Entre em contato: +55 (48) 99169-2112

Design Thinking: o que é e quais são as etapas de realização deste processo

 Por: |  Publicado em 10/08/2021 |  Atualizado em 10/08/2021 |  Tempo de leitura 5 minutos

Design Thinking

Para que uma empresa trace uma caminhada favorável, soluções criativas e inovadoras continuam sendo fatores determinantes. O design thinking é um dos processos que auxiliam a empresa, ao desenvolver condições fundamentais para que os colaboradores consigam colocar em prática tais características. Para saber mais, acompanhe nosso artigo!

O que é e para que serve o Design Thinking?

Design Thinking é um termo em inglês que pode ser livremente traduzido como “pensar como designer” ou ainda “pensamento do design”. Desenvolvido inicialmente na área do design, trata-se de um processo que aborda uma série de etapas onde desenvolve-se um ambiente que intenciona condicionar e coordenar os procedimentos de criação, para muito além da estética de produtos e serviços. O foco aqui é a inovação.

Através do design thinking a equipe consegue se adaptar para produzir insights e colocá-los em prática, sempre de modo coletivo e colaborativo, organizando ideias e mesclando o maior número possível de visões acerca da mesma estratégia. Com esse processo, o colaborador atua entendendo as necessidades da empresa e encontrando soluções para os possíveis problemas enfrentados. Realizadas as análises é desenvolvido um mapa que proporcionará um ambiente favorável às criações.

O uso da expressão design thinking foi democratizado pelo CEO de uma de design norte-americana, Tim Brown. A ideia era a de que todos os profissionais, ainda que não fossem designers, utilizassem o método de criação como se o fossem, aumentando as possibilidades de inovação da corporação.

Etapas do Design Thinking/ Como funciona

Para fazer fluir a abordagem do design thinking, devem ser seguidos 4 passos:

Imersão

Na etapa inicial a equipe precisa ter ciência do seu próprio ambiente e do ambiente externo. Deve ser entendido todo o contexto no qual a empresa se insere, com a realização de uma análise SWOT, reuniões entre os diversos setores, benchmarking e demais meios que possibilitem a identificação dos pontes fortes da empresa, dos pontos fracos dos concorrentes, das oportunidades, das ameaças e dos cenários em geral.

Ideação

Após a imersão e o mapeamento de todos os pontos necessários, o próximo passo é o brainstorming, com a equipe reunida e focada em produzir ideias. Nesta etapa de agregamento, a equipe precisa estar confortável e entrosada para expor seus insights, deixando as críticas e receios de lado — quando maior a naturalidade, maior o sucesso.

Prototipagem

Realizada toda a coleta de dados inicial, são selecionadas as ideias que obtiveram maior estímulo pela equipe como um todo. Após a decisão coletiva, é montado um protótipo beta, caso esteja sendo desenvolvido um produto, ou modelos gráficos com as prováveis etapas, caso estejamos falando de serviços.

Desenvolvimento

A fase final é onde a equipe concretiza todo o estudo realizado. Reunidos os setores comercial, de marketing e de comunicação, as soluções começam a ser comercializadas, visando atender às necessidades dos consumidores. Caso o retorno não seja positivo, tudo estará sendo acompanhado para que as melhorias sejam efetuadas.

Quais as ferramentas utilizadas na abordagem do Design Thinking?

É essencial que as ferramentas exatas sejam parte do processo de design thinking, do contrário, o efeito não será o esperado. Abaixo, mostraremos algumas das mais importantes:

Brainstorming

Trata-se de um termo em inglês que pode ser traduzido como “tempestade de ideias”. Funciona como uma dinâmica coletiva e sem interrupções ou críticas, onde as ideias são levantadas e nada se perde. Até mesmo aquilo que não for utilizado naquele momento, poderá servir de inspiração futura.

No design thinking, para que o brainstorming funcione, é necessário que a equipe já tenha feito análise completa do problema para o qual se busca solução. Daí então, o responsável pela condução do brainstorming pode alimentar a equipe com informações, leituras e demais estratégias que estimulem a criatividade.

Mapa mental

Mapas mentais são ferramentas eficazes que ajudam a clarear os pensamentos e enxergar o processo de criação em sua totalidade, fator este que contribui diretamente para a evolução de ideias. Na criação de um mapa mental utilizamos recursos diversos, que vão desde a tabelas e gráficos até figuras e desenhos. Tudo flui ao redor de uma ideia principal, a partir da qual são ramificadas demais ideias como num fluxograma.

Cocriação com os clientes

Atualmente é bastante usual a inserção dos consumidores no processo de criação. Trata-se se uma experiência enriquecedora e personalizada, posto que os clientes de uma empresa têm visões diferentes acerca das produções, especialmente se comparadas às das equipes que fazem parte da organização. A interação cliente x empresa pode ser dar através das redes sociais, fóruns onde a opinião pública é solicitada etc.

E como aplicar o design thinking nas empresas?

A aplicação da abordagem do design thinking só apresentará resultados eficazes caso a empresa invista na capacitação dos colaboradores. Todos os colaboradores que fazem parte do processo devem estar cientes das etapas e devidamente impulsionados a fazê-lo funcionar e adaptá-lo ao cotidiano da organização. Somente assim poderão contribuir e os resultados serão benéficos como pretendido.

Para aprender sobre Design Thinking com mais calma e entender melhor os caminhos até à implementação, sugerimos uma missão (minicurso) disponível no Go Learning, chamada “Design Thinking para Iniciantes”, criado pela Designer Educacional Aline Poggi, em parceria com a Keeps.

Basta se inscrever no Go Learning, que lá você vai ter acesso a esse e muito outros conteúdos ricos e interativos, com certificação e uma experiência LXP de ensino.

O Go Learning é uma Universidade Corporativa gratuita, desenvolvida pela Keeps e pensada para T&D e RH, em parceria com os melhores profissionais dessas áreas e muitas outras relacionadas à Educação Corporativa, Design Instrucional, Tecnologia & Inovação e muito mais!

Visite o Go Learning e venha com a gente desenvolver e impulsionar conhecimento!

Venha conhecer nossas soluções.

Relacionados

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Deixe o seu contato para a nossa newsletter!

Todo mês temos um conteúdo exclusivo para você.

Muito obrigado!

×