Como utilizar o Bard, o "Chat-GPT do Google", na Educação Corporativa

Início » Tecnologias Educacionais » Como utilizar o Bard, o “Chat-GPT do Google”, na Educação Corporativa

Após a grande revolução da Internet ocorrida com o Chat-GPT, da empresa Open AI, é chegada a vez do Google lançar seu software, que já faz sua estreia como concorrente direto do primeiro. É claro, estamos falando do Bard, agora disponível do Brasil e pronto para ser testado de forma gratuita. Você já conhece a ferramenta?

Continue lendo que vamos te contar alguns detalhes importantes sobre o “Chat-GPT do Google”. Vamos lá?

O que é o Bard?

Bard, o aguardado “Chat-GPT do Google”, é um modelo de linguagem: uma Inteligência Artificial (IA) “ensinada” através de um compilado de dados e textos, que interage ativamente com seus usuários. Esse conteúdo tem como base livros, artigos, códigos e demais métodos textuais.

Com a soma desses dados, a IA do Bard é capaz de fazer coisas como: tradução de textos para vários idiomas, escrever conteúdos de diferentes formas e tons e entregar respostas às perguntas do usuário – com informações atuais, vale ressaltar.

Apesar de ser uma ferramenta ainda em desenvolvimento, o Bard, assim como o Chat-GPT, surge como uma (r)evolução dos métodos através dos quais interagimos com computadores.

A IA do Bard proporciona aprimorar programas de assistência pessoas, facilita o engajamento dos chatbots e a personalização cada vez mais eficaz das plataformas digitais de educação.

Segundo o próprio Bard, extraímos a seguinte fala conceitual:

“O Bard é um grande modelo de linguagem, também conhecido como IA conversacional ou chatbot treinado para ser informativo e abrangente. Estou treinado em uma enorme quantidade de dados de texto e sou capaz de comunicar e gerar texto semelhante ao humano em resposta a uma ampla gama de prompts e perguntas. Por exemplo, posso fornecer resumos de tópicos factuais ou criar histórias.”

Benefícios de utilizar o Bard na Educação Corporativa

Personalização

Você pode utilizar o Bard na sua empresa para fazer a personalização dos treinamentos de cada colaborador, de modo que a ferramenta atenda às demandas e propensões individuais.

De certo modo, ao utilizar essa ferramenta, a empresa tem alguma garantia de que os colaboradores concluam sua jornada de aprendizado com eficácia.

Acessibilidade

Por ser uma ferramenta online, o Bard pode ser acessado a qualquer momento e em qualquer lugar.

Assim, caso seja utilizado nos programas de treinamento e desenvolvimento da sua empresa, o conteúdo se torna mais acessível para os seus colaboradores.

Eficiência

Na Educação Corporativa, o Bard pode ser implementado também para automatização de algumas atividades.

Essa automatização ajuda a aumentar a produtividade do setor de T&D da sua empresa, por exemplo, permitindo que o time atue com outros focos, como produção de cursos, projetos de novos treinamentos etc.

Eficácia

Quando bem implementado enquanto ferramenta corporativa, o “Chat-GPT do Google” ajuda a entregar um feedback aos colaboradores, a partir do qual dá para saber exatamente em quais pontos sua performance deve ser aprimorada.

Engajamento

A IA é sempre uma oportunidade para tornar os treinamentos mais interativos, intuitivos e engajadores, uma vez que os colaboradores são motivados pela inovação e acabam melhorando a curva de aprendizado.

Relatórios

Quando o Bard faz parte dos processos de capacitação, ele pode ser eficiente na geração de relatórios. Isso ocorre através análise de performance dos colaboradores, facilitando a identificação de quais etapas do treinamento podem ser otimizadas.

Melhoria da comunicação

Essa é uma vantagem interessante, pois essa ferramenta ajuda a facilitar a comunicação entre a equipe de T&D e os colaboradores.

Com essa comunicação melhor direcionada, o colaboradores terão mais acesso às informações referentes aos programas de capacitação.

Redução de custos

Lembra que falamos acima sobre as várias possibilidades de automação que o Bard entrega? Isso ajuda ativamente na redução de despesas.

Melhor tomada de decisão

Com os relatórios que gera acerca do resultados, performance e progressos do treinamento, a equipe de T&D consegue entender quais áreas precisam de treinamentos específicos e aprimorar o desenvolvimento desses pontos.

As possibilidades que o Bard entrega são inúmeras. Conforme for aumentando o entendimento acerca da ferramenta, maiores serão as vantagens que você irá encontrar.

O Bard é melhor que o Chat-GPT?

Em recente artigo sobre o tema, fizemos algumas comparações entre as duas ferramentas. Porém, cabe destacar aqui o seguinte:

Diferente do Chat-GPT, o Bard gera informações até a data mais atual, de forma bastante precisa. A IA é atualizada continuamente com novos conteúdos, notícias, tendências e informações.

Isso porque, a IA do Bard acessa e processa informações de modo automático através da pesquisa do Google, o que permite que obtenhamos conteúdos mais abrangentes e consideráveis do que os demais modelos de linguagem.

Portanto, diferente do Chat-GPT, que entrega dados apenas até 2021, o Bard entrega informações sempre atualizadas até data mais recente.

Como treinar o Bard com o conteúdo da sua empresa?

Existem alguns métodos através do quais você pode treinar o Bard com seu conteúdo. Você pode, por exemplo, entregar à IA uma reunião de dados e códigos que sejam considerados importantes para a empresa.

Como você pode fazer isso?

Entregando e-mails, arquivos, códigos e demais tipos de texto. A partir de então, a IA utilizará esse compilado para estudar e entender sobre as duas produções.

Esse é o ponto de partida para que as informações sem respondida com mais amplitude e informação.

O próprio Bard entrega algumas dicas sobre como ele pode aprender mais sobre o seu negócio, veja só:

Certifique-se de que o conjunto de dados seja relevante para sua empresa e sua função específica.

  • Certifique-se de que o conjunto de dados esteja livre de erros e imprecisões.
  • Certifique-se de que o conjunto de dados seja grande o suficiente para que o Bard possa aprender com ele.
  • Certifique-se de que o conjunto de dados seja atualizado regularmente.

Ao seguir essas dicas, você pode ajudar o Bard a se tornar uma ferramenta ainda mais valiosa para você e sua empresa.”

Como utilizar o Bard com as soluções da Keeps?

A Keeps pretende implantar, em breve, algumas das funcionalidades do Bard, por exemplo:

  • Geração de resumos e tags: algo que a plataforma já faz, porém extraindo os textos e fazendo os resumos e as tags. Com o chat, isso poderá ser feito analisando o contexto, o nome do curso, do programa de capacitação etc.

  • Geração de quizzes: você conseguirá otimizar seu tempo na criação de questões, pois a IA, dentro da base de textos existentes, conseguirá elaborar os quizzes de acordo com suas orientações.

  • Geração de imagens de capas: a IA será a responsável pela criação das imagens de capa dos seus cursos e trilhas de conteúdo, sem precisar de uma pesquisa extensa em sites de imagens etc.

Clique aqui e conheça as nossas soluções feitas exclusivamente para inovar a Educação Corporativa na sua empresa!

Rangel Torrezan
CEO da Keeps, graduado em Ciências da Computação com MBA pela FGV. Possui mais de 25 anos de experiência em Desenvolvimento de Softwares, especialista em tecnologias e há 6 anos empreendendo na área de educação, atuando nos estudos e aplicações práticas de Inteligência Artificial e Big Data.
Continue sua pesquisa
Pesquisar

Está com alguma dúvida? ENTRE EM CONTATO COM A GENTE!

Relacionados

Converse com nossos especialistas

Descubra como nossa plataforma pode transformar sua equipe e impulsionar o crescimento da sua empresa. Agende agora uma demonstração exclusiva e veja como podemos lhe ajudar: