Equipe Multidisciplinar: o que é e qual a sua importância
Início » Estruturas Organizacionais » Equipe Multidisciplinar: o que é e qual a sua importância

Sem tempo para ler?

O mundo corporativo está cada vez mais sujeito a mudanças e esse cenário demanda muita flexibilidade. Por isso, é cada vez mais necessária a aplicação e o desenvolvimento de uma Equipe Multidisciplinar, afinal, colaboradores com múltiplos conhecimentos e experiências terá grande facilidade na execução dessas tarefas.

Entretanto, antes de querer aplicar tal metodologia, é importante entender o termo, quais são suas implicações e seus significados. Por isso, nesse post você vai entender de forma mais aprofundada o conceito de Equipe Multidisciplinar, o que ela é, qual sua importância e como montá-la dentro de uma empresa.

O que é Equipe Multidisciplinar?

Equipe Multidisciplinar: o que é e qual a sua importância
O que é Equipe Multidisciplinar?

Equipe Multidisciplinar é aquela composta por um conjunto de profissionais de áreas distintas que trabalham juntos para um objetivo comum.

Aprendizagem Organizacional

É imprescindível que todos conheçam muito bem os objetivos que terão pela frente, o seu respectivo papel e as condições da empresa, do negócio e de seus colaboradores.

São características fundamentais das Equipes Multidisciplinares a complementaridade, coordenação, comunicação, confiança e o compromisso, criando então uma cultura inclusiva no ambiente de trabalho.

As lideranças presentes na equipe assumem um papel de parceria, cujo foco (temporário) é coordenar e unir as experiências da melhor forma possível para que o objetivo comum preestabelecido seja alcançado com primazia.

Como funciona uma Equipe Multidisciplinar?

Para explicar como funciona uma Equipe Multidisciplinar, podemos apelar para a origem do conceito:

Foi desenvolvida na área da saúde, onde profissionais de diferentes formações forneciam serviços específicos a um único paciente.

As tarefas são independentes, mas o conjunto de atividades pontuais desempenhadas por cada um deles formam o todo. A regra pode e deve ser aplicada a qualquer empresa, onde o objetivo da Equipe Multidisciplinar é trazer rapidez e objetividade na busca dos resultados da empresa.

Segundo Fleury, renomado autor que disserta sobre o tema, dentro do time de colaboradores que podem formar uma Equipe Multidisciplinar destacam-se os profissionais híbridos.

Aprendizagem Organizacional

E mais, não podemos confundi-los com o popular colaborador “faz tudo”. Ao contrário, eles são profissionais que agregam diversas áreas de expertise que antes eram desempenhadas por outros especialistas, mas que agora são exercidas de forma unificada por meio de uma ou mais pessoas do nível estratégico.

Qual a diferença entre Equipe Multidisciplinar e Interdisciplinar?

Em resumo, é uma Equipe Multidisciplinar aquela composta por colaboradores de áreas distintas e que trabalham em partes separadas de um mesmo projeto.

Não podemos confundi-la com uma Equipe Interdisciplinar, onde colaboradores de diferentes áreas contribuem para um projeto completo, e não então somente para sua área.

Quais os benefícios de uma Equipe Multidisciplinar?

Diversos são os benefícios alcançados por uma empresa quando dispõe de uma Equipe Multidisciplinar em seu corpo funcional.

Na prática, essa metodologia de trabalho torna-se capaz de aprimorar o diálogo, trazer celeridade aos processos de tomada de decisões e resolução de problemas de uma companhia.

Isso ocorre por conta da grande variedade de colaboradores que compõe esse time profissional, com diferentes backgrounds, visões e experiências distintas, perfis comportamentais desiguais e múltiplas habilidades, tudo isso alinhado na busca de um objetivo comum.

Como montar e gerenciar uma Equipe Multidisciplinar?

O setor de Recursos Humanos é o principal responsável pela construção de uma Equipe Multidisciplinar.

O RH é o responsável por indicar a viabilidade ou não da montagem da equipe, analisando as reais necessidades da empresa e realizando a seleção dos colaboradores que irão participar.

Tal seleção poderá ser feita buscando contratar novos colaboradores ou na indicação de colaboradores previamente contratados.

Algumas ações devem ser seguidas na montagem das equipes multidisciplinares:

Como montar e gerenciar uma Equipe Multidisciplinar?

Aplicação de testes de personalidade

Tem a finalidade de identificar e entender quais são as personalidades mais adequadas para determinadas funções dentro da dinâmica de grupo.

Deve ser utilizado para implantar a diversidade de personalidades dentro do grupo, e não para a seleção ou não de membros.

Funções bem delimitadas e claras

Após o teste de personalidade, o RH deverá definir as funções de cada participante, deixando claros os motivos da escolha.

Enfoque nas capacidades individuais

Apesar de o objetivo da Equipe Multidisciplinar ser o trabalho em grupo, o colaborador deverá ser valorizado por suas particularidades, afinal, é por conta do seu potencial individual que foi selecionado.

Dê o destaque para as qualificações e características positivas de cada colaborador, motivando-os e engajando-os na busca do objetivo.

Gerenciamento de conflitos

Os conflitos são comuns nos ambientes de trabalho, especialmente naqueles de elevada diversidade. Aplicar técnicas de feedbacks e de resolução de conflitos é ideal para uma boa gestão da equipe.

Qual a importância da Equipe Multidisciplinar?

Uma Equipe Multidisciplinar pode trazer um elevado grau de diversidade para a empresa, e com ela, criatividade e inovação.

Ainda, cabe mencionar a autonomia que as equipes alcançam, pois os colaboradores têm a liberdade para focar em suas áreas de atuação com mais dedicação. Consequentemente, a produtividade aumentará de forma exponencial.

Finalmente, quando bem estruturada e coordenada, a Equipe Multidisciplinar pode gerar efeitos muito positivos no desempenho de uma empresa.

A título de exemplo, podemos citar o estímulo à troca de experiências, o compartilhamento de conhecimentos, a geração de pensamentos e ideias inovadoras, agrega valor à empresa, potencializa a produtividade dentre outros.

Gostou do conteúdo?

Aproveite as sugestões abaixo:

1 – Visite o Blog do T&D da Keeps e se atualize nos assuntos em destaque sobre temas que ajudarão você a guiar sua empresa com muito mais confiança e eficácia!

2 – Conheça o GO LEARNING: Universidade Corporativa da Keeps, gratuita, com cursos variados para alicerçar suas habilidades!

Tudo dentro de uma experiência LXP de ensino e com emissão de certificados.

Perguntas frequentes sobre Equipe Multidisciplinar:

O que é uma Equipe Multidisciplinar?

Equipe Multidisciplinar é aquela composta por colaboradores com qualidades diversas, capacidades técnicas variadas, performances e atitudes diferentes e práticas e domínios que não de assemelham aos demais.

Quais os benefícios de uma Equipe Multidisciplinar?

– Troca de experiências.
– Melhorar o diálogo.
– Diversidade de serviços e habilidades técnicas.
– Mais rapidez na tomada de decisões.
– Melhoria de processos.
– Facilitar a resolução de problemas.

konquest

Alguma dúvida?​

Preencha os campos abaixo e pergunte a um especialista:

Relacionados