Com certeza você já sabe o que é T&D, principalmente se atua no setor. Mas será que você conhece as diferenças entre treinamento e desenvolvimento? Entender essas diferenças vai te ajudar bastante no planejamento dos seus futuros programas de treinamento, que serão produzidos com mais qualidade e eficácia.
Por isso, fizemos esse artigo, para sanar de uma vez por todas suas dúvidas relacionadas ao que é treinamento e o que é desenvolvimento. Continue lendo!
Diferenças entre treinamento e desenvolvimento de pessoas
Se a gente parar pra analisar, as diferenças entre treinamento e desenvolvimento não são assim tão complicadas, olha só:
Treinamento geralmente é realizado com um período pré-determinado e objetivo é capacitar o colaborador para desenvolver suas funções.
O desenvolvimento, todavia, já tem um período prolongado, pois acontece aos poucos e de forma contínua, visando melhorar a performance pessoal dos colaboradores.
Dito isso, fica fácil entender por que os dois conceitos caminham juntos, não é mesmo? Ambos são fundamentais para a evolução de uma equipe.
É por esse motivo acima que os termos acabam sendo confundidos como sinônimos. Mas, como já dissemos: não o são.
Embora sejam duas ferramentas importantes e até mesmo essenciais em uma organização, as funções são direcionadas a estratégias que não se assemelham.
Te explico mais abaixo, siga a leitura!
O que é treinar?
Treinar tem conexão com atividades direcionadas, com datas pré-definidas e o objetivo é possibilitar que o colaborador obtenha um melhor desempenho no seu trabalho, cargo ou função.
Afinal, sem a capacitação necessária, o colaborador não obtém os meios necessários para cumprir as demandas diárias na empresa.
A meta do treinamento é entregar ao colaborador o conhecimento o mais eficaz possível para que, a partir de então, seja capaz de atuar na sua função atendendo às necessidades da organização.
O treinamento é fundamental para que os colaboradores desenvolvam cultura, segurança e familiaridade com o operacional da empresa, através da evolução de sua performance individual que, ao final, acaba entregando resultados positivos para a organização como um todo.
O que é desenvolver?
Desenvolver, por sua vez, envolve estratégias que são aplicadas sem que haja um período determinado para concluí-las.
As estratégias de desenvolvimento de pessoas são voltadas para outros tipos de processos, como processos comportamentais ou ainda processos futuros, nos quais o colaborador precisa desenvolver uma nova skills para atender demandas que passarão a existir na empresa. Isso acaba sendo uma das grandes diferenças entre treinamento e desenvolvimento.
Quando a empresa pretende inovar e fazer grandes alterações no seu corpo de atuação, com um prazo definido para tanto, é necessário se antecipar e começar o desenvolvimento de seus colaboradores, de forma que esteja apto para atuar quando a mudança acontecer.
Principais diferenças entre treinamento e desenvolvimento
Agora vamos às principais diferenças entre treinamento e desenvolvimento. São elas:
Processos
No treinamento a capacitação é mais técnica, com começo, meio e encerramento definidos. É utilizado para habilitar o colaborador diante das skills necessárias para a função.
De outro lado, o desenvolvimento é voltado para uma etapa de capacitação integral dos seus colaboradores.
Duração
Entre as diferenças entre treinamento e desenvolvimento, está o tempo de duração.
O treinamento dura, por ser algo de período menor, geralmente dura no máximo 3 meses. O desenvolvimento, de outro lado, dada a continuidade, geralmente não tem um prazo estipulado.
Direcionamento – uma das principais diferenças entre treinamento e desenvolvimento
No quesito treinamento, o direcionamento é para o trabalho atual do colaborador, tendo sua atenção voltada para desenvolver competências imediatas.
Já no desenvolvimento, a direção é voltada para o futuro, como ultrapassar os desafios que virão, entregando ao colaborador uma construção que envolva entendimento e habilidades para tanto.
Escopo
O treinamento tem um escopo restrito, conduzido para a realização de uma função exclusiva.
O desenvolvimento abarca toda a carreira do colaborador, ou seja, possui um escopo de maior alcance do que o do treinamento.
Instrução
Mais uma das diferenças entre treinamento e desenvolvimento resido no seguinte:
No treinamento, existe um instrutor que treina os colaboradores durante a capacitação. No desenvolvimento, o gestor, por exemplo, faz o próprio direcionamento para assumir as futuras incumbências.
Forma de participação – uma das diferenças entre treinamento e desenvolvimento
Os participantes estão entre as principais diferenças entre treinamento e desenvolvimento, pois muitos indivíduos participam coletivamente do programa de treinamento.
O procedimento de autoavaliação é o que acontece no desenvolvimento e, portanto, a própria pessoa é responsável por seu desenvolvimento.
Conclusão
Enquanto o treinamento é uma resposta a uma necessidade ou oportunidade da empresa e os resultados são obtidos no curto prazo; o desenvolvimento foca no longo prazo, é mais amplo e prepara o colaborador para ter um determinado comportamento ou uma determinada competência para atuar numa situação futura da empresa.
Agora que você já sabe quais são as diferenças entre treinamento e desenvolvimento, chegou a hora de começar o processo de investigação para identificar em sua empresa as situações em que uma ou outra ação deve ser aplicada e, assim, dar início ao planejamento de carreira dos seus colaboradores de forma mais estratégica.
Soluções da Keeps para o Treinamento e Desenvolvimento de pessoas
Atualmente, a Keeps desenvolve diferentes tecnologias LXP inovadoras, pensando soluções incrivelmente acessíveis para auxiliar gestores e empresas nas ações de treinamento e desenvolvimento (T&D). Confira a seguir:
O Konquest, no universo LMS da Keeps, é o coração da plataforma de aprendizagem. Uma ferramenta completa e sofisticada, voltada à Educação Corporativa, a qual tem por objetivo promover um ambiente de aprendizado digital, facilitando a criação de cursos e trilhas sobre os conhecimentos necessários para você desenvolver os colaboradores. Tudo isso dentro de uma robusta plataforma LXP, a qual permite a obtenção de dados ainda mais detalhados. Além de outros recursos específicos e personalizados.
O GameUp é um módulo de ensino que a Keeps possui além do Konquest. Se trata de um aplicativo que pode ser personalizado para a sua empresa e tem como objetivo capacitar colaboradores de forma lúdica, gamificada e divertida. Nele, o colaborador consegue fixar conhecimentos de modo objetivo e interessante. Contando, inclusive, com ajuda de vídeos explicativos. Esse recurso auxilia colaboradores tirando suas dúvidas e ampliando a compreensão.
O SmartZap é outro módulo de aprendizagem da Keeps que você pode utilizar. Esta solução descomplica treinamento dos colaboradores utilizando o Whatsapp como ferramenta de capacitação, aumentando engajamento e resultados. Desse modo, os conteúdos e informações são compartilhados de modo prático e rápido, o que diminui a resistência e melhora a comunicação nas relações de trabalho, promovendo o Social learning e a Aprendizagem ativa.
Faça um teste grátis e veja como acelerar treinamentos e torná-los mais atrativos, além de comprovar os resultados das ações de T&D.
Perguntas frequentes sobre as diferenças entre treinamento e desenvolvimento:
O treinamento não tem duração prolongada e é mais específico, tendo como objetivo preparar o colaborador para realizar suas atividades no ambiente de trabalho.
O desenvolvimento ocorre a longo prazo e se trata de uma compilado de ações educacionais de longo prazo que buscam aperfeiçoar o desempenho pessoal dos colaboradores da instituição.
– Processos: treinamento é um processo de aprendizagem com foco técnico. Desenvolvimento é o processo de treinamento para desenvolvimento integral.
– Duração: treinar é um processo de curto prazo. O desenvolvimento é um processo a longo prazo.
– Direcionamento: o treinamento se concentra no desenvolvimento de habilidades e conhecimentos para o trabalho atual. O desenvolvimento tem como foco a construção de conhecimentos para a superação dos desafios do futuro.
– Escopo: o treinamento é orientado para um trabalho específico. O desenvolvimento é orientado para a carreira.
– Instrução: no treinamento, os trainees recebem um treinador que os instrui no momento da capacitação. No desenvolvimento, o gerente se auto direciona para as atribuições futuras.
– Participantes: muitos indivíduos participam coletivamente do programa de treinamento. No desenvolvimento, a própria pessoa é responsável por sua evolução.