Como implementar a IA na Educação Corporativa
Em um mundo cada vez mais digital, a Inteligência Artificial (IA) tem revolucionado diversas áreas, incluindo a Educação Corporativa. Implementar a IA nesse contexto não
Após a grande revolução da Internet ocorrida com o Chat-GPT, da empresa Open AI, é chegada a vez do Google lançar seu software, que já faz sua estreia como concorrente direto do primeiro. É claro, estamos falando do Bard, agora disponível do Brasil e pronto para ser testado de forma gratuita. Você já conhece a ferramenta?
Continue lendo que vamos te contar alguns detalhes importantes sobre o “Chat-GPT do Google”. Vamos lá?
Bard, o aguardado “Chat-GPT do Google”, é um modelo de linguagem: uma Inteligência Artificial (IA) “ensinada” através de um compilado de dados e textos, que interage ativamente com seus usuários. Esse conteúdo tem como base livros, artigos, códigos e demais métodos textuais.
Com a soma desses dados, a IA do Bard é capaz de fazer coisas como: tradução de textos para vários idiomas, escrever conteúdos de diferentes formas e tons e entregar respostas às perguntas do usuário – com informações atuais, vale ressaltar.
Apesar de ser uma ferramenta ainda em desenvolvimento, o Bard, assim como o Chat-GPT, surge como uma (r)evolução dos métodos através dos quais interagimos com computadores.
A IA do Bard proporciona aprimorar programas de assistência pessoas, facilita o engajamento dos chatbots e a personalização cada vez mais eficaz das plataformas digitais de educação.
Segundo o próprio Bard, extraímos a seguinte fala conceitual:
“O Bard é um grande modelo de linguagem, também conhecido como IA conversacional ou chatbot treinado para ser informativo e abrangente. Estou treinado em uma enorme quantidade de dados de texto e sou capaz de comunicar e gerar texto semelhante ao humano em resposta a uma ampla gama de prompts e perguntas. Por exemplo, posso fornecer resumos de tópicos factuais ou criar histórias.”
Você pode utilizar o Bard na sua empresa para fazer a personalização dos treinamentos de cada colaborador, de modo que a ferramenta atenda às demandas e propensões individuais.
De certo modo, ao utilizar essa ferramenta, a empresa tem alguma garantia de que os colaboradores concluam sua jornada de aprendizado com eficácia.
Por ser uma ferramenta online, o Bard pode ser acessado a qualquer momento e em qualquer lugar.
Assim, caso seja utilizado nos programas de treinamento e desenvolvimento da sua empresa, o conteúdo se torna mais acessível para os seus colaboradores.
Na Educação Corporativa, o Bard pode ser implementado também para automatização de algumas atividades.
Essa automatização ajuda a aumentar a produtividade do setor de T&D da sua empresa, por exemplo, permitindo que o time atue com outros focos, como produção de cursos, projetos de novos treinamentos etc.
Quando bem implementado enquanto ferramenta corporativa, o “Chat-GPT do Google” ajuda a entregar um feedback aos colaboradores, a partir do qual dá para saber exatamente em quais pontos sua performance deve ser aprimorada.
A IA é sempre uma oportunidade para tornar os treinamentos mais interativos, intuitivos e engajadores, uma vez que os colaboradores são motivados pela inovação e acabam melhorando a curva de aprendizado.
Quando o Bard faz parte dos processos de capacitação, ele pode ser eficiente na geração de relatórios. Isso ocorre através análise de performance dos colaboradores, facilitando a identificação de quais etapas do treinamento podem ser otimizadas.
Essa é uma vantagem interessante, pois essa ferramenta ajuda a facilitar a comunicação entre a equipe de T&D e os colaboradores.
Com essa comunicação melhor direcionada, o colaboradores terão mais acesso às informações referentes aos programas de capacitação.
Lembra que falamos acima sobre as várias possibilidades de automação que o Bard entrega? Isso ajuda ativamente na redução de despesas.
Com os relatórios que gera acerca do resultados, performance e progressos do treinamento, a equipe de T&D consegue entender quais áreas precisam de treinamentos específicos e aprimorar o desenvolvimento desses pontos.
As possibilidades que o Bard entrega são inúmeras. Conforme for aumentando o entendimento acerca da ferramenta, maiores serão as vantagens que você irá encontrar.
Em recente artigo sobre o tema, fizemos algumas comparações entre as duas ferramentas. Porém, cabe destacar aqui o seguinte:
Diferente do Chat-GPT, o Bard gera informações até a data mais atual, de forma bastante precisa. A IA é atualizada continuamente com novos conteúdos, notícias, tendências e informações.
Isso porque, a IA do Bard acessa e processa informações de modo automático através da pesquisa do Google, o que permite que obtenhamos conteúdos mais abrangentes e consideráveis do que os demais modelos de linguagem.
Portanto, diferente do Chat-GPT, que entrega dados apenas até 2021, o Bard entrega informações sempre atualizadas até data mais recente.
Existem alguns métodos através do quais você pode treinar o Bard com seu conteúdo. Você pode, por exemplo, entregar à IA uma reunião de dados e códigos que sejam considerados importantes para a empresa.
Como você pode fazer isso?
Entregando e-mails, arquivos, códigos e demais tipos de texto. A partir de então, a IA utilizará esse compilado para estudar e entender sobre as duas produções.
Esse é o ponto de partida para que as informações sem respondida com mais amplitude e informação.
O próprio Bard entrega algumas dicas sobre como ele pode aprender mais sobre o seu negócio, veja só:
“Certifique-se de que o conjunto de dados seja relevante para sua empresa e sua função específica.
- Certifique-se de que o conjunto de dados esteja livre de erros e imprecisões.
- Certifique-se de que o conjunto de dados seja grande o suficiente para que o Bard possa aprender com ele.
- Certifique-se de que o conjunto de dados seja atualizado regularmente.
Ao seguir essas dicas, você pode ajudar o Bard a se tornar uma ferramenta ainda mais valiosa para você e sua empresa.”
A Keeps pretende implantar, em breve, algumas das funcionalidades do Bard, por exemplo:
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Proctoring é o processo de monitoramento e supervisão dos colaboradores durante o período de realização de testes ou avaliações on-line.
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