keeps logo
Desenvolvendo e impulsionando conhecimento

Como aplicar a teoria de Maslow no RH?

Início » RH » Como aplicar a teoria de Maslow no RH?

Você já ouviu falar na teoria de Maslow? Nós temos um artigo sobre o tema aqui, onde explanamos acerca da Pirâmide de Maslow e também de sua teoria da Hierarquia da Necessidade, que é baseada em 5 níveis.

como-aplicar-teoria-de-maslow

Atualmente, a teoria da Maslow vem sendo aplicada com o intuito de interpretar e estimular as motivações dos colaboradores de uma empresa e ajuda nos procedimentos de Gestão de Pessoas. Hoje vamos te mostrar algumas dicas para você implementar a teoria no seu RH. Vamos lá?

Como aplicar a teoria das necessidades de Maslow?

A teoria da Maslow é um método bastante utilizado para auxiliar a empresa na interpretação das motivações e demandas dos seus colaboradores.

Para aplicá-la no RH, algumas etapas podem seguidas, veja só:

como-aplicar-a-teoria-de-necessidades-de-maslow-infografico

Compreenda a Hierarquia de Necessidades da teoria de Maslow

A teoria de Maslow é simbolizada por uma pirâmide com cinco níveis. Então, quando você resolver aplicá-la, deve entender com minúcia cada um nos níveis. Só então a teoria poderá ser eficaz.

Identifique as Necessidades dos Colaboradores

Faça pesquisas, análise, entrevistas, reuniões e procure saber quais são as demandas e expectativas dos seus colaboradores. Qual nível da teoria de Maslow é mais importante para eles?

Satisfaça as necessidades básicas

Ofertar salários condizentes, ambientes seguros, benefícios etc. As necessidades fisiológicas e de segurança precisam ser sempre atendidas.

Promova um ambiente socialmente conectado com a teoria de Maslow

Quando são construídos relacionamentos amigáveis entre os colaboradores, todo ambiente organizacional se aprimora, trazendo um maior senso de pertencimento e satisfação.

Reconheça e valorize os colaboradores

Entregue feedbacks respeitosos e construtivos aos seus colaboradores, demonstre que aprecia o trabalho realizado.

Desenvolvimento profissional

Estimule o lifelong learning, demonstre as oportunidades de crescimento, oferte caminhos para o desenvolvimento pessoal e profissional do seu colaborador.

como-aplicar-teoria-de-maslow2

Políticas de conciliação com a teoria de Maslow

Saiba como estabelecer políticas de conciliação entre a vida pessoal e o trabalho do colaborador, de modo que as necessidades individuais sejam cumpridas ainda que distante do ambiente corporativo.

Comunicação transparente

Quanto mais transparente for a comunicação entre gestores, líderes e colaboradores, mais firme será o alicerce de confiança entre a empresa e seus colaboradores.

Programa de incentivo

Os colaboradores precisam de recompensas e reconhecimento pela sua performance e seus esforços. Por isso, através de programas de incentivos, é maior o senso de evolução e progresso.

Avalie e ajuste a abordagem

Procure sempre reavaliar e analisar se a aplicação da teoria de Maslow está sendo eficaz. A depender dos resultados, faça reajustes ou melhorias para não deixar de lado o atendimento às necessidades dos seus colaboradores.

Crie um plano de carreira com base na teoria de Maslow

Elabore um plano de carreira que seja claro e coerente, assim os colaboradores saberão os caminhos por onde seguir para evoluir na empresa e atingir suas metas profissionais.

Incentive a autonomia

Permita que seus colaboradores atuem com determinado grau de autonomia e responsabilidade, pois assim conseguirão entregar resultados mais decisivos e importantes.

Conclusão

Essas são algumas das muitas dicas que você pode utilizar para aplicar a teoria de Maslow na sua empresa.

Esteja sempre atento à necessidade de adaptação da teoria, que deve sempre estar coerente com a cultura, os valores e as demandas singulares da sua empresa.

Analisando e implementando de forma correta, a teoria de Maslow com certeza ajudará o RH e seus responsáveis a desenvolverem um ambiente de trabalho bem mais estimulante, realizador e de mais produtividade para todos os seus colaboradores.

Go Learning!

Aproveite que já está aqui e visite o Go Learning, a Universidade Corporativa da Keeps, 100% gratuita, e tenha acesso a diversos cursos gratuitos sobre o mundo de T&D e RH, Tecnologia e Inovação, Educação Corporativa e muito mais!

Lilian Pamela
Possui formação em Gestão de Recursos Humanos, responsável pelo RH da Keeps, atuando como Analista de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano e Organizacional. Entusiasta de temáticas e aplicações sobre T&D.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: