Entre em contato: +55 (48) 99169-2112

Lifelong Learning: aprendizagem contínua como cultura nas organizações!

 Por: |  Publicado em 19/07/2021 |  Atualizado em 19/07/2021 |  Tempo de leitura 5 minutos

Lifelong Learning

Lifelong Learning nas organizações

Conhecer novas técnicas e desenvolver habilidades são frutos de uma educação continuada para quem procura se destacar — tanto pessoal quando profissionalmente. O lifelong learning é um dos processos utilizados para ajudar na capacitação e aprimoramento da sua equipe.

O que é Lifelong Learning?

O lifelong learning é um conceito que surgiu na década de 70, na Europa, obtendo destaque a partir dos anos 90. Trata-se de um processo educacional que se desenvolve ao longo da vida, para além dos limites institucionais, etários e sociais — uma verdadeira educação continuada. Ou seja, quando uma organização aposta no lifelong learning, consequentemente estimula de modo voluntário, proativo e permanente o treinamento e desenvolvimento pessoal e profissional do colaborador/indivíduo.

Nas organizações, trata-se de um importante procedimento e vem sendo adotado como meio de se valorizar o processo de aprendizagem entre os colaboradores. Dada a competitividade existente no mercado, a formação contínua se torna cada vez mais necessária, então desenvolver habilidades é essencial para lidar com os desafios cotidianos do ambiente laborativo.

Todavia, é importante considerar que cada um tem um método de aprendizagem individual, respondendo a estímulos diferentes, com facilidade para compreender determinados assuntos de acordo com a forma que são ofertados.

A educação continuada, através do lifelong learning, impacta diretamente na carreira do colaborador, mesmo que as habilidades não estejam conectadas ao campo no qual atua.

Pilares/objetivos do Lifelong Learning

4 pilares do Lifelong Learning

A educação continuada, através do lifelong learning, possui quatro objetivos principais:

Aprender a conhecer

Aqui a finalidade é adquirir motivação pelo saber. Deve existir vontade na busca pela compreensão, construção e reconstrução do conhecimento. Através da formação prolongada, procura-se atiçar a curiosidade e a intenção do colaborador, desenvolvendo seu senso crítico, de reflexão e de posicionamentos. Ao invés de apenas reproduzir, é estimulada a capacidade crítica e de reinvenção.

Aprender a fazer

Durante a qualificação/capacitação profissional, o colaborador aprende a trabalhar em equipe e encarar desafios, estando preparado para, a qualquer momento, desempenhar uma nova função da qual dependam novas práticas e habilidades necessárias para manutenção das relações no ambiente corporativo, quais sejam: proatividade na resolução de problemas, intuitividade, comunicação gentil, emoções estáveis etc.

Aprender a conviver

O colaborador deve se disponibilizar a compreender os profissionais ao seu redor, socializando e gerenciado eventuais conflitos. A cooperação e a troca de conhecimentos é essencial para a manutenção da boa convivência na empresa.

Aprender a ser

É importante que o colaborador se desenvolva de modo integral, adquirindo autonomia, discernimento e responsabilidade. É essencial que haja aptidão na comunicação e oportunidade para que se desenvolva características como senso ético/estético, iniciativa, criatividade e pensamento crítico, memória etc.

Qual a importância do lifelong learning?

Para a entrega do melhor resultado, a empresa deve despontar com diferenciais competitivos. Com o lifelong learning, o colaborador não deixa de aprender e manter a eficácia do seu trabalho mesmo com o passar do tempo.

Quando a empresa assume o lifelong learning como postura, deve-se constantemente reinventar e estar disposta desenvolver competências organizacionais e aumentar suas chances de prosperar na carreira.

O lifelong learning é importante, assim, no que diz respeito à capacidade de prever, acompanhar e ser responsivo às transformações que ocorrem no mundo, no mercado e na sociedade. É essencial que se elabore skills combinados às tendências e tecnologias existentes no mercado e que ajudem a fazer sobressair sua estrada na organização.

Benefícios/Tecnologias Lifelong Learning

A tecnologia é uma aliada fundamental na acessibilidade ao lifelong learning. Com os novos dispositivos móveis, o ambiente de ensino que antes era formal e exclusivo de uma sala de aula, ganhou popularidade e possibilitou o acesso através do e-learning.

O e-learning é realizado através de plataformas virtuais e integralmente online. Serve de estrutura para a criação de novas categorias de cursos, programas de treinamento, graduação, pós-graduação etc. Esse sistema aumenta a capacidade de formação pessoal, uma vez que pode-se estudar no lugar e no horário que melhor se encaixe, permitindo que se defina o ritmo de aprendizado.

O acesso à internet dinamiza o ensino e o conhecimento pode adentrar pelas várias portas disponíveis. A relação professor-estudante possibilita um amplo leque de experiências e aprendizados, considerados princípios base do lifelong learning.

Como aplicar o Lifelong Learning na sua empresa?

Para fazer do Lifelong Learning uma parte da cultura organizacional, existem alguns caminhos a seguir:

Investindo em cursos de qualificação

Os cursos de qualificação/capacitação são algumas das ferramentas de crescimento essenciais. O colaborador graduado tem como fundamento de aprendizado conceitos amplos, sendo possível que se encontre limitado em alguma função, daí a necessidade de se qualificar. Qualificando-se, quando surgirem posições que exijam mais responsabilidades e profundidade de conhecimentos e experiencias, se sentirá seguro para executá-las e tomar decisão coerentes com a produtividade esperada.

O lifelong learning garante o crescimento profissional, pois os cursos de especialização auxiliam o colaborador na conquista dos objetivos esperados pela empresa.

Permanecendo atento às tendências do mercado

O colaborador precisa estar ciente e por dentro do que o mercado precisa. Diante da competitividade existente no mercado, os gestores devem saber quais as tendências de consumo, entendê-las e aplicá-las de modo efetivo, traçando planos de aperfeiçoamento prolongado, enxergando as mudanças e explorando meios de otimização.

Identificando pontos de melhoria

A abordagem não pode ser apenas técnica, o comportamento e a capacidade de liderança situacional também contam, sendo diferenciais na linha de crescimento da carreira. Mas como saber quais os pontos de melhoria necessários? Estudando as competências. A partir daí, pode ser traçado um plano de melhorias, com formações seguras e ferramentas atuais.

Nesta etapa, a implementação do lifelong learning deve ser vista como uma fonte de inesgotável crescimento da corporação. Os resultados, inevitavelmente, serão duradouros e imensuráveis.

O processo de educação continuada, lifelong learning, é garantia de um aprendizado que gera recompensas para a empresa e seus colaboradores, especialmente se combinado ao uso de tecnologias e metodologia contínuas.

Soluções de Aprendizagem da Keeps

Você sabia que uma plataforma de aprendizagem pode ser a solução mais simples e custo-efetiva para a sua empresa estimular o Lifelong Learning, por parte dos colaboradores, através de ações de Educação Corporativa?

As plataformas LXP da Keeps oferecem facilidade e autonomia na transmissão e inclusão dos cursos. Igualmente, no compartilhamento de informações e desenvolvimento de novos cursos do zero, em um ambiente limpo.

A soma desses benefícios proporciona uma excelente combinação para estabelecer o Lifelong Learning na rotina da sua empresa:

  • Simplicidade.
  • Praticidade
  • Eficiência no uso da ferramenta.

Solicite uma demonstração gratuita da LXP da Keeps e venha conferir!

Venha conhecer nossas soluções.

Relacionados

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Todo mês temos um conteúdo exclusivo para você.

Muito obrigado!

×