Público-alvo: o que é, quais as diferenças e como definir

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O público-alvo é a peça mais importante durante o mapeamento de táticas e processos de uma empresa. Por esse motivo, seu conceito é cada vez mais propagado no mercado. Entretanto, muitos ainda confundem o público-alvo com a persona, cujas definições são diferentes. Neste artigo, explanaremos acerca dessas diferenças, mostraremos como definir o público-alvo da sua empresa e demais estratégias que comuniquem diretamente com seus consumidores. Continue lendo!

O que é o público-alvo?

Público-alvo significa uma coletividade de consumidores com padrões semelhantes que são reconhecidos pela empresa e para quem essa mesma empresa encaminha suas produções táticas e campanhas.

O público-alvo também é conhecido como segmento-alvo, mercado-alvo e ainda target audience (do inglês).

O que é o público-alvo?

O conceito de público-alvo tem início com os segmentos de mercado. Como assim?

No mercado existem vários recortes com identidades parecidas, isso dentro de análises e pesquisas populacionais e de condutas. Esses recortes são validados pela empresa e direcionam todas as escolhas relativas ao consumo do produto produzido. Então por que o público-alvo é importante?

Quando a empresa consegue pontuar esses perfis, passa a avaliar dentro de qual deles deve seguir, sempre com a intenção de atingir aqueles indivíduos que harmonizam com a marca e, consequentemente, entregam mais chances de se tornarem consumidores.

A partir de então, todas as peças de divulgação e ações de marketing passam a ser elaboradas tenho como meta alcançar esse segmento.

Quando são utilizadas ferramentas como Google Ads, por exemplo, são marcadas referências relativas ao público-alvo selecionado. Dessa forma, os anúncios são divulgados apenas para aqueles indivíduos que a empresa escolheu e que provavelmente se identificarão com o objeto divulgado.

Qual a diferença existente entre público-alvo e persona?

Como falamos no início do artigo, não é incomum que haja alguma confusão em relação aos conceitos de persona e público-alvo.

Embora grande parte das pessoas achem que os dois significados são sinônimos, estão erradas. Cada um dá nome a algo distinto. Observe abaixo:

Público-alvo

Quais as características do público-alvo? Como explanamos acima, o público-alvo se refere a consumidores que identificam com um mesmo segmento.

Qual a diferença existente entre público-alvo e persona?
Público-Alvo

As informações obtidas em relação ao público-alvo servem para que o trabalho do marketing seja focado em pessoas que apresentam maior tendência na aquisição dos produtos ou serviços da empresa.

Alguns dos dados mais utilizados para definição dos tipos de público-alvo são:

  • Idade;
  • Gênero;
  • Escolaridade;
  • Lugar onde mora;
  • Como consome;
  • Renda.

Persona

Já no que diz respeito à persona, o significado analisa a identidade de um consumidor que, dadas as características da empresa, se encaixaria de forma padrão no negócio.

Diferentemente do público-alvo, onde os clientes são pessoas que de fato existem, a persona é um ideal, alguém imaginário que possui todos os detalhes que os consumidores possuem.

Qual a diferença existente entre público-alvo e persona?
Persona

Por isso, podemos dizer que a persona deriva do público-alvo, pois é através dele que ela se desenvolve.

Definida a persona, conseguimos entender, figuradamente, qual seria o perfil ideal de alguém que demonstra interesse pela oferta do produto ou serviço.

Para a composição da persona, são observadas características como:

  • Interesses;
  • Como atua nas mídias sociais;
  • Renda;
  • Faixa etária;
  • Detalhes profissionais;
  • Detalhes pessoais;
  • Hábitos rotineiros.

Diante dos dois conceitos, é fácil entender que, de um lado, o público-alvo é um aspecto geral do consumidor. Já a persona, faz uma identificação mais específica, enquanto monta uma figura ideal cujas atitudes são semelhantes às do cliente físico.

Como definir seu público-alvo

Quais são os tipos de público-alvo? Para que seja realizada a definição do público-alvo, o primeiro passo é iniciar as pesquisas e análises em busca das informações almejadas. A seguir, te damos algumas dicas de como direcionar as táticas:

Faça um estudo do mercado

O mercado é um ambiente extenso e precisa ser analisado de forma minuciosa e sagaz. Essa análise permite que sejam definidos os objetivos e focos da empresa.

O estudo de mercado engloba os seguintes pontos:

Levantar dados permite enxergar o mercado em sua totalidade e entender sobre a viabilidade do negócio, se existe um público-alvo possível para consumir o que será ofertado.

Através dessa pesquisa, é evitado o desenvolvimento de empresas que não lucrariam em determinada região, por exemplo.

Então, com o detalhamento da empresa, dos produtos e serviços ofertados e estratégias de definição de prováveis consumidores, é mais fácil encontrar que se interessaria pelas suas ofertas, contratando um serviço ou adquirindo algo da sua produção.

Construa uma relação com todos aqueles que se interessarem pelo seu produto ou serviço

Certamente são várias as possibilidades de consumidores que sua empresa pode conseguir. Geralmente essas pessoas são as que apresentam maior tendência para receber seu produto, devido à solução que está sendo entregue.

Esses indivíduos auxiliam bastante no entendimento dos anseios do seu público-alvo, pois muitos deles podem expor opiniões em relação aos seus processos e assim, conhecendo mais sobre essas identidades, é possível fazer um mapeamento de perfis e características de consumo.

Por conta das vantagens mencionadas, não deixe de sempre contatar e trocar ideias com o maior número possível de pessoas.

Desenvolva grupos de segmentação variados

Feita a pesquisa e as trocas com os possíveis cliente, o momento é propício para desenvolver grupos de diversos segmentos. Por que?

Porque com os dados obtidos é possível identificar públicos diversos através dos dados levantados. Assim, o ideal é cada um seja testado individualmente até que se descubra qual o mais efetivo dentre todos.

Assim, a clientela é segmentada e os produtos e serviços são avaliados entre cada um. Daí em diante é possível entender o que se adapta melhor e direcionar os recursos para a criação de uma persona dentro desse público-alvo, posto que aparenta gerar renda maior que os demais.

Conclusão

Como definir seu público-alvo

Seja qual for o tamanho da sua empresa, é importante que seu público-alvo seja definido, por apenas assim suas ações de marketing funcionarão.

Caso o público-alvo não seja identificado, existem riscos, como investimentos errôneos e outras ações dispendiosas que, no fim, não entregarão o retorno esperado.

Descubra o seu público-alvo e direcione sua empresa rumo ao sucesso!

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Jaya Viana
Redatora, escritora e especialista em Produção em Jornalismo Digital pela PUC Minas. Hoje atuando como Analista de Conteúdo e SEO na Keeps, sendo ainda entusiasta das temáticas sobre RH e T&D, bem como demais conteúdos voltados para a Educação Corporativa.
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