Aprendizagem Adaptativa: entenda o método e saiba como aplicar

Início » Metodologias de Aprendizagem » Aprendizagem Adaptativa: entenda o método e saiba como aplicar
O que é Aprendizagem Adaptativa?

A aprendizagem adaptativa é relativa aos modelos de treinamento e capacitação de colaboradores que buscam se adaptar às necessidades do time. Desta maneira, para que o processo de aprendizagem adaptativa seja eficiente, se faz necessário a compreensão da realidade de cada negócio, as principais dores a serem resolvidas, além de identificar e traçar um plano estratégico para resolução dos problemas.

Este modelo pode ser aplicado em qualquer instituição de ensino, porém, neste artigo, vamos focar na sua aplicação para a educação corporativa e nas tecnologias facilitadoras para a implantação dessas práticas de capacitação.

O investimento em educação corporativa pode ser de grande valor para a maioria das empresas, pois é capaz de oferecer maior qualidade nos processos internos, além de aumentar a capacidade técnica individual e coletiva, no intuito de atingir os objetivos da corporação. Para saber mais sobre o assunto, continue a leitura deste artigo!

Aprendizagem Adaptativa é uma metodologia de ensino baseada na personalização da experiência de aprendizagem, a partir, justamente, da adaptação dos métodos aplicados em cursos e treinamentos às demandas, pontos fortes e/ou pain points de cada indivíduo ou grupo de pessoas, como equipes de um determinado setor. A ideia é identificar e potencializar a aprendizagem, a partir das habilidades que cada colaborador possui ou precisa desenvolver, considerando o seu próprio ritmo e preferências.

Em seguida, após o mapeamento da necessidade, é possível elaborar planos de ação mais precisos, com soluções mais adequadas para atender essas necessidades. Seja na delegação de tarefas, como no uso de ferramentas e tecnologias capazes de acelerar, ou até mesmo automatizar etapas da rotina de treinamento.

Mais adiante vamos trazer o exemplo do Konquest, plataforma LXP da Keeps, que tem como um dos diferenciais o uso de inteligência artificial para personalização da aprendizagem e recomendação de conteúdos com base nas preferências dos usuários. São recursos que elevam a outro patamar os conceitos de aprendizagem adaptativa e das metodologias ativas de aprendizagem, porque as tornam viáveis e aplicáveis em escala. Para saber mais, continue a leitura ou role a página até a parte final deste artigo.

Quais os benefícios da aprendizagem adaptativa?

Aprendizagem Adaptativa é um modelo de treinamento pensado para ser utilizado em diversas situações e para diferentes públicos. Parece simples, mas nem todas as empresas estão atentas aos diferentes perfis, interesses e necessidades de seus colaboradores. De certo modo, parece óbvio que a forma de capacitar colaboradores técnicos de uma indústria, por exemplo, vai ser diferente de um time de vendas de uma empresa de tecnologia.

Tudo bem, mas e se compararmos um treinamento de lideranças em uma indústria com o treinamento de líderes em uma empresa de tecnologia, será que as diferenças de metodologia parecem tão lógicas assim? Em alguns casos, as empresas precisam atingir um grande nível de maturidade em práticas de T&D (treinamento e desenvolvimento), para saber distinguir cenários ou soluções parecidas e alcançar todo o potencial desejado.

Quais os benefícios da aprendizagem adaptativa?

De todo modo, os benefícios da aplicação da aprendizagem adaptativa enquanto método de treinamento não são restritos apenas ao que acaba de ser mencionado. Na verdade, é possível trazer uma lista de outros benefícios relativos aos processos de educação empresarial:

  • Maior engajamento dos colaboradores;
  • Maior retenção do conhecimento;
  • Experiência de aprendizagem personalizada;
  • Eficiência na gestão de tempo;
  • Mais inovação nos treinamentos corporativos;
  • Menor tempo de implantação e redução de custos;
  • Dados personalizados geram informações confiáveis;
  • Otimização das práticas de T&D e RH;
  • Protagonismo e autonomia dos colaboradores;
  • Ganho de produtividade;
  • Melhores parâmetros para avaliação de treinamentos.

Como aplicar o método de Aprendizagem Adaptativa?

Já temos a compreensão dos muitos benefícios da aprendizagem adaptativa, então chegou o momento de pensarmos na aplicação da aprendizagem adaptativa na prática:

Planejamento estratégico

Um planejamento estratégico bem feito, a partir do levantamento das necessidades de treinamento (LNT), é necessário para colocar em prática qualquer treinamento corporativo de qualquer empresa que almeje o sucesso de fato. Nesse sentido, a aprendizagem adaptativa é uma estratégia metodológica possível para aplicar treinamentos que alcancem os resultados esperados.

Isto é, tenha calma, reúna o máximo de pessoas diferentes numa sala, com canetas, post its e muitas ideias que possam se somar para desenvolver a melhor estratégia de capacitação. Identifique as ferramentas, tecnologias e pessoas que serão responsáveis pela implantação do treinamento.

Como resultado, você terá um processo muito melhor desenhado, que provavelmente terá a capacidade de antecipar problemas, gaps de competência, além de apontar soluções preventivas ou planos de ação em determinadas situações. Se planejamento não é tudo, é quase!

Engajamento dos colaboradores

Acabamos de ver a importância de reunir e ouvir as ideias do time todo, com maior pluralidade e espaço para que todos se manifestem livremente. Porém, este é só o primeiro passo. Em outras palavras, o engajamento dos colaboradores precisa ser uma constante em todo o processo de capacitação. Desde o planejamento estratégico até a avaliação de resultados.

Isso ajuda a explicar porque a aprendizagem adaptativa tem se tornado uma tendência cada vez mais forte na educação corporativa. Bem como esse conceito tem pautado o desenvolvimento de plataformas e novas tecnologias que atendam as demandas do setor empresarial. Adiante falaremos sobre o Konquest, como um exemplo inovador, desenvolvido pela Keeps.

Em linhas gerais, se a empresa oferece uma experiência de aprendizagem personalizada em seus treinamentos, tende a colher melhores resultados. Lembre-se que o público-alvo dos seus treinamentos são os próprios colaboradores. Portanto, devem ser eles os atores protagonistas de suas próprias jornadas de capacitação.

Uma dica que sempre compartilhamos com os nossos clientes é que nunca hesitem em procurar e investir em projetos, métodos ou tecnologias que promovam essa relação de “ganha-ganha” entre experiência/engajamento e resultados. O conceito de aprendizagem adaptativa se aplica muito bem nesse cenário.

Diversificação de conteúdo

Para gerar engajamento, é necessário diversificar os conteúdos e tornar o seu treinamento mais atrativo para os colaboradores. Se parar pra pensar, faz todo sentido, já que sem diversificar seria praticamente impossível personalizar, a não ser em um grupo extremamente homogêneo. Como isso é bastante improvável, mesmo entre pares, logo não haveria aprendizagem adaptativa.

Além disso, vale dizer que o conceito de aprendizagem adaptativa se aplica a qualquer formato de treinamento. No entanto, é inegável que as ferramentas digitais chegaram para ficar na rotina corporativa.

A seguir, vamos compartilhar um pouco da nossa experiência, para ajudar a sua empresa na diversificação dos conteúdos e aplicar o método de aprendizagem adaptativa:

  • Opte por treinamentos híbridos ou digitais;
  • Elabore atividades síncronas e assíncronas;
  • Dissemine o conhecimento por múltiplos canais (desktop, aplicativos, WhatsApp, mídias sociais, mídia impressa, etc.)

Se você quiser ir mais a fundo no terceiro tópico, a Keeps desenvolveu um ecossistema completo para criação de treinamentos integrados. Além do Konquest, sobre o qual falaremos adiante, o GameUp (aplicativo gamificado) e o SmartZap (treinamentos por WhatsApp) também ajudam as empresas nesse quesito.

Por fim, considerando os formatos de conteúdos oferecidos, entre outros, podemos citar:

  • Vídeos;
  • Games;
  • PDFs;
  • Infográficos;
  • Webinars;
  • Podcasts.

Procure por uma plataforma de treinamento especializada

Como já falamos, é sempre recomendado utilizar a tecnologia a favor da sua empresa, quando o assunto é aprendizagem adaptativa. Afinal, não basta conhecer o conceito e o perfil dos colaboradores, ou até mesmo pensar em práticas mais engajadoras. É preciso ter consciência das limitações físicas, humanas ou até mesmo financeiras para que isso tudo seja viável.

Dessa forma, sugerimos que o uso da tecnologia para automatizar, agilizar, simplificar e baratear processos costuma ser o melhor caminho. Uma frase que se escuta bastante no meio corporativo é que a eficiência é o novo lucro. Portanto, se o uso da aprendizagem adaptativa e de tecnologias altamente personalizáveis aumentam a eficiência dos treinamentos, basta ligar os pontos.

Escolha plataformas que utilizam estratégias para aumentar o envolvimento dos colaboradores

Existem diferentes plataformas que uma empresa pode utilizar em suas práticas de treinamento, mas é necessário ter atenção nas funcionalidades de cada uma. Primeiro, porque cada empresa desenvolve as suas soluções com um viés baseado no seu modelo de negócio e público-alvo. Certifique-se de que a plataforma que pretende contratar atenda realmente as suas necessidades de treinamento.

Entre as soluções disponíveis, existem sistemas LMS, plataformas LXP, LRM e até mesmo gamificação ou soluções de microlearning para treinar pelo WhatsApp, como mencionado anteriormente.

Conheça a plataforma de Educação Corporativa da Keeps

Plataformas de Educação Corporativa da Keeps

Keeps desenvolve soluções integradas em seus ambientes virtuais de ensino, buscando atender às demandas de treinamento das empresas, sempre possibilitando a Aprendizagem Adaptativa.

Assim, o foco da Keeps é na Educação Corporativa e nossas plataformas de aprendizagem aplicam os conceitos de LXP, Gamificação e Microlearning. Todos os nossos recursos e ferramentas unidos visam proporcionar uma experiência de capacitação mais simples, intuitiva e engajadora, buscando alcançar melhores resultados nas ações de T&D.

Konquest

Com o uso de Inteligência Artificial, Konquest é uma plataforma LXP que traz na sua essência o conceito de aprendizagem adaptativa. Deste modo, o ambiente web de ensino e aprendizagem eleva o nível da criação e o consumo do conhecimento nas organizações:

  • Através de trilhas de aprendizagem, nos casos de treinamentos mais extensos;
  • Pílulas do conhecimento, para um aprendizado mais curto;
  • E relatório integrais para os gestores quanto ao desempenho dos colaboradores.

Konquest oferece ainda a combinação entre a facilidade na criação de conteúdos com uma aprendizagem intuitiva e interessante. Personalizando a experiência de uso é possível, por exemplo, criar objetos de aprendizagem incríveis para multiplicar o conhecimento. Tudo de maneira simples, ágil, eficiente e engajadora.

Em uma era digital, é cada vez mais desafiador capturar a atenção dos colaboradores e garantir a máxima eficiência nos treinamentos corporativos. Dessa forma, uma solução LXP de alta personalização, como o Konquest, é uma excelente ferramenta para utilizar a aprendizagem adaptativa como metodologia.

Faça um teste grátis e veja como acelerar treinamentos, implementando a Aprendizagem Adaptativa e tornando-os mais atrativos, comprovando os resultados das ações de T&D.

Perguntas frequentes sobre Aprendizagem Adaptativa:

O que é a Aprendizagem Adaptativa?

A Aprendizagem Adaptativa é uma metodologia de ensino-aprendizagem cuja atenção é voltada para a demandas e metas do estudante. Por esse motivo, o foco é dado para aquilo que a pessoa precisa e considera importante naquele momento, de acordo com seu desempenho, sua performance técnica e individual e estilo de aprendizagem.

Quais são as vantagens de implementar uma Aprendizagem Adaptativa?

Alguns benefícios podem ser observados na execução desse método de aprendizagem, por exemplo:

– Melhor absorção do conteúdo;
– Estudantes mais engajados e realmente interessados com o processo de ensino;
– Ensino personalizado e individualizado;
– Melhor gestão de tempo;
– Valorização do colaborador e de suas necessidades;
– Solução para o treinamento corporativo;
– Gestores mais bem preparados e alinhados com os interesses dos colaboradores, também são uma consequência positiva da adoção deste método.

Gustavo Formighieri
Possui graduação em Ciências da Computação e é especialista em Gestão de Projetos e Marketing Digital pela FGV, hoje atuando como fundador de COO da Keeps, ajudando as empresas a implantar e operacionalizar processos e ferramentas para capacitação dos colaboradores.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados