colaboradores.
Gostou do nosso conteúdo?
Inscreva-se no Go Learning e tenha acesso a diversos cursos criados pelos Designers Instrucionais da Keeps, que servirão de auxílio na implementação de uma Cultura Organizacional eficaz na sua empresa, bem como demais estratégias de Psicologia Organizacional que você julgue interessante.
O Go Learning é a Universidade Corporativa da Keeps, de acesso gratuito e ilimitado, pensado e desenvolvido para T&D e RH. Acesse e descubra nossos conteúdos!
Cultura Organizacional, ou ainda Cultura Empresarial/Corporativa, é basicamente a reunião de todos os costumes, práticas e valores constituídos em cima de regras, comportamentos, condutas e propósitos distribuídos entre todos os gestores e colaboradores da empresa.
De acordo com Charles Handy, os tipos de Cultura Organizacional são:
1. Cultura do poder: cargos hierárquicos mais altos no controle.
2. Cultura de papéis: a atenção é para a função exercida.
3. Cultura de tarefas: busca a solução dos problemas durante a realização das demandas.
4. Cultura de pessoas: a importância é dada aos colaboradores.
Cookie | Duração | Descrição |
---|---|---|
cookielawinfo-checkbox-analytics | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Analytics". |
cookielawinfo-checkbox-functional | 11 months | The cookie is set by GDPR cookie consent to record the user consent for the cookies in the category "Functional". |
cookielawinfo-checkbox-necessary | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookies is used to store the user consent for the cookies in the category "Necessary". |
cookielawinfo-checkbox-others | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Other. |
cookielawinfo-checkbox-performance | 11 months | This cookie is set by GDPR Cookie Consent plugin. The cookie is used to store the user consent for the cookies in the category "Performance". |
viewed_cookie_policy | 11 months | The cookie is set by the GDPR Cookie Consent plugin and is used to store whether or not user has consented to the use of cookies. It does not store any personal data. |