Equipe Multidisciplinar: o que é e qual a sua importância

Início » Estruturas Organizacionais » Equipe Multidisciplinar: o que é e qual a sua importância

Cada vez mais, a metodologia de trabalho da equipe multidisciplinar ganha espaço no mundo empresarial. A equipe multidisciplinar conta com profissionais de competências distintas, propiciando uma rica troca de experiências e conhecimento.

Estruturar e colocar para funcionar uma equipe multidisciplinar traz muitos benefícios para sua empresa. Mas afinal, o que é uma equipe multidisciplinar? Qual é a sua importância? Siga a leitura que responderemos essas e outras questões, confira!

O que é uma equipe multidisciplinar?

Equipe Multidisciplinar: o que é e qual a sua importância
O que é Equipe Multidisciplinar?

Uma equipe multidisciplinar, em resumo, é um time formado por colaboradores das mais diversas áreas, com as mais diversas especializações, que dispõem de hard e soft skills distintas e possuem diferentes perfis e competências, formando um time coeso e altamente eficiente.

Outrossim, na equipe multidisciplinar, há um objetivo comum para todos os colaboradores que fazem parte do time.

Tendo em vista esse esforço comum, embasado pelas mais diversas expertises, os resultados almejados serão alcançados mais rapidamente.

Outro elemento das equipes multidisciplinares diz respeito ao papel das lideranças. Em resumo, elas se tornam parceiras dos demais colaboradores, cuja função principal é coordenar e unir as experiências da melhor forma possível para que o objetivo comum preestabelecido seja alcançado.

Qual a diferença entre Equipe multidisciplinar e interdisciplinar?

Afinal, devo montar uma equipe multidisciplinar ou interdisciplinar? Para responder a esta pergunta, cabe explicarmos a diferença central de cada metodologia.

A equipe multidisciplinar é composta por colaboradores de áreas distintas e que trabalham no mesmo projeto, mas em áreas separadas.

Todavia, tais áreas precisam “conversar” entre si, imprimindo a coesão na equipe.

Isto posto, não podemos confundi-la com a equipe interdisciplinar.

Na equipe interdisciplinar, colaboradores de diferentes áreas contribuem para um projeto completo e único, um todo, e não nas suas respectivas áreas.

Qual a importância da equipe multidisciplinar?

Mas afinal de contas, qual o objetivo da equipe multidisciplinar? Ou, por que uma equipe multidisciplinar é formada?

Para responder a estas perguntas, podemos apelar para os benefícios advindos de uma equipe multidisciplinar.

Equipe Multidisciplinar: o que é e qual a sua importância

Listamos alguns dos principais benefícios advindos da utilização das equipes multidisciplinares, são eles:

Motivação e produtividade

Frente às oportunidades de crescimento, os colaboradores tendem a ficar mais motivados quando integram equipes multidisciplinares.

Isso se dá pelo fato de que, nesse tipo de metodologia, há uma maior abertura para a criatividade.

Consoante a uma pesquisa empreendida pela Right Management, a motivação eleva em aproximadamente 50% a produtividade dos colaboradores.

Isto posto, quando os colaboradores estão diretamente envolvidos nas tomadas de decisão, como ocorre nas equipes multidisciplinares, tanto o engajamento quanto a motivação aumentam consideravelmente.

Autogestão

Os colaboradores que fizeram ou fazem parte de uma equipe multidisciplinar possuem uma capacidade de autogestão bastante grande quando comparados aos demais.

Fato é que a autogestão aumenta a confiança e a motivação dos colaboradores, visto que estão expostos a situações de tomada de decisão diariamente.

Além disso, ter parte do poder de decisão nas mãos faz com que o colaborador se sinta mais valorizado.

Criatividade e inovação

Talvez esse seja um dos principais benefícios da utilização das equipes multidisciplinares em sua empresa.

Em suma, frente à grande diversidade de experiências e conhecimento, cria-se um ambiente de troca bastante rico e produtivo.

Partindo de pontos de vista diversos, os colaboradores expõem seus conhecimentos, suas ideias e opiniões, abrindo espaço para novos caminhos na resolução de problemas.

Como gerenciar uma equipe multidisciplinar?

Como montar e gerenciar uma Equipe Multidisciplinar?

Sabemos que a área de Treinamento & Desenvolvimento é a principal responsável pela formação e gerenciamento das equipes multidisciplinares.

Assim sendo, é essa área que indicará a viabilidade ou não da montagem da equipe multidisciplinar frente às demandas da empresa.

A seguir, listamos algumas dicas valiosas para te auxiliar nesse processo, confira!

Conheça a personalidade dos seus colaboradores

Através da aplicação de testes de personalidade, você poderá identificar e entender quais são as personalidades mais adequadas para determinadas funções dentro da equipe multidisciplinar.

Essa metodologia deve ser utilizada para implantar a diversidade de personalidades dentro da equipe, encaixando cada perfil da forma mais adequada e benéfica para o grupo.

Papéis e funções bem estabelecidos

Após o teste de personalidade, o setor de T&D deverá definir as funções de cada participante, deixando claro os motivos da escolha.

Aqui, é de extrema importância que os colaboradores não tenham nenhuma dúvida relacionada às funções e atribuições, além do porquê de serem selecionados tendo em vista suas aptidões, habilidades e qualificações que motivaram tal escolha.

Priorize as competências individuais de cada colaborador

Mesmo que o foco da equipe multidisciplinar seja a equipe como um todo, o colaborador precisa ser valorizado por suas particularidades.

Afinal de contas, é o seu potencial individual que determinada função foi designada à ele.

Dê o destaque para as qualificações e características positivas de cada colaborador, motivando-os e engajando-os na busca do objetivo geral da equipe.

Gerencie os conflitos

Os conflitos são comuns nos ambientes de trabalho, especialmente naqueles de elevada diversidade.

Aplicar técnicas de feedbacks e de resolução de conflitos é ideal para uma boa gestão da equipe multidisciplinar.

Gostou do conteúdo?

Aproveite as sugestões abaixo:

1 – Visite o Blog do T&D da Keeps e se atualize nos assuntos em destaque sobre temas que ajudarão você a guiar sua empresa com muito mais confiança e eficácia!

2 – Conheça o GO LEARNING: Universidade Corporativa da Keeps, gratuita, com cursos variados para alicerçar suas habilidades!

Tudo dentro de uma experiência LXP de ensino e com emissão de certificados.

Perguntas frequentes sobre Equipe Multidisciplinar:

O que é uma Equipe Multidisciplinar?

Equipe Multidisciplinar é aquela composta por colaboradores com qualidades diversas, capacidades técnicas variadas, performances e atitudes diferentes e práticas e domínios que não de assemelham aos demais.

Quais os benefícios de uma Equipe Multidisciplinar?

– Troca de experiências.
– Melhorar o diálogo.
– Diversidade de serviços e habilidades técnicas.
– Mais rapidez na tomada de decisões.
– Melhoria de processos.
– Facilitar a resolução de problemas.

Gustavo Formighieri
Possui graduação em Ciências da Computação e é especialista em Gestão de Projetos e Marketing Digital pela FGV, hoje atuando como fundador de COO da Keeps, ajudando as empresas a implantar e operacionalizar processos e ferramentas para capacitação dos colaboradores.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: