Processo de Aprendizagem: etapas e teorias

Sem tempo para ler?

A soma de tudo aquilo que vivenciamos, como por exemplo elementos culturais, sociais, psicológicos, cognitivos etc., são essenciais para o nosso processo de aprendizagem ao longo do tempo. Mas como utilizar esse processo de modo eficaz? No artigo a seguir, falaremos sobre as principais teorias e fundamentos da aprendizagem.

O que é Processo de Aprendizagem?

Processo de Aprendizagem, também chamado de Processo de Aprendizado, diz respeito ao método através do qual o conhecimento, os princípios e a competência de cada indivíduo são adquiridos.

O que é Processo de Aprendizagem

Esse processo não tem fim, ocorre constantemente, desde que nascemos, permanecendo ao longo de nossas vidas –  haja vista o fato de estarmos o tempo inteiro assimilando experiências.

Justamente por não sermos capazes de aprender acerca da inteireza de todas as coisas que existem, e principalmente por não termos a capacidade de absorver tanto conhecimento em tão pouco tempo, a aprendizagem se dá através de uma edificação, realizada por etapas.

E como funciona o Processo de Aprendizagem?

O processo de aprendizagem é intrínseco ao desenvolvimento humano e se dá a partir do momento em que conseguimos relacionar o aprendizado aos comportamentos humanos. Como? Através das funções cognitivas, as responsáveis por nossa capacidade de assimilar os conhecimentos. Como exemplo de algumas funções cognitivas, podemos citar:

E como funciona o Processo de Aprendizagem
  • Atenção: diz respeito à capacidade de direcionarmos nossa concentração para uma ideia selecionada.
  • Linguagem: utilizar-se das mais diversas formas de expressão na intenção de comunicar-se, seja de modo verbal ou não-verbal.
  • Percepção: diz respeito à capacidade de respondermos aos impulsos diante daquilo que sentimos e como conseguimos retratar o que é vivenciado.
  • Memorização: é o modo através do qual conseguimos gravar e viabilizar as informações adquiridas, recordando-as e sendo capaz de empregá-las.
  • Funções operacionais: dizem respeito às funções neuropsicológicas, funções que nos permitem programar e realizar obrigações diversas.

A Programação Neurolinguística no Processo de Aprendizagem

Segundo a Programação Neurolinguística (PNL), criada por Richard Bandler e John Grinder, em 1970, o processo de aprendizagem se dá através de quatro etapas.

Incompetência Inconsciente

A Programação Neurolinguística no Processo de AprendizagemPNLRIchard Bandler

Nesta etapa é onde tudo começa. O indivíduo não tem o discernimento necessário acerca daquela temática específica e esta percepção se dá apenas quando se depara com a novidade que demandará o conhecimento para que consiga lidar com a situação.

Quando acontece essa percepção, aí então a habilidade passa a ser desenvolvida e pode seguir para a etapa seguinte.

Incompetência Consciente

Uma vez que o indivíduo consegue notar que não está apto para atuar naquilo que o contexto pede, ele passa a estar consciente daquela incompetência. Como seguir?

Indo atrás de respostas, caminhando ao encontro de soluções e práticas que auxiliem no desenvolvimento do seu aprendizado. Após descobrir esses recursos, passamos para a terceira etapa.

A Programação Neurolinguística no Processo de AprendizagemPNLJohn Grinder

Competência Consciente

Depois de conseguir praticar e entender aquilo que precisa para impulsionar seus próximos passos, realizar as tarefas necessárias passa a ser algo quase automático, dada a destreza adquirida por conta dos desempenhos anteriores.

Nesta etapa tudo acaba sendo feito de modo intuitivo, já não se reflete a respeito do processo, apenas realiza.

Competência Inconsciente

Quando o indivíduo consegue chegar nesta etapa, já ultrapassou todas as dificuldades e reforçou o aprendizado de modo reiterado. Houve erros e acertos, mas tudo acabou sendo solucionado.

Logo, a Programação Neurolinguística conclui que os defeitos e imprecisões estão presentes durante todo o procedimento de aprendizagem, mas através do exercício e da experiência, as etapas evolutivas são alcançadas e os objetivos são concluídos.

Como acontece o Processo de Aprendizagem?

Dentre as teorias de aprendizagem, destaca-se a desenvolvida por Victor Hugo Ferreira Junior, que trata das etapas para assimilação de conteúdo. São consideradas etapas do processo de aprendizagem:

Compreensão

Como funciona o processo de aprendizagem no cérebro? Para saber qual a relação da aprendizagem com o desenvolvimento cognitivo, foram criadas teorias dedicadas a estudar as capacidades mentais dos indivíduos.

É quando se tem acesso ao aprendizado, quando você dá início a um curso, por exemplo. Você está caminhando de encontro ao conhecimento, rumo à intenção de aprender e entender o que será entregue durante o processo de aprendizagem.

Retenção

Ocorre quando o ensinamento começa a ser fixado, ou seja, o conhecimento começa a fornecer a capacidade de retenção das informações, que podem vir a ser úteis diante de alguma situação posterior, mas não ainda naquele instante presente.

Prática

Com a prática diante daquilo que foi aprendido e retido, os resultados começam a se concretizar e mostrar sua real utilidade. Deve dois pontos específicos a serem considerados nesta etapa: motivação e cobrança.

Através desta mudança de hábitos, através de ações sendo de fato realizadas, o processo de aprendizagem consegue seguir adiante.

Disseminação

Ensinar aos outros é um dos métodos mais eficazes para a assimilação do conhecimento. Nesse caso, ainda existe o bônus de, ao mesmo tempo em que consegue fixar as informações, ser capaz de espalhar o conhecimento para um número maior de pessoas.

Criação

A criação é o pilar de todo o processo de aprendizagem. A pessoa é capaz de produzir novas informações, tendo como base todos as informações adquiridas anteriormente.

Como acontece o Processo de Aprendizagem

Gostou do nosso conteúdo?

A Keeps é uma empresa de tecnologia na área da Educação, que nasceu com o propósito de desenvolver e impulsionar conhecimento nas organizações.

Por isso, além dos conteúdos no Blog, criamos também o Go Learning: uma Universidade Corporativa gratuita, pensada para T&D e RH, com cursos estruturados por um time de especialistas.

Inscreva-se no Go Learning e se desenvolva com as soft skills mais importantes para o mundo corporativo.

Contato

Relacionados

20/05/2022
Análise de causa raiz é uma metodologia que pode ser utilizada e adaptada a vários setores e ocas...
16/05/2022
No cotidiano organizacional é natural que alguns desafios aconteçam, afinal, erros e problemas se...

TRAGA A SUA EMPRESA PARA

A MELHOR LXP DO BRASIL

Capacite mais, em menos tempo e com menor custo.