keeps logo
Desenvolvendo e impulsionando conhecimento

Como reduzir os custos de treinamento em 5 passos

Início » T&D » Como reduzir os custos de treinamento em 5 passos

É claro que sua empresa tem como um dos principais focos fazer evoluir seus colaboradores de modo que apresentam uma atuação cada vez mais eficiente. Por isso, apostar em T&D é garantia para que ocorra uma capacitação voltada para melhoria de performance e engajamento. Mas como driblar os possíveis aumentos no orçamento e reduzir os custos de treinamento sem afetar a qualidade dos projetos? É o que vamos te explicar a seguir, continue lendo!

5 dicas para reduzir os custos de treinamento na sua empresa

É claro que temos alguns pontos certeiros para indicar e que com certeza vão ajudar sua empresa a reduzir os custos de treinamento, olha só:

5 dicas para reduzir os custos de treinamento na sua empresa

Use a tecnologia a seu favor

Você pode ainda não entender o motivo, mas vamos nos adiantar e te dizer o seguinte: essa é provavelmente a dica mais importante, inclusive porque irá permear todas as demais que entregaremos aqui.

Atualmente, são várias as opções existentes para treinamentos online, por exemplo: webinars, vídeos, podcasts etc. Muitas vezes essas soluções acabam abrindo a possibilidade de acesso em qualquer lugar e a qualquer momento, o que, como você já deve ter deduzido, diminui custos com deslocamento, hospedagem etc.

Dentre as principais soluções tecnológicas, podemos citar as plataformas LMS e LXP, através das quais, já de cara, você vai entender porque servem para reduzir os custos de treinamento.

Esse tipo de plataforma é uma solução tecnológica eficaz, pois entrega uma experiência de aprendizagem personalizada para cada colaborador/usuário, possibilitando, favorecendo uma capacitação em ritmo individualizado, conforme as necessidades e interesses de cada um.

Como utilizar as plataformas LMS e LXP? As possibilidades são inúmeras. Acima citamos alguns exemplos, como vídeos, webinars, PDFs e demais materias que permitam livre acesso relacionado a tempo e lugar.

E uma das partes mais legais é o fato de que, uma plataforma LMS e LXP te ajuda a acompanhar a performance dos seus colaboradores nos cursos ou trilhas de conteúdo, facilitando a análise das performances e ajudando a saber quais os setores que mais precisam de atenção.

Não tenha dúvidas de que, implementando uma plataforma LMS ou LXP, você irá reduzir os custos de treinamento de forma significativa, pois:

  • Não há gastos com deslocamento;
  • Não há gastos com hospedagem;
  • Os materiais podem ser reutilizados;
  • Os conteúdos podem ser reciclados.

Só que existe uma coisa muito importante: a escolha da plataforma LMS ou LXP certa.

Você precisa analisar de forma minuciosa quais as opções que o mercado oferta e definir qual delas melhor atenderá ao que sua empresa e seus colaboradores precisam.

O que você precisa observar:

  • Custo-benefício, claro;
  • Usabilidade;
  • Funcionalidades disponibilizadas;
  • Suporte que a empresa fornecedora entrega.

Crie treinamentos internos

Utilizar a mão-de-obra interna já é um passo grande para reduzir os custos de treinamento, concorda?

Além de não gastar com funcionários terceirizados, você permitirá que seus próprios colaboradores repassem suas habilidades.

Isso, através de palestras e demais possibilidades que ajudem a engajar e facilitar as trocas entre os próprios colaboradores.

Dê prioridade aos treinamentos essenciais

Você deve sempre se questionar: quais são os treinamentos realmente necessários para minha empresa nesse momento?

É prioridade definir um programa de capacitação baseado no que os seus colaboradores precisam desenvolver de imediato e como isso irá contribuir para a evolução da empresa.

Assim, você reduz os custos de treinamento com o que não é tão relevante e focar nas entregas de resultados.

Acompanhe e avalie os resultados

Analisar os resultados dos seus treinamentos é essencial! É a partir daí que você sabe o que gerou impacto na empresa, o que precisa de ajuste e o que precisa ser retirado.

Com isso em mente, você saberá para onde destinar os seus recursos, ou seja, acabará reduzindo os custos de treinamento a longo prazo.

Reduza, reutilize e recicle

Esse slogan, que você talvez já tenha ouvido falar em movimentos ambientalistas, vem sendo também aplicado na redução de custos de treinamento, vem cá que eu te explico mais.

Reduza

Aqui o direcionamento é para que haja redução dos treinamentos presenciais e substituição por soluções online, ou até mesmo demais formatos que ajudem a economizar.

Outra solução é diminuir a carga horária dos treinamentos ou a constância com a qual são feitos. Com certeza irá ajudar a reduzir

Reutilize

Nessa fase você deve pensar em reaproveitamento. Existe possibilidade de reutilizar algum material/conteúdo de um treinamento já aplicado?

Além disso, existe algum colaborador meu que já foi treinado e tenha habilidade suficiente para repassar esse conhecimento para novos colaboradores?

Tudo isso ajuda muito a reduzir custos de treinamento.

Recicle

E finalmente, a reciclagem de materiais/conteúdos. Aqui você pode pegar os seus materiais antigos, atualizá-los e utilizá-los de uma nova forma.

Você pode atualizar materiais antigos, adaptar treinamentos presenciais em online e até mesmo pegar alguma apresentação em vídeo e reformulá-la, preferindo formatos inovadores e acessíveis.

Aplicando o slogan “Reduza, reutilize e recicle”, você encontrará a possibilidade de redução impactante dos seus custos de treinamento. E tudo isso sem diminuir a qualidade da capacitação dos seus colaboradores.

Soluções inteligentes para reduzir os custos de treinamento

A Keeps é mais do que tecnologia! Estamos por 4 anos consecutivos entre as 10 melhores Startups de Educação Corporativa mais atrativas do Brasil, sendo a quinta melhor do mercado em Educação Corporativa. Por aqui, não só ajudamos a impulsionar os resultados de treinamento, mas também ajudamos a reduzir custos e torná-los cada vez mais eficientes.

Soluções inteligentes para reduzir os custos de treinamento

Konquest

Konquest, no universo LMS/LXP da Keeps, é um módulo que tem por objetivo promover um ambiente de aprendizado digital, facilitando a criação de cursos e trilhas sobre os conhecimentos necessários para você desenvolver os colaboradores.

Nossa plataforma LMS/LXP é sua maior aliada para reduzir os custos de treinamento: você tem a tecnologia a seu favor, pode criar treinamentos internos e hospedá-los na plataforma, pode acompanhar e avaliar os resultados em tempo real, além de poder manter os conteúdos na plataforma para reutizá-los sempre que necessário.

Para saber mais sobre o Konquest, você pode solicitar uma demonstração aqui.

SmartZap

SmartZap é outro módulo de aprendizagem da Keeps que descomplica o treinamento dos colaboradores utilizando o Whatsapp como ferramenta de capacitação, aumentando engajamento e resultados.

Com o SmartZap, você consegue, por exemplo, entregar um curso no WhatsApp do seu colaborador, facilitando o acesso e a conclusão do material, independente do local e infraestrutura que ele tenha disponível. 

Ou seja, permite a desburocratização e aceleramento a jornada de capacitação, simplificando o acesso do seu colaborador ao conhecimento e, principalmente, sendo um módulo eficaz para reduzir os custos de treinamento da sua organização.

Quer um exemplo? Veja aqui o nosso case de sucesso com a Wilson Sons! Ou assista a seguir:

Se você ficou interessado e quer saber mais, solicite uma demonstração.

Vem pra Keeps!

Perguntas frequentes sobre Como reduzir os custos de Treinamento:

Como calcular o Custo de um Treinamento?

Para analisar o custo de um treinamento, é necessário que se identifique e some os seguintes valores:

1 – Do espaço físico utilizado, caso você precise de um;
2 – Da alimentação disponibilizada, caso seja necessária durante o evento;
3 – Dos materiais utilizados, caso você precise alugar projetores e outros equipamentos;
4 – Dos profissionais contratados;
5 – Do tempo de trabalho tomado dos colaboradores participantes. Ou em outras palavras, você precisará saber quanto custa uma hora de treinamento;
6 – E por fim, do volume de produção “perdido” durante esse período.

Como reduzir os custos de treinamento?

Existem algumas soluções eficazes para a redução dos custos de treinamento. São elas:

– utilize o simulador virtual;
– opte por um sistema de gerenciamento de aprendizado (LMS);
– dê preferências a cursos à distância ao invés de cursos presenciais;
– adquira cursos já desenvolvidos.

Lilian Pamela
Possui formação em Gestão de Recursos Humanos, responsável pelo RH da Keeps, atuando como Analista de Recursos Humanos, Gestão de Pessoas e Desenvolvimento Humano e Organizacional. Entusiasta de temáticas e aplicações sobre T&D.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: