Cultura de Aprendizagem: o que é, características e como desenvolver

Início » Estruturas Organizacionais » Cultura de Aprendizagem: o que é, características e como desenvolver

Você já ouviu falar em cultura de aprendizagem (ou cultura de aprendizado)? Estamos falando de um compilado de práticas, valores e princípios desenvolvidos pela empresa, focando no processo de ensino-aprendizado como um dos alicerces organizacionais.

Cultura de Aprendizagem: o que é, características e como desenvolver

Continue lendo que vamos te explicar um pouco mais sobre o tema e entregar dicas valiosas para implementação!

O que é cultura de aprendizagem?

Cultura de aprendizagem é um compilado dos valores, crenças, comportamentos e práticas de uma empresa, cujo foco é motivar e estimular o lifelong learning e o desenvolvimento de seus colaboradores.

Quando a empresa possui uma cultura de aprendizagem firme, dentro da sua cultura organizacional, é coerente e eficaz o desenvolvimento dos colaboradores, tanto profissionalmente quanto pessoalmente.

Assim, além de aprimorar a performance, os talentos acabam tendo mais segurança em aspectos diversos da sua vida. Junto a isso, é notável o crescimento da retenção de talentos.

Quais são as características da cultura de aprendizagem?

Existem alguns elementos que são considerados necessários para caracterizar uma cultura de aprendizagem. Veja só:

blog_9-caracteristicas-cultura-de-aprendizagem
  • Valores e crenças: numa cultura de aprendizagem, a empresa acredita no aprendizado e na evolução dos colaboradores através dele.

O processo de aprendizado é sempre um processo continuado, para além dos programas de T&D e focos particulares.

  • Apoio da liderança: tanto os líderes quanto os gestores devem promover a cultura de aprendizado, estimulando o desenvolvimento de seus colaboradores, especialmente devido às suas posições de mentores.

  • Oportunidades de aprendizagem: a empresa deve ofertar diversos métodos e ferramentas para que o ensino-aprendizagem aconteça.

Aqui estamos falando de: workshops, mentoring, treinamento formal, e-learning etc.

  • Feedback contínuo: esse é um dos pontos principais, uma vez que é através do feedback que os colaboradores são direcionados para saber os pontos onde deve focar durante o aprendizado etc.

  • Espaço para erros: a cultura de aprendizagem deve saber reconhecer o erro como algo natural dentro do aprendizado, sendo visto como uma oportunidade e não como uma punição.

  • Aprendizagem colaborativa: a aprendizagem precisa ser algo desenvolvido coletivamente, possibilitando trocas entre todos os colaboradores e equipes multidisciplinares.

  • Recursos e ferramentas: para estimular a cultura de aprendizagem, a empresa deve prover as ferramentas necessárias para execução dos programas de T&D.

  • Flexibilidade: é preciso entender o perfil e o estilo de aprendizagem de cada colaborador, para que o aprendizado seja positivo e eficaz.

  • Recompensas e reconhecimento: conforme a cultura de aprendizagem é implementada, deve haver um lugar de reconhecimento e recompensa.

Como você deve ter notado até aqui, não é algo tão simples. Entretanto, uma vez que a empresa consegue implementar e seguir com uma cultura de aprendizagem, os resultados e produtividade do coletivo e dos colaboradores individualmente são mais efetivos.

Como desenvolver uma cultura de aprendizagem

Como desenvolver uma cultura de aprendizagem

O processo de implementação de uma cultura de aprendizagem deve ser algo contínuo. Portanto, todos da empresa devem estar envolvidos e dedicados.

A seguir, vamos te mostrar um passo a passo a ser seguido durante o desenvolvimento da cultura de aprendizagem, veja só:

Avalie a situação atual

Inicialmente, você deve elaborar um diagnóstico para entender como anda a cultura de aprendizagem na sua empresa.

Através de pesquisas específicas, encontre os obstáculos atuais que possam estar no caminho da aprendizagem.

Obtenha o apoio da liderança

Tente motivar os gestores e líderes quanto à necessidade de uma cultura de aprendizagem ativa.

Estimule os líderes a atuarem enquanto modelo de aprendizagem, apresentando seu compromisso diante do seu desenvolvimento individual e, por consequência, engajando dos demais colaboradores.

Defina uma visão clara

É preciso que haja clareza em relação ao que você pretende para aquela cultura de aprendizagem na sua empresa. Portanto, faça com que todos entendam os objetivos e propósitos desejados.

Promova a aprendizagem contínua

Estimule os seus colaboradores a definirem e estruturarem suas metas de aprendizagem individuais.

Para isso, oferte o aprendizado de diversas formas, como treinamentos formais, aprendizados informais, colaborativos etc.

Estabeleça um ambiente seguro

A empresa precisa desenvolver uma cultura com espaço para os erros, que devem ser recebidos como chance de aprender. Assim, estimule o feedback respeitoso, constante e bem estruturado.

Incentive a aprendizagem colaborativa

Fique atento às necessidades dos seus colaboradores e proporcione mentorias, trocas de experiências, grupos de estudos etc.

Como isso pode ser feito: através de variadas ferramentas, como plataformas digitais, por exemplo.

Forneça recursos e ferramentas

Plataformas digitais, bibliotecas, cursos, fóruns e demais ferramentas flexíveis. Procure manter todos esses recursos sempre atualizados e com acesso facilitado.

Recompense e reconheça

É sempre válido elaborar um sistema de recompensas e incentivos para os colaboradores que tenham alguma evidência durante o processo de aprendizado e de compartilhamento de conhecimentos.

Avalie e ajuste regularmente sua cultura de aprendizagem

Crie métricas que te ajudem a avaliar a performance almejada para o desenvolvimento da cultura de aprendizagem.

Faça então pesquisas e feedbacks dos colaboradores, analisando o que está de acordo e quais pontos são passíveis de melhoria.

Comunique-se constantemente

Crie o hábito de manter a comunicação sempre aberta entre todos, focando na relevância do aprendizado e, se possível, trazendo exemplos práticos e reais para estimular os colaboradores.

Conclusão

Todo o processo de desenvolvimento e implementação de uma cultura de aprendizagem, deve ser algo contínuo.

As demandas e o ambiente certamente vão mudar com o tempo. Por isso, é necessário ser flexível e estar atento. Desse modo, tudo poderá ser reajustado.

Havendo comprometimento da empresa como um todo, a cultura de aprendizagem passa a ser um dos pontos de identidade da empresa e do sucesso coletivo.

Todo o processo de desenvolvimento e implementação de uma cultura de aprendizagem, deve ser algo contínuo.

Se você se interessou pelos processos da cultura de aprendizagem, leia também:

Rangel Torrezan
CEO da Keeps, graduado em Ciências da Computação com MBA pela FGV. Possui mais de 25 anos de experiência em Desenvolvimento de Softwares, especialista em tecnologias e há 6 anos empreendendo na área de educação, atuando nos estudos e aplicações práticas de Inteligência Artificial e Big Data.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: